Campo e áreas de jogo


Quando dois treinadores se encontram, é certo de que haverá uma batalha. Mas não em qualquer lugar: há de se escolher um espaço ideal, e no TCG não é diferente.


O campo

O campo é aqui referido como a área total do jogo: a sua e a de seu oponente, o espaço onde ocorre a partida. Ao comprar um deck pré-montado, também vai incluso uma folha (papermat) detalhando toda a área do jogo, inclusive a do oponente. O interessante desses papermats é que normalmente eles vêm com uma "colinha" das ações que se tomam a cada turno, das condições especiais e até da onde colocar cada card.

Por razões óbvias eu não recomendo colocar o copo de refri na mesa...

Iremos detalhar cada zona do campo, inclusive o que você pode ter ou não acesso durante uma partida.



Deck

É onde você coloca seu deck (baralho), após comprar os sete primeiros cards e reservar os seis cards de prêmio. Embora os jogadores saibam quantos cards há em cada baralho (pois um deck completo contém exatamente 60 cards), não é possível mudar a ordem dos cards nos baralhos de cada jogador, a menos que um card permita que isso seja feito (ao embaralhar o deck).


Em ambientes competitivos, há o costume de "cortar" o deck adversário depois que este o embaralha após o efeito de um card. Isso assegura imprevisibilidade da ordem dos cards, mesmo que ele(a) tenha os colocado numa ordem específica ao buscar um card.


Para "cortar" um deck, separe-os em quantos montinhos que você quiser (usualmente dois), e coloque um em cima do outro, numa ordem diferente da qual estava antes.

Lembrando que, se seu oponente não puder comprar nenhum card no inicio da rodada, pois não há nenhum no deck dele, você venceu a partida!


Pilha de descarte

Cada jogador possui sua própria pilha de descarte. Os cards removidos do jogo vão para a pilha de descarte, a menos que um card jogado diga algo diferente.


Mas no geral, quando um Pokémon é nocauteado, ele e todos os cards ligados a ele (como Energias, Ferramenta Pokémon e seus estágios anteriores) vão para a pilha de descarte de seu respectivo jogador. O recuo e determinados ataques dos Pokémons exigem o descarte de Energia ou outro card antes da ação. Itens e Apoiadores, depois de usados, também vão para a pilha de descarte.

Posso pegar algum card da pilha de descarte?

Não. Você só pode pegar cards da pilha de descarte e colocá-lo em sua mão (ou de volta ao deck ou banco) pelo efeito de algum card.



Dá para tirar algum proveito da pilha de descarte?

Sim, alguns Pokémons possuem ataques e habilidades relacionados à pilha de descarte.



Prêmios 

Cada jogador possui seus próprios cards de prêmio, separados de seu próprio deck no início do jogo (o que difere do conceito que temos de receber prêmios de outras pessoas). Eles são escolhidos aleatoriamente (geralmente os seis primeiros cards de um deck embaralhado) e colocados virados para baixo, só podendo ser desvirados pelo efeito de algum card. Já outras cartas usam a quantidade de prêmios como parâmetro para seus efeitos.


Ao nocautear um Pokémon do oponente, você pega um dos card de prêmio e o coloca em sua mão. Se você pegou todos os seus prêmios, antes do adversário fazer o mesmo, você venceu a partida! Cabe destacar que os Pokémon EX permitem que você compre dois cards de prêmio quando enfim são nocauteados.


Estádio

O card de Estádio costuma ser colocado entre o Pokémon ativo e o deck do jogador. Lembre-se: quando um Estágio é jogado, ele substitui o que estava anteriormente em campo (o antigo é descartado), independente se ele era seu ou de seu adversário.



Banco

O banco corresponde a zona inferior da área de jogo de cada jogador. Cada um pode ter até cinco Pokémons no banco (exceto se o Estádio Sky Field ou Parallel City estiver em campo). Todo Pokémon em jogo, exceto o Pokémon ativo, deve ser colocado no banco. Se seu banco estiver cheio, você não pode colocar novos Pokémons básicos em campo --- terá que aguardar que um seja nocauteado ou usar um card que recolha seu Pokémon para a mão.


O banco é isolado?

Não. Diferente dos jogos, por exemplo, habilidade dos Pokémons que estão no banco podem afetar Pokémons ativos e até mesmo o que os jogadores podem fazer em cada rodada.


O banco é um lugar seguro?

Não. Alguns ataques, habilidades e Treinadores também afetam Pokémons do banco, seja causando dano, removendo Energias ou mesmo trocando-os de lugar com o Pokémon ativo. Se não especificado, os efeitos de um Treinador podem atingir tanto Pokémon ativo quanto do banco.



Pokémon ativo

Acima do banco fica o Pokémon ativo do jogador. É este Pokémon que irá atacar o do adversário, e sofrer os danos do oponente. Cada jogador começa com um Pokémon ativo, sendo que se o oponente não tiver nenhum Pokémon ativo, ele(a) perde o jogo!

Caso seu Pokémon ativo seja nocauteado, outro do banco deve substituí-lo. Se você deseja trocar um Pokémon ativo por um do banco, deve primeiro pagar o custo de recuo (ou então usar o efeito de algum card, como o Escape Rope).


Mão

Em sua mão ficam os cards que você pode jogar durante a partida. Você pode obter cards e colocá-los em sua mão no início do seu turno (pegando um card do seu deck), ao nocautear um Pokémon do oponente (pegando um card dos prêmios) ou ao usar algum card de treinador para comprar cards (como Shauna e Professor Sycamore, por exemplo) ou para pegar um card específico do deck (usado cards como a Pokéball, por exemplo).


Quando o jogador não está segurando seus cards na mão (pois vai procurar um no deck, por exemplo), é costume deixá-los atrás do banco, virados para baixo. Você não pode ver o que está na mão do oponente (só o número de cards), a menos que o efeito de algum card permita isso.


Informação pública

Chama-se de informação pública aquela que está plenamente acessível, por qualquer jogador, a qualquer hora. Você pode observá-las ou então perguntar por elas (Posso ver esse seu card? Quantos Pokémons você tem em sua pilha de descarte?), desde que isso não prejudique o andamento da partida. Essas informações são:
  • Que cards de Pokémon estão em campo (incluindo qualquer estágio evolutivo que esteja embaixo)
  • Que cards de Energia estão em campo
  • Que cards de Treinador estão em campo (Estádios e Ferramentas Pokémon)
  • Os cards na pilha de descarte de cada jogador (sem mudar a ordem deles)
  • O número de cards na mão, no deck, e/ou de prêmios de cada jogador
Então, caros jogadores, fechamos aqui o básico sobre o campo. Lembre-se que conhecer cada área do jogo e suas possibilidades já é o primeiro passo para a vitória!

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