Como funciona os IV's em Pokémon Go e como descobri-los (os números secretos)





              Antes de começar a matéria, queria dizer que toda essas informação foram feitas a partir de pesquisas que podem ser encontradas no Manual "De treinador a Mestre", que eu vou lançar no final do mês na bienal de São Paulo. Lá embaixo vocês encontram maiores informações. 

              Os IV's são fundamentais para determinar as estatísticas de um Pokémon, sendo responsável pela grande variação nos status entre os da mesma espécie. Nos jogos clássicos, os IV's são escondidos e os Pokémon já nascem com eles, ou seja, não pode ser alterado de forma alguma. Em Pokémon GO, IVs tem um intervalo de 0 a 15. Pokémon tem um IV para cada um das suas três estatísticas básicas: HP, Ataque e Defesa. Em Pokémon GO, IVs são o único fator que pode distinguir um Pokémon a partir de outro da mesma espécie, se eles têm o mesmo nível. 

              Pokémon nascidos de ovos tem uma grande chance de ter altos IVs. Ou seja, se você está montando uma equipe poderosa para defender seu ginásio, dê preferência aos Pokémon que saem dos ovos, pois eles geralmente são os mais poderosos e com maiores IVs. A Niantic decidiu seguir os jogos clássicos, mas de uma maneira diferente. Os IV's no aplicativo estão escondidos e vão afetar o quão forte será seu Pokémon enquanto ele estiver batalhando em algum ginásio. Como eu expliquei em outra matéria, a força de um Pokémon vai muito além de seu CP. Isso envolve: Ataque, Defesa e Stamina (Energia) e mais outras diversas coisas. 

              A Stamina afeta diretamente o HP do Pokémon e o único que pode ser visto, já o ataque e a defesa estão escondidos. Bem escondidos, na verdade. Você pode tentar determinar quais são os IVs do seu Pokemon usando uma calculadora que leva em consideração o CP atual (Pode de Combate), HP e Stadust necessário para evoluir seu Pokémon. O único problema é que, devido o ataque e defesa estarem escondidos, muitas vezes você vai acabar com várias combinações de IVs que as vezes podem trazer um resultado não tão bom assim.

              Por exemplo, você capturou um Charizard qualquer e seus atributos são 212 (atk), 182 (def), 156 (stamina). Este seria o "pior" Charizard disponível, pois seus IV's seriam zero. Com os IV's maximizados, um Charizard consegue 227 (atk), 197 (def), 171 (stamina). 


              Existe um calculo que você pode usar para verificar qual é o IV do seu Pokémon, tá? Esta ferramenta utiliza as duas seguintes fórmulas e as entradas fornecidas sobre o seu Pokémon para tentar identificar seus IVs:

              HP = (Base Stam + Stam IV) * Lvl(CP)

              CP = (Base Atk + Atk IV) * (Base Def + Def IV)^0.5 * (Base Stam + Stam IV)^0.5 * Lvl(CP)^2 / 1              

              Note-se que Pokemon têm níveis escondidos e cada nível requer dois "Power-Ups". Isso é um cálculo bem complicado, né? Eu gostaria muito de explicar a vocês como isso funciona, mas eu precisaria mostrar imagens com setas, descrições, tudo bem ilustrado ou você não entenderia. No manual "De treinador a mestre", que estou lançando na Bienal, eu coloco todas essas informações ilustradas, tá? O que vai facilitar sua vida. Na verdade, pra facilitar ainda mais, o manual tem uma lista com todos os EVs dos Pokémon. Sim, todos. É bem prático. Você vai numa livraria, folheia e decora (hahaha), ou compra, depende do seu humor.

              Mas há uma diferença aqui, hein. IV's não pode ser mudados, o Pokémon já nasce com ele. Mas os EV's podem ser alterados em Pokémon Go, mas isso requer algumas etapas bem específicas.

              Mas uma das coisas que você precisa ter em mente para justificar todas essas informações, é que Pokémon Go não é igual aos jogos clássicos. Não é porque um golpe tem 120 de poder que ele necessariamente é o melhor para um determinado Pokémon, por exemplo. Isso requer estratégias que inclui: EV's, IV's, CP, golpes, DPS, energia gasta no uso dos golpes, a chance de dá critical hit e mais algumas coisas. Alguns treinadores se perdem nisso e acabam não mantendo a guarda de um ginásio pelo simples fato de ter Pokémon com CPs altos, mas com status e golpes fracos que não combinam para aquele Pokémon. Portanto, lembre-se sempre: a mecânica das batalhas em Pokémon Go não é igual a mecânica dos jogos clássicos.

              No Manual que eu vou lançar, eu abordo detalhadamente cada ponto importante do jogo, seja o competitivo ou coisas mais específicas.
  • Como subir para o nível 20 em apenas um dia, sem trapacear;
  • Os melhores PokéStops para conseguir itens mais raros e quais evitar também;
  • Uma lista completa com todos os lugares para encontrar os Pokémon com maiores CP;
  • Estratégias avançadas para defender seu ginásio das equipes rivais e conquistar outros com vantagens;
  • Como elevar o nível dos seus Pokémon em pouco tempo e utilizando recursos mínimos;
  • Truques para economizar a bateria do seu celular;
  • Os melhores golpes para usar em seus Pokémon;
  • Uma lista completa com o número máximo de CP que cada Pokémon pode atingir no jogo;
  • Outra lista com todos os status (atk, def e stamina) máximos que cada Pokémon consegue atingir;
  • Mais uma lista com todos os cálculos necessários para obter Pokémon mais poderosos;
  • Avaliação completa e avançada sobre o competitivo;
  • e muitas outras dicas.

              Essa é a capa dele. O livro será lançado no final do mês pela Editora Novo Conceito e estará disponível em todas as livrarias do Brasil. Portanto, se tiver alguma dúvida sobre qualquer coisa do jogo, só procurar ele. Prometo que você encontrará informações detalhadas sobre cada tópico avançado do jogo. 


Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال