A nova coleção e novas possibilidades - XY11: Dual Types (parte 2)


Saudações, treinadores e treinadores desse Brasil! 

Hoje retornamos com a parte dois dessa matéria sobre as principais estratégias para os 8 dual types anunciados para a próxima coleção. Caso você não tenha lido a primeira matéria onde abordamos os Pokémon Azumarill, Mega Gardevoir EX, Volcanion EX e Bisharp, basta clicar aqui e conferir.

Dando sequência vamos falar de outro tipo Escuridão: Shiftry.

Shiftry – Grass / Darkness – HP140
Stage 2 – Evolves from Nuzleaf
[G] Devious Wind: 40 damage. Until the end of your opponent’s next turn, all Pokemon Tools and Stadiums have no effect.
[C][C] Extrasensory: 60+ damage. If you have the same number of cards in your hand as your opponent, this attack does 40 more damage.
Weakness: Fire (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

Shiftry possui o tipo Grama e o tipo Escuridão, exatamente como os critérios originais desse Pokémon. Na outra matéria já citamos algumas cartas que podem ser úteis para Pokémon do tipo Escuridão. Nesse caso, podemos focar nossa atenção nas cartas que prestam suporte para Pokémon do tipo Grama, como é o caso das cartas: Forest of Giant Plants, um estádio que permite que os Pokémon do tipo Grama evoluam livremente, sem qualquer tipo de restrição das regras, e também o Revitalizer, que permite ao jogador pegar dois Pokémon do tipo Grama na pilha de descarte diretamente para sua mão. Há também estratégias que utilizem do Ariados da Ancient Origins, que envenena ambos os Pokémon Ativos, com exceção daqueles que sejam do tipo Grama. 


Outras cartas que são menos usadas, mas que também prestam suporte aos tipo Grama são:  Sceptile da Primal Clash, que permite ligar uma energia Grama extra no turno, removendo 3 contadores de dano do Pokémon, a Floette da Flashfire, que aumenta o HP/PS de todos os Pokémon Grama em +20, e também a Leavanny da Phantom Forces, que com seu ataque, remove 2 contadores de cada Pokémon Grama, semelhante a Herbal Energy, que remove 3 contadores quando ligada em Pokémon Grama.


É interessante notar, que o Shiftry, devido ao seu ataque Devious Wind, permite bloquear o efeito de Tools e de Stadiums, o que permite, no segundo turno de jogo, evoluir qualquer Pokémon Grama até o estágio que desejar e após isso, negar o mesmo efeito para oponente, o que pode lhe render uma boa vantagem, principalmente quando se está enfrentando Pokémon que utilizam de Estádio para atacar, como é o caso do Dimensional Valley.

Outros dois Pokémon detém o Dual Type com Grama. Vamos primeiro falar da Volcarona. 

 

Volcarona – Grass / Fire – HP110
Stage 1 – Evolves from Larvesta
[G] Blazing Scales: 20 damage. Flip a coin. If heads, your opponent’s Active Pokemon is now Confused. If tails, your opponent’s Active Pokemon is now Paralyzed.
[C][C][C] Power Hurricane: 120 damage. Discard all Energy attached to this Pokemon.
Weakness: Fire (x2)
Resistance: none
Retreat: 1

Volcarona diferentemente dos Pokémon Dual Type apresentados até aqui, não mantém exatamente os critérios originais desse Pokémon, já que o mesmo é Inseto/Fogo (o tipo Inseto é incluso no tipo grama). Na matéria passada, quando falamos do Volcanion EX já citamos alguns suportes que são uteis para o tipo fogo. Mas não o principal suporte para a Volcarona, que é: Burning Energy. Essa energia especial permite que quando você a descarte em função de um golpe, você a ligue novamente no mesmo Pokémon que utilizou o ataque, o que se torna bem efetivo com o segundo golpe “Power Hurricane” que descarta todas as energias ligadas no Volcarona. Além disso, como já dissemos, ela pode usufruir de cartas como Blacksmith, e também outras cartas que permitem ligar energias no Pokémon, como o Entei da Ancient Origins, e o Blaziken da Primal Clash (apesar de estar longe de um meta).


O outro Pokémon que compartilha do tipo Grama é o Galvantula.


Galvantula – Lightning / Grass – HP90
Stage 1 – Evolves from Joltik
[C] Double Thread: Choose 2 of your opponent’s Benched Pokemon. This attack does 30 damage to each of them. This attack’s damage is affected by Weakness and Resistance.
[L] Electricweb: 30 damage. The Defending Pokemon can’t retreat during your opponent’s next turn.
Weakness: Fighting (x2)
Resistance: Metal (-20)
Retreat: 1

Galvantula em seu Dual Type, não mantém exatamente os critérios originais desse Pokémon, já que o mesmo é Inseto/Elétrico (o tipo Inseto é incluso no tipo Grama). Já mencionamos os benefícios aplicados para Pokémon do tipo Grama, mas resta o tipo Elétrico.

Galvantula se beneficia do uso de: Rough Seas, que permite curar 30 de dano de Pokémon do tipo Elétrico e Água. Flash Energy, uma energia especial própria para Pokémon Elétrico e que remove as fraquezas do Pokémon que a possui ligada. E por  fim, uma carta extremamente rara de ser usada, Clemont, que busca 4 energias elétricas do deck para a mão. 


Por fim, mas não menos importante, temos o Mega Steelix, que ocupa tanto o tipo Metal, quanto o tipo Lutador (apesar, de originalmente o seu segundo tipo ser Terra – mas que acaba sendo englobado no tipo Lutador).


M Steelix-EX – Metal / Fighting – HP240
Mega Evolution – Evolves from Steelix-EX
When 1 of your Pokemon becomes a Mega Evolution, your turn ends.
[M][C][C][C][C] Canyon Axe: 160 damage. Does 10 damage to each of your opponents Benched Pokemon. (Don’t apply Weakness and Resistance for Benched Pokemon.)
When a Pokemon-EX has been Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.
Weakness; Fire (x2)
Resistance: Psychic (-20)
Retreat: 4

Na matéria passada, já falamos das propriedades e benefícios que o tipo Metal garante, principalmente na parte do Bisharp, e no geral, o que garante o maior benefício ao Mega Steelix é justamente o seu tipo Lutador. Isto pois, há diversas cartas que proporcionam suporte para esse tipo, tais como: Korrina, que permite buscar um Pokémon do tipo lutador diretamente do Deck, juntamente com uma carta Item. Outro Apoiador que pode atuar com sinergia nessa relação é o Maxie's Hidden Ball Trick, que permite colocar um Pokémon do tipo Lutador da sua Pilha de Descarte no Banco, ignorando qualquer regra de evolução, caso você não tenha mais nenhuma carta na mão ao joga-la. Isso permite colocar uma Mega Evolução diretamente, como já acontecia e acontece em muitos decks que utilizam o Primal Groudon-EX. 


Também pode ser utilizado em conjunto com muitas cartas que aumentam o dano dos ataques de Pokémon do tipo Lutador como é o caso da Strong Energy e Machamp da Furious Fists e Generations que aumentam em +20 o dano, o estádio Fighting Stadium, que aumenta em +20 o dano em Pokémon EX do oponente, e também o Regirock-EX da Fates Collide, que aumenta em +10 o dano. Além disso, pode-se utilizar o ataque do Carbink BREAK da Fates Collide, para ligar duas energias em qualquer Pokémon Lutador. E em casos mais raros, pode-se até mesmo ligar a Tool Focus Sash, evitando um OHKO no Mega Steelix EX.


Bom, treinadores e treinadores. Encerramos por aqui essa análise das 8 primeiras cartas Dual Type anunciadas. Novidades serão trazidas mais para frente e nos resta aguardar.
Até a próxima.

Aproveite e entre no projeto piloto: Narrando Pokémon TCG no canal oficial da Pokémon Blast News no Youtube, clicando aqui.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال