Pokémon Sombrio


Pokémon Sombrios [Shadow Pokémon] são Pokémon que tiveram suas emoções bloqueadas, e agem como máquinas de batalha. Sem mostrar remorso ou consciência, atacam Pokémon e humanos indiscriminadamente.


Características

À primeira vista, não há diferença entre um Pokémon normal e um Sombrio. Não se sabe como um Pokémon normal se torna um Pokémon Sombrio, a Cipher se refere a esse processo como o bloqueio artificial do "caminho do coração" do Pokémon, o qual o impossibilita a manifestação de emoção.

Os Pokémon Sombrios possuem uma aura negra, sendo essa a única característica que permite identificá-los de prontidão, caso o treinador possua os meios para tal. Outra forma de distingui-los é por seu comportamento: enquanto a maioria dos Pokémon agem de forma amistosa, os Pokémon Sombrio são mais agressivos e não hesitam em atacar com força total, inclusive seus treinadores e pessoas que estejam por perto.


Devido a seu comportamento hostil, os Pokémon Sombrios são considerados mais fortes dos que os de Pokémon normais. Golpes do tipo sombrio diferem em sua efetividade, não seguem a tabela de tipos e não possuem limite de uso (PP), podendo ser usados continuamente. Porém, o bloqueio de suas emoções limita outros aspectos do Pokémon, como sua evolução.

Pokémon Sombrios não podem:
  • Ganhar experiência e subir de nível.
  • Ganhar EVs.
  • Evoluir.
  • Consumir Rare Candy ou vitaminas.
  • Aprender TMs ou mudar a ordem de seus golpes.
  • Esquecer golpes.
  • Ter apelidos.
  • Ser trocados ou inscritos no Battle Mode.

Além disso, um Pokémon sombrio cujo coração está completamente fechado não consegue usar golpes sem serem do tipo sombrio, e também não podem ter sua nature identificada.

A única forma de reverter um Pokémon sombrio a seu estado normal é através da purificação. Já que o foco dos protagonistas é fazer com que esses Pokémon voltem ao normal, ao invés da barra de experiência, os Pokémon Sombrios possuem uma Heart Gauge, a qual indica o quanto perto o Pokémon está de ser purificado.

À medida que o processo de purificação avança, o Pokémon vai recuperando seus outros golpes, adquire felicidade, EVs e experiência, mas ainda sofre um bloqueio que o impede de ganhar tais benefícios. Somente ao concluir o processo de purificação ele ganha todos os EVs e experiência acumulada, além de ganhar novos golpes que outrora estavam bloqueados.


Nos jogos

Pokémon Colosseum

Os Pokémon Sombrios foram criados pela Cipher como ferramenta ideal no seu plano de dominar o mundo. Como pouquíssimas pessoas tinham conhecimento sobre eles, e quase ninguém conseguia identifica-los, eles acabaram sendo considerados como Pokémon mais fortes do que os demais e cobiçados por muitos treinadores. Infere-se que a Cipher obtinha recursos humanos e financeiros ao negociar tais Pokémon, além de poderem usá-los para intimidar aqueles que se puserem em seu caminho.


Golpes característicos

Ainda nos estágios iniciais da pesquisa, os Pokémon Sombrios não mostravam muita variedade de golpes, o único golpe sombrio existente é o Shadow Rush, que difere dos outros golpes por causar dano independente do tipo do Pokémon adversário. Ou seja, não havia imunidades, fraquezas ou resistências a serem consideradas pelo treinador ao escolher tal golpe.

GolpeDano Class. EfeitoUsado por
Shadow Rush90Causa dano a um oponente. Qualquer Pokémon Sombrio


Hyper Mode

Apesar do forte bloqueio de suas emoções, por vezes o Pokémon Sombrio pode sucumbir a essa carga represada, agindo de forma irracional. Essa sobrecarga acaba influenciando no uso do golpe Shadow Rush, cujas chances de dano crítico são aumentadas. No entanto, não é aconselhado usar itens nesse estado, pois o Pokémon se torna bem mais agressivo e desobediente.


Caso o treinador insista em outra ação que não seja atacar com o golpe Shadow Rush, o Pokémon pode:
  • Usar outro golpe (geralmente Shadow Rush).
  • Voltar para sua Pokébola.
  • Usar um item, mesmo que não esteja equipado.
  • Não fazer nada.
  • Atacar seu parceiro numa batalha em dupla.
  • Atacar a si mesmo.
  • Atacar seu treinador ou o treinador oponente.

O Pokémon pode sair do Hyper Mode eventualmente, ou imediamente, caso seja chamado por seu treinador (usando o comando Call), ou caso um dos items Joy/Excite/Vivid Scent seja aplicado. Ao sair do Hyper Mode, o Pokémon fica um passo mais próximo de ser purificado, já que sua Heart Gauge decai levemente.


Pokémon XD

Ainda focada nos seus planos de dominação mundial, a Cipher aprimorou o processo de produção de Pokémon Sombrios. Em decorrência dos eventos de quatro anos atrás, a população está bem mais receosa em relação a esses Pokémon. Pokémon Sombrios são vistos apenas com membros da equipe e potenciais afiliados. Já que não possuem consciência e atacam seus alvos sem contestar, a Cipher planejava usar esses Pokémon para construir um exército capaz de tomar à força toda a região.


Golpes característicos

Com os avanços comandados por Lovrina, os Pokémon Sombrios possuem agora uma variedade maior de golpes, além de terem sofrido uma grande alteação em sua efetividade. Golpes sombrios agora são super efetivos em Pokémon não-sombrios e pouco efetivos em Pokémon Sombrios.

Golpe Dano  Class.  Efeito Usado por
Shadow Blast 80 Causa dano a um oponente.
Shadow Blitz 40 Causa dano a um oponente.
Shadow Bolt 75 Causa dano a um oponente, com 30% de chance de paralisa-lo.
Shadow Break 75 Causa dano a um oponente.
Shadow Chill 75 Causa dano a um oponente, com 30% de chance de congela-lo.
Shadow Down -- Diminui em dois estágios a Defesa de todos os oponentes.
Shadow End 120 Causa dano a um oponente, com recoil ao atacante.
Shadow Fire 75 Causa dano a um oponente, com 30% de chance de queima-lo.
Shadow Half -- 1º turno: Corta pela metade o HP de todos os Pokémon em campo. 2º turno: recarrega.
Shadow Hold -- Previne a troca dos oponentes.
Shadow Mist -- Diminui a Evasiva de todos os oponentes.
Shadow Panic -- Confunde todos os oponentes.
Shadow Rave 70 Causa dano a todos os oponentes.
Shadow Rush 55 Causa dano a um oponente.
Shadow Shed -- Remove Reflect, Light Screen e Safeguard de todos os Pokémon em campo
Shadow Sky -- O clima causa dano a todos os Pokémon não-sombrios em campo por 5 turnos.
Shadow Storm 95 Causa dano a todos os oponentes.
Shadow Wave 50 Causa dano a todos os oponentes.


Reverse Mode

Tal como o Hyper Mode, o Reverse Mode é uma manifestação da instabilidade emocional do Pokémon sombrio. Os Pokémon no Reverse Mode ainda pode usar um ataque diferente do que o treinador escolheu (a preferência é sempre por golpes sombrios), mas não o desafiam em ações como voltar para a Pokébola ou atacar outro alvo. No entanto, no fim de cada turno, causará dano a si mesmo, caso permaneça nessa condição.

Um Pokémon pode sair do Reverse Mode caso seja chamado por seu treinador ou caso um Joy/Excite/Vivid Scent seja aplicado nele, o que causará uma pequena redução de sua Heart Gauge.




No anime

Não há referências a Pokémon Sombrios no anime, o conceito que mais se aproxima desse são os Pokémon capturados com a Dark Ball no quarto filme, os quais ganham um súbito aumento de nível mas também se tornam mais agressivos, com um leve mudança em sua coloração.




No mangá

Não há referências a Pokémon Sombrios no mangá Pokémon Adventures. No entanto, Pokémon Colosseum possui dois mangás próprios: Pokémon Colosseum Snatcher Leo e Pokémon Colosseum Snatchers, que nunca saíram do Oriente. Nas poucas RAWs disponíveis, é evidenciado o comportamento hostil desses Pokémon, bem como o poder de seus ataques.




No TCG

O único Pokémon Sombrio presente no TCG é o Lugia Sombrio, cujo card foi distribuído de forma promocional nos Estados Unidos e no Japão. Em alusão a força dos Pokémon Sombrios, o card conta com os maiores pontos de saúde e dano base de todo o TCG.

Porém, da mesma forma que Pokémon Sombrios não podem ser usados no Battle Mode, esse card não pode ser usado em competições oficiais, por ser um card jumbo.


* Créditos das imagens: shawnnl.deviantart.com (banner), screenshots dos jogos, do TCG e do mangá Pokemon Colosseum Snatchers e Pokémon Colosseum Snatcher Leo.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. achei bem interessante, parese uma mistura de ghost com dark .,.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال