Campeonato Mundial de Pokémon: Guia do Torneio

Bom dia treinadores! Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Hoje vamos falar do Pokémon World Championships 2016, que está rolando desde ontem, no San Francisco Marriot Marquis, importante Centro de Convenções em São Francisco, Califórnia, EUA.

E para você que estará acompanhando o torneio nestes 3 dias (19 a 21 de agosto), decidimos preparar um Guia sobre tudo que irá acontecer no Campeonato.

Vamos lá!

O Evento


O Torneio contará com competições em três modalidades: Trading Card Game, Video Game e Pokkén Tournament. A premiação combinada de todos os eventos dará um montante de $500.000 (cerca de R$ 1.613.350).

Devido ao limite de capacidade do espaço em que será realizado o campeonato, somente os participantes e suas famílias terão acesso ao evento.

O público, em geral, poderá acompanhar o torneio pela stream oficial (clicando aqui).

A seguir, teremos uma descrição de cada modalidade.

Trading Card Game (TCG)


O Torneio de TCG é um Torneio em que os competidores são convidados de acordo com o seu desempenho durante todos os torneios da temporada. O campeonato é dividido em três divisões:
  • Divisão Master:  A principal divisão, que reúne os jogadores mais habilidosos e com maior experiência em batalhas no TCG. É a 1ª Divisão na escala de Torneios. O atual Campeão Mundial é o americano Jacob van Wagner, que tentará defender seu título.

  • Divisão Sênior:  É a divisão intermediária do torneio. É a 2ª Divisão na escala de Torneios. Contém participantes em ascensão e que buscam um local entre os mestres do TCG. O atual campeão da divisão  é o americano Jeffrey Cheng, que este ano participará da Divisão Master.

  • Divisão Júnior: É a divisão inferior do torneio. É a 3ª Divisão na escala de Torneios. Contém participantes ingressantes no mundo competitivo do TCG, que buscam experiências quentes e calorosas no competitivo, além de uma gloriosa ascensão em busca de ser um Mestre TCG. Seu campeão atual é o canadense Rowan Stavenow, que este ano participará da Divisão Sênior.


Há dois tipos de convite para o torneio:

  • Convites para o 1º Dia: São dados para competidores que atingirem um determinado número de CP'S (Championship Points) durante a temporada. Essa quantidade varia de acordo com a região e divisão do treinador:

  • Convites para o 2º Dia: Ganham convite direto para o 2º Dia os competidores que são os melhores de sua região. Sendo que são os: Top 16 (Canadá e EUA), Top 22 (Europa), Top 8 (América Latina) e Top 8 (Ásia-Pacífico).

A competição dura três dias, sendo que cada dia sedia uma fase. Os dois primeiros dias serão Rodadas com Sistema Suíço, no formato Melhor de Três. O último dia terão as Rodadas Finais, em formato Standard.

No 1º dia há as Rodadas Eliminatórias em Sistema Suíço, onde o número de rodadas dependerá do número de competidores. Os treinadores ganharão Match Points a cada partida. Os treinadores elegíveis para o 2º Dia são os treinadores que conseguirem um determinado número de Match Points que variarão de acordo com o número de Rodadas:


O 2º Dia será um dia repleto de Partidas em Formato Suíço, reunindo os treinadores que se qualificaram do 1º Dia e os que chegaram diretamente no 2º Dia, onde somente os 8 melhores passarão para as Rodadas Finais de Domingo. Os pontos de sexta-feira não contam para este dia, sendo uma nova competição com pontuação começando do zero.

O 3º Dia será reservado para as finais de todas as divisões, onde, ao final de tudo, conhecerá-se os campeões mundiais de TCG.

Os prêmios são:


Sendo que o prêmio em dinheiro só é dado para jogadores com mais de 18 anos, para os menores de idade é dado um Certificado de Viagem, que vale para o currículo. Além disso, os premiados da 1ª a 8ª posição, podem escolher o prêmio normal (dinheiro ou certificado) ou uma Bolsa de Estudos.

Video Game Championship (VGC)


O Torneio de VGC é um Torneio em que os competidores são convidados de acordo com o seu desempenho durante todos os torneios da temporada, somente os mais exímios chegam à essa fase. O campeonato é dividido em três divisões:

  • Divisão Master:  A principal divisão, que reúne os jogadores mais habilidosos e com maior experiência em lutas no VGC. É a 1ª Divisão na escala de Torneios. O atual Campeão Mundial é o japonês Shoma Honami, que tentará defender seu título.

  • Divisão Sênior:  É a divisão intermediária do torneio. É a 2ª Divisão na escala de Torneios. Contém participantes em ascensão e que buscam um local entre os mestres do VGC. O atual campeão da divisão  é o japonês Koki Honda, que este ano participará da Divisão Master.

  • Divisão Júnior: É a divisão inferior do torneio. É a 3ª Divisão na escala de Torneios. Contém participantes ingressantes no mundo competitivo do VGC, que buscam experiências quentes e calorosas no competitivo, além de uma gloriosa ascensão em busca de ser um Mestre VGC. Seu campeão atual é o japonês Kotone Yasue , que este ano participará da Divisão Sênior.

Há dois tipos de convite para o torneio:

  • Convites para o 1º Dia: São dados para competidores que atingirem um determinado número de CP'S (Championship Points) durante a temporada. Essa quantidade varia de acordo com a região e divisão do treinador:

  • Convites para o 2º Dia: Ganham convite direto para o 2º Dia os competidores que são os melhores de sua região. Sendo que são os: Top 8 (Canadá e EUA), Top 16 (Europa), Top 4 (América Latina) e Top 4 (Ásia-Pacífico).

A competição dura três dias, sendo que cada dia sedia uma fase. Os dois primeiros dias serão Rodadas com Sistema Suíço, no formato Melhor de Três. O último dia terão as Rodadas Finais, em formato Standard.

No 1º dia há as Rodadas Eliminatórias em Sistema Suíço, onde o número de rodadas dependerá do número de competidores. Treinadores que tiverem duas derrotas ou menos, passarão para as competições do 2º dia.

O 2º Dia será um dia repleto de Partidas em Formato Suíço, reunindo os treinadores que se qualificaram do 1º Dia e os que chegaram diretamente no 2º Dia, onde somente treinadores que tiverem duas derrotas ou menos (e nenhum empate) passarão para as Rodadas Eliminatórias. Os pontos de sexta-feira não contam para este dia, sendo uma nova competição com pontuação começando do zero. As Rodadas Eliminatórias serão em sistema olímpico (mata-mata), onde as partidas serão no formato Melhor de Três. Os 8 melhores passam para a Fase Final de Domingo.

O 3º Dia será reservado para as finais de todas as divisões, onde, ao final de tudo, conhecerá-se os campeões mundiais de VGC.

Os prêmios são:



Sendo que o prêmio em dinheiro só é dado para jogadores com mais de 18 anos, para os menores de idade é dado um Certificado de Viagem, que vale para o currículo. Além disso, os premiados da 1ª a 8ª posição, podem escolher o prêmio normal (dinheiro ou certificado) ou uma Bolsa de Estudos.

Pokkén Tournament


O torneio de Pokkén Tournament será realizado nos dias 19 e 20. São duas divisões para o evento:

  • Divisão Master: Reúne os melhores treinadores qualificados nos Torneios pelo mundo afora, mais 256 competidores do LCQ. É a divisão principal do Torneio.

  • Divisão Sênior: Reúne treinadores que buscam ascensão para a 1ª divisão, tendo competidores que se qualificaram pelos torneios mundo afora, mais 128 competidores do LCQ.

No Primeiro Dia há o Torneio LCQ (Last Chance Qualifier), onde jogadores que quiserem se inscrever deverão pagar 20 dólares pela inscrição, sendo que a Inscrição é condicionada ao número de vagas em cada divisão (256 na Master e 128 na Sênior).

O Segundo Dia possui os treinadores qualificados do LCQ da sexta, mais oscompetidores que vieram dos torneios maiores. Ao fim do dia, os Campeões Mundiais serão conhecidos.

Os prêmios são:

Na Divisão Master:

1º Lugar: $8.500

2º Lugar: $6.500

3º Lugar: $5.500

4º Lugar: $4.500

5º Lugar: $1.500

6º e 7º Lugar: $1.000


Na Divisão Sênior:

1º Lugar: Viagem para quatro pessoas para Oahu, Havaí, EUA. Estadia no hotel (6 dias e 5 noites) e passagens de ida e volta pagas. Um kit Wii U com o Wii U Deluxe, o jogo Pokkén Tournament, 2 controles temáticos de Pokkén e um Troféu.

2º Lugar: Um kit Wii U com o Wii U Deluxe, o jogo Pokkén Tournament, 2 controles temáticos de Pokkén e um Troféu.

3º Lugar: Um kit Wii U com o Wii U Deluxe e 2 controles temáticos de Pokkén; um Troféu e 72 boosters de TCG.

4º Lugar: Um kit Wii U com o Wii U Deluxe e 2 controles temáticos de Pokkén; um Troféu e 36 boosters de TCG.

5º  e 6º Lugar: Um New Nintendo 3DSXL ; 2 controles temáticos de Pokkén e 36 boosters de TCG.

7º Lugar: 2 controles temáticos de Pokkén e 36 boosters de TCG.

Horários dos Eventos

A programação do evento será:

  • Sexta (19/08):
13:00 - Cerimônia de Abertura
14:00 às 17:45 - Rodadas Qualificatórias em Sistema Suíço: VGC
17:45 às 21:30 - Rodadas Qualificatórias em Sistema Suíço: TCG
22:00 às 01:00 - Rodadas Qualificatórias em Sistema Suíço: VGC

  • Sábado (20/08):
13:00 às 15:00: Rodadas Qualificatórias em Sistema Suíço: VGC
15:00 às 16:15: Finais do Torneio Sênior: Pokkén Tournament
16:45 às 20:30: Rodadas Qualificatórias em Sistema Suíço: TCG
20:30 às 21:45: Finais do Torneio Master: Pokkén Tournament
22:00 às 02:00: Eliminatórias: VGC

  • Domingo (21/08):
13:00: Finais do Torneio Júnior: TCG
Imediatamente após: Finais do Torneio Sênior: TCG
Imediatamente após: Finais do Torneio Master: TCG
Pausa de 30 minutos
Imediatamente após: Finais do Torneio Júnior: VGC
Imediatamente após: Finais do Torneio Sênior: VGC
Imediatamente após: Finais do Torneio Master: VGC

Obs.: Os horários dos eventos já estão convertidos pro Horário de Brasília.

Fonte: Pokémon.com

Enfim pessoal, é isso! Espero que curtam muito este Mundial!

Continuem ligados na PBN: O site nº 1 do Brasil em Pokémon!

Até mais!


Acompanhe a PBN nas Redes Sociais! Clique:

 Pokémon Blast News Face   Pokémon Blast News Canal   Pokémon Blast News Twitter   Pokémon Blast News Insta

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!