Equipe Magma


"Nós, humanos, nos desenvolvemos em terra firme. Terra é tudo! Sua importância é soberana! Este é motivo que nós, da Equipe Magma, estamos comprometidos a expandir a superfície terrestre. Isto irá criar espaço para novas espécies de Pokémon evoluírem. Isto dará a nós humanos mais espaço para avançar" (Maxie, líder da Equipe Magma, em Pokémon Ruby)


Objetivos

A Equipe Magma [Team Magma] tem por objetivo usar o Pokémon lendário Groudon para expandir a superfície terrestre. Como Hoenn tem boa parte de seu território coberto por água, infere-se que as áreas destinadas à indústria e moradia são limitadas, criando uma pressão econômica para maior aproveitamento dos recursos. Com uma expansão territorial, seria mais fácil desenvolver a região e também o restante do mundo, como coloca Maxie, o líder da equipe.


Tema

    Terra, fogo, magma! O símbolo da equipe consiste num "M" estilizado, pontudo, de forma a se assemelhar a uma cadeia de montanhas vulcânicas, por seus detalhes em preto e vermelho. O vermelho também marca as vestimentas da equipe, com meias, mangas e golas compridas, casacos e boleros, sempre com o símbolo da equipe estampado no peito.

 Tema da Equipe Magma no anime

Coincidentemente, os nomes das principais figuras da equipe também refletem esse tema.
  • Maxie: deriva da palavra "magma".
  • Tabitha: anagrama de habitat, ou ainda, similar a Tabiti, antiga divindade iraniana do fogo.
  • Courtney: deriva da palavra "country", que designa uma extensão de terra na língua inglesa.
  • Blaise: deriva da palavra "blaze ", "incêndio" na língua inglesa.

Área de atuação



   A Equipe Magma opera em Hoenn somente, possuindo uma base próxima a Lilycove City (em Ruby e seu remake) ou no Jagged Pass (em Emerald). Outras instalações da equipe são desconhecidas.


Hierarquia

A equipe tem uma base de poder formada por seu líder, administradores de confiança e recrutas.

Maxie


Maxie é a autoridade máxima da Equipe Magma, o líder da equipe. É um sujeito sério, frio e calculista, que se mostra muito educado em seus diálogos com o jogador. Seu plano é roubar Groudon e usá-lo para seu interesse, que notavelmente é levantar terra sobre o mundo inteiro. Seu plano é frustrado quando o Pokémon foge, elevando as temperaturas a níveis alarmantes e pondo em risco toda a região. Reconhendo sua atitude inconsequente, ele auxilia o jogador (em Omega Ruby) e logo depois some de vista (em Emerald, Ruby e seu remake).

No anime, apesar de ter ficado e ser "possuído" por Kyogre, ele também reconhece seus erros no final da saga. Já no mangá (saga Ruby & Sapphire) ele segue com seus planos até o fim, sendo possuído pelo Orbe Vermelho [Red Orb] e eventualmente derrotado por sua própria arrogância.

Seu principal Pokémon é um Camerupt capaz de megaevoluir. O restante de sua equipe se compõe por Mightyena, Crobat e (no remake,) Weezing. No mangá, Maxie também conta com Swellow e Houndoom além de seu Camerupt.


Tabitha


Tabitha é um dos administradores da Equipe Magma, sempre cumprindo as ordens de Maxie para que seu plano se concretize. O jogador luta contra Tabitha pela primeira vez em Meteor Falls, depois no Mt. Chimney e no Weather Institute. Em Pokémon Omega Ruby, é revelado que Tabitha costumava trabalhar para a Devon Corporation. Tabitha sofreu várias alterações de design entre o original e o remake, a ponto de nem parecer a mesma pessoa, fato que é evidenciado no mangá. É o único administrador a aparecer no anime.

Sua equipe é composta por Numel, Mightyena, Camerupt, (Zubat -->) Golbat e (no remake,) Koffing. No mangá ele tem um Swellow e um Torkoal.


Courtney


Courtney é uma administradora da Equipe Magma junto com Tabitha, sempre cumprindo as ordens de Maxie. É vista pela primeira vez em Southern Island tentando capturar Latios, mas é impedida pelo jogador, depois no Mt. Pyre, no esconderijo da Equipe Magma, em Petalburg e no Mossdeep Space Center. No mangá, é revelado que Courtney costumava ser uma coordenadora. Ela fala de forma quase que robótica nos jogos; enquanto no mangá ela adora discutir com Ruby. Courtney também sofreu várias alterações de design entre o original e o remake.

Seu time consiste em (Numel -->) Camerupt e (no original,) Mightyena. No mangá ela tem um Swellow e um Ninetails.


Blaise


Exclusivo do mangá, é um dos administradores mais dissimulados e perigosos, sendo um habilidoso ilusionista capaz de usar o calor e fumaça de seu Slugma para criar visões pertubadoras a seus oponentes.

Seu time é composto por dois Slugmas, Swellow e Armaldo.


Recrutas


Os recrutas são a base de trabalho da equipe, sempre tentando invadir lugares estratégicos ou roubar objetos de valor. Pokémon usados normalmente por recrutas são Poochyenas, Numels, Zubats, Koffings e,  mais raramente, suas evoluções.


Principais aparições

Nos jogos

Os primeiros ataques a pessoas ou lugares começam logo no início do jogo, na maioria das vezes alertando ao jogador o perigo que existe em ficar no caminho da equipe. Pequenos incidentes são registrados nos arredores de Rustboro e no museu de Slateport, e atitudes mais incisivas surgem quando os planos em Meteor Falls, Mt. Chimney e Weather Institute são frustrados. Após roubarem um dos orbes escondidos no Mt. Pyre, os Magmas se organizam em seu esconderijo secreto, roubam o submarino do estaleiro e se dirigem a Seafloor Cavern para despertar Groundon. Porém, a equipe logo perde o controle sobre o lendário, que ainda é capturado/derrotado pelo jogador; e assim, obriga a equipe a desistir de seus planos.










No anime


A Equipe Magma aparece logo no segundo episódio da saga Hoenn, investigando as ruínas da cidade de Oldale e causando grande tumulto antes de efetuar uma retirada estratégica. Fora pequenas aparições registrando sua busca por Groundon, eles voltam nos episódios "A Pedra Misteriosa!" (Episódio 312), "A Luta Pelo Meteorito!" (Episódio 330) e "A Máquina Que Controla o Tempo!" (Episódio 359), seguindo suas aparições nos jogos. Brodie aparece como um agente da equipe no Weather Institute, e também faz uma missão solo em "O Sumiço Da Taça!" (Episódio 396).










O conflito com a Equipe Aqua e o despertar das lendas de Hoenn ocorre nos episódios "Ganhando Groudon!" e "A Luta Das Lendas!" (Episódiso 373 e 374). Tal como nos jogos, as duas equipes vilãs desistem de seus intentos ao presenciar a destruição causada pelos lendários.


No mangá

No mangá, a Equipe Magma aparenta ser muito mais desorganizada do que nas outras mídias, com seus administradores seguindo as ordens do líder da forma que acham melhor. Eles chegam a atacar o Contest Hall, sequestrando Ruby e o presidente da Associação Pokémon para chegar a seu verdadeiro alvo: o submarino S.S Kaien I (capítulos 200 a 202).
No entanto, os Magmas chegam tarde demais para salvar o Mt. Chimney das garras da Equipe Aqua (capítulos 215 e 216). Já nos capítulos 228 a 230, as duas equipes se enfrentam em Mossdeep, e Blaise consegue roubar os orbes no Mt. Pyre. No capítulo 234, Groudon é despertado, causando um grande desastre que só seria interrompido após a intervenção de Rayquaza e de outros lendários, no final da saga Ruby & Sapphire.


No TCG

A Equipe Magma é tema de duas expansões: EX Team Magma VS Team Aqua, da série EX; e Double Crisis, da série XY. Além de Treinadores e Energias relacionados à equipe, seus Pokémon pertencem a uma categoria distinta, com os Pokémon estágio 1 e 2 só podendo evoluir de estágios anteriores que também sejam da Equipe Magma.


* Créditos das imagens: sallymon.deviantart.com (banner),  screenshots do jogo, anime, mangá e TCG
* Matéria originalmente escrita por LUIS LOBO em 17.12.14 e atualizada por NANABS.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال