Material adicional


Sem o equipamento adequado, podemos enfrentar alguns contra-tempos. Saiba quais são os itens necessários para jogar uma partida e o que vem junto com um deck pré-montado!



Itens necessários numa partida


Randomizador

Uma partida de TCG exige o uso de um randomizador para definir quem joga primeiro e também o resultado de determinados ataques. Esse item pode ser tanto uma moeda ou um dado, e deve atender os requerimentos do TCG, para conservar a aleatoriedade e consequentemente uma partida justa. Nenhum desses dados ou moedas podem ser viciados.


O dado deve ter seis lados, cantos arredondados para que possar rolar sem problemas, e ser translúcido para evitar trapaça. A moeda deve ser leve e de um material que não marque os cards caso caia em cima deles, e as faces devem ter o mesmo peso, para poder ter chances iguais de cair tanto cara ou coroa. 


 Marcadores


Os marcadores são usados para marcar o dano que cada Pokémon em campo recebeu, de forma a sinalizar o quão perto estão de serem nocauteados. Podem ser usados qualquer item com marcador de dano, desde que ele não marque os cards nem impeça os jogadores de visualizarem o texto do card. Os marcadores mais comuns são os que vem num deck pré-montado, e alguns jogadores optam por usar dados (esses não precisam ser translúcidos ou terem seis lados), fichas plásticas e o que vier no caso de necessidade.


Material adicional

Ao comprar um deck pré-montando, além das 60 cartas necessárias para começar uma partida, também vão inclusos outros itens de forma a auxiliar o jogador que está começando.

Paperbox


Uma caixinha de papel-cartão, ilustrada com a arte do deck. Pode guardar até 60 cards sem protectors.


Papermat


Um folheto em papel que marca as áreas do campo, tanto sua quanto a do adversário. No verso há um guia com as regras básicas do TCG.


Marcadores de dano


Uma cartela com marcadores de dano destacáveis, além de um marcador de veneno e outro de queimadura.


 Moeda


Uma moeda plástica temática, podendo ter uma das faces com um aspecto metalizado.



Itens complementares

Esses itens são adquiridos à parte pelo jogador. Não são realmente necessários para jogar, mas ajudam a preservar a integridade dos cards e podem tornar as partidas mais práticas.


Sleeves / Shields / Protectors


Envelopes plásticos (livre de PVC) de tamanho padronizado que servem para proteger suas cartas e dar uma imagem diferente para o deck. É um produto recomendado a todos os jogadores por proteger os cards, evitando arranhados, rasgos, sujeiras e descolamentos. Alguns protectors são temáticos da franquia, outros são mais básicos, de TCG em geral. Cabe lembrar que os protectors de Magic também podem ser usados para cards de Pokémon, já que tem o mesmo tamanho.

Deckbox


Uma caixinha de plástico (preferencialmente livre de PVC) para guardar o deck com protectors. Podem ser temáticas ou mais básicas, de TCG em geral.


Playmat


Uma superfície similar a um mousepad que serve para ser usada como campo de jogo. Seu material ajuda a evitar arranhados nos cards decorrente do movimento pelo campo, e possuem uma textura que auxilia a manter os cards no lugar, sem que eles fiquem deslizando pelo campo. As estampas de um playmat são bem variadas, podendo até ser encomendadas. Alguns playmats são distribuídos como prêmios em competições.


Pastas


São fichários que contém páginas com bolsos plásticos (livres de PVC) para guardas os cards, normalmente nove cards em cada lado. Facilita o transporte e a organização da coleção. Podem ser temáticas ou de outras franquias.


Elite Box


Trazendo um misto do itens descritos acima, é uma caixa sólida e comprida que vem com 8 boosters, 65 protectors, um marcador de veneno e um de queimadura em acrílico, 45 cartas de energia (5 de cada tipo básico), 6 dados de seis lados para serem usados como marcadores de dano e um dado translúcido para ser utilizado no cara ou coroa. A caixa pode ser usada para guardar decks e cartas, e também vem com quatro divisórias. 


Latas


Há dois modelos em metal: um maior e octagonal, capaz de levar duas deckboxs e os marcadores, além de vir com  um card promocional e seis boosters.  O outro é mais estreito, serve para guardar o deck e conta com um compartimento reservado para guardar marcadores de dano e dados, além também vir com dois boosters.



Então, caríssimos e caríssimas, me despeço aqui do TCG. Apesar de ser apenas uma iniciante, espero ter ajudado os novatos a conhecer essa mídia e o básico do jogo. Nos vemos nos nossos próximos destinos, na próxima expansão da Cardex!

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!