Pokémon Competitivo - 7 Pokémon de Alola para se Prestar Atenção


Hey, trainers! I'm back, back, back! Alguns de vocês podem se lembrar, outros não, mas fiz parte da equipe da PBN durante um ano e meio (entre 2013 e 2015). Após passar algum tempo escrevendo para o site (Turismo Pokémon, XnálYse, Top 10!), decidi tirar uma folga e esfriar a cabeça. Mas o tempo passou, eu senti falta do que vivi aqui e, a convite do Danilo, que é uma das maiores forças que tive no tempo que fiz parte da equipe, decidi voltar. E vocês não imaginam a felicidade que é poder voltar para casa e fazer aquilo que mais gosto: falar sobre Pokémon e Pokémon competitivo. Espero que essa nova experiência seja tão boa quanto a anterior e que possamos trocar a maior quantidade possível de informações.

Não poderia voltar para a família PBN sem falar sobre Pokémon competitivo. Com a proximidade dos novos jogos, Pokémon Sun & Moon, alguns dos monstrinhos da região de Alola já se tornaram potenciais cartas marcadas das batalhas. Afinal de contas, o que os torna tão especiais para mexerem com os nervos dos treinadores antes mesmo da chegada dos jogos? É isso que vamos descobrir abaixo. Vamos lá!

Komala


"Olha, um coala dorminhoco. Que fofo!", isso foi o que pensei ao ver Komala pela primeira vez. Revelado ao lado de Rockruff na edição de julho da revista Coro Coro, o Pokémon Meio Acordado possui uma habilidade única e, até então, exclusiva. Comatose ganhou destaque nos fóruns de discussão sobre Pokémon imediatamente. Inicialmente, a descrição confusa provocava muitas dúvidas, mas a revelação oficial através do site de Sun & Moon mostrou um potencial imenso. Basicamente, Komala não pode sofrer nenhuma condição de status além de sono, isso inclui envenenamento, paralisia, queimadura ou congelamento. Vocês imaginam o que isso provoca no cenário competitivo? Vivemos um momento em que o sono se perdeu pela raridade e dificuldade de utilização (os únicos destaques significativos são Darkrai através do Dark Void ou Amoonguss, Breloom e Smeargle pelo uso de Spore) e que a aparição de stallers baseados em Will-o-Wisp e Toxic subiu consideravelmente.


Por que prestar atenção?

Komala muda os rumos do jogo e, se possuir boas bases de defesa e HP, poderá se tornar o centro de times defensivos. As defesas altas garantiriam a sobrevivência aos golpes diretos e Comatose impediria a ação de Toxic contra ele.

Bruxish


Bruxish é, sem dúvidas, um dos Pokémon menos aceitos do público na sétima geração. O Pokémon Rangido dos Dentes vazou em um trailer durante o mês de junho e foi rapidamente questionado pelos fãs da franquia. Mas algo que ninguém pode questionar é o seu potencial competitivo. Afinal de contas, quem nunca sofreu nas asas de um Talonflame disparando Brave Bird para todos os lados ou com o Fake Out chato de uma Mega Lopunny? Pensando nisso, a Game Freak nos presenteou com a nova habilidade Dazzling. Sua função se resume a anular qualquer movimento de prioridade ativado pelo Pokémon adversário, como Mach Punch e Bullet Punch. Não satisfeita, a Pokémon Company ainda nos ofereceu Strong Jaw no peixe colorido. A habilidade é uma velha conhecida e já esteve presente em Tyrantrum e Mega Sharpedo, aumentando a força dos golpes de presa (Crunch, Bite, Ice Fang e alguns outros).

Por que prestar atenção?

Bruxish pode marcar o fim do império de Talonflame em Pokémon e acabar com estratégias baseadas em prioridade facilmente. A maior dúvida que fica é se esse será um bom peixe, como Magikarp e Feebas (Gyarados e Milotic) ou apenas mais uma versão regional ao estilo Luvdisc e Basculin.

Salandit


Rumorado nos vazamentos chineses, Salandit chegou ao mundo Pokémon revirando tudo aquilo que conhecemos sobre o tipo veneno. Revelado por Junichi Masuda na Japanese Expo 2016 Master Class e com uma combinação de tipos única, o lagarto também vem provocando curiosidade na comunidade competitiva graças a uma nova habilidade: Corrosion. O gás liberado por sua cauda é tão poderoso que é capaz de atravessar o mais resistente metal e prejudicar mesmo os Pokémon venenosos. Corrosion é capaz de causar envenenamento, como por Toxic, a todos os Pokémon, incluindo aqueles que eram imunes até então. A grande dúvida ainda é: seria Salandit capaz de penetrar o soninho de Komala com seu poder tóxico?

Por que prestar atenção?

Assim como disse antes, envenenamento é um dos grandes destaques de Pokémon na sexta geração e é uma promessa para a sétima. A possibilidade de ter um Pokémon poderoso com a capacidade de envenenar qualquer adversário expande muito a estratégia.

Mimikyu


Alguém tem dúvidas de que Mimikyu é o novo Pokémon favorito do público? E vou dizer mais, quem não tiver um no time não tem coração. Olhem para esse carinha, ele só quer um abraço. A combinação fantasma e fada era uma das mais pedidas desde que o novo tipo foi inserido em XY. Três imunidades (dragão, lutador e normal) e duas únicas fraquezas (metal e fantasma) colocam Mimikyu no centro das atenções e especulações sobre o competitivo de Alola. Fantasmas sempre se destacaram como Pokémon traiçoeiros e isso foi muito bem representado em batalha. Conhecidos pelo amplo set e defesas significativas, o tipo se alia à boa variedade das fadas, seja em sets ou na distribuição de stats. Podemos esperar que Mimikyu, mesmo que sem evolução (ainda não sabemos se terá ou não), receba um amplo leque de movimentos. Isso tudo é unido a mais uma habilidade nova, Disguise. Com ela, Mimikyu sempre entra em batalha com uma espécie de Substitute ativo e se mantém imune ao primeiro golpe do adversário.


Por que prestar atenção?

Ainda não sabemos se Disguise funciona ou não para protegê-lo de status conditions, mas estar atrás de uma barreira em campo é algo que muitos treinadores procuram em seus times.

Mudsdale


O tipo terra pode ser considerado um dos mais inconsistentes em batalha. De um lado, conta com opções realmente poderosas. Do outro, funções fracas e estratégias que não decolam. Atualmente, alguns dos destaques das single battles ao estilo Smogon ou do VGC, campeonato oficial, são terrestres. Landorus, Garchomp, Excadrill e Hippowdon marcam presença na grande maioria dos times. O mesmo é esperado para Mudsdale. Sabemos por sua descrição que esse não é um Pokémon rápido, mas se destaca pela resistência e força. O cavalo de carga tira proveito da habilidade Stamina para construir uma defesa ainda mais alta, característica dos tipos terra. Através do golpe Highhorse Power, é possível perceber que sua força de combate é extrema e renderá bons sweeps em times descuidados.

Por que prestar atenção?

É importante ficar atento a Mudsdale agora e quando os jogos forem lançados. Esse Pokémon certamente não é para se brincar. A resistência dele será quase impenetrável, dando vazão a um ataque poderoso de um bom tank. Arrisco a dizer que Mudsdale pode se tornar o novo Conkeldurr ou Mamoswine.

Passimian e Oranguru


Os macacos exclusivos das versões (Passimian em Sun e Oranguru em Moon) são conhecidos recentes do público. Porém, desde que foram citados nos mesmos vazamentos chineses de Salandit, a curiosidade do público cresceu a respeito deles. É clara a preocupação da Game Freak em construir Pokémon que sejam 100% eficientes em batalhas de duplas e atendam à demanda do VGC, fortalecido desde a quinta geração. E essa necessidade foi muito bem atendida pela habilidade Receiver de Passimian e pelo movimento Instruct de Oranguru.


Receiver é utilizada para copiar a habilidade de um aliado derrotado em batalha. Já imaginaram como seria chata a estratégia Passimian e Shedinja? Instruct, por sua vez, comanda o aliado em um segundo golpe na mesma rodada. Quando um Pokémon já tiver atacado, Oranguru o instrui a realizar o movimento mais uma vez. Como isso funcionaria ao lado de Mega Kangaskhan, por exemplo?

Por que prestar atenção?

Passimian e Oranguru não devem ser as melhores opções para quem prefere o estilo Smogon. Mas para aqueles que gostam do VGC e esperam participar da competição em 2017, os dois funcionam como bases de estratégias para qualquer time.

Com as poucas informações de Sun & Moon reveladas até agora, é muito difícil escolher em qual cavalo apostar nessa corrida. Certo, Mudsdale!? Deixem nos comentários as expectativas que possuem a respeito dos novos Pokémon em batalha. Quais serão os mais eficientes? E os menos? Concordam com a lista? Discutam, corrijam, questionem, sugiram pautas. Obrigado por lerem até aqui e até mais!

16 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Bem vindo de volta Will!
    Você vai voltar com as análises quando SuMo saírem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo! Possivelmente sim. Tenho interesse em cobrir toda a região de Alola pra que a PBN seja uma opção no Brasil pra quem tá entrando no competitivo.

      Excluir
  2. Senpre gostei do brushishe nunca julguei ele tanto q já tá na minha team q são litten komala e brushishe até o momento!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aposto que por causa do Passimian o Smogon vai analisar a possibilidade de banir Wonder Guard.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, não. Receiver só funciona em duplas e a Smogon é de batalhas simples. Mas se funcionasse nas singles, com certeza assustaria muita gente.

      Excluir
  4. Seja bem vindo de novo Will!! Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo de volta! Gostei muito da matéria. Já estou aguardando os novos textos

    ResponderExcluir
  6. Eu pensei no Oranguru mais sobre o Z-Move, imagina um pokémon usar o Z-Move e vem o Oranguru e faz ele usar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vai depender muito de como os Z-moves funcionam de verdade. Como eles são diferentes dos movimentos comuns, é difícil imaginar Instruct neles. :/

      Excluir
  7. Gosto bruxishe espero q n critiquem minha opninião e q coloquem meu comentário!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Seja bem-vindo de volta Will! Muito bom saber que poderei ler novamente matérias ótimas de um amigo que é meu redator favorito do site! Só consegui entrar no competitivo graças aos seus textos e estou ansioso para começarmos uma nova jornada em Alola! Mas eu tenho uma dúvida... Se você voltar a escrever análises (XnálYses), elas passarão a se chamar SUNálMOONses? kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Inclusive, a gente já precisa marcar umas batalhas pro Sun & Moon, hein!? Já sentindo falta de jogar com você xD
      Pera, você acabou de explodir a minha cabeça. Não estava preparado pra lidar com o nome das matérias agora hahaha

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال