Início de turno


Quando dois treinadores se encontram, é certo de que haverá uma batalha. Esteja preparado: cheque bem o Estádio, leve seus Itens, escolha um bom Apoiador, e o mais importante: não esqueça o seu Pokémon!



Começando uma partida

Para jogar uma partida de TCG, é necessário que você tenha um deck e que outra pessoa também tenha um. As partidas são iniciadas com um aperto de mão, evidenciando os valores do espírito esportivo e do respeito dentro e fora do jogo. 


Após cumprimentar o oponente, joga-se uma moeda, e quem venceu no cara ou coroa escolhe se quer jogar primeiro. A vantagem em ser o primeiro é poder se organizar antes de seu adversário, mas em compensação, não é possível comprar um card do deck nem atacar no primeiro turno.


Decidido quem irá primeiro, ambos jogadores embaralham seus decks e compram 7 cards. Feito isso, é hora de checar se há ao menos um card de Pokémon básico dentre esses sete. 


Sem Pokémon básico?

Sem Pokémon em campo, você não pode batalhar. Caso não haja nenhum Pokémon básico dentre os sete primeiros cards da sua mão, ocorre o chamado mulligan. Você deve anunciar que precisará de uma segunda chance, e o oponente irá se organizar normalmente, colocando o Pokémon ativo, eventuais Pokémons no banco e os prêmios, todos virados para baixo.

Feito isso, você deve mostrar os cards da sua mão (de forma a deixar clara a ausência de básico), embaralhar os cards de volta no deck e comprar sete cards, até que saia um Pokémon básico. Toda vez que fizer isso, seu oponente pode optar por comprar um card adicional.

Se nenhum dos jogadores tiver Pokémons básicos nos sete primeiros cards da mão, os dois revelam suas mãos, embaralham os cards de volta no deck e recomeçam normalmente, comprando sete cards.


Organizando o campo

Após embaralhar o deck, comprar os sete primeiros cards e constatar que há um card de Pokémon básico entre eles, é hora de organizar o campo. Escolha um Pokémon básico para ser seu Pokémon ativo, e coloque o card virado para baixo na respectiva área do campo. Se você tiver mais Pokémons básicos, você pode optar por colocá-los no banco (virados para baixo) ou mantê-los em sua mão.


Com todos os Pokémons de sua escolha em campo, os prêmios são estipulados. Você compra seis cards do seu deck e os coloca na zona dos prêmios, virados para baixo. Quando todos os jogadores tiverem colocado seus Pokémons e prêmios em jogo, a partida se inicia! Ambos os jogadores devem desvirar seus Pokémons ativos e os do banco, e quem ganhou no lançamento da moeda inicia o primeiro turno.


Início de turno

Logo no início do turno, o jogador compra um card do deck. Em seguida, ele poderá tomar determinadas ações antes de atacar. Não há uma ordem fixa para realizar essas ações, elas podem variar conforme as circunstâncias. Por exemplo, posso evoluir meu Pokémon, usar um card para buscar energia, ligar esta energia a um dos meus Pokémons, equipar uma Ferramenta Pokémon nele, e só depois usar um Apoiador como o Professor Sycamore, visto que já tenho poucos cards de valor na mão. Ou então, vendo que há poucos cards de interesse em minha mão, usar logo um Apoiador como o Professor Birch ou N para comprar mais cards e pensar numa estratégia com outros cards.


As ações que podem ser tomadas antes do jogador atacar são:

  • Colocar cards de Pokémon básicos da sua mão no banco, tantas vezes quanto desejar. Mas cabe lembrar que, em condições normais, o banco comporta apenas cinco cards de Pokémon, e se ele estiver cheio, não é possível colocar novos Pokémons em campo.
  • Evoluir seus Pokémon, tantas vezes quanto desejar. Para evoluir um Pokémon, você precisará que o estágio anterior esteja no banco ou como Pokémon ativo. Para maiores informações sobre evolução e seus estágios, consulte nossa matéria sobre as categorias de Pokémon
  • Usar habilidades, tantas vezes quanto desejar e no limite do possível. Algumas habilidades podem ser ativadas antes de atacar, conforme o descrito em seu texto. Certifique-se de anunciar quais habilidades você está usando para que seu oponente saiba o que você está fazendo.
  • Ligar um card de Energia da sua mão a um de seus Pokémon, uma por turno. A maioria dos ataques dos Pokémons precisa de Energia para serem usados.
  • Jogar cards de Treinador disponíveis em sua mão, tantos quanto desejar. Ao jogar um card de item, você deve cumprir as condições estabelecidas em seu texto e realizar as ações descritas. Feito isso, o card de Treinador é colocado na pilha de descarte. Não há limite quanto à quantidade de cards de Item que podem ser usados, mas somente um Estádio e/ou Apoiador pode ser usado antes do Pokémon atacar.
  • Recuar seu Pokémon ativo, apenas uma vez. Para recuar, você deverá descartar 1 Energia do seu Pokémon ativo para cada  listado no custo para recuar. Em seguida, troque o Pokémon recuado por um Pokémon do seu banco. 

    • Se seu Pokémon ativo possuir muitos contadores de danos, talvez seja melhor recuá-lo e trazer outro Pokémon do banco para lutar em seu lugar, ou trocá-lo por um  Pokémon forte pronto para a batalha. 
    • Pokémon adormecidos ou paralisados não podem recuar. Todos os contadores de danos e cards ligados a cada Pokémon são mantidos quando eles são trocados, e condições especiais e qualquer efeito de ataque do oponente desaparecem. 
    • Ao recuar, ainda é possível atacar no mesmo turno, com o novo Pokémon ativo.


Restrições do primeiro turno

Como dito antes, quem vai primeiro não pode comprar um card do deck nem nem atacar no primeiro turno. Em circustâncias normais, também não é possível evoluir um Pokémon no primeiro turno, nem no turno que ele entrou em campo. Contudo, alguns (poucos) cards podem dribar essas regras. Se achar que vale a pena ser o primeiro, você também pode usar o card First Ticket, da série Black & White, ao invés de depender da sorte.


Então, caríssimos e caríssimas, fechamos aqui o básico do TCG. Sempre que tiverem alguma dúvida, vocês podem consultar as seções do no menu lateral do TCG, incluindo nosso glossário.

0 Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!