Torneios Pokémon

Os Torneios Pokémon ou Concursos Pokémon foram introduzidos na 3ª Geração (RSE). Você sabe como funcionam? Acompanhe!

Torneio nos Jogos

Nos jogos os Torneios certamente já te geraram muitas dúvidas. A forma de competição e de acesso aos Contest nos jogos são bem diferentes da forma que o anime nos apresentou. Eles são divididos por níveis e por categorias. As categorias são: Cool, Beauty, Smart, Cute e Tough. Enquanto aos níveis temos: Normal, Super, Hyper e Master. Para disputar deve-se escolher uma categoria e posteriormente um Pokémon. No Torneio de nível Normal, qualquer Pokémon pode entrar. A partir do nível Super é necessário que seu Pokémon já tenha uma Ribbon (Fita) ganha no Torneio Normal da categoria que deseja disputar. E assim sucessivamente nas outras categorias. 

Os Coordenadores sempre têm três adversários em cada competição. Em Ruby, Sapphire e Emerald os torneios eram divididos em duas rodadas. Essa ideia mais simples foi melhor desenvolvida na 4ª geração com o Pokémon Super Contest e nos remakes da 6ª geração esse sistema voltou a ser melhorado com o Pokémon Contest Spectacular

Outra novidade bem legal em Omega Ruby e Alpha Sapphire é que fotos de seus Pokémon podem ser tiradas nos locais de competição e salvas em seu console. Além disso, durante o Talent Round, você pode utilizar a câmera de seu 3DS para gerar um fundo real em suas apresentações. Essa opção pode ser ativada ou desativada falando com um homem no Contest Hall



Primeiro Round

Nesta etapa, os quatro Pokémon são classificados com base em seus stats. Isso depende da categoria que está sendo disputada. Se vocês está disputando uma competição Cuteness, quanto mais stats de Cute seu Pokémon tiver, mais aprovação do público ele vai ganhar. Para elevar o stats deve-se preparar Pokéblocks específicos com Berries. Em R/S/E a aprovação do público era representada por corações que apareciam em cima das cabeças das pessoas. Quanto mais alto o stats do Pokémon, mais corações eram recebidos.


Em Omega Ruby e Alpha Sapphire essa etapa é conhecida como Introduction Round. Aqui a aprovação é mostrada pela quantidade de aplausos, assovios e de bastões luminosos levantados pelo público. Além disso, é mostrada uma introdução especial para o Pokémon com o maior stats do respectivo concurso. 



É possível aumentar o stats de seu Pokémon dando para ele segurar um Scarf. Cada cor diferente aumenta um stats de torneio diferente em 20 pontos. Exemplo: Blue Scarf aumenta em 20 pontos o stats de Beauty. Segue abaixo uma tabelinha.

Figura
Nome
Tipo
Red Scarf
Coolness
Blue Scarf
Beauty
Yellow Scarf
Toughness
Green Scarf
Cleverness
Pink Scarf
Cuteness



Segundo Round (Appeal)

Nessa etapa os Pokémon se revezam na frente de um juiz utilizando seus movimentos. Existem diversos combos de movimentos que além de fazer seu Pokémon ganhar corações e aplausos, tira corações dos Pokémon adversários. 


Em Omega Ruby e Alpha Sapphire essa etapa é conhecida como Talent Round. A grande novidade aqui é que o Coordenador pode Mega Evoluir seu Pokémon quando a empolgação do público atinge o seu ápice. Apertando a tela à esquerda do botão da câmera faz o público aplaudir, já apertando o lado direito faz o público vaiar uma apresentação.


Pós Torneio

Após o término da segunda rodada, os resultados dos quatro Pokémon são mostrados. As estrelas mostram o desempenho do seu Pokémon no primeiro round. Os corações mostram o seu desempenho no segundo round. Vence o Coordenador que tiver a soma maior.

Um pequeno retrato do vencedor é colocado no Contest Hall. Contudo, um artista vai pintar um retrato grande seu se você ganhar um Contest no Master Rank. Essa pintura maior fica em exibição no museu de Lilycove.



4ª Geração


A 4ª Geração merece uma atenção especial. Ela trouxe o Pokémon Super Contest. Ele é bem diferente dos Torneios presentes nos jogos referentes a Hoenn. A primeira diferença é na preparação do Pokémon. Para elevar os stats em Sinnoh, você deve dar Poffins a seu Pokémon ao invés dos Pokéblocks. Uma das adições notáveis foi o fato de você poder mudar sua roupa e o visual de seu Pokémon (coisa que foi mantida em OR/AS). O Super Contest é dividido em três etapas: Visual Competition, Dance Competition e Action Competition. Na apresentação visual os espectadores dão nota exatamente ao visual de seu Pokémon. Na competição de dança, você tem que seguir os passos de dança do Pokémon na sua frente. A competição de ação é a mesma que nós temos em Hoenn: apresentação na frente do juiz. Em breve vou trazer uma matéria especial somente sobre o Super Contest.


5ª Geração (Musical)


Nessa geração nós não temos os Contest. Porém, existe um musical em Nimbasa que se assemelha aos Torneios. Nele você arruma seu Pokémon com roupas ganhas ao vencer cada musical e depois assiste ao seu Pokémon dançar. Para vencer, você deve saber a hora certa de usar seus itens para ganhar aplausos. Após sair vitorioso de um musical, você pode registrar uma foto na parede do local.

Torneios no Anime


No anime os Torneios acontecem de forma diferente. Também são dois rounds como nos jogos, porém o primeiro round é uma rodada de apresentação onde os coordenadores têm que mostrar beleza com movimentos combinados. Já o segundo round é uma rodada de batalhas diferentes da comum. Ela tem um tempo de cinco minutos e pontos preestabelecidos. Para fazer o adversário perder pontos, o coordenador deve aplicar golpes e ao mesmo tempo fazer eles serem belos. Se por um acaso o Pokemon adversário é nocauteado, o coordenador se torna vencedor  mesmo que tenha menos pontos que seu oponente.

Um coordenador precisa do Contest Pass específico da região para disputar os Torneios dela. Aos coordenadores que conseguem conquistar cinco fitas de determinada região é conferido o direito de participar do Grande Festival dessa mesma região. Existe uma competição especial chamada Copa Wallace que todo ano ocorre em uma região diferente. A fita conquistada na Copa Wallace foge à exceção, pois pode ser utilizada para entrar no Grande Festival de qualquer região.

Aqua Ribbon: A fita da Copa Wallace.

Um outro detalhe interessante é que a validade das fitas não expiram até serem usadas para ingressar no Grande Festival. Um coordenador pode conquistar uma fita em um ano x e usá-la para entrar em um Grande Festival em um ano y. Após o uso das fitas para entrar no Grande Festival, elas perdem a validade.

Os Torneios e o Grande Festival costumam ter regras diferentes em cada região. Em Hoenn, os coordenadores têm que usar o mesmo Pokémon em ambos os rounds nos Torneios comuns. No Grande Festival já é permitida a troca de Pokémon entre os rounds. A mestre de cerimônia das competições de lá é Vivian Meridian. Quando May participou do Grande Festival de Hoenn, a competição foi disputada na cidade de Slateport e contava com 247 coordenadores nas fases preliminares. Esse número foi reduzido para 64 coordenadores na fase de apresentações. Cada coordenador podia usar apenas um Pokémon na fase de apresentações e era avaliado em notas de 0 a 100. Durante a fase de batalhas, elas passaram a ser batalhas duplas. O grande campeão da competição foi Robert e May acabou ficando no Top 8. A competição ocorreu no anime durante três episódios.


A arena do Grande Festival em Slateport.

Vivian Meridian.

May vs Anthony no Top 16.

Robert: O campeão.

Nos Torneios normais em Kanto, os coordenadores podem entrar com um Pokémon diferente para cada Round. A mestre de cerimônias dessa região é Lilian Meridian. O Grande Festival de Kanto foi realizado no Planalto Índigo (mesmo lugar da Liga Pokémon) durante a participação de May. A competição também recebeu 247 coordenadores que passaram por uma rodada preliminar de apresentações onde os Pokémon só poderiam usar um de seus movimentos. Ao restarem 64 na rodada de apresentações principais, todos os movimentos já estavam liberados para uso. Assim como em Hoenn, os coordenadores podiam trocar de Pokémon entre os rounds. A fase de batalhas começou no Top 16 com o formato de batalhas duplas. A grande campeã da competição foi Solidad. A nossa protagonista May até que progrediu em relação a Hoenn ficando no Top 4. A competição aconteceu no anime durante três episódios.


A arena principal do Grande Festival de Kanto.

Lilian Meridian..

May e seus rivais na competição.

Solidad: A grande campeã.

Em Sinnoh, os coordenadores entram com um Pokémon para cada round e geralmente costumam se trocar para competir, como Dawn costumava fazer. Eles também usam Cápsulas de Bola e Selos Especiais para melhorar a entrada de seus Pokémon. A mestre de cerimônias dessa região é Marian. O Grande Festival de Sinnoh foi disputado no Lago Valor durante a participação de Dawn. Ao contrário das outras competições, são apenas 108 coordenadores competindo e apenas um round de apresentações. O diferencial é que as apresentações devem ser em dupla, assim como as batalhas que começam no Top 32. A grande campeã foi Zoey, rival de Dawn durante sua jornada. Nossa protagonista de cabelos azulados conseguiu uma das melhores posições que um protagonista já conquistou em uma grande competição no anime. Ela foi Vice Campeã. Seu resultado só não foi melhor que o de Ash na Liga Laranja. A competição ocorreu durante quatro episódios no anime.


A arena de competição no Lago Valor.

Zoey: A grande campeã.

Marian: Mestre de Cerimônias.

Os itens de Coordenador em Sinnoh.

Dawn durante a competição.


Os Jurados


Se você já assistiu ao anime com certeza conhece esses caras. Bom, de nome pode até não ser, mas eles sempre estão nos episódios de Torneios. À esquerda temos Raoul Contesta, presidente da confederação de Torneios Pokémon. O do meio é aquele carinha que só sabe falar "notável". Seu nome é Sr. Sukizo e ele é presidente do fã clube Pokémon. A da direita dispensa apresentações. A Enfermeira Joy da cidade em que o Torneio acontece é designada como uma das juradas. São eles que decidem os coordenadores que avançam para a fase de batalhas. Durante o Grande Festival de Hoenn, outras duas enfermeiras Joy se juntaram ao júri. Durante o Grande Festival de Kanto, a mestre de cerimônias de Hoenn Vivian Meridian, se juntou ao painel de jurados ao lado de outras três enfermeiras Joy. E no Grande Festival de Sinnoh, além de três enfermeiras Joy, a Líder de Ginásio e Top Coordenadora Fantina, se juntou ao painel de jurados.

A Top Coordenadora Fantina e seu Mismagius.

Localização dos Torneios

Abaixo contém uma lista da localização de todos os torneios conhecidos no anime.

Hoenn


Competição
Vencedor
Rustboro City
Janet
Slateport City
Robert
Fallarbor Town
May
Verdantuf Town
May
Rubello Town
Drew
Lilycove City
May
Purika City
May
Pacifdlog Town
May

Kanto


Competição
Vencedor
Saffron City
May
Silver Town
May
Wisteria Town
Harley
Chrysanthemum Island
May
Gardenia Town
May
Mulberry Town
May
Terracotta Town
Ash/May

Sinnoh

Competição
Vencedor
Jubilife City
Zoey
Floarama Town
Dawn
Alamos Town
Allegra
Hearthome City
Nando
Sage Town
Kenny
Solaceon Town
Jessilina (Jessie)
Lake Valor (Wallace Cup)
Dawn
Celestic Town
Dawn
Majolica Town
Jessilina (Jessie)
Gerbera Town
Kenny
Beach Rose Town
Nando
Chocovine Town
Dawn
Sandalstraw Town
Kenny
Lilypad Town
James *
Brussel Town
Zoey
Daybreak Town
Dawn
Neighborly Town
Jessilina (Jessie)
Arrowroot Town
Salvia **

* = Disfarçado de Jessilina.
** = Princesa Salvia disfarçada de Dawn.

Princesa Salvia e Dawn.

James disfarçado de Jessilina.


Fitas

Várias fitas foram apresentadas no decorrer do anime. Segue abaixo as imagens de algumas delas que são de nosso conhecimento.

Fitas de May em Hoenn.

Fitas de May em Johto.

Fitas de May em Kanto.

Fitas de Dawn em Sinnoh.


Torneios no Mangá


Em Pokémon Adventures, os Torneios foram introduzidos nos capítulos de Ruby & Sapphire. O aspirante a coordenador Ruby mudou-se para região de Hoenn e fugiu de casa para participar dos Torneios, pois seu pai era contra ele competir nesses eventos. Ruby fez uma aposta com Sapphire prometendo ganhar todas as fitas de torneios em 80 dias, enquanto Sapphire nesse mesmo período tinha que conseguir as 8 insígnias de Ginásio. Ele foi capaz de conquistar cada fita, cumprindo assim sua parte na aposta.

O formato de competição no mangá segue a mesma linha dos jogos. Compartilhando os seus dois rounds de disputa da mesma forma.

Ruby em Pokémon Adventures.

Então galera, essa foi a matéria sobre os Torneios Pokémon. Gostaram? Não deixem de se expressar nos comentários. Um abraço!

Um comentário:

  1. muito interessante,faz tempo que a pbn nao faz textos e curiosidades assim...

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!