Afinal, Pokémon GO pode fazer com que Pokémon volte a ser o que era no Brasil?


Se você, assim como eu, viveu a febre de Pokémon no início dos anos 2000 aqui no Brasil, sabe muito bem que tempos como aqueles dificilmente podem voltar. A decrescente popularidade da franquia não é uma questão de queda de qualidade, é apenas uma ação do tempo. 



Muitos fãs cresceram e deixaram de gostar, outros não lidaram muito bem com os novos Pokémon que foram sendo apresentados com o passar do tempo. A verdade é que essa "ação do tempo" é mais natural do que pensamos e pode afetar quase qualquer coisa que amamos, quando o assunto é cultura pop ou algo do tipo. Não é novidade para ninguém que Pokémon foi e ainda é um fenômeno cultural difícil de explicar. A franquia não tem apenas fãs, tem seguidores implacáveis, capazes de movimentar a internet e viralizar memes e jogos com sua força - todos se lembram do sucesso que foi a galera jogando Pokémon Red no Twitch Play, né? 

Apesar do massivo sucesso de seus jogos e da ascenção do Trading Card aqui no Brasil, Pokémon não é mais o que era. Se antes você saia de casa e via um Pikachu a cada esquina, agora é um pouco mais difícil de achar produtos - com sorte você encontra os oficiais em grandes lojas de brinquedo, e olhe lá. 

Mas será que Pokémon GO pode, de alguma forma, mudar isto em algum aspecto? 



Pokémon GO, um fenômeno inquestionável

Como já foi dito (e visto, é claro), Pokémon GO alcançou um patamar impressionante em muito pouco tempo. Apesar de ainda não ter chegado ao Brasil, a febre já nos atingiu. Piadas feitas pela imprensa, emissoras citando o jogo e uma expectativa que, acredite se quiser, supera a das Olímpiadas do Rio. Pokémon não é brincadeira, meu caro leitor!

Enquanto aguardamos o lançamento, me perguntei se Pokémon GO pode ser capaz de balançar as estruturas novamente, como o anime fez no passado. Se isso se confirmar podemos nos preparar para uma nova leva de produtos relacionados a franquia, o anime voltando a passar com destaque em emissoras abertas? Podemos sonhar com o retorno do saudoso Guaraná Caçulinha Pokémon ou coisas do gênero? Olha, se depender da popularidade do aplicativo eu acredito que nenhum de vocês apostaria contra.

O ponto é que podemos estar prontos para viver um novo capítulo de Pokémon no Brasil, capítulo este que parecia muito distante - ficou ainda mais quando a Nintendo decidiu sair oficialmente do Brasil como distribuidora de jogos. 



Que venha Pokémon GO e que, com ele, uma nova era de Pokémon invada nossas vidas. Quem diria que 20 anos depois Pokémon estaria em todos os noticiários novamente? O jogo mudou, não é mesmo? 

Seja como for, continuamos aguardando. Notícias indicam que o game pode ser lançado no próximo final de semana e a ansiedade já é mais de 8.000! Eu já estou a postos, com meu celular em mãos checando dia e noite se o game está disponível. E, mais uma vez, esperarei para quando a hora chegar tentar ser dos mestres o melhor!

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Pokémon GO! vai fazer mais pelo Brasil do que qualquer fanfic não autorizada...ops

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال