Pokémon baseado em animais e folclore brasileiro


Bom dia pessoal! Para quem não me conhece, me chamo Luiz Eduardo Souza, e sou redator do site. Mesmo que já tenha sido contratado há alguns meses, nunca parei para me apresentar de verdade. Então prazer em conhecê-los, hehehe xD. Costumavam me chamar de Master no mundo virtual, então se quiserem me chamar estão permitidos kkk!

Mas enfim, sem mais delongas vamos ao assunto da matéria, que é bem interessante e talvez alguns de vocês não saibam muito sobre. Existem alguns Pokémon baseado na fauna brasileira assim como na sua cultura, você sabia? Vamos lá com a lista:

DrowzeeHypno
Drowzee e Hypno

Estes Pokémon são conhecidos pela sua alta inteligência e o poder que está concentrado em suas mentes, não é para menos que se trata de Pokémon psíquicos. E por trás dessa capacidade mental, há uma inspiração num animal bastante conhecido no Brasil: a anta.

O animal é considerado o maior mamífero da América do Sul, e suas fêmeas podem medir até 2m de comprimento, 1m de altura e pesar 300kg. A criatura vive na América do Sul e no Sudeste Asiático e em nosso país possui uma espécie brasileira, visto na imagem abaixo.

Anta brasileira. Como visto no filhote há algumas
listras, serão estas inspirações para a "mancha" inferior
no Pokémon?

A gestação de uma anta dura cerca de 1 ano e 1 mês, e os filhotes (nesse caso da anta brasileira) nascem rajados com cor branca e marrom, e essa coloração dura até 5 meses. Essa característica parece estar relacionada com o Drowzee, por ele possuir a parte inferior do seu corpo pintada da cor marrom, e essa mancha sumir ao evoluir para Hypno, nos faz remeter a ideia de que Drowzee é o "bebê", que está na fase de transição para atingir a aparência adulta.

OBS: Há também uma espécie, encontrada no Sudeste Asiático, chamada de Tapir Malaio ou Anta-Malaia. Ela tem uma fisiologia muito parecida com a do Drowzee, pois a parte de baixo é totalmente pintada, e algo curioso é que esse animal possui hábitos noturnos, o que pode estar relacionado com o fato de Drowzee e Hypno serem comedores de sonhos, acabando por agir também à noite.

Anta malaia


Ekans
Ekans

Ekans anatomicamente é baseada em uma cobra, e o é de fato. Adicionado a isso, vemos um chocalho, aparelho exclusivo de uma espécie conhecida como cascável, habitante das Américas e que também está presente no Brasil. Tanto é que uma cidade do estado do Paraná tem esse nome em sua homenagem.

Quando pensamos em chocalho, normalmente pensamos no brinquedo dos nossos tempos de infância. Mas ele também é um pedaço de pele que permaneceu na cobra no período do seu crescimento. A epiderme da área foi se quebrando, restando apenas os anéis de guiso, cujo conteúdo interior produz um som parecido ao do brinquedo.

A cascável muda sua pele 4 vezes durante sua vida, e
uma curiosidade - o som do chocalho pode chegar
a incríveis 50 metros.

Hitmontop
Hitmontop

Saindo de uma inspiração baseada na fauna brasileira, partimos para Pokémon baseado na cultura e em seus elementos. Vocês já pararam pra pensar por que motivo o Hitmontop está nessa posição, de cabeça-pra baixo e sempre com os pés em ativa, fazendo rodopios e chutes consecutivos? Para quem ainda não entendeu a referência, ele é baseado na capoeira, arte marcial pelos afrodescendentes residentes no Brasil, é uma dança exclusivamente brasileira e é conhecida e valorizada mundialmente.

Essa dança caracteriza-se por golpes, movimentos ágeis e complexos, primeiramente chutes e rasteiras, mas chegando até a cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e também é feita de acrobacias em solo ou aéreas. E é nisso que o Hitmontop se baseia, ou seja, em movimentos aéreos compostos de vários chutes efetivos.

A capoeira também é conhecida pelo seu ritmo, afinal
além de arte marcial também é considerada uma dança,
expressão, cultura e música. Por isso a combinação
de chutes seguidos de Hitmontop.

Whimsicott
Whimsicott

Mas em quê o Whimsicott é baseado? Pensei que ele fosse um tipo de algodão. Mas é, de fato! Assim como em uma lenda baseada em uma ovelha que crescia juntamente de uma planta, a qual se ligava com o animal por meio de um cordão umbilical. É meio esquisito mas faz todo o sentido, por isso o fato de Whimsicott pertencer ao tipo Planta.

Mas, cadê a influência brasileira na história? Calma!! Whimsicott é baseado também no saci-pererê. É uma história bastante conhecida entre os habitantes do país, em todas as regiões, e possui várias derivações. A história iniciou no Sul do país, com os padres jesuítas e suas bandeiras, expedições no interior do território que iam em busca de indígenas para catequizar (transformar os índios em católicos cristãos).

O saci-pererê em lenda, foi um indígena,
por isso apresentava pele morena, assim como
Whimsicott. No entanto, na imagem acima
está a representação afro-americana,
que é a mais conhecida

Os jesuítas acreditaram ver um vulto homem com apenas um pé, andando saltitante pela vegetação. No entanto, não é essa a lenda que conhecemos. A partir da transmissão do folcore, a imagem do saci era de um homem negro, que podia ser encontrado na região Norte do país, onde está a Floresta Amazônica. Esta é a versão criada pelos Afro-americanos brasileiros.

ElectrikeManectric
Electrike e Manectric

Electrike, assim como Manectric, são ambos influenciados pela anatomia e características do lobo-guará, um animal encontrado na América do Sul, mas que pode ser encontrado principalmente no Brasil, devido a grande área do território em que está presente.

Esse animal é caracterizado por suas pernas compridas e ágeis, assim como as pernas de Manectric, que são elétricas e os faz dele atingir altas velocidades. Devido a essa velocidade, os lobos conseguem subir a montanhas e morros, e saltar no momento da caça.

 

A espécie (Chrysocyon brachyurus) está em processo de extinção, devido a doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada das matas. É um mamífero de comportamento tranquilo, o que se assemelha com esses canídeos que tanto amamos, caracterizados por serem mansos e aliás fiéis ao homem.

A coloração dele é castanho claro avermelhada com manchas marrom nas pernas, caldas e pescoço, o que pode relacionar com as diferentes cores apresentadas em Electrike e Manectric no seu corpo.

Celebi
Celebi

Como assim? Em que o Celebi pode ter sido influenciado? Fácil. Ele está aberto e claramente ligado à lenda do Curupira. É uma história muito conhecida do nosso folclore, não duvido de você já ter ouvido falar. A lenda fala de um garoto que adorava passar os dias embaixo de uma mangueira deliciando-se de mangas. Quando era visto, corria tão rápido que uma visão humana não seria capaz de acompanhá-lo, o que nos remete a velocidade e a capacidade de voar do Celebi.

A função do curupira é proteger as árvores, plantas e caçadores, e esse seu dever é o mesmo de Celebi, considerado o Pokémon protetor das florestas, da natureza, como visto no terceiro filme "Viajantes do tempo"

Curupira, assim como Celebi, representa o "coração" da floresta

Para assustar os caçadores e lenhadores, que estão entre os principais inimigos do garoto, ele emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos das florestas". Esta última informação é muito semelhante ao Celebi, por ele apresentar fortes poderes psíquicos.

OBS: É importante lembrar que o Celebi não tem apenas uma influência, ele também foi originado a partir de outras mitologias, como a grega, com as dríades (espíritos da natureza que habitavam as árvores e também cuidavam da floresta), os kodamas (da mitologia japonesa, de um espírito das montanhas, originado a partir da morte de uma árvore), e também das fadas (lendas europeias)

 SophieAndersonTakethefairfaceofWoman.jpg
Dríade e fada, respectivamente

Kodama no anime Princess Mononoke. Os Kokiri e várias raças
dos jogos The Legend of Zelda também foram infuenciada nessa lenda.

CarvanhaBasculin
Carvanha e Basculin

Carvanha e Sharpedo são, logicamente, baseadas na piranha. Carvanha possui dentes afiados, e seu nome também deriva da palavra piranha (Carvanha), enquanto os Basculin de ambas cores são caracterizados por sua extrema violência e por serem hostis, características desses peixes que vivem em rios da América do Sul, como o Amazônia, São Francisco e Paraguai-Paraná.

As piranhas são peixes carnívoros e muito ágeis, característica de Carvanha e Basculin. São capazes de destruir pedaços de carne em segundos, devido aos seus dentes muito afiados, o que também retrata esses Pokémon, que possuem um alto ataque e muitos ataques envolvendo mordidas.

 

São capazes de notar uma gota de sangue em 200 litros de água e percebem as vibrações dos animais feridos facilmente. E não faltam semelhanças com os Pokémon: possuem um corpo chato em forma de disco, cabeça achatada frontalmente, boca rasgada para região posterior da cabeça e semi aberta deixando visíveis seus dentes triangulares, laminares e aguçados, cuja função é a de cortar e dilacerar. 

As cores e formas das barbatanas variam em cada espécie, o que define eficientemente os Basculin, por apresentarem duas cores diferentes, e cada uma apresentar nadadeiras e barbatanas de diferentes formas.

E é isso pessoal, espero que tenham gostado! xD

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. o drowzee não e essa especie de anta ele e essa aki o http://img.terra.com.br/i/2009/06/09/1227727-0790-atm14.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, irei ajeitar, obrigado pela ajuda!! :)

      Excluir
  2. só o Celebi não faz muito sentido pq tem vários seres de mitologias e folclores que tem seres parecidos com o Celebi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem mais influências sim com as mitologias antigas, mas não quer dizer que ele também não esteja relacionado com o curupira

      Excluir
  3. Discordo o Celebi tem mas haver com mitologia Celta pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem mais influências sim com as mitologias antigas, mas não quer dizer que ele também não esteja relacionado com o curupira

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال