AVISO: A Nintendo AINDA não autorizou o livro Ash vs Red + Data de lançamento

Esclarecendo dúvidas.
Por favor, leiam...




Olá, leitores. Desculpe estar incomodando vocês novamente com esse assunto, é só para deixar algumas coisas claras. Muitos aqui devem saber sobre o livro que eu, Hal, estou prestes a lançar. Está tendo uma repercussão GIGANTESCA e bem mais do que eu esperava. Só queria esclarecer a vocês, leitores da PBN, as dúvidas em relação aos direitos autorais da Pokémon Company.

Recentemente, um dos sites parceiros da obra acabou divulgando que a Nintendo tinha autorizado a obra. Eles acabaram, no ditado popular, "colocando a carroça na frente dos bois". Ainda não temos a autorização da franquia. Então desconsiderem a notícia.

Ontem, dia 04/05, houve uma reunião com a Copag onde um dos nossos parceiros, o Wagner, dono da MTCG, apresentou o projeto do livro ao diretor. Segundo Wagner, os responsáveis pela empresa gostaram bastante e possivelmente hoje, dia 05/05, receberemos um parecer da parte da Copag, informando se eles vão ou não nos ajudar com a autorização do uso da imagem dos personagens.

Mesmo que eu quisesse lançar o livro "Ash vs Red" sem a autorização da Nintendo, eu seria barrado. E vou explicar por quê. Estamos lançando a obra através do selo "publique-se" da Livraria Saraiva (CLIQUE AQUI) e antes deles disponibilizarem ela para a comercialização, eles fazem uma análise para verificar se algum direito autoral foi corrompido e diversos outros fatores. Se eu não tiver com a autorização da obra em mãos, JAMAIS publicarei esse livro. Primeiro porque a própria plataforma da Saraiva não permiti, a obra é ignorada e segundo, zelo pela minha dignidade e não quero processos nas minhas costas. A Pokémon Company não nos processará pelo fato de estarmos divulgando o livro, ela só faria isso se caso disponibilizássemos ele para a venda sem a devida autorização. O que eles fazem nesses casos é o seguinte: eles enviam uma ação extrajudicial para o responsável para que ele tira a obra do ar, se a pessoa se rejeitar a fazer isso, então eles processam.

Até uma empresa grande como a Nintendo sabe a burocracia que é seguir com um processo judicial e eles não fariam isso se tiverem a chance de resolver a situação de modo pacífico.

De maneira geral, vou explicar rapidamente como funcionaria: um processo jurídico envolve um pedido do autor para a resolução de um conflito. A partir disso o juiz determinará a apresentação de razões, a produção de provas e tomará uma decisão reconhecendo um direito de uma das partes. Esse tipo de processo é denominado “processo de conhecimento” e serve justamente para determinar a resolução de um conflito reconhecendo que a parte tem direito.

Após esse reconhecimento, dependendo da natureza da obrigação, pode haver a necessidade de determinação dessa obrigação ou execução dela propriamente dita pela parte que foi reconhecida como responsável por reparar a situação. Se estivermos falando do direito de receber uma quantia em dinheiro, por exemplo, é necessário um processo específico, chamado “liquidação”, onde o juiz irá avaliar e determinar a quantia exata que deverá ser paga a quem de direito.

Se existe, no entanto, um direito líquido e certo, como é o caso de uma obrigação prevista em um contrato, por exemplo, haverá um novo processo, o de execução, objetivando que a parte prejudicada receba a reparação de seu dano.

No direito brasileiro, além do processo de conhecimento, liquidação e execução, ainda existem as ações cautelares, que são processos específicos para proteger ou salvaguardar algo que corre o risco de ser danificado pela ação ou omissão de alguém.

Conseguiram compreender? São tramites que requer passo a passo. Quero deixar claro neste post que a Editora Saraiva NÃO POSSUÍ NENHUM VÍNCULO COM  A OBRA, pretendemos lançar o ebook, DEPOIS DA AUTORIZAÇÃO DA POKÉMON COMPANY, através do selo "publique-se", que é um projeto da Saraiva onde autores podem lançar suas obras de modo autônomo. Para o uso da plataforma eles exigem um valor mínimo e ficam com 65% do valor arrecadado pelo produto (Você pode se certificar dessa informação CLICANDO AQUI).

Não quero a oficialização da obra, só a autorização para o uso da imagem de alguns personagens, o que não é impossível de conseguir e muito menos difícil. Nem eu, Hal, e muito menos a PBN, entrariam em uma jogada onde pudêssemos sofrer judicialmente. Nada está sendo feito debaixo dos panos e não acreditem em qualquer matéria sendo divulgada por aí. Se a gente conseguir a autorização, todos vocês saberão, mas através da PBN, não de outros sites.

SOBRE DATA DE LANÇAMENTO

Eu comecei a anunciar na página e nos posts aqui da PBN que o livro seria lançado no dia 25 de Maio. CONTUDO, infelizmente não posso mais confirmar isso e peço milhões de desculpas. Precisamos primeiro da autorização da Nintendo para só depois traçarmos uma data correta, de acordo com as diretrizes da Nintendo e do que ela exigir. Estamos no aguardo. Novamente, perdão por essa minha falta de tato. A culpa é minha e só minha. Mas dedos cruzados que vai dar tudo certo. No final das contas, mesmo aqueles que criticam perceberão que tudo isso tem um propósito maior!

Qualquer dúvida, só comentar nessa matéria que terei o maior prazer em esclarecer.  Só peço que nos faça as perguntas com aquele respeito básico que qualquer ser humano recebe dos pais. Já agradeço imensamente por isso. Até logo!

13 comentários:

  1. Cai na real que doi menos

    ResponderExcluir
  2. Como se sente sendo um revolucionário no "mundo Pokémon Brasil"? Vou completar agradecendo pelo seu esforço, como um fã e como um criador de conteúdo que sabe como é gratificante ter sua obra divulgada. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, é muito importante para mim <3

      Excluir
  3. De verdade, Hal, acho fantástico o modo que você está se esforçando para tornar esse livro uma realidade "física". Por mais que algumas pessoas não irão adquirir o livro, sempre precisamos reconhecer quando outra pessoal igual a nós se esforça assim.

    Parabéns de verdade! Tanto pelo livro, quanto pelos posts que faz (e não só os de respeito ao livro, como News Editor também), sempre de maneira clara e extremamente transparente.

    Estou na torcida por vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Esse apoio ele é essencial para continuarmos na luta. Obrigado mesmo <3

      Excluir
  4. Hall, por que toda vez que alguém critica um post seu, você apaga o post?

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo até você apagar esse post também? Você sempre faz isso sempre que os comentário são desfavoráveis a você e sinceramente a sua atitude de correr disso ao invés de bater de frente só faz aumentar as dúvidas e suspeitas. Se você não está preparado para aguentar críticas e questionamentos (muitas vezes até mesmo construtivos) então acho que você não está preparado para levar esse projeto diante, pelo menos não com uma atitude tão infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, esse post vai continuar aqui. Doa a quem doer :D

      Excluir
    2. Cara, perdi a conta de quantas postagens você apagou por ter sido criticado, você é único cdc da PBN que faz isso, quer dizer que na primeira crítica que o livro receber,você vai tirar ele de circulação?

      Excluir
  6. Boa sorte Hal, estou muito ansiosa para ler esse livro, espero que você consiga publicá-lo, até para a Nintendo perceber que existem fãs brasileiros de Pokémon, que gostariam de ter a opção de jogar em português, que há fãs dos mangás que desejam a publicação deles aqui e também que há fãs do anime (e que muitos não aceitam essa troca da dublagem e ainda acreditam que isso pode ser revertido).
    Enfim, sua história mostra muitas coisas que eu sempre quis ver em Pokémon e eu me surpreendo com a sua dedicação, por criar uma história que parece tão incrível, com uma trilha sonora muito legal e com as ilustrações maravilhosas do Ricardo Lira. Estou na torcida para que tudo dê certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio. E fico feliz que tenha gostado da trilha sonoraaa, é meu xodô rsrsrs <3

      Excluir
  7. Como posso fazer para ajudar? me expliquem direito pois não entedi nada.

    ResponderExcluir
  8. Cara sai daqui

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!