A dex de Alola é lenta e ruim? - Competitivo de Sun & Moon


Yay, treinadores! Todos estão bem? O mar de vazamentos de Sun & Moon dos últimos dias nos cobriu de informações das mais variadas. Mas algo em especial vem mexendo comigo: uma cascata de opiniões negativas sobre os novos Pokémon baseadas em seus stats.

Há alguns dias, escrevi um post aqui na PBN (você pode ler clicando AQUI e sugiro que leia para entender melhor a discussão) especificando as características técnicas dos Pokémon de Alola, seus stats, habilidades e tipos. A partir dela, choveram comentários aqui no site e na página do Facebook com críticas especialmente direcionadas à velocidade dos Pokémon. O caso mais marcante é, sem dúvidas, o de Decidueye, inicial de grama, que foi surpreendentemente lento.

 

Para muitos, os baixos valores de velocidade dos Pokémon de Alola transformaram a dex em algo terrível automaticamente, descartando qualquer outro ponto dela.

Mas, afinal de contas, a dex de Alola é ou não ruim por isso? Obviamente, não. Tudo não passa de uma percepção de diferentes jogadores com diferentes interesses em batalhas.

Talonflame e a ultra ofensiva

Cada um de nós se aproxima mais de um estilo de combate: ultra ofensivo (rápido e poderoso), recuado e forte (defesa e ataque), recuado e traiçoeiro (foco total em defesas e manipulação de status). A ótica sob a qual você olha para um Pokémon te direciona a entendê-lo como bom ou ruim dentro do seu estilo de jogo, não significando necessariamente que será uma opção ruim para composições de times.

Para me ajudar a analisar melhor isso, eu pedi ajuda para o Kinho (Marcos), um grande amigo por quem tenho muito carinho e que escreve o Team Builder (dê uma olhada no último texto dele clicando AQUI). Segue abaixo o que ele sente em relação aos Pokémon lentos e à dex de Alola:

"Sobre a questão de speed em Alola: não acredito que seja motivo para tanto alarde. Os jogadores estão acostumados demais - desde XY - a usarem 3 ou 4 sweepers no mesmo time, isso já contando megaevolução e Scarf quando necessário.

Tenho plena convicção de que o novo modelo de speed 'baixa' obrigará os jogadores a usarem mais de estratégia do que o tal do outspeed. Vai tirar a grande maioria dos jogadores 'agressivos' da zona de conforto'."

Ferrothorn e a super defensiva

O modelo competitivo inserido na sexta geração estimulou o crescimento de Pokémon tanks e walls / stallers, ou seja, baseados em defesas. Para que pudessem lidar com o uso mais constante desses Pokémon, os jogadores ampliaram o valor de batalha do que chamamos de sweepers, monstros com valores de velocidade que, em OU, ultrapassam 110 pontos e ataques igualmente altos.

Seguem este caminho também todos aqueles treinadores que gostam de resolver batalhas em poucos minutos, focando em OHKO diretos com Pokémon conhecidos como stall breakers, aqueles de ataques absurdamente altos.

Há de se pensar que times focados em Pokémon defensivos costumam ter estratégias parecidas com teias de aranha muito bem calculadas e difíceis de contornar. O aumento desses times estimula a Game Freak a nos entregar mais Pokémon nesse formato.

Kinho ainda exemplifica sobre times defensivos:

Eu sempre joguei com Pokémon lentos: Snorlax, Granbull, Musharna, Quagsire e derivados. As poucas superioridades em velocidade que costumo possuir derivam de Murkrow Prankster. Devido a ter essa plena consciência de que meus Pokémon não irão vencer em speed, Murkrow e Granbull são detentores de Thunder Wave para que, finalmente, eu possa ter alguma vantagem. Vê? Vê como Pokémon rápido NÃO É IGUAL a Pokémon bom? Tudo depende da sua estratégia.

Olhe para os novos Pokémon com os olhos de um jogador defensivo ou abra suas possibilidades de uso e de estratégias em batalha. Os novos Pokémon de Alola suprem uma demanda competitiva real e com a qual você cruzará em batalhas online a qualquer momento.

Mimikyu é um dos novos lentos e defensivos

Opções como Toxapex, Araquanid, Shiinotic e Guzzlord podem não ser o seu maior interesse em batalha, mas isso não significa que são ruins por focarem em defesas e status e não em velocidade e ataque. Significa que atendem às necessidades de outros times muito comuns e que poderão ser uma pedra no seu sapato.



O que você sente diante de um Pokémon defensivo? A dex de Alola vai te tirar da sua zona de conforto? Não se esqueça de comentar respeitando todos os jogadores. Gostaria de agradecer ao Marcos pela ajuda e a vocês por lerem até aqui. Até a próxima!

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Foi justamente pra isso q fizeram os z movs,,,,

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo nos tirar da zona de conforto e montar novas estrategias e times !! Por isso amo Pokemon...sempre inovando

    ResponderExcluir
  3. PBN, já saiu a música da opening de Pokémon Sun and Moon!!
    Saca só: https://www.youtube.com/watch?v=jprOcEdgQyg
    A música parece que vai se chamar Alola igual o nome da região

    ResponderExcluir
  4. É verdade que há muitos team focados em speed mas normalmente uma região tem umq grande variedade e m pokémons e em stats e nesta aqui isso não acontece.
    Os pokémons com spped alto são: ribombee lycanroc (sun form) salazzle comfey, isto sem falar de lendários e dos UB .
    Não acham que são poucos ?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال