Pokémon Sun & Moon: Entrevista com Junichi Masuda e Shigeru Ohmori revelam mais detalhes!

Yo, treinadores e treinadoras, contando os dias para o lançamento de Sun & Moon?
(aparentemente eu estou, e faltam exatos 29 dias :3 )




O momento chegou de novo. Estamos a literalmente menos de um mês para o lançamento dos próximos jogos principais de Pokémon e, como uma tradição, os developers de Pokémon Junichi Masuda e Shigeru Ohmori dão uma entrevista falando mais sobre alguns detalhes e curiosidades dos próximos jogos.
 As Mega-Evoluções foram abandonadas? O que terá no pós-game? Será o último jogo de Pokémon no 3DS? Os criadores do jogo respondem essas e outras perguntas a seguir, confira!



Porque escolher o Havaí para Pokémon Sun & Moon?
Ohmori: Na verdade, é porque sabíamos que este seria o jogo para o vigésimo aniversário. Eu realmente queria voltar ao básico e repensar tudo desde o começo: O que são Pokémon? Que tipo de criaturas vivas são? Por exemplo, quando eu estava pensando sobre como expressar esse conceito da melhor maneira, sabia que eu queria me concentrar na ideia de como o sol e a lua estão envolvidos com a criação da vida neste planeta, e em termos de uma região, o Havaí seria o melhor representante.
Eu fui para o Havaí várias vezes em férias e eu sei como é bom. Engloba tudo. Você tem o sol quente, com muita vida e natureza, e tem todos esses conceitos que eu queria explorar, de como o sol e a lua afetam a vida no planeta, e como as pessoas de lá realmente vivem com a natureza.



O primeiro trailer do jogo mostrou artes conceituais de veículos. Eles irão ter importância?
Ohmori: Na fase conceitual eu realmente queria reexaminar e me concentrar na relação entre Pokémon e os seres humanos, e nós tivemos um monte de ideias, de como eles poderiam interagir com cada um e com o mundo. Então, muitas artes conceituais em seus estágios iniciais mostrou o que seria o ser humano em veículos com Pokémon, mas à medida que avançava o desenvolvimento do jogo, decidimos nos concentrar no recurso de que o jogador poderia montar nos Pokémon, por isso não haverá muitos veículos, como originalmente planejado.



Por que há apenas Alola Forms de Pokémon de Kanto?
Ohmori: Esta foi a minha primeira vez trabalhando como diretor de um jogo completamente novo. Eu estava pensando que teríamos muitos fãs, alguns que têm jogado Pokémon desde o início, e eu realmente queria que tivesse uma surpresa especial para eles. Além disso, Pokémon de Kanto são provavelmente os mais reconhecíveis entre os fãs mais antigos, por isso queríamos focá-los e dar-lhes um novo olhar para realmente surpreender os fãs. Mas, ao mesmo tempo, queríamos que tivessem novos designs, parecendo realmente com novos Pokémon para muitos jogadores que estão apenas começando na franquia. Esta é a razão pela qual decidimos nos concentrar nos Pokémon de Kanto.



Vimos recentemente o primo do Professor Carvalho em um trailer. Iremos ver outros parentes de personagens clássicos?
Masuda: O primo se chama Gabriel Carvalho, eu o coloquei no jogo para representar as Alola Forms. Na verdade, você poderia dizer que ele é uma Alola Form, e sua missão na região é investigar os Pokémon que se adaptaram ao ambiente tropical e mudaram sua aparência.
Haverá também outros personagens que podem aparecer e serão reconhecidos pelos fãs de jogos anteriores. Portanto, irão ter personagens recorrentes, e poderão ser exibidos com um olhar diferente em relação ao que tinham antes.



Irão trazer de volta o UltraFly de Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire?
Ohmori: Como Omega Ruby e Alpha Sapphire foram remakes de jogos de mais de uma década, nós queríamos mostrá-los a partir de uma perspectiva diferente, por isso criamos o UltraFly, que permite que você navegue através dos céus. No entanto, com Sun & Moon, nós realmente queríamos focar no passeio através das diferentes ilhas, por isso nos concentramos em percorrer as ilhas com os próprios pés.



Sun & Moon haverá alguma ligação com Pokémon GO?
Masuda: Nós definitivamente queremos que tenha alguma conexão com Pokémon GO em algum lugar, e de alguma forma interagir com os jogos. Muitas pessoas, é claro, conheceram Pokémon graças à série animada, mas Pokémon GO atingiu muito mais pessoas do que o anime, então eu acho que muitas pessoas conheceram Pokémon pela primeira vez com Pokémon GO, e não querem desperdiçá-lo. Queremos que as pessoas que aprenderam com a franquia Pokémon GO também joguem Sun & Moon e os outros jogos.  Queremos ter alguma maneira de conectar os dois jogos, de alguma forma para as pessoas que desfrutaram de um possam desfrutar de seu progresso no outro, mas isso vai definitivamente vir no futuro.



Ultimamente, os jogos de Pokémon têm sido vistos como fáceis para os jogadores mais experientes. Você fez alguma coisa com Sun & Moon para agradar os fãs que procuram por desafios?
Ohmori: Antes de mais nada, é importante deixar claro que o nosso foco com os novos jogos são os novos fãs . Por isso, garantimos que os jogos sejam fáceis de começar a jogar e de entender o que tem que ser feito. No início, ensinamos aos treinadores como capturar Pokémon. Isto é algo que não queremos mudar nunca, pois se tornássemos os jogos mais difíceis para os veteranos, os tornaríamos menos acessíveis para os novatos.
Dito isso, para todas as pessoas que são fãs dos jogos por todos estes anos, temos mantido uma ideia em mente. Ao invés de aumentar a dificuldade ou acrescentar outras complexidades, tentamos manter as coisas mais frescas, mudando apenas alguns elementos do jogo, como o sistema de batalhas, por exemplo. Uma das coisas novas que fizemos esta vez foi introduzir os Z-Moves, que são movimentos extremamente poderosos, que só podem ser utilizados uma vez por batalha. Isto vai mudar radicalmente o ambiente de batalha para estes jogadores. Ainda mais, em Alola, temos os Pokémon com formas diferentes que se adaptaram a essa região, desta forma muitos veteranos poderão ver seus Pokémon favoritos com uma nova aparência.



Como que serão as transferências vindas dos jogos do Virtual Console?
Masuda: O modo de funcionamento é: você coloca o seu Pokémon no Pokémon Bank, e os traz para os seus jogos Sun & Moon .Nesse ponto, os dados são convertidos para incluir tudo o que temos implementado ao longo dos anos. Acho que os jogadores vão gostar de ver seus Pokémon mudando de jogo para jogo. Isso definitivamente [sobre como os stats, natures etc serão atribuídos] é algo que eu quero que os jogadores descubram por conta própria.



O que você acha do estado do 3D Estereoscópico? Nenhum dos jogos de Pokémon para o Nintendo 3DS fez pleno uso do mesmo, e parece que a Nintendo não está se concentrando nesse recurso.
Masuda: Ele é definitivamente uma característica interessante do 3DS, mas ao mesmo tempo que realmente queremos nos concentrar em melhorar o aspecto visual do jogo e as expressões dos personagens, às vezes temos de fazer certos sacrifícios para alcançar isso . Além disso, sendo um RPG, você vai provavelmente sair jogando por dezenas de horas. Portanto, sempre pensei que em Pokémon é importante para o jogador ver o efeito 3D em um momento eficaz, ao invés de todo o tempo.



Como surgiram as Ultrabeasts? É intencional que se pareçam com alienígenas?
Ohmori:   Na verdade, esta é uma grande parte da história do jogo, ninguém em Alola sabe o que são essas criaturas misteriosas, e desvendar este mistério é uma grande parte do jogo, e espero que os jogadores experimentem isso eles mesmos.
E a partir de uma perspectiva de design, eu acho que já vimos nos vídeos promocionais a forma como eles são introduzidos, e parecem muito estranhos, e isso transmite a mensagem de que, talvez, são um tanto misteriosos e de um lugar diferente, então eu acho que isso é intencional.



Notamos que agora você pode alugar equipes de outros jogadores com os QR Codes. Eles fizeram isso se concentrando no aspecto competitivo?
Ohmori: Definitivamente o nosso desejo com esse recurso e com outros que introduzimos nos jogos é para tornar as pessoas mais interessadas em batalhas competitivas. Elevar a sua própria equipe de Pokémon competitiva pode levar um longo tempo, mas agora tem a opção de testar algumas outras equipes que outras pessoas já criaram, e isso permite que as pessoas ganhem experiência, aprendam e pensem em ideias que poderiam ser implementadas quando elas fizerem as suas próprias equipes competitivas.



Por que em Sun & Moon não há ginásios?
Ohmori: Como é o 20º aniversário, queríamos voltar e repensar sobre a forma de como devem ser os jogos Pokémon, e talvez até minha própria interpretação sobre eles. Até agora tivemos ginásios onde um treinador enfrenta outros treinadores, mas olhando para a natureza e para os fortes Pokémon de Alola, senti que os testes deveriam ser que você tivesse que enfrentar poderosos Pokémon selvagens, que são chefes de suas respectivas áreas, esse para mim foi um conceito interessante. E eu acho que mudando isso, o jogo vai ser mais fresco para os veteranos.



Por que existe a diferença de 12 horas entre os jogos Pokémon Sun & Moon?
Ohmori: A diferença de tempo entre as duas versões é um novo desafio para nós. Nos inspiramos na ideia de que existem seres vivos que são mais ativos durante a noite, enquanto outros no dia. Além disso, nós também sabíamos que este seria um bom recurso para facilitar a comunicação e o intercâmbio entre amigos. Por isso, mesmo se eles estão jogando ao mesmo tempo e irem para o mesmo lugar, provavelmente encontrarão Pokémon diferentes, dependendo da versão.



Por que você decidiu colocar Ash-Greninja, um elemento do anime nos jogos?
Ohmori: Isso foi, definitivamente, algo completamente novo para nós, mas nós sabíamos que teríamos uma demo especial, e nós queríamos que muitas pessoas, especialmente crianças, soubessem do jogo e se divertissem com ele. E já que tem muitos fãs do anime que amam Ash- Greninja, eu tive a ideia de que seria ótimo tê-lo na demo para atrair as pessoas e depois poder, então, transferi-lo para a versão completa do jogo.


Sun & Moon terão maior quantidade de conteúdo pós-game em comparação com X & Y?
Ohmori: Eu realmente não posso falar muito do conteúdo pós-jogo, porque nós queremos que as pessoas o desfrutem e descubram por si mesmas. Mas, posso dizer que a equipe fez o seu melhor com este jogo, e cada recurso individual foi desenvolvido para ter muita profundidade, com o Pokévisor para tirar fotos de Pokémon, ou Festi Plaza, ou até mesmo o sistema de batalha em que nós adicionamos muitas coisas. Nós realmente queremos que estes sejam os jogos que as pessoas possam desfrutar por um longo tempo, e isso é tudo o que posso dizer por agora.



Como você chegou à Team Skull?
Ohmori: Eu acho que a razão para os seus designs e gestos exagerados é que nós sempre pensamos mais a partir da perspectiva de uma criança, nós queremos ser engraçados, mas ao mesmo tempo transmitir que esses personagens são os vilões. Definitivamente, eles são ruins, fazem coisas más, mas nós também queríamos ter um pouco de humor para ser mais fácil de entender quem são os vilões.


Temos visto vários Pokémon baseados em objetos inanimados, como Klefki e castelo de areia. Estão ficando sem animais?
Masuda: Eu realmente não sinto que nós estamos ficando sem material, especialmente devido à forma como a franquia progrediu. Nós tentamos encontrar um equilíbrio fino entre criaturas que poderiam ser vistos como animais típicos, e Pokémon com base em objetos animados. Eu não acho que ficamos sem material ou ideias, por agora, mas acho que isso é o resultado de tentar encontrar esse equilíbrio.



Qual é o estado atual das Mega-Evoluções?
Masuda: Desta vez, temos muitas coisas diferentes, que as pessoas poderão curtir em Sun & Moon, e uma delas são os Z-Moves, que qualquer Pokémon não pode usar. O que queríamos com isso era criar uma maneira que as pessoas pudessem usar seus Pokémon favoritos, mesmo que eles não fossem tão populares ou úteis competitivamente.
Queremos que os jogadores se acostumem com este novo elemento estratégico e, por isso, não teremos mega evoluções na história principal. Após terminar a história, os jogadores terão acesso as mega evoluções e poderão criar estratégias mais avançadas, combinando elas com os Z-moves.
Cada vez que fazemos um jogo novo, nos perguntamos quais elementos específicos poderiam funcionar bem nele. Desta vez nós pensamos nos Z-Moves, mas se no futuro pensarmos num jogo onde podemos usar as mega evoluções de maneira efetiva, poderíamos voltar a focar nesta característica. No entanto, não temos planos de expandir as mega evoluções no momento.

Os novos jogos, Sun & Moon serão para o 3DS, os próximos serão para o NX?
Masuda: Em relação à principal série de jogos, os RPGs de Pokémon que desenvolvemos na Game Freak sempre consideram o tempo em que os lançamos. Deve haver um ponto em que podemos lançar um jogo e torná-lo nas mãos suficientes para garantir que o público é suficientemente grande. Este ano, depois de Pokémon Sun & Moon, obviamente começamos a pensar no próximo jogo e, dependendo de quando você decidir lançar isso, este poderá determinar a plataforma de jogos.



Comentários finais de Ohmori:
Com Pokémon Sun & Moon, realmente tentamos colocar uma grande quantidade de elementos novos e geniais que facilitem a comunicação entre jogadores, ou simplesmente formas que eles pudessem se divertir. Uma delas é o Pokévisor, que é uma forma de tirar fotografias, similar ao Poké Snap, por isso acho que muitos vão aproveitar esta característica no novo Pokémon. Em relação às batalhas, implementamos o Battle Royale, que permite quatro pessoas batalharem num único local, além de outros modos de jogo completamente novos. Acredito que tem um grande número de coisas geniais que os fãs vão achar muito emocionantes. Espero que todos estejam ansiosos pelos novos jogos.

E essa foi a entrevista completa pessoal? E agora, estão mais ansiosos para o lançamento do jogo?

                                                                                                                            Fonte: CentroPokémon

Até a próxima pessoal, e fiquem l o/


Acompanhe a PBN nas Redes Sociais! Clique:

 Pokémon Blast News Face   Pokémon Blast News Canal   Pokémon Blast News Twitter   Pokémon Blast News Insta


2 comentários:

  1. "Z-Moves, que qualquer Pokémon não pode usar"
    Nao seria qualquer pokemon PODE usar?

    ResponderExcluir
  2. E OS GYMS DE ALOLA ?N VAI TER LIGA ? (NINGUEM FLW DISÇO)

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!