A nova coleção e novas possibilidades - XY11: Dual Types (parte 1)


Saudações, treinadores e treinadoras desse Brasil! 

Hoje estamos aqui novamente para falar dos Dual Types, e mais especificamente sobre os 8 primeiros que serão lançados na coleção futura, e possivelmente última das XY: XY11-Explosive Fighter e Cruel Traitor, e que será trazida para o ocidente como XY11-Steam Siege em Agosto. Pelo tamanho da matéria, resolvi dividi-la em duas partes, na qual, a próxima será postada na semana que vem. 

Aqui no site, o Wolowitz e o Fellipe, já postaram diversas informações sobre essa nova coleção e sobre algumas traduções da mesma. Mas aqui, vamos analisar a parte tática e do jogo sobre as principais estratégias e as possibilidades que permitem os Dual Type.

Vamos iniciar sobre a carta principal dessa coleção, foco também do novo filme: Volcanion EX.

Volcanion-EX – Fire / Water – HP180
Basic Pokemon
Ability: Steam Up
Once during your turn (before your attack), you may discard 1 Fire Energy card from your hand. If you do, during this turn, the attacks of your Basic Fire Pokemon do 30 more damage to your opponent’s Active Pokemon.
[R}[R][C] Volcanic Heat: 130 damage. During your next turn, this Pokemon can’t attack.
When a Pokemon-EX has been Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.
Weakness: Water (x2)
Resistance: none
Retreat: 3

O Volcanion EX ocupa o tipo de Fogo e Água, exatamente como os critérios originais desse Pokémon. Esses dois tipos permitem que o Volcanion EX usufrua de diversos suportes específicos para ambos os tipos. Temos como principais escolhas: Rough Seas, Dive Ball, Blacksmith.


Essas cartas podem prover uma aceleração no que tange “buscar e energizar”. Ficando fácil e sem custo buscar Volcanion EX direto do deck para a mão por meio da Dive Ball, e podendo energiza-lo por meio do Blacksmith, não limitando-se ao ataque, mas também ao uso de sua Habilidade que permite descartar uma energia Fire da mão para que todo o ataque de Pokémon Básicos de Fogo seja aumentado em 30 durante esse turno (permitindo que mais energias de fogo sejam descartadas e reaproveitadas pelo uso do Blacksmith). Além disso, devido também ao seu tipo Água, o Volcanion EX pode recuperar-se em 30 em virtude do estádio Rough Seas. Eliminei o uso de Archie's Ace in the Hole, em virtude do Volcanion EX ser um Pokémon fácil de ser colocado no banco, não tendo, portanto, a necessidade de se utilizar dessa carta (Archie's Ace).

Sua habilidade, além de utilizada para que o próprio Volcanion EX aumente o dano para 160 (Só habilidade), 170 (c/ Fighting Fury Belt) ou 180  (c/ Muscle Band) o que permite nocautear a maioria dos Pokémon EX básicos (não as Mega Evoluções), também pode servir de suporte para cartas como Charizard EX (de qualquer coleção); Flareon EX (Generations), outros Pokémon EX do tipo Fogo, e também para os Entei’s da Ancient Origins. 


As vantagens  principais de Volacion EX estão em atacar Pokémon do tipo Metal, e alguns do tipo Lutador, e curiosamente, numa Mirror Match, o Volcanion EX aplica o dobro de Dano em outro Volcanion EX, já que sua fraqueza é Água.



Azumarill – Fairy / Water – HP100
Stage 1 – Evolves from Marill
[C][C] Play Rough: 30+ damage. Flip a coin. If heads, this attack does 30 more damage.
[Y][Y][C] Half Drain: 80 damage. Heal 30 damage from this Pokemon.
Weakness: Metal (x2)
Resistance: Darkness (-20)
Retreat: 2

Azumarill é do tipo Água e Fada, exatamente como os critérios originais desse Pokémon. Além de já se beneficiar do tipo água, tal como o Volcanion EX, o tipo Fada de Azumarill proporciona outros benefícios por meio de cartas como: Florges da Breakthrough, que reduz o custo de Ataque em uma energia fada; Klefki da Furious Fists, que aumenta as resistências de Pokémon Fadas para -40, Diancie da Generations que possui um ataque que recupera 30 de dano em Pokémon Fada; e também outras cartas que envolvem o próprio uso em Pokémon que possuem energia de Fada ligada a eles, como: Fairy Drop da Fates Collide, que restaura 50 de dano no Pokémon que possui uma energia fada ligada a ele, e Fairy Garden, que proporciona o recuo gratuito para Pokémon que possuem energia de fada ligada a ele.


Outro Pokémon que também ocupa o tipo Fada é a Mega Gardevoir EX, acompanhando também o tipo Psíquico, uma vez mais, exatamente como os critérios originais desse Pokémon.

M Gardevoir-EX – Fairy / Psychic – HP210
Mega Evolution – Evolves from Gardevoir-EX
When 1 of your Pokemon becomes a Mega Evolution, your turn ends.
[Y][C] Despair Ray: 110+ damage. Discard as many of your Benched Pokemon as you like. This attack does 10 more damage for each Benched Pokemon discarded in this way.
When a Pokemon-EX has been Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.
Weakness: Metal (x2)
Resistance: Darkness (-20)
Retreat: 2

Além das cartas já mencionadas que proporcionam suporte para o tipo fada, apesar de o foco ser quase que inteiramente para energias fada, a Mega Gardevoir EX adquire também certas vantagens do tipo Psíquico, no qual se destaca fundamentalmente: Mystery Energy, que só pode ser ligado em Pokémon psíquicos e que proporciona -2 para o custo de recuo do Pokémon cuja esta energia está ligada; e também o Dimensional Valley, o estádio muito conhecido e que diminui em uma energia incolor todos os ataques de Pokémon Psíquicos. 


O mais interessante disso tudo, é que devido a esse Dual Type, existe a possibilidade de se criar um deck de Mega Gardevoir sem qualquer energia. Isto pois, a habilidade da Florges garante a redução de uma energia fada, enquanto o estádio Dimensional Valley, garante a redução de uma energia incolor. Fazendo com que seja possível a Mega Gardevoir EX atacar sem qualquer energia ligada a ela. 


Por fim, vamos falar da última carta dessa primeira parte:


Bisharp – Darkness / Metal – HP100
Stage 1 – Evolves from Pawniard
[C] Retaliate: 30+ damage. If any of your Pokemon were Knocked Out by damage from an opponent’s attack during his or her last turn, this attack does 60 more damage.
[D][C] Mach Claw: 60 damage. This attack’s damage isn’t affected by Resistance.
Weakness: Fighting (x2)
Resistance: Psychic (-20)
Retreat: 2

Bisharp foi o segundo Pokémon revelado da coleção no site oficial da Pokémon.com do ocidente. Bisharp possui o tipo Escuridão e Metal, exatamente como os critérios originais desse Pokémon. Bisharp devido ao seu tipo se beneficia de dois estádios diferentes: Steel Shelter, que impede e remove condições especiais para qualquer Pokémon do Tipo Metal, e Reverse Valley (independente do lado) que proporcionará ou +10 de dano nos ataques do Bisharp, ou -10 de dano em ataques no Bisharp. E claro, também se beneficia da Shield Energy, que só pode ser ligada a Pokémon do tipo Metal e que proporciona uma redução de 1 contador de dano nos ataques do oponente.


Pra finalizar, resta a dúvida referente a esse Dual Type do Bisharp. Diferente de todos os Pokémon apresentados até aqui, Bisharp possui um tipo “contraditório” e no qual ainda não sabemos como irá funcionar a regra. Por exemplo, a maioria dos tipo Fada possui resistência a ataques de Pokémon Escuridão, e ao mesmo tempo possuem Fraqueza ao tipo Metal. Resta saber qual delas será aplicado primeiro, fraqueza ou resistência? Já que Bisharp ocupa ambos os tipos.

Bom, por hoje encerramos aqui, meus caros e minhas caras. Mas semana que vem, voltaremos com a segunda parte dessa matéria.

Aproveite e entre no projeto piloto: Narrando Pokémon TCG no canal oficial da Pokémon Blast News no Youtube, clicando aqui.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال