Ações da Nintendo Despencam com Comunicado sobre Pokémon GO


Em meio ao sucesso de Pokémon GO, as ações da Nintendo subiram estrondosamente, chegando a ter o maior aumento na bolsa de valores do Japão em um só dia! As ações da empresa dobraram e chegaram a ultrapassar a da concorrente Sony.

Em meio a isso tudo, a Nintendo teve que liberar um comunicado na última sexta feira (22/07), um comunicado aos seus investidores, relembrando que não é, de fato, a completa dona do jogo. Veja abaixo o vídeo onde Tom Hanke (CEO da Niantic) e Junichi Masuda (CEO da Game Freak) falam sobre os investimentos e ações das companhias envolvidas daqui para frente e o comunicado na íntegra em forma de texto:


Niantic Inc. é uma empresa com sede nos EUA, e começou a distribuir hoje o aplicativo "Pokémon GO" para smartphones no Japão. Ese jogo mobile é desenvolvido e distribuído pela Niantic Inc. , The Pokémon Company, que é uma empresa afiliada da Nintendo Co. Ltd. (a "Companhia"), detém os direitos de propriedade sobre Pokémon. A Pokémon Company vai receber uma taxa de licenciamento, bem como a compensação pela colaboração no desenvolvimento e operações da aplicação. A Companhia detém 32% do poder de voto da The Pokémon Company. A Pokémon Company é uma empresa afiliada da Companhia, contabilizados pelo método de equivalência patrimonial. Devido a este sistema de contabilidade, o lucro refletido sobre os resultados dos negócios consolidados para a Companhia é limitado. Além disso, um dispositivo periférico para uso com o aplicativo, "Pokémon Go Plus", que será produzido e distribuído pela Companhia, está agendado para lançamento. Todos os itens acima estão para serem lançados em 31 de março de 2017, conforme estabelecido em 27 de abril de 2016. Tomando a situação atual em consideração, a Companhia não está modificando a previsão financeira consolidada para agora. A Companhia fará uma divulgação oportuna quando a Companhia precisar modificar suas previsões financeiras.

E como esperado, os investidores da Nintendo reagiram à este comunicado de forma negativa: a empresa sofreu uma queda de $6,7 bilhões, isso não acontecia desde 1990! E as ações ainda continuam a cair!

Como o jogo é fruto de uma parceria entre a Pokémon Company e a Niantic, os lucros são divididos entre as duas, exceto cerca de 30% que vai para a Apple (das vendas no iOS) e mais 30% que vão para a Google (das vendas no Android). Não se sabe exatamente em que proporção estes lucros serão divididos entre a Pokémon Company e a Niantic.

Como a Nintendo possui 32% dos direitos da Pokémon Company, estima se (segundo o analista da Macquarie Securities, David Gibson) que ela ficará com cerca de 13% dos lucros totais do jogo, além disso, a empresa também terá os lucros das vendas do acessório Pokémon GO Plus, que está sendo totalmente desenvolvido pela empresa.

Fonte: Nintendo Everything e Centro Pokémon

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال