O Glossário de Pokémon TCG


Saudações, treinadores e treinadoras, aspirantes e mestres!
Com muita gratificação, a partir de agora, estarei criando mais matérias (e novas colunas) sobre a parte estratégica do TCG. Para tanto, eu optei por uma abordagem semanal onde partiremos do nível mais básico até chegarmos num nível mais avançado.

Comecei a refletir sobre qual deveria ser a primeira matéria, e decidi que tanto para uma facilidade daqui pra frente, quanto o para sanar um número maior de dúvidas iniciais, optar por fazer esse glossário e vocabulário TCG. Esse glossário pode/deve ser usado a qualquer momento para facilitar ou tirar dúvidas sobre certos termos para qualquer tipo de jogador, principalmente novatos ou com pouca experiência em Pokémon ou outros TCG’s.

Abaixo segue a lista e seus significados resumidos. Abordei tanto termos mais “básicos” do jogo, quanto termos e gírias mais utilizadas no ambiente competitivo. Também há links para outras matérias, principalmente da redatora aqui do site, Nanabs, que explora certos termos de forma mais completa. Se faltar qualquer termo, ou caso você ache que alguns conceitos estão incompletos, ou até mesmo errados, deixe seu comentário que adicionarei ou melhorarei certos termos.

Tipos de Jogo


-TCG: Tranding Card Game é o termo utilizado para se referir ao jogo de cartas de Pokémon de uma forma geral.

-TCGO: Tranding Card Game Online é o termo utilizado para se referir ao jogo de cartas de Pokémon no formato online e oficial lançada pela Pokémon Company. Para mais informações sobre download gratuito do software, você pode clicar aqui

Formatos

-Rotação/Rotation: É o termo utilizado para designar quais coleções pertencem a quais formatos, afinal, novas coleções são lançadas constantemente.


-Formato Padrão/Standart: O formato Padrão/Standart, também chamado de Formato Modificado por alguns players, é comumente utilizado para torneios sancionados oficialmente. Esse formato utiliza das coleções mais recentes, conforme as rotações. No Brasil, a responsável pela organização de torneios oficiais e lançamento das coleções traduzidas é a Copag. Você pode conferir o as coleções desse formato entrando no site oficial da Copag, ou clicando aqui.


-Formato Expandido/Expanded: O formato Expandido/Expanded também é utilizado para torneios sancionados oficialmente. Esse formato utiliza de coleções mais recentes até coleções um pouco mais antigas, conforme as rotações. No Brasil, a responsável pela organização de torneios oficiais e lançamento das coleções traduzidas é a Copag. Você pode conferir o as coleções desse formato entrando no site oficial da Copag, ou clicando aqui.


-Formato Ilimitado/Unlimited: Esse formato permite que os jogadores utilizem de quaisquer cartas oficiais para jogarem as partidas. Torneios com esse formato são raros.


-Formato Legacy: No momento é um formato exclusivo do TCGO em que o deck deve ser construído somente com as coleções Heart Gold & Soul Silver, Call of Legends e a série Black & White.


Conceitos básicos do jogo

-Para explorar mais profundamente os "Conceitos básicos do Jogo" você pode acessar as seguintes matérias realizadas pela redatora Nanab's (Os conceitos apresentados aqui estão de uma forma resumida): Pokémon: Categorias / Tipos de Cards / Treinadores / Condições Especiais e Entre Turnos / Atacando / Campo e Áreas de Jogo / Tipos e Características


-Pokémon Card/Carta Pokémon: São cartas que representam os Pokémon que podem ser utilizados. 

-Trainer Card/Carta de Treinador: São cartas que provém algum benefício ou permitem executar algum tipo de ação.

-Energy Card/Cartas de Energia: São cartas a serem ligadas nos Pokémon e que permitem o mesmo a atacar.

-Active Pokémon/Pokémon Ativo: refere-se ao Pokémon que fica à frente da linha de combate (que pode atacar, e que no geral é alvo dos ataques). Esse termo também pode ser referido como Pokémon Defensor/Defending Pokémon, ou Pokémon Atacante/Attacking Pokémon quando é do oponente.

-Bench/Banco: É a área destinada a colocar até 5 Pokémon (a menos que outra carta diga o contrário). Todo o Pokémon que não é o ativo é chamado de Pokémon do Banco. Apesar de não poderem atacar ou recuar, esses Pokémon podem no geral, utilizar de Habilidades (Abilities), Poké-Powers e Poké-Bodies.

-Coins/Moeda: Moedas permitidas são somente as reconhecidas como oficiais, praticamente todas que acompanham produtos relacionados a Pokémon TCG (metalizada e de plástico). 

-Dice/Dado: refere-se a um dado de seis lados (d6) que também é utilizado, e no geral preferível, como moeda (resultado de cara ou coroa). Todo o resultado cara é representado pelos números pares, enquanto todo o resultado coroa é representado pelos números ímpares. Nas competições oficiais e sancionadas, o dado deve obrigatoriamente ter cantos arredondados (para rolar melhor) e ser levemente transparente ou translúcido (para que oponente possa visualizar ambos os lados e não acha nenhum tipo de trapaça).

-Damage/Dano: Quando o Pokémon Ativo ataca, geralmente, esse ataque gera alguma quantidade específica de dano, que são divisíveis por 10 para cada contador de dano.

-Damage Counters/Contadores de Dano: São as representações de quanto dano o Pokémon em específico possui. São utilizados geralmente dados postos em cima das cartas, ou contadores oficiais presentes em produtos Pokémon TCG.  

-Discard Pile/Pilha de Descarte: É o local específico que fica abaixo do baralho/deck, onde as cartas utilizadas como Treinadores, Suportes, Pokémon Nocauteados são postos. A pilha de descarte deve obrigatoriamente ter as cartas viradas para cima e podem ser acessadas por ambos os jogadores a qualquer momento da partida.

-Lost Zone/Zona Perdida: É considerada uma “pilha de discarte avançada”, onde, em tese, as cartas movidas para essa Lost Zone estão fora do jogo. No geral, cartas que utilizam ou enviam outras cartas para a Lost Zone encontram-se no formato ilimitado (anteriores a série Black & White).

-Field/Campo: representa a área do jogo que engloba tanto o Pokémon ativo, quanto os Pokémon do Banco.

-Hand/Mão: Refere-se a quantidade de cartas na mão do jogador ou do oponente com as quais, cada um executa suas jogadas.

-Hit Points (HP)/Pontos de Saúde (PS): representa a quantidade de contadores de dano a qual o Pokémon consegue suportar. A quantidade de dano igual ou maior ao número de HP/PS representa que o Pokémon foi nocauteado.

-Knock Out/Nocautear: representa uma quantidade de contadores de dano igual ou maior ao número de HP/PS representado na carta do Pokémon. Após ser nocauteado o Pokémon é colocado na pilha de descarte.

-Match/Partida/Jogo: refere-se a um jogo de Pokémon TCG entre dois jogadores.

-Prize Card/Prêmio: refere-se as cartas que são puxadas quando algum Pokémon do oponente é nocauteado. No geral são utilizadas 6 prizes quando o deck possui 60 cartas, e 3 prizes quando o deck possui 30 cartas. Quando todas as Prize Cards são puxadas, o jogador que as comprou ganha o jogo.

-Rarity/Raridade: Refere-se ao símbolo no canto inferior direito e que reflete a sua tiragem e/ou o quão fácil é tirar a carta em um booster. As raridades são: comum (um círculo), a incomum (um losango em pé), e rara (uma estrela de cinco pontas). Cartas promocionais e energias básicas não costumam ter esses símbolos.


-Reprinted card/Reprint/Reimpressão: São cartas que já foram impressas/produzidas/confeccionadas em coleções passadas de Pokémon. Quando a carta é reimpressa, a versão antiga da mesma carta pode ser utilizada no formato Padrão e Expandido desde que o nome da carta, tipo da carta, efeito, PS/HP, ataques, fraquezas, resistências, habilidades, e etc mantenham-se inalterado, ou em caso de errata, tenha-se uma carta de referência fora do deck. (Exemplo acima - Fisherman/Pescador)

-Series/Séries: Refere-se ao grupo de expansões de uma certa geração de cartas. Exemplo: Série HeartGold & SoulSilver Series, Série Black & White, Série XY e assim por diante.

-Shuffle/Embaralhar: Refere-se ao ato de juntar as cartas e embaralha-las de forma aleatória. 

-Special Conditions/Condição especial: São resultantes de alguns ataques, ou até mesmo do efeito de cartas Suportes ou Treinadores, que causam algum(ns) dos efeitos a seguir: Confuso, Dormindo, Envenenado, Queimado, e Paralizado.  

-Confused/Confuso: Refere-se a carta virada de ponta cabeça em relação ao dono da carta. Durante o ataque joga-se uma moeda. Em caso de cara, o ataque procede normalmente. Em caso de coroa o Pokémon que tentou realizar o ataque falha e causa 30 de dano a si mesmo (3 contadores de dano).

-Asleep/Dormindo: Refere-se a carta virada para a esquerda/sentido anti-horário. Durante a passagem de turnos jogua-se uma moeda. Em caso de cara, o Pokémon acorda e retorna a posição original (virado para frente), em caso de coroa o mesmo continua dormindo até um resultado cara durante as passagens de turno, ou que se utilize outra carta com um efeito que diga o contrário. Enquanto estiver dormindo o Pokémon não pode atacar e nem recuar, a menos que alguma carta diga o contrário.

-Poisoned/Envenenado: Refere-se a carta que possui um marcador de envenenado sobre ela. Durante a passagem de turnos, o Pokémon envenenado recebe 10 de dano (1 contadores de dano), a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Burned/Queimado: Refere-se a carta que possui um marcador de queimado sobre ela. Durante a passagem de turnos, joga-se uma moeda, em caso de resultado cara nada acontece, em caso de resultado coroa, o Pokémon queimado recebe 20 de dano (2 contadores de dano) a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Paralyzed/Paralizado: refere-se a carta virada para a direita/sentido horário. O Pokémon paralisado não pode atacar ou recuar, e sua condição especial desaparece no final do turno.

*Lembrando que: Condições especiais não são necessariamente exclusivas, ou seja, é possível aplicar mais de uma condição especial em uma mesma vez (Ex: Confuso, envenenado e queimado).

**Lembrado que: evoluir um Pokémon, automaticamente, retira todas as condições especiais.

-Turn/Turno: Consiste no período em que o jogador pode realizar suas jogadas.

-Baby Pokémon/Pokémon Bebe: São cartas de Pokémon, representando pré-evoluções de Pokémon que já possuem cartas no condição de Pokémon Básico, por exemplo: Pichu, Magby, Elekid e assim por diante. 

-Basic Pokémon/Pokémon Básico: São cartas de Pokémon que podem ser colocadas diretamente como ativos no inicio do jogo, e que respeitando as cartas em campo podem ser colocadas no banco a qualquer momento antes do encerramento do turno.

-Stage 1 card/Estágio 1: Representam as cartas que são colocadas acima da respectiva carta de Pokémon Básico. 

-Stage 2 card/Estágio 2: Representam as cartas que são colocadas acima da respectiva carta de Pokémon Estágio 1.

-BREAK card/Cartas Turbo: São cartas estilizadas com uma representação dourada do respectivo Pokémon e que funcionam semelhante a uma evolução na questão de regras para evolutir. Essas cartas são postas deitadas sobre a imagem do Pokémon correspondente e no geral, além de aumentarem o HP/PS, também fornecem novas habilidades ou ataques. Essas cartas mantem os ataques, habilidade, fraqueza, resistência e custo de recuo de sua pré-evolução.

-Pokémon-EX: São cartas de Pokémon Básico que possuem significantemente um maior HP/PS em relação a maioria de outros Pokémon Básicos. No geral são cartas que possuem melhores ataques e habilidades. Em virtude disso, nocautear um Pokémon EX rende duas Prize Cards ao invés de uma. Comumente, o meta é composto por cartas desse tipo. 

-Mega Evolution card/Carta de Mega Evolução: São cartas Pokémon que são utilizadas como evolução para Pokémon EX. Ao Mega-evoluir o seu Pokémon, o seu turno imediatamente se encerra, a menos que outra carta diga ao contrário. Nocautear essas cartas também rendem duas Prize Cards. 

-Restored Pokémon/Pokémon Restaurado: São Pokémon que são revivos por meio de carta Fóssil. Há um total de, por enquanto, 11 Pokémon que podem ser restaurados. Para jogar o Pokémon restaurado, o jogador deve jogar a respectiva carta fóssil para procurar o Pokémon dentre as sete cartas no fundo do baralho.

-Fossil card/Carta Fóssil: são cartas de Treinadores utilizadas para procurar nas sete últimas cartas do baralho pelo Pokémon Restaurado correspondente. 

-Pokémon LEGEND/Pokémon Lenda: São cartas compostas por dois Pokémon e por duas cartas, que todavia ocupam o mesmo nome, e que devem ser baixadas juntas da mão. São representações de Pokémon lendários. Ambas as cartas contam apenas como uma carta em jogo.

-Resistance/Resistência: Representa quais tipos de Pokémon causam menos dano no Pokémon (no geral, menos 20 de dano).

-Retreat cost/Recuar/Custo de Recuo: Refere-se ao número de energias que o jogador deve descartar para recuar o Pokémon, quando o mesmo for ativo. 

-Weakness/Fraqueza: Refere-se ao dano extra causado por Pokémon do tipo específico marcado na carta (No geral multiplicado por dois – x2).

-Ability/Habilidade: Refere-se a habilidade especial que a carta Pokémon fornece. No geral, os efeitos de habilidades podem ser executados várias vezes durante o turno, ou mantém efeitos constantes. 

-Ancient Trait: São efeitos especiais de certos Pokémon. Esses efeitos são representados na parte superior da carta, abaixo do nome, e com uma sequência de alguma letra grega e uma palavra. Esses Pokémon não possuem Ability/Habilidades e da mesma forma, os Ancient Trait não são negados por cartas que neguem habilidades.

-Poké-BODY: uma habilidade que é ativada enquanto o Pokémon está em jogo.

-Poké-POWER: uma habilidade em que o jogador poderia ativar durante o seu turno. 

*Lembrando que: Tanto o Poké-BODY, quanto o Poké-POWER, a partir da série Black & White foram unidos numa única definição e renomeados para Ability/Habilidade.

-Ace Spec: São cartas de Treinadores poderosas nas quais são permitidas apenas uma no Deck (não mais permitidas no formato padrão).

-Item Card/Item: são as cartas de Treinadores que podem ser utilizadas à vontate e se possível. 

-Stadium card/Cartas Estádio: São cartas de Treinadores que possuem efeitos para ambos os jogadores e permanem em campo até que sejam descartadas por algum efeito ou por substituição de um, obrigatoriamente, Stadium Card com outro nome.

-Supporter card/Suporte: São cartas de Treinadores baseados em personagens existentes no jogo, anime ou mangá. O jogador pode jogar apenas uma carta de Suporte por turno, a menos que algum efeito de outra carta diga o contrário. 

-Pokémon Tool/Ferramenta Pokémon: São cartas especiais de Treinadores, onde a mesma provem algum benefício ou maleficio para o Pokémon a qual a carta é ligada. Cada Carta Pokémon pode ter apenas uma Pokémon Tool ligada a ele, a menos que exista uma carta, uma habilidade ou uma Ancient Trait que diga o contrário.

Abreviações ou Apelidos dados para cartas


-DCE: Refere-se a carta Double Colorless Energy, traduzida como Energia Incolor Dupla.


-RC/Candy: Não é muito comum, mas alguns players costumam chamar a carta Rare Candy de RC ou apenas Candy.

Termos e gírias utilizados por jogadores dentro e fora do jogo

-Linha X-X-X: esse termo refere-se a uma linha de evolução de algum Pokémon específico (Básico-Estágio 1-Estágio 2). É comum alguns jogadores citarem frases como “eu prefiro usar uma linha 4-3-2 de Garchomp” ou “Mude para uma linha 3-2-2 de Zubat”. A “linha” segue a ordem de evolução da esquerda para a direita. Ou seja, nos exemplos acimas os jogadores estariam sugerindo 3x Zubat’s , 2xGolbat’s, e 2x Crobat’s e assim por diante. 

-Arquétipo do deck/Deck Archetype: é referente a uma base utilizada para construção do deck. Geralmente envolve o nome de uma ou duas cartas principais. Ex: Magnebats, M-Rayquaza e dentre outros. As vezes também é utilizado o nome do ataque para definir o Arquétipo, exemplo: Night March, Round e dentre outros.

-Deck Meta/Metagame: São os decks ou cartas que, no geral, estão entre os primeiros lugares dos torneios. São as estratégias mais utilizadas e mais competitivas na rotação, conforme o formato escolhido.

-Deck Rogue: São decks ou estratégias pouco convencionais ou ignoradas na rotação e formato determinado. Esses decks tem vantagem de pegar o oponente desprevenido, além de também serem mais baratos, em virtude de não utilizar de tantas cartas do metagame.

-Tech: Alguma carta ou mudança pessoal que o jogador faz no deck, para torna-lo diferente ou para que rode de uma maneira melhor. 

-Jank:  É um termo para designar uma carta que é inútil ou pouco efetiva durante alguma partida ou campeonato. 

-Rodar: A eficácia e rapidez em que o deck permite executar a estratégia planejada.

-Over deck/Deck out: Quando as cartas do deck chegam a zero e é necessária a obrigação de se comprar uma carta no início do turno.

-Donk: Refere-se a uma expressão de quando o Pokémon ativo é nocauteado no primeiro turno e não há outros Pokémon no banco.

-Sniping/Snipe: Quando um ataque causa dano em um Pokémon particular do banco. 

-Mulligan: Quando você compra 7 cartas da mão inicial e nenhuma delas é um Pokémon Básico.

-Opening Hand: As 7 primeiras cartas compradas no inicio do jogo. 

-Wiff/Wiffing/Wiffar:  É uma expressão que representa a utilização de uma carta sem sucesso. Exemplo: ter um resultado coroa na carta Patins.

-Catcher/Catchered: Uma abreviação para a utilização da carta Pokémon Catcher.

-KO: Nocauteado.  

-OHKO: Nocauteado com apenas um ataque. 

-Revenge: Nocautear um Pokémon do oponente após um Pokémon seu ter sido nocauteado no turno anterior. 

-Scrub: É uma expressão para designar jogares que jogam mal, ou que não alcáçam bons resultados em torneios. 

-Net-decking: É uma expressão para quem copia um deck exatamente igual, carta por carta.

-Mill/Milling/Millar:  É um termo que representa mandar cartas diretamente do deck (geralmente, do oponente) para a pilha de descarte.

-Counter: Refere-se a uma carta que é utilizada estrategicamente para lidar diretamente com alguma ameaça. 

-Failed search: Refere-se quando algum jogador joga uma carta que permite ele buscar outra do Deck, todavia ele não pega a carta para mão. Isso pode ser intencional ou não. 

-GG: É uma sigla para “Good game”. Algo como “Bom jogo”.

-Bench Sitter: Refere-se a uma carta de Pokémon que permanece no banco apenas para usufruir da Habilidade/Ability (quase nunca atacando ou realizando outros tipos de ação). 

-Dead Draws: Comprar uma carta que seja inútil para situação. 

-Lock: Refere-se ao ato de travar o oponente, impedindo que ele realize certas jogadas. Essa expressão se estende em muitos níveis, podendo variar de cartas que travam tanto o player quanto o oponente (Cartas como Vileplume e Wobbuffet), cartas que travam somente o oponente (Como o Trevenant e Seismitoad EX), e até mesmo situações em finais de jogo, em que o oponente utiliza cartas como o Lysandre para colocar um Pokémon com custo de recuo elevado como Pokémon Ativo e passa o turno, esperando um Over Deck/Deck Out. 

-Lucksack: refere-se a uma expressão como “sortudo”.

-Misplay: Errar uma jogada (Seja ligar energia no Pokémon errado, ou esquecer de ligar a energia do turno, usar o ataque errado, e dentre outros).

-Scoop/Concede/Conceder/Desistir: Desistir da partida enquanto se está jogando (geralmente por saber que não existe possibilidade de ganhar).

-Setup: A formação de cartas principais do Deck no Banco para executar a estratégia.

-Speed/Velocidade: A velocidade com que o deck monta o seu setup.

-Spread: Refere-se ao dano em múltiplos Pokémon.

-Stacking: É uma expressão que se refere a uma trapaça de ordenar as cartas do deck para que se tenha uma vantagem sobre o oponente. Evidentemente é ilegal.

-Stall: É uma expressão que se refere a uma trapaça de, propositalmente, o jogador realizar suas jogadas de forma mais lenta para que o relógio do torneio exceda o tempo. Evidentemente é ilegal. 

-Staple: Refere-se a uma carta que é essencial nos decks.

-Variants/Variantes: Refere-se aos diferentes decks baseados em algum tipo de carta.


Divisões Etárias de Campeonatos

Existem três divisões etárias nos torneios de Pokémon TCG e Video Game:
-Júnior: Até 12 anos.
-Sênior: Entre 13 e 15 anos.
-Master: Acima dos 16 anos.

Tipos de Campeonatos / Ligas e Score Card

-Championship Series/Campeonatos e Eventos Premiere: Um evento Premiere é um evento de alto nível como os City Championships, os Regionais, o Campeonato Nacional, ou Campeonato Mundial, em que jogadores de diferentes faixas etárias competem por um título para sua divisão de idade. Os resultados obtidos na competição contam para a classificação de um jogador e para o ranking no Sistema Play! Pokémon.

-Pokémon League/Liga Pokémon: A Liga Pokémon, ou simplesmente “Liga”, é a reunião e jogo de Pokémon TCG e de Video Game periódico, geralmente semanal, entre treinadores de uma determinada região/cidade. Diferentemente dos torneios, as ligas são ambientes para jogos casuais, onde se “premia” os jogadores, apenas pelo fato de jogarem.  As ligas oficiais brasileiras são gerenciadas pela Copag. Você pode acessar as datas e locais clicando aqui.

-Score Card: Refere-se a uma cartela de identificação utilizada nas Ligas de Pokémon. Nela os organizadores colocam o Player ID do jogador e computam sua presença e participação. Após completar um determinado número de pontos, o jogador recebe uma premiação exclusiva das Ligas.

-Tournament/Torneios: Há uma série de tipos de torneios que podem ser realizados oficialmente. Os torneios geralmente garantem a pontuação oficial e permitem, além da premiação, vagas para torneios maiores. Os torneios no Brasil se dividem em: 1ª Temporada: Regionals/Regionais; 2ª Temporada: Cities; 3ª Temporada: Regionals/Regionais, 4ª Temporada: National/Nacional e Professor Cup South America; última temporada: World Championships (Mundial). Você pode conferir a lista de datas e locais dos torneios clicando aqui.


-City Championships (CC)/Cities: São torneios Premiere em que cada jogador compete com outros pelo título de Campeão de sua cidade.  Geralmente realizado na segunda temporada (Janeiro e Fevereiro) no Brasil.

-State Championships (States): States são torneios que não existem no Brasil (É substituído por outra temporada de Regional). Geralmente possuí melhores prêmios, fazendo com que os jogadores joguem mais a sério. Dessa forma torna-se um bom “termômetro” dos metas e de como serão as Nacionais e também o Mundial. 

-Regional Championships (Regionals/Regs)/Regional: São eventos Premiere aberto a todos os jogadores elegíveis, no qual os jogadores competem em diferentes faixas etárias para ganhar o título de Campeão Regional daquela divisão de idade. Geralmente é realizado na primeira (Novembro e Dezembro) e terceira (Março e Abril) temporadas.

-National Championships (Nats)/Nacional: São eventos Premiere que acontecem anualmente no qual os jogadores competem em diferentes faixas etárias para se tornar o Campeão Nacional na sua categoria de idade. Esses eventos normalmente oferecem convites para o Campeonato Mundial de Pokémon para os melhores jogadores. 

-World Championships (Worlds): O último evento Play! Pokémon Championship Series do ano. Os jogadores ganham convites para este torneio por meio de sua qualificação dentro de uma temporada. Os jogadores competem em diferentes faixas etárias para se tornar o único campeão do mundo em suas faixas etárias. Como o próprio nome indica, é definitivamente o evento mais importante de Pokémon TCG mundial.

-Sealed Deck Format/Baralho Selado: Trata-se de um formato de torneio limitado em que os jogadores recebem e abrem vários boosters e constroem seus baralhos a partir desses cards. Em geral, as regras, permitem a construção de decks em 30 minutos podendo utilizar de energias básicas à vontade, criando um deck com um total de 40 cartas. Os jogadores não podem trocar cartas com outros jogadores. 

-Booster Draft Format: Um torneio em formato Limitado em que os jogadores são agrupados em pequenos grupos, geralmente compostos por oito jogadores. Cada jogador abre um booster, então secretamente seleciona e remove um único card dele, passando o restante do pacote para o próximo jogador no grupo, que, em seguida, faz a sua seleção. Jogadores abrem e selecionam a partir de vários pacotes desta forma, construindo seus decks para o evento a partir destes cards. Em geral, as regras, permitem a construção de decks em 30 minutos podendo utilizar de energias básicas à vontade, criando um deck com um total de 40 cartas. Os jogadores não podem trocar cartas com outros jogadores.

-Pré-Releases: São torneios em que os jogadores têm acesso a cards de uma futura expansão do Pokémon TCG, geralmente realizado uma ou duas semanas antes que a liberação esteja disponível para venda no varejo. Pré-lançamentos usam sempre o Formato Limitado.

Termos comumente utilizados em Campeonatos

-Player ID: Para cada jogador é atribuído um Número de Identificação Play! Pokémon (ID do Jogador), que é usado para rastrear torneios desse jogador e participações em campeonatos, bem como para identificá-lo (a) no sistema. Os jogadores devem ter este número com eles sempre que forem a um Evento Play! Pokémon. Os jogadores que nunca jogaram em um evento Play! Pokémon, como torneio ou Liga, receberão um Player ID novo do organizador do evento. Alternativamente, você pode obter um Player ID on-line se você já tiver uma conta no Clube de Treinadores Pokémon.

-Ranking: A posição de classificação de um jogador quando comparada a outros jogadores. A página de ranking publica seu estado, país ou ranking mundial.

-Rating: Refere-se a classificação de um participante elegível em Play! Pokémon com base no número de pontos que o participante ganha por jogar em torneios sancionados. A classificação de um jogador flutua conforme ele ganha ou perde partidas em torneios sancionados. Só jogos disputados contra um adversário da mesma divisão de idade em eventos Premiere contam para a classificação de um jogador.

-ELO: Refere-se ao sistema de classificação utilizado para calcular a pontuação de um jogador. Ele baseia-se na fórmula desenvolvida pelo Prof. Arpad Elo. O sistema de ranking Play! Pokémon Elo é semelhante ao sistema usado originalmente em eventos de xadrez mais competitivos.

-Tournament Organizer (TO)/Organizador de Torneios: Refere-se a pessoa encarregada de todos os aspectos da organização de um torneio e que normalmente lida com a equipe, programação e seleção do local. Esta pessoa é responsável por todos os aspectos da gestão de um torneio de sucesso.

-Tournament Operations Manager (TOM): Refere-se ao software utilizado pelos organizadores para administrar os jogos sancionados durante os torneios. O software faz os emparceiramentos e registra as vitórias e derrotas dos jogadores a cada rodada.

-Judge/Juiz: É um cargo ocupado por uma pessoa que é conhecedora das regras e estratégias do Pokémon TCG e que é responsável por administrar as regras (incluindo as Tournament Rules) do torneio.

-Professores: são fãs dedicados dos jogos de Pokémon que contribuem com seu tempo, a fim de organizar eventos e ensinar os novos jogadores do Pokémon TCG. Como muitos professores passam a ser juízes de eventos, eles devem demonstrar seu conhecimento de regras e sua habilidade para organizar eventos passando primeiro por um prova. Professores são terceiros independentes, isto é, eles não são funcionários, agentes ou contratados da Pokémon Company.

-Organized Play (OP): refere-se a equipe de sancionamento de todos os Campeonatos oficiais e torneios de Pokémon. OP mantém todos os dados do jogador, dados dos eventos e regras para o uso em eventos oficialmente reconhecidos.

-Best Finish Limits (BFL)/Limite de Melhores Colocações: Para providenciar um campo de jogo ainda melhor para o maior número de competidores em todo o mundo, existem Limites de Melhores Colocações (BFL) para cada série de evento. Isso significa que durante uma série de eventos, somente suas melhores colocações (conforme definição abaixo) contarão para o total dos Championship Points. Por exemplo, o BFL para os City Championships é 4. Se um jogador participar de 8 City Championships , somente as 4 melhores colocações irão contar no seu total dos Championship Points.

-Kickers: Eventos receberão pontos de “Kickers” se atenderem a um certo limite (por divisão de idade). Os pontos de base não irão mudar, mas se o nível de “Kicker” for alcançado, os Championship Points serão premiados mais adiante nas posições finais. Por exemplo, se qualquer divisão por idade em um torneio City Championship alcançar 32 jogadores, o 5º ao 8º daquela divisão receberão 6 Championship Points. Se aquela divisão de idade não atingir 32 jogadores, o 5º ao 8º colocados não receberão Championship Points. Quanto mais jogadores em um torneio, maior a chance de ser premiado com Championship Points.

-Emparceiramento Sistema Suíço: Como um ajuste ao Sistema Suíço de emparceiramento, jogadores são emparceirados tanto por ranking quanto por divisão de idade. Alguns jogadores podem ser emparceirados com jogadores de outras divisões de idade em algumas circunstâncias. Quando há pelo menos seis jogadores em cada divisão, o torneio é dividido em grupos. Cada grupo consiste em jogadores da mesma faixa etária e correm como torneios separados (apesar de os resultados dos três grupos serem reportados como um único torneio).

-Round/Rodada: Refere-se as partidas sendo jogadas ao mesmo tempo durante um torneio. Cada jogador participa de uma partida durante cada rodada de um torneio. Um torneio é composto por um número de rodadas com base no número de jogadores no torneio.

-Single Elimination/Eliminatório Simples: Refere-se ao sistema mata-mata, um método de emparceiramento em que os jogadores são eliminados quando perdem. Geralmente o método Suíço muda para eliminatório depois de um certo número de rodadas. O último invicto é o vencedor do torneio.

-Swiss Pairing/Emparceiramento Suíço: Refere-se as rodadas criadas utilizando o método de emparceiramento Suíço. Neste método, todos os jogadores disputam cada rodada contra um adversário que tenha um número de vitórias ou derrotas similar. Os jogadores nunca são emparceirados contra adversários que já jogaram anteriormente em um mesmo torneio. A primeira rodada geralmente é feita através de sorteio, pois ainda não há histórico de vitórias ou derrotas no torneio.

-Bye: Refere-se a uma vitória automática quando há um número ímpar de participantes em determinado torneio. O jogador aleatório com pior placar em determinada rodada não será emparceirado com um oponente, e portanto receberá a vitória automática. 

-Top-cut: Refere-se ao corte após conclusão de todas as rodadas do emparceiramento suíço, e definição dos jogadores que avançarão para o método eliminatório simples. A quantidade de jogadores no Top-Cut depende da quantidade de jogadores no torneio.

-Up-pair: Refere-se ao ato de jogar contra um oponente que possui um record maior do que você no torneio. Exemplo: você tem um recorde de 3—1 (três vitórias e uma derrota) e enfrenta um oponente 4-0 (quatro vitórias).

-Down-pair: Refere-se ao ato de jogar contra um oponente que possui um record menor do que você no torneio.

Fontes e referências:

Ficamos por aqui. Obrigado, e até a próxima!

Um comentário:

  1. ARRASOU na matéria! Me lembro que num torneio uma pessoa ficou de bye e a princípio achou que fosse algo ruim, pois não conhecia o conceito. Lembrando que (ao menos onde moro) a maioria dos pre-releases trabalha com baralho selado. É uma ótima maneira de conseguir cartas da expansão e uma promocional de brinde, se você tiver sorte.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!