Pokémon: Tipos e características


Os card Pokémon são o foco do TCG, o coração e a alma do jogo. Duas das três condições para a vitória estão diretamente relacionadas a eles, e todo deck precisa ter ao menos um Pokémon básico.



Podemos usar diversos critérios para classificar esses cards, mas o principal é o tipo, sendo esse o usado para agrupar os Cards Pokémon numa expansão.

As principais características de um card de Pokémon

Tipo

O tipo, assim como nos jogos, é uma característica inerente ao Pokémon. Tanto é que nas versões regulares desses cards, a cor do tipo assume o papel de plano de fundo, evidenciando a qual tipo ele pertence. O tipo também é sinalizado por uma pequena esfera no canto superior direito do card.

Mas ao contrário dos jogos, dos mangás e do anime, temos apenas 11 tipos. Alguns tipos do TCG abrangem mais de um correspondente nos jogos, mas ainda é observada a questão de forças e fraquezas. Por exemplo, um Pokémon do tipo gelo, mesmo sendo enquadrado como tipo água no TCG, ainda sofrerá dano super efetivo de tipos metálicos. Além disso, Pokémons que possuem dois tipos no jogo podem se enquadrar em dois tipos diferentes no TCG, com um card pertencendo ao primário e outro sendo do tipo secundário; ou ainda, ser de um tipo e usar as Energias do outro.

Cabe lembrar que o que determina o tipo do ataque é o próprio tipo do Pokémon, e não as energias usadas para pagar seu custo. Como exemplo, um tipo dragão, mesmo usando uma Energia de Lutador e uma Metálica para atacar, tem seu ataque considerado como do tipo dragão.


O tipo Grama


O tipo Grama no TCG corresponde aos tipo Grama e Inseto dos jogos (incluía o Venenoso nas expansões mais antigas). Pokémons desse tipo costumam envenenar seus oponentes ou se curar ao efetuar seus ataques. Sua energia exclusiva alude a esse fato recuperando um pouco da saúde do Pokémon ao ser ligada a ele. O tipo Grama possui fraqueza a , e eventual resistência a  ou , conforme seu tipo nos jogos. Seus ataques são eficazes contra   e , a depender do Pokémon adversário.


O tipo Fogo


O tipo Fogo no TCG corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Em seus ataques podem causar queimaduras nos oponentes, mas frequentemente exigem o descarte de energia. Sua energia exclusiva contorna esse revés, voltando ao Pokémon após o uso. O tipo Fogo apresenta fraqueza a  e quando puro não apresenta resistência. Seus ataques são eficazes contra  e , a depender do Pokémon adversário.


O tipo Água


O tipo Água no TCG corresponde aos tipo Água e Gelo dos jogos. Alguns Pokémons desse tipo possuem ataques e habilidades que afetam o banco, e seus ataques frequentemente recebem adicional de dano por energia do tipo. Sua energia exclusiva salva o Pokémon nocauteado da pilha de descarte, fazendo-o parar na mão do jogador. O tipo Água possui fraqueza a  ou a , conforme seu tipo nos jogos, e quando puro não apresenta resistência. Seus ataques são eficazes contra  e , a depender do Pokémon adversário, e alguns Pokémons que são do tipo Grama nos jogos apresentam resistência ao tipo Água.


O tipo Relâmpago


O tipo Relâmpago no TCG corresponde ao tipo Elétrico dos jogos. Pokémons desse tipo podem trazer energias de volta da pilha de descarte, além de paralisar seus oponentes. Contudo, em seus ataques mais poderosos podem causar danos a si mesmos. Sua energia exclusiva faz com que eles não tenham fraquezas, visto que eles não precisam de ajuda para se nocautearem, né? O tipo Relâmpago possui fraqueza a  e costuma apresentar resistência a . Seus ataques são eficazes contra , a depender do Pokémon adversário, e a qualquer Pokémon que tenha o tipo Voador nos jogos. De forma análoga, Pokémons que são do tipo Terrestre nos jogos apresentam resistência ao tipo Relâmpago.


O tipo Psíquico


O tipo Psíquico no TCG corresponde aos tipos Psíquico, Fantasma e Venenoso dos jogos. Pokémons desse tipo podem causar várias mudanças de estado no oponente, como confusão, sono e/ou envenenamento. Sua energia exclusiva diminui o custo de recuo desses Pokémons, aludindo ao fato deles serem um pouco mais ressabiados e introspectivos. O tipo Psíquico possui fraqueza a  ou a  e eventual resistência a , conforme seu tipo nos jogos. Seus ataques são eficazes contra  e , e são ineficazes contra  e , a depender do Pokémon adversário.


O tipo Lutador


O tipo Lutador no TCG corresponde aos tipo Lutador, Pedra e Terrestre dos jogos. Pokémons desse tipo podem correr riscos maiores para ter um dano adicional, e costumam ter custo de recuo alto. Sua energia exclusiva permite que seus ataques causem ainda mais dano. O tipo Lutador possui fraqueza a ,   ou   e eventual resistência a , conforme seu tipo nos jogos. Seus ataques são eficazes contra  e , a depender do Pokémon adversário, e são ineficazes contra Pokémons que são do tipo voador nos jogos.


O tipo Noturno


O tipo Noturno no TCG corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémons desse tipo podem desferir ataques furtivos e descartar as Energias do oponente. Sua energia exclusiva é um perigo para Pokémons-EX, causando danos caso esses o ataquem. O tipo Noturno normalmente possui fraqueza a  e resistência a . Seus ataques são eficazes contra , a depender do Pokémon adversário, e são ineficazes contra .


O tipo Metálico


O tipo Metálico no TCG também corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémons desse tipo podem resistir a ataques por mais tempo do que a maioria, e sua energia referencia essa característica ao reduzir os danos sofridos por esses Pokémons. O tipo Metálico normalmente possui fraqueza a  e resistência a . Seus ataques são eficazes contra  e , a depender do Pokémon adversário, e são ineficazes contra .


O tipo Fada


O tipo Fada no TCG corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémons desse tipo costumam tornar os ataques dos oponentes menos eficazes, e sua energia exclusiva alude ao seu papel de clérigo/suporte nos jogos, prevenindo todos os efeitos exceto dano dos ataques adversários. O tipo Fada normalmente possui fraqueza a  e resistência a . Seus ataques são eficazes contra .

O tipo Dragão


O tipo Dragão no TCG também corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémons desse tipo costumam precisar de mais de um tipo de Energia básica para poder atacar, mas são bem poderosos. Não possuem energia básica correspondente mas sua energia exclusiva os auxilia ao prover duas Energias de qualquer tipo desejado. O tipo Dragão normalmente possui fraqueza a , e seus ataques eram eficazes contra  na série Black & White.


O tipo Incolor


O tipo Incolor no TCG corresponde aos tipos Normal e Voador dos jogos (incluía Dragão nas expansões mais antigas). Pokémons desse tipo se dão bem em qualquer tipo de deck, pois se viram com qualquer tipo de energia. Não possuem energia básica nem energia especial exclusiva, mas apreciam uma Dupla Energia Incolor. O tipo Incolor possui fraqueza a  ou a  e eventual resistência a , conforme seu tipo nos jogos.


Alterações de tipo

Séries mais antigas (EX, HeartGold & SoulSilver) contavam com Pokémons dual type. Pokémons da Equipe Magma, da Equipe Aqua ou da Equipe Rocket apresentavam além de seu usual, o tipo noturno, por estarem associados aos vilões. Os Pokémon Delta Species tinham, além de alterações no tipo principal, o tipo metálico devido a energia presente nos arredores de Holon. Por fim, os Pokémon Legend presentes na série HeartGold & SoulSilver apresentavam os tipos de cada membro da dupla.



Já a série E-card apresentava o Poké-Body "Crystal Type", que fazia o Pokémon incolor assumir o tipo da Energia ligada a ele até o final do turno. Na série XY, as Eeveelutions da primeira geração possuem uma habilidade que adiciona mais um tipo aos Pokémons estágio 1 do jogador.



Habilidades e traços ancestrais

Sendo uma característica inerente ao Pokémon nos jogos, as habilidades também marcam presença no TCG. Entretanto, só alguns Pokémons a possuem: numa mesma expansão é possível encontrar o mesmo Pokémon sem a habilidade, por exemplo. Em compensação, elas trazem algum benefício ao jogador ou prejudicam o adversário, podendo facilitar o uso de Energias e o recuo, bloquear Treinadores ou ignorar ataques e lançamentos de moeda, por exemplo.


Algumas habilidades só são acionadas quando o Pokémon se torna o Pokémon ativo, isto é, é mandado para a batalha. Outras funcionam mesmo quando o Pokémon está no banco. Esses detalhes são especificados na descrição da habilidade.


Nas séries anteriores a Black & White, haviam os Poké-Powers e Poké-Bodies, de efeito similar. Os Poké-Bodies estavam sempre ativos, e Poké-Powers precisavam ser "anunciados" para poderem ter efeito, isso é, seu uso era opcional (além de não serem ativados quando houvesse condições de estado). Similar aos Poké-Bodies, nós temos os traços ancestrais; mas esses possuem um conjunto determinado de efeitos.


  • α Recovery: Ao recuperar os Pontos de Saúde desse Pokémon, o valor recuperado é dobrado.
    • Ludicolo, Eelektrik, Tentacool, Azumarill e Bidoof [Primal Clash] tem esse traço.
  • α Growth: Ao ligar uma energia a esse Pokémon (sem usar efeitos de ataques, habilidades ou Treinadores), é possível ligar mais uma energia.
    • Swampert, Whiscash, Gorebyss, Primal Kyogre-EX e Kingdra [Primal Clash] tem esse traço.
  • Ω Barrage: Esse Pokémon pode atacar duas vezes no mesmo turno. Se o ataque nocautear um Pokémon, o segundo ataque afetará o novo Pokémon ativo do oponente.
    • Torchic, Nidoqueen, Medicham, Excadrill e Bunnelby [Primal Clash] tem esse traço.
  • Ω Barrier: Cards de Treinador (exceto Ferramenta Pokémon e Estádio) do oponente não tem efeito sobre esse Pokémon.
    • Sceptile, Magcargo, Electrike, Rhyperior, Primal Groudon-EX [Primal Clash] e Regirock [Promo] tem esse traço.
  • Δ Plus: Quando esse Pokémon nocautear um do oponente, o jogador pega um prêmio a mais.
    • Dustox, Articuno, Natu, Dragonite e Swellow [Roaring Skies] tem esse traço.
  • Δ Evolution: Esse Pokémon pode ser jogado para evoluir um outro que foi colocado em campo no mesmo turno, ou no primeiro turno.
    • Banette, Togekiss, Altaria, M Rayquaza-EX, Unfezant [Roaring Skies], Fearow e Salamence [Promo] tem esse traço.
  • Δ Wild: Esse Pokémon leva 20 pontos de dano a menos de ataques do tipo ,, ou  (depois de serem aplicadas fraquezas e resistências).
    • M Rayquaza-EX [Roaring Skies] tem esse traço.
  • θ Stop: Esse Pokémon não é afetado por habilidades do oponente.
    • Malamar, Celebi, Sableye [Promo], M Sceptile-EX, Volcarona, Baltoy, Golurk e Porygon-Z [Ancient Origins] tem esse traço. 
  • θ Double: Esse Pokémon pode ter duas Ferramentas Pokémon equipadas.
    • Vespiquen, Entei, Gyarados, Metagross e M Tyranitar-EX [Ancient Origins] tem esse traço.
  • θ Max: Quando esse Pokémon é jogado para evoluir um outro que foi colocado em campo, todos os marcadores de dano pré-existentes são removidos.
    • Primal Kyogre-EX, Primal Groudon-EX e M Rayquaza-EX [Ancient Origins] tem esse traço.
Porém, nem sempre se pode tirar proveito dessas habilidades: há alguns cards que bloqueiam seus efeitos.



Pontos de saúde

Diferente das citadas anteriormente, os pontos de saúde são uma característica que pode ser influenciada por outros fatores. Eles se referem à quantidade de dano que o Pokémon pode aguentar antes de ser nocauteado. Aspectos que definem os pontos de saúde de um Pokémon são a média que ele possui nos jogos, sua categoria  e até mesmo a série em que se encontra.


Os pontos de saúde podem ser alterados por efeitos de habilidades ou de Treinadores, e alguns cards usam os pontos de saúde como parâmetro para pegar um Pokémon.



Custo de recuo

Tal como os pontos de saúde, o custo de recuo também é uma característica que pode ser influenciada por outros fatores. Ela se refere à quantidade de energias que deve ser descartada para que o Pokémon ativo retorne ao Banco e seja substituído por outro Pokémon que estava lá no Banco. Aspectos que definem o custo de recuo de um Pokémon são sua velocidade nos jogos e a categoria que se enquadra no TCG.


O custo de recuo pode ser alterado por efeitos de habilidades, de Treinadores e até mesmo de Energias especiais. Já outros cards podem usar o custo de recuo como parâmetro, seja para aumentar o dano ou para pegar um Pokémon.


Lembre-se que as características de cada Pokémon são um diferencial que pode ser decisivo. Procure observar as características dominantes nos Pokémons do seu deck, verificando a sinergia com outros cards, em especial Treinadores e outros Pokémons. Fique atento também a questão dos tipos ao montar seu deck, pois eles podem definir suas vantagens e desvantagens em uma partida!


3 comentários:

  1. Vocês conhecem o Pipoca e Nanquim e o OmeleTV? São tipos canais que falam sobre mangás e animes diversos. Já que vocês tem um canal da PBN por que não fazem algo parecido com Pokémon? Aí faz um quadro no canal e comenta sobre o anime ou mangá ou outras coisas relacionados.

    ResponderExcluir
  2. faz lista das matérias suas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma lista, mas você pode acessar todas as minhas matérias por meio do marcador "NANABS". A mesma coisa vale para as matérias sobre o básico do TCG e do TCG em geral, e também para as demais matérias do site. Os marcadores ficam no fim das matérias:
      MARCADO COMO: Conceitos (TCG), NANABS, Pokémon TCG

      Espero ter lhe ajudado ;)

      Excluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!