Pokémon Bebê


Os Pokémon bebês são a primeira fase evolutiva de um Pokémon, logo após serem chocados do ovo. Todos os Pokémon nascem como bebês, mas crescem com treinamento mesmo em sua primeira forma, existem vários exemplos disso, o mais comum deles é o filhote de Kangaskhan, que tem uma aparência diferente dos adultos. 

Filhote de Kangaskhan

Os considerados "Pokémon bebê" são aqueles que, mesmo depois de um tempo e treino, continuam da mesma forma infantil até a sua evolução. Esses Pokémon normalmente são obtidos por reprodução [breeding] de suas formas evoluídas, mas também podem aparecer como Pokémon selvagem.


Nos jogos

Nos jogos, é definido como Pokémon bebê aqueles que são usualmente obtidos por breeding, que pertencem ao Undiscovered Egg Group (incapazes de reproduzir) e que sejam a forma mais básica de sua linha evolutiva, mas capazes de evoluir ao menos uma vez. O conceito foi introduzido na 2ª geração, e até o momento, temos 18 espécies de Pokémon bebê.




Pichu

Tipo: 
Habilidade: Static ou Lightning Rod (oculta)
Cor: Amarelo
Altura: 30 cm
Peso: 2 kg

Pichu foi descoberto como a primeira forma do Pikachu. Ainda não tem domínio sobre sua eletricidade, podendo disparar descargas acidentais. Pichu pode ser obtido por reprodução de Pikachu ou Raichu ou no Trophy Garden. Evolui para Pikachu por felicidade.




Cleffa

Tipo: 
Habilidade: Cute Charm, Magic Guard ou Friend Guard (oculta)
Cor: Rosa
Altura: 30 cm
Peso: 3 kg

Cleffa foi descoberto como a primeira forma de uma Clefairy, acredita-se que este Pokémon veio do espaço. Cleffa pode ser obtido através da reprodução de Clefairy ou Clefable ou no Trophy Garden. Evolui para Clefairy por felicidade.




Igglybuff

Tipo: 
Habilidade: Cute Charm, Competitive ou Friend Guard (oculta)
Cor: Rosa
Altura: 30 cm
Peso: 1 kg

Igglybuff foi descoberto como a primeira forma de uma Jigglypuff, suas cordas vocais ainda não estão desenvolvidas, podendo ficar irritadas caso esse Pokémon cante por muito tempo. Igglybuff pode ser obtido pela reprodução de Jigglypuff ou Wigglytuff e no Trophy Garden. Evolui para Jigglypuff por felicidade.




Togepi

Tipo: 
Habilidade: Hustle, Serene Grace ou Super Luck (oculta)
Cor: Branco
Altura: 30 cm
Peso: 1,5 kg

Togepi foi descoberto como a primeira forma de uma Togetic, sendo dito que traz felicidade e boa sorte aos que o tratam de forma gentil, tal como ocorre com sua evolução. Togepi pode ser obtido pela reprodução de Togetic, na Route 230, na White Forest, ou dado como ovo ao jogador. Evolui para Togetic por felicidade.




Tyrogue

Tipo: 
Habilidade: Guts, Steadfast ou Vital Spirit (oculta)
Cor: Roxo
Altura: 70 cm
Peso: 21 kg

Tyrogue foi descoberto como a primeira forma de um Hitmon, sendo conhecido por sua disposição para lutar mesmo que perca o desafio. Tyrogue  pode ser obtido pela reprodução de um Hitmon, na Routes 112, 208 e 211, no Jagged Pass, Fiery Path, ou na Route 10 de Unova; ou ainda, ser dado ao jogador por um careteca no Mt. Mortar. Evolui para Hitmonlee, Hitmonchan ou Hitmontop no nível 20, a depender da distribuição de seus atributos. Caso o Ataque seja maior do que a Defesa, ele evoluirá para Hitmonlee, se a Defesa for maior do que o Ataque, será um futuro Hitmonchan, e caso ambos tenham valores iguais, Tyrogue evoluirá para Hitmontop.




Smoochum

Tipo: 
Habilidade: Oblivious, Forewarn ou Hydration (oculta)
Cor: Rosa
Altura: 40 cm
Peso: 6 kg

Smoochum foi descoberta como a primeira forma de uma Jynx. É um Pokémon ativo que costuma correr muito, mas também cai frequentemente, o que a incomoda já que não gosta que seu rosto fique sujo. Smoochum pode ser obtido pela reprodução de Jynx, no Lake Acuity, no Snowpoint Temple ou na Frost Cavern. Evolui para Jynx no nível 30.




Elekid

Tipo: 
Habilidade: Static ou Vital Spirit (oculta)
Cor: Amarelo
Altura: 60 cm
Peso: 23,5 kg

Elekid foi descoberto como a primeira forma de uma Electabuzz. É capaz de gerar eletricidade ao girar seus braços, mas ainda não consegue estocá-la. Elekid pode ser obtido pela reprodução de Electabuzz; na White Forest, no Virbank Complex ou na Mirage Mountain localizada ao sul da Route 129. Evolui para Electabuzz no nível 30.




Magby

Tipo: 
Habilidade: Flame Body ou Vital Spirit (oculta)
Cor: Vermelho
Altura: 70 cm
Peso: 21,4 kg

Magby foi descoberto como a primeira forma de uma Magmar. Costumava ser encontrado em crateras vulcânicas, e apesar de ser pequeno, sua temperatura corporal pode chegar a mais de 600 ºC. Magby pode ser obtido pela reprodução de Magmar, na White Forest, no Virbank Complex ou na Mirage Mountain localizada ao leste da Route 125. Evolui para Magmar no nível 30.




Azurill

Tipo: 
Habilidade: Thick Fat, Huge Power ou Sap Sipper (oculta)
Cor: Azul
Altura: 20 cm
Peso: 2 kg

Azurill foi descoberto como a primeira forma de uma Marill. Costuma se encontrado à beira d'água, se movendo rapidamente por terra quicando em sua própria cauda. Azurill pode ser obtido pela reprodução de Marill ou Azumarill com o Sea Incense equipado, no Great Marsh, no Trophy Garden, na Safari Zone de Johto, na White Forest, na Route 20 de Unova, no Floccesy Ranch, ou nas Routes 3 e 22 de Kalos. Evolui para Marill por felicidade.




Wynaut

Tipo: 
Habilidade: Shadow Tag ou Telepathy (oculta)
Cor: Azul
Altura: 60 cm
Peso: 14 kg

Wynaut foi descoberto como a primeira forma de uma Wobbuffet. Sempre visto com um sorriso no rosto, mas é possível determinar se está irritado ao olhar para sua cauda (estará chicoteando o chão nesse caso). Wynaut pode ser obtido pela reprodução de Wobbuffet com o Lax Incense equipado, na Mirage Island, na Route 2 de Unova, ou ainda dado ao jogador como ovo por uma pessoa de Lavarigde Town. Evolui para Wobbuffet no nível 15.




Budew

Tipo: 
Habilidade: Natural Cure, Poison Point ou Leaf Guard (oculta)
Cor: Verde
Altura: 20 cm
Peso: 1,2 kg

Budew foi descoberto como a primeira forma de um Roselia. É sensível as mudanças de temperatura, e dizem que seu botão se abre quando sente o calor do sol. Budew pode ser obtido pela reprodução de Roselia ou Roserade com o Rose Incense equipado; nas Routes 204, 205, 208 ou 212, na Eterna Forest, no Great Marsh, na Safari Zone de Johto, na Ilex Forest, na Viridian Forest, na White Forest ou na Route 4 de Kalos. Evolui para Roselia por felicidade, mas só durante o dia.




Chingling

Tipo: 
Habilidade: Levitate
Cor: Amarelo
Altura: 20 cm
Peso: 0,6 kg

Chingling foi descoberto como a primeira forma de uma Chimecho. A cada salto, emite um som de sininho, mas pode ensurdecer seus oponentes com gritos de alta frequência Chingling pode ser obtido pela reprodução de Chimecho com o Pure Incense equipado, na Route 211, no Lake Valor, no Mt. Coronet, no Lake Acuity, na Sendoff Spring, na Turnback Cave, na Safari Zone de Johto e na maioria das cavernas da região, na Route 11 de Kalos ou na Reflection Cave. Evolui para Chimecho por felicidade, mas apenas à noite.




Bonsly

Tipo: 
Habilidade: Sturdy, Rock Head ou Rattled (oculta)
Cor: Marrom
Altura: 50 cm
Peso: 15 kg

Bonsly foi descoberto como a primeira forma de uma Sudowoodo. Prefere um clima mais árido, liberando água por seus olhos para ajustar seu nível de umidade. Bonsly pode ser obtido pela reprodução de Sudowoodo com o Rock Incense equipado, nas Routes 209 e 210 ou no Trophy Garden. Evolui para Sudowoodo aprendendo o golpe "Mimic" e subindo de nível.




Mime Jr.

Tipo: 
Habilidade: Soundproof, Filter ou Technician (oculta)
Cor: Rosa
Altura: 60 cm
Peso: 13 kg

Mime Jr. foi descoberto como a primeira forma de uma Mr. Mime. Ele imita as expressões e movimentos daqueles que vê para entender os sentimentos dos outros. Mime Jr. pode ser obtido pela reprodução de Mr. Mime com o Odd Incense equipado, nas Routes 209 210 ou no Trophy Garden. Evolui para Mr. Mime aprendendo o golpe "Mimic" e subindo de nível.




Happiny

Tipo: 
Habilidade: Natural Cure, Serene Grace ou Friend Guard (oculta)
Cor: Rosa
Altura: 60 cm
Peso: 24,4 kg

Happiny foi descoberta como a primeira forma de uma Chansey. Adora coisas redondas e brancas, as carregando numa imitação de sua evolução. Happiny pode ser obtida pela reprodução de Chansey com o Luck Incense equipado, no Trophy Garden, na Mirage Forest ao oeste da Route 105 ou na Mirage Mountain ao norte da Route 125. Evolui para Chansey segurando a Oval Stone e subindo de nível.




Munchlax

Tipo: 
Habilidade: Pickup, Thick Fat ou Gluttony (oculta)
Cor: Preto
Altura: 60 cm
Peso: 105 kg

Munchlax foi descoberto como a primeira forma de uma Snorlax. Costuma esconder comida no seu pelo comprido mas frequentemente esquece desse fato. Munchlax pode ser obtido pela reprodução de Snorlax com o Full Incense equipado, em árvores melíferas ou trocando por um Cinccino no verão em Undella Town. Evolui para Snorlax por felicidade.




Riolu

Tipo: 
Habilidade: Steadfast, Inner Focus ou Prankster (oculta)
Cor: Azul
Altura: 70 cm
Peso: 20,2 kg

Riolu foi descoberto como a primeira forma de uma Lucario. Eles se comunicam uns com os outros por meio da aura. Riolu pode ser obtido pela reprodução de Lucario, na Safari Zone de Johto, na Challenger's Cave, no Floccesy Ranch, na Route 22 de Kalos, ou dado ao jogador como ovo por Riley. Evolui para Lucario por felicidade, mas só durante o dia.




Mantyke

Tipo: 
Habilidade: Swift Swim, Water Absorb ou Water Veil (oculta)
Cor: Azul
Altura: 1 m
Peso: 65 kg

Mantyke foi descoberto como a primeira forma de uma Mantine. Cientistas descobriram que o padrão em suas costas varia conforme a região. Mantyke pode ser obtido pela reprodução de Mantine com o Wave Incense equipado, na Route 223, em Sunyshore City, Undella Town, Undella Bay, na Route 21 de Unova, na Route 12 de Kalos, em Shalour City, Azure Bay ou no Battle Resort. Evolui para Mantine com um Remoraid na equipe e subindo de nível.



Formas de se obter um Pokémon bebê nos jogos

Como é incomum encontrá-los no meio selvagem, a maioria dos Pokémon bebês é obtida através da reprodução de suas formas mais evoluídas. Contudo, algumas espécies necessitam de um incentivo a mais para poderem gerar um Pokémon bebê, e não apenas outro indivíduo da mesma espécie e estágio evolutivo da mãe.


Sea Incense - Nasce um Azurill. Para que ele nasça, equipe o Sea Incense em uma Marill/Azumarill fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Lax Incense - Nasce um Wynaut. Para que ele nasça, equipe o Lax Incense em uma Wobbuffet fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Rose Incense - Nasce um Budew. Para que ele nasça, equipe o Rose Incense em uma Roselia/Roserade fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Pure Incense - Nasce um Chingling. Para que ele nasça, equipe o Pure Incense em uma Chimecho fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Rock Incense - Nasce um Bonsly. Para que ele nasça, equipe o Rock Incense em uma Sudowoodo fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Odd Incense - Nasce um Mime Jr. Para que ele nasça, equipe o Odd Incense em uma Mr. Mime fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Luck Incense - Nasce uma Happiny. Para que ela nasça, equipe o Luck Incense em uma Chansey/Blissey ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Full Incense - Nasce um Munchlax. Para que ele nasça, equipe o Full Incense em uma Snorlax fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.

Wave Incense - Nasce um Mantyke. Para que ele nasça, equipe o Wave Incense em uma Mantine fêmea ou com um Pokémon do seu grupo, e faça breeding.


No anime

Todas as espécies de Pokémon bebê já aparecem no anime. Em sua maioria, são Pokémon com uma personalidade infantil e por vezes travessa, mimados por seus treinadores e adotados como o mascote do grupo; como o Togepi e o Azurill de Misty, o Bonsly de Brock e o Mime Jr. de James. 


Já em outras ocasiões, são Pokémon que gostam de lutar e se exibir como qualquer outro, e são tratados como tais. Exemplos desse grupo são o Munchlax de May, o Elekid de Paul, o Budew de Nando, o Rilou de Cameron e outros Riolus selvagens.


Os Pokémon bebê também costumam aparecer nos mini-filmes, geralmente aprontando alguma confusão, como no mini-filme Pikachu & Pichu, exibido antes do terceiro filme da franquia.


No mangá

A maioria dos Pokémon bebês recorrentes no mangá foi o primeiro Pokémon do protagonista, sendo tratado como mascote do grupo, mas também como um ás na manga se tratando de batalhas. O Mulchlax de Diamond é um tanto guloso, preguiçoso e age mais como alívio cômico, mas provou sua capacidade como lutador contra membros da Equipe Galáctica, a líder Fantina e até mesmo os lendários Palkia e Dialga! Já a Smoochum de Crys é perita em previnir que Pokémon selvagens escapem, tornando-os alvos fáceis para as capturas da garota.


Mas os Pokémon bebês com maior destaque no mangá são o Togepi e o Pichu de Gold. Togebo quebra todos os esteriótipos do Togepi fofinho e indefeso, sendo especialista em jogos de azar e considerado uma das maiores forças da equipe, até mesmo para enfrentar Arceus! Já o Pichu, recém-chocado do ovo, desferiu um golpe forte o suficiente para libertar Celebi do dominío do Homem Mascarado. Na saga Emerald, junto com seus pais (os Pikachus de Red e Yellow), conseguiu derrubar o Kyrogue monstro que ameaçava afundar a Battle Frontier.


Em outras ocasiões, Pokémon bebês aparecem brevemente na posse de outros treinadores, sendo tão capazes de lutar como qualquer outro (como a Igglybuff e a Cleffa de Whitney, o Elekid do trio de elite da Equipe Rocket; o Riolu de Maylene ou o Chingling de um recruta da Equipe Galática). Já em outros cenários, eles são simplesmente Pokémon selvagens, tal como os inúmeros Wynaut da Mirage Island.


No TCG

Os Pokémon bebê são considerados como Pokémon básicos, e possuem mecânicas próprias no TCG. Apesar de terem pontos de saúde muito baixos, esses Pokémon contam com habilidades que atrasam o oponente e ataques voltados para suporte (busca e compra de cards, por exemplo).

Nas séries Neo e e-Card, o oponente era forçado a jogar uma moeda antes de atacar, se desse cara, não haveria dano ao Baby Pokémon. Abaixo da arte do card, além desse aviso, também há a indicação de qual Pokémon o Pokémon bebê irá evoluir. Cabe lembrar que esse é um "atributo", não um Poké-Power, então continuava ativo independente de o Pokémon ter uma condição especial ou da vontade do jogador.


Nas séries EX, Diamond & Pearl e Platinum os Pokémon bebês tinham o Poké-Power "Baby Evolution", que além de permitirem a evolução no turno ainda removiam todos os marcadores de dano. Sendo um Poké-Power, o jogador teria que anunciar que está o usando, além dessa habilidade poder ser anulada por outros ataques e habilidades. Nessas séries os Pokémon bebês ganharam um pouco mais de pontos de saúde.


Em sua última aparição, na série HeartGold & SoulSilver, eles contavam com o Poké-Body "Sweet Sleeping Face", que prevenia qualquer dano oriundo de ataques caso o Baby Pokémon estivesse dormindo, além de conseguirem atacar sem energia. Como revés, seus pontos de saúde foram reduzidos.


* Créditos das imagens: screenshots do anime, dos jogos, do mangá e do TCG, artwork oficiais.
* Matéria escrita originalmente por Will em 15.2.16 e por Lucas em 1.12.10 e atualizada por NANABS.

5 comentários:

  1. So pra constar, Está ao contrario a evolução do Tyrogue, Atck > Def = Hitmonlee
    Def > Atck = Hitmonchan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido! Obrigada pela observação, Math.

      Excluir
  2. esses pokemons bebes sao tao fofos!!!!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo texto,dicou otimo!

    ResponderExcluir
  4. kk o Tyrogue ta parecendo aqueles jogadores de Football americano kkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!