A Liga Pokémon de Kalos - Conferência de Lumiose


A Região de Kalos é uma das poucas regiões que se mostra um pouco distante das outras e está situada em uma extensa área geográfica, possuindo o formato que se assemelha a uma estrela de cinco pontas. Ela é rodeada por vários rios, altas montanhas e uma vasta área verde com paisagens deslumbrantes, mas que infelizmente no passado foi palco de uma grande guerra que quase levou a região a sua destruição total.

Kalos é uma região de muitos eventos, muitos bons Pokémon e com uma história interessante. Ela possui uma cultura aparente e é muito procurada por turistas e treinadores do mundo inteiro, principalmente na cidade de Lumiose - uma das principais cidades da região. Um dos motivos que fez a região se tornar tão popular foi a sua Liga Pokémon. No anime, a região é vista por muitos como uma das melhores regiões existentes dentre as outras, isso porque Ash quase ganhou a liga com um time poderoso, tendo consigo uma dos melhores Pokémon: Greninja. E é justamente sobre essa Liga que falaremos um pouco nessa matéria. Vamos lá?

Liga Kalos

Assim como nas outras regiões, como de praxe, para chegar na liga é necessário ter vencido todos os Líderes de Ginásios e acumulado oito insígnias. A liga de Kalos também é conhecida como Conferência de Lumiose, pois na maioria das vezes é nessa cidade que a liga acontece. Diferente das outras regiões - como foi mostrado no anime - a liga de Kalos não acontece de forma anual, dando assim um tempo a mais para que os treinadores acumulem experiência e cheguem na liga com o melhor time e habilidades.

Cerimônia de Abertura

Após a inscrição dos treinadores, é dada a abertura da liga. A cerimônia consiste com algumas pessoas liberando alguns Pokémon de uma grande Poké Bola e em outra parte da cerimônia mostra a campeã da região, Diantha, dando as boas-vindas a todos e proferindo algumas palavras que motivam os treinadores à darem seu melhor em cada etapa da liga.

Regras

Quais são as regras presentes nessa liga? Bom, vale lembrar que apesar de todas as ligas possuírem regras semelhantes, cada região possui diferentes maneiras de aplicá-las dentro do campo de batalha. Na região de Kalos, as regras são basicamente as mesmas: ela é disputada por 64 competidores que são divididos em grupos de 32 competidores chamados de "chaves". Essas chaves batalham e o objetivo maior é fazer com que um único vencedor avance para as rodadas finais. As rodadas dessa região são divididas em: Rodadas Preliminares, Quartas de Final, Semifinais e Rodada Final.

Rodadas Preliminares

Nessa primeira fase das inúmeras batalhas que irão ocorrer, os treinadores batalham em um combate de três contra três. As partidas são decididas de forma aleatória, sendo a batalha (os oponentes) sorteada por um computador. Quando os Pokémon de um dos treinadores estiverem fora de combate, o vencedor avançará para as batalhas seguintes. Essas rodadas são subdivididas em: Top 32 (resultado da divisão dos 64 treinadores) e Top 16 (aqueles treinadores que avançaram para as fases seguintes). Os 16 treinadores vencedores avançarão para as Quartas Finais formada por 8 treinadores.

Quartas de Final

Assim que chegam nessa fase das batalhas, os 8 treinadores mais uma vez se enfrentarão ee continuarão em uma batalha de três contra três. Após vencerem as suas respectivas batalhas, os 4 vencedores passarão para a penúltima fase das batalhas: a Semifinal.

Semifinais

Ao chegarem na semifinal, as regras mudam um pouco. A batalha passa a ser total, ou seja, uma partida de seis contra seis, e a batalha termina quando os seis Pokémon de um lado estiverem fora de combate. Nessa liga, quando três Pokémon estão fora de combate, o campo de batalha muda e faz com que os treinadores testem suas habilidades com novos obstáculos. O vencedor da partida finalmente avança para a última e mais decisiva batalha.

Rodada Final

A mais importante batalha é composta mais uma vez por seis Pokémon e possui as mesmas regras da rodada anterior e finalmente as chaves se enfrentarão, ou seja, o campeão de cada grupo antes dividido, batalham um contra o outro, levando a vitória ao primeiro treinador que tirar todos os Pokémon do oponente. Após ganhar, esse treinador participará de uma cerimônia, levando assim o troféu e ganhando as graças da campeã Diantha.

Liga de Kalos no Anime

A liga de Kalos se dá início no episódio 934 - Sua Própria Liga!, quando Ash reencontra seus amigos e rivais: Tierno, Trevor, Sawyer e Alain (personagens principais nessa liga). Na primeira batalha da liga, temos Alain contra Trevor, que é mostrada rapidamente sem muitos detalhes, além da derrota de Trevor para um único Pokémon de Alain. Alain megaevoluiu seu Charizard e conseguiu apenas com ele vencer os três Pokémon de Trevor, incluindo o seu Mega Charizard Y. Ainda no mesmo episódio é mostrado Ash e Greninja vencendo um Altaria, mas não se mostra nada mais que isso.

  • Charizard derrotou Aerodactyl;
  • Charizard derrotou Florges;
  • O Charizard de Alain derrotou o Charizard de Trevor.


No episódio 935 - Uma Experiência Valiosa Para Todos!, a batalha da vez foi entre Tierno e Sawyer. Os amigos/rivais de Ash batalham em uma batalha de três contra três. Tierno usou Ludicolo, Raichu e Blastoise. Sawyer usou Aegislash, Slurpuff e Sceptile (que consegue megaevoluir) e o resultado foi o seguinte:

  • Aegislash vence Ludicolo;
  • Raichu venceu de Aegislash;
  • Blastoise venceu a batalha contra Slurpuff;
  • Sceptile vence Blastoise;
  • Sceptile vence a batalha contra Raichu.

Tierno se mostrou firme as investidas dos Pokémon de Sawyer, mas infelizmente foi dominado pelas habilidades e estratégias dos Pokémon de Sawyer. No final do episódio, é mostrado como ficaram as semifinais. Ash batalha contra Sawyer e Alain batalha contra um formidável oponente, Remo e seu poderoso Mega Garchomp.


Logo no início do episódio 936 - Análises Versus Paixão!, é mostrado o final da batalha de Alain contra Remo (mostrando apenas dois dos Pokémon de Remo e, é claro, o Charizard de Alain). Alain domina o Mega Garchomp do oponente e dispara para as rodadas finais. Assim, é revelado, como o esperado, que a batalha de Ash contra Sawyer vai ser de seis contra seis e ambos, conhecendo as estratégias um do outro, não pretendem perder. Ash vai batalhar com sua equipe: Hawlucha, Talonflame, Pikachu, Noivern, Goodra e Greninja. Sawyer use Slaking, Clawitzer, Aegislash, Salamence, Slurpuff e Sceptile. A batalha se mostra equilibrada, principalmente quando Sawyer tenta dominar Ash com a força de seu Slaking, mas é surpreendido pelas estratégias do protagonista. A batalha entre os rivais termina no episódio 937 - Uma Firme Rivalidade! com alguns empates, deixando a batalha da seguinte forma:

  • Slaking vence Hawlucha;
  • Talonflame vence Slaking;
  • Clawitzer ganha de Talonflame;
  • Pikachu vence de Clawitzer;
  • Pikachu vence de Aegislash;
  • Salamence empata com Noivern;
  • Slurpuff empata com Goodra;
  • Sceptile vence de Pikachu;
  • Greninja, como Ash-Greninja, vence a batalha contra Sceptile.


Conquistando a vitória, Ash finalmente chega na final da Liga Kalos, e pronto para vencer de seu rival, Alain. A batalha entre os rivais começa no episódio 939 - A Final é Para os Fortes! e termina no episódio 940 - Uma Final Ardente!, com muitos embates incríveis dando espaço para uma das melhores batalhas mostradas no anime. Ash usa Pikachu, Noivern, Talonflame, Goodra, Hawlucha e Greninja. Alain usa Tyranitar, Metagross, Weavile, Bisharp, Unfezant e, é claro, Charizard. Com muito fogo, a batalha foi intensa, deixando muitos fãs boquiabertos com a força de talvez ver o Ash finalmente campeão. Os resultados foram os seguintes:

  • Pikachu vence de Tyranitar;
  • Weavile vence de Noivern;
  • Hawlucha vence de Weavile;
  • Bisharp ganhou de Hawlucha;
  • Bisharp ganhou de Goodra;
  • Talonflame e Unfezant empatam;
  • Pikachu ganha a batalha contra Metagross;
  • Greninja ganha de Bisharp;
  • Charizard ganha de Pikachu;
  • Mega Charizard X ganha a batalha contra Ash-Greninja.

A batalha foi intensa, revelando assim que Ash conseguiu derrotar a maioria dos Pokémon do Alain e deixando a batalha equilibrada. Apesar da torcida de muitos fãs e admiradores, Ash infelizmente perdeu mais uma liga Pokémon mesmo com seu time poderoso.


Kalos é uma região incrível. Assim como Sinnoh, que é dita por muitos como uma das melhores regiões de batalhas, ela conseguiu despertar os olhares de muitos que ficaram meio duvidosos depois da série de Unova. Kalos trouxe um dos Pokémon mais bem queridos dos últimos tempos para alguns fãs (Greninja) e foi cenário de grandes embates, além de levar Ash para um patamar que ele nunca havia chego antes.


Matéria elaborada originalmente por: Breno Santos.
Matéria revisada e atualizada por: Leandro Lemos.

7 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Goodra foi muito mal aproveitado nessa Liga. Ele foi mostrado como um Pokemon fodao durante o anime, aí cagaram com ele na Liga

    ResponderExcluir
  2. Também achei a luta do Sawyer melhor, e tô rindo até agora desses revolts contra o Alan kk.

    ResponderExcluir
  3. E a liga Unova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não achei o especial sobre a Liga Unova e esperava que ele saísse antes desse.

      Excluir
  4. A vdd é q water shuriken é muito fraca, e acho q mesmo nessa forma foderosa ele não deve ter mais do q 150 de poder (120 no MÁXIMO), então a vitória de Alan foi muito bem merecida... não só o goodra,mas acho q todos os pseudos lendários foram desprezados nessa league,afinal desde quando um mísero Pikachu derrota um tyranitar e um metagross ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No quesito Water Shuriken, eu desconcordo plenamente. A vitoria do Alain foi extremamente forçada. Não foi algo como em Sinnoh, que era obvio que o Ash ia perder. No final, foi só medo dos roteiristas por quê querendo ou não, o Ash Greninja é mais forte SIM que Charizard X do Alain.

      Excluir
  5. Discordo...(pra mim o Charizard x é muito mais forte, só olhar pros golpes q o ash-greninja usou pra perceber)... não acho q a derrota de Ash tenha sido forçada,afinal q diferença ia fazer se ele ganhasse ou perdesse? já q de todo jeito ele seria resetado em moon e sun

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال