Os Ganchos de Pokémon Adventures




Foi uma grande surpresa quando a Panini anunciou que o mangá Pokémon Adventures seria publicado no Brasil lá em 2014. Muitos fãs de Pokémon que não conheciam o mangá passaram a acompanha-lo a partir dali. Então chegou o momento do capítulo final da história e tivemos aquela cena com o destino de Black que deixou muitos fãs irritados pela história terminar daquele jeito e não sabermos o que aconteceria. Algo parecido com que aconteceu em The Walking Dead (alguém aí acompanha?). Mas engana-se quem pensa que isso é algo novo em Pokémon Adventures. Praticamente todas as sagas terminam com um gancho em aberto para a próxima história, alguns grandes outros pequenos.

AVISO: Acho que eu não preciso avisar que o texto tá cheio de Spoiler, não é?




Red, Green & Blue

A saga clássica cujo protagonista é um dos preferidos do fandom Pokémon e que está sendo publicada no Brasil atualmente pela Panini. A história acaba com alguns ganchos tão pequenos que muitos os ignoram.

O primeiro acontece logo após a batalha de ginásio de Red e Giovanni. Os moradores de Viridian criam coragem para ir até a floresta atrás de Red e o resgatam ao encontra-lo desmaiado. Quando o garoto acorda faz uma promessa a sua mais nova amiga de que voltará para Viridian quando se tornar um treinador mais forte e assumirá o ginásio local no lugar de Giovanni. O gancho só é retomado no arco GSC quando Red faz a teste de líder de ginásio, mas graças às suas atuais condições físicas não pode assumir o posto e acaba passando o manto para Green.

O segundo gancho ocorre na Liga Pokémon, onde vemos quatro figuras misteriosas observando a batalha final entre Red e Green dando indícios de uma nova história vindo. Mais tarde no capítulo Yellow descobrimos que se trata da Elite dos 4 e temos toda aquela história de Yellow em busca de Red.


Yellow

Na batalha final contra a Elite dos 4 Yellow enfrenta Lance que tenta obter o controle de um Pokémon antigo. É nessa batalha que entram mais dois ganchos na história.

Quando Lance é derrotado, Surge e Sabrina se reencontram com Giovanni esperando o retorno da Equipe Rocket, o que não acontece. Giovanni está no meio de uma jornada para ficar mais forte, mas deixa a entender que voltará logo. E acaba que o retorno de Giovanni só acontece no final do capítulo Ruby & Sapphire, mas vamos deixar pra falar disso depois.

O segundo gancho se dá no epílogo do arco onde vemos Blue conversando com alguém sobre o pássaro lendário que Lance tentou controlar. Descobrimos que o pássaro foi para o oeste, que há um outro pássaro antigo que sequestrou Blue, vemos novos Pokémon desconhecidos (para a época) e vemos um novo personagem para uma nova história.

Além disso, Red ainda não sabe que Yellow é uma garota, e só vem a descobrir isso quando ela tira o chapéu no capítulo GSC.


Ruby & Sapphire
A Equipe Aqua já era, a Equipe Magma já era, quem “morreu” voltou a vida, Ruby e Sapphire atingiram seus objetivos, tudo está em paz em Hoenn e todos viram felizes para sempre. Só que não.

O Grovile do Professor Birch que foi resgatado da tempestade por Wally acabou sendo separado do treinador na luta contra Rayquaza. Mais tarde descobrimos que o Grovile foi resgatado por Emerald, que era o verdadeiro treinador que receberia aquele Pokémon.

Além disso, no final do epílogo temos o retorno de Giovanni que comentamos lá em cima. Ele está de posse do que sobrou da Orbe Azul e da Orbe Vermelha. O que ele planeja fazer com isso? Só descobrimos no arco seguinte, onde ele usa as orbes (agora como cristais) para liberar as transformações de Deoxys.



FireRed & LeafGreen

O gancho mais impactante de toda a história desse mangá não aconteceu no capítulo Black & White.

Quando tudo parecia estar bem e que tudo tinha acabado, Sird reaparece e tenta capturar Deoxys, mas Mewtwo e os donos de Pokédex a impedem. Mas ao se jogar na frente do raio, Red, Green, Blue, Yellow e Silver são transformados em estátuas de pedra. No arco seguinte Gold, Crystal, Ruby, Sapphire e Emerald conseguem transformá-los de volta usando os poderes de Jirachi.

Além disso temos algumas questões menores que só foram respondidas depois. Sird escapou do gelo de Lorelie e reapareceu em Emerald e em Diamond & Pearl. E Mewtwo consegui fugir da captura, ao contrário do que o final deu a entender.






Diamond & Pearl

A batalha final em Sinnoh deixou várias pontas abertas para a história seguinte.

Os guarda-costas originais de Platinum Berlitz, Paka e Uji, haviam sido dados como mortos devido à máquina da Equipe Galática. Mais pra frente descobrimos que a máquina tinha um efeito semelhante ao poder liberado na batalha de Palkia e Dialga e, ao invés de ciar um novo universo, ela abria um portal para outro mundo. Ao perceber isso, Platinum decide procurar uma maneira de ir a esse mundo procurar Paka e Uji.

Quando todos estavam indo embora do Monte Coronet, uma figura misteriosa observa os Pokémon lendários de Sinnoh ali presentes. Ele se revela como Charon e diz para Platinum que eles se encontrarão novamente.

Quando tudo parecia ter acabado, Dialga, Palkia e Cyrus são sugados para o portal aberto na batalha dos dois lendários por um Pokémon gigante desconhecido. Mais tarde descobrimos que se tratava de Giratina, e que aquele lugar era o Mundo Reverso.


HeartGold & SoulSilver

Os ganchos de HaertGold & SouSilver não preparam o leitor para a história seguinte, pelo contrário. Eles preparam o leitor para a história de Diamond & Pearl. Além disso foca mais um gancho solto para “sabe-se lá quando ou se” será retomado.

Quando Arceus é derrotado, Dialga e Palkia retornam para Sinnoh. Palmer (Cérebro da Fronteira da Torre de Batalha) e diz para Cynthia (Campeã de Sinnoh) que está levando o Pokémon lendário Regigigas para o Templo de Snowpoint pois sente que ele será necessário lá, e que podem precisar dele para salvar o mundo um dia. Uma preparação para a batalha final do arco de Diamond & Pearl.

Além disso, o Diretor de Radio da cidade de Goldenrod passa a comandar um programa de televisão para crianças chamado Proteam Omega, que acaba por ser o programa de TV que Diamond (e Silver) é fã e fala dele o tempo todo. A título de curiosidade, os Pokémon que comandam o robô gigante Proteam Omega são os mesmo Pokémon da equipe do Red porque o Diretor se baseou neles pro programa.

Temos o retorno definitivo de Giovanni à Equipe Rocket e a promessa de Silver de que lutará contra ele até o fim, mas que espera que o pai mude um dia. Confesso que espero que voltem nisso um dia.

E por fim, no fim do epílogo (como de costume), a mãe de Diamond comenta com seu Glameow que é o dia em que seu filho e o melhor amigo dele se apresentariam no show de comédia. Aquele show que começou a história do arco.


Black & White

E chegamos ao assunto que deu origem a esse post. O tão falado gancho de Black & White.

Quando a batalha com N acaba, Black é atacado por Ghetsis e o Homem-Capuz e acaba se fundindo a Reshiram no momento que o dragão voltava a ser a Pedra da Luz e os dois desaparecem. Como eu já comentei antes, a continuação Black2 & White2 traria a resolução do estado atual de Black através do Pokémon lendário Kyurem, mas até hoje estamos esperando a publicação dessa história.

Agora falando do gancho menor que as sagas costumam trazer, uma das agentes mirins da Equipe Plasma fica encarregada de cuidar de um Foongus libertado pelo grupo e recebe um colar de uma integrante da equipe. Mais tarde descobrimos que essa garota era Rosa, e vocês lembram o que havia naquele colar, não é?


Menções Honrosas


As sagas Gold Silver & Crystal, Emerald, Platinum e OmegaRuby & AlphaSapphire terminaram suas histórias sem abrir ganchos para as sagas seguintes. Black2 & White2, ainda estamos esperando por você. XY ainda não acabou e ficamos na torcida para que não fique como B2W2.

EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال