Treinadores

Os cards de Treinador são um auxílio essencial no TCG. Da mesma forma que um Pokémon orientado por seu treinador tem mais chances de vencer do que um selvagem, os cards de Treinador, quando usados, podem ser cruciais para a vitória.


Por exemplo, esses cards podem pegar cards, recuperar a saúde dos Pokémon ou os torná-los mais fortes, por exemplo. E também podem atrapalhar a vida do adversário, fazendo-o descartar cards, inabilitando seu Pokémon ativo ou até forçá-lo a trocá-lo pelo o do banco. Os cards de Treinador vêm em três variantes: Item (que inclui Ferramenta Pokémon e Ace Spec), Apoiador e Estádio.


Items

Os cards de Item possuem uma gama variada de efeitos, normalmente inspiradas nos itens presentes nos jogos. Por exemplo, podem recuperar dano ou condições especiais de um Pokémon, ou mesmo buscar um Pokémon presente no deck e colocá-lo na mão do jogador. Cards de Item podem influenciem em outros aspectos da partida, como a compra de cards, recuperação de cards da pilha de descarte ou até mesmo no que seu adversário pode fazer. 

Os cards de Item têm sua identificação e barra inferior na cor azul, e o jogador pode usar quantos quiser durante sua rodada. Para jogar os cards de Item, faça o que eles dizem e, em seguida, coloque-os em sua pilha de descarte.



Items recorrentes são a Recuperação de Energia, a Pokébola, a Poção e suas variações. Como exemplo, eis alguns cards* que apresentam efeitos relacionados a:

  • Compra e obtenção de cards: Red Card, Roller Skaters [XY], Fiery Torch [Flashfire], Maintenance [Furious Fists], Acro Bike [Primal Clash], Trainer's Mail [Roaring Skies], Paint Roller [Ancient Origins], Xtranscriever, Random Receiver, Bicycle [série Black & White].
  • Descarte de cards: Startling Megaphone, Trick Shovel [Flashfire], Enhanced Hammer, Acro Bike [Primal Clash], Paint Roller [Ancient Origins], Tool Scrapper, Crushing Hammer [série Black & White].
  • Energia: Professor's Letter [XY e Breakthrough], Energy Retrieval [Primal Clash, Ancient Origins], Energy Switch, Mega Turbo [Roaring Skies], Energy Recycler [Ancient Origins], Max Elixir [BREAKpoint], Energy Search, Dark Patch, Superior Energy Retrieval, Ether, Colress machine [série Black & White].
  • Banco: Target Whistle [Phantom Forces], Switch [Primal Clash, Roaring Skies], Escape Rope [Primal Clash], Pokémon Catcher [Breakpoint].
  • Obtenção de Pokémon: Great Ball [XY, BREAKpoint], Evosoda, Max Revive [XY], Ultra Ball [Flashfire, Roaring Skies], Jaw Fossil, Sail Fossil [Furious Fists], Revive [Roaring Skies], Level Ball [Ancient Origins], Heavy Ball [BREAKthrough], Rare Candy, Dive Ball, Repeat Ball [Primal Clash], Team Magma's Great Ball, Team Aqua's Great Ball [Double Crisis], Pokéball, Pokemon Communication, Plume Fossil, Cover Fossil, Root Fossil Lileep, Old Amber Aerodactyl, Team Plasma Ball [série Black & White].
  • Saúde do Pokémon: Super Potion [XY], Full Heal [Furious Fists], Fresh Water Set [Primal Clash], Potion, Max Potion [BREAKpoint].
  • Movimentação/manutenção de cards: Sacred Ash, Pal Pad [Flashfire], Tool Retriever, Super Scoop Up, Maintenance [Furious Fists], Battle Compressor [Phantom Forces], VS Seeker [Phantom Forces, Roaring Skies], Eco Arm [Ancient Origins], Super Rod, Buddy-Buddy Recue [BREAKthrough], Puzzle of Time [BREAKpoint], Pokédex, Recycle, Devolution Spray, Dowsing Machine [série Black & White].
  • Dano e condições especiais: Pluspower, Hypnotoxic Laser [série Black & White].


Ferramenta Pokémon

As Ferramentas Pokémon, como o próprio nome indica, são itens ligados aos cards de Pokémon. São normalmente inspiradas nos Held itens presentes nos jogos, provendo algum tipo de benefício para o Pokémon.

Em contrapartida, um card de Pokémon pode ter apenas uma Ferramenta Pokémon ligada a ele, e esta não pode ser removida a não ser por determinação do próprio card ou de algum efeito causado por outro card (Treinador ou Pokémon, por exemplo). Quando o Pokémon ao qual está ligada é nocauteado, o card de Ferramenta Pokémon também vai para a pilha de descarte.




Como exemplo, eis alguns cards* que apresentam efeitos relacionados a:
  • Redução de dano sofrido: Hard Charm [XY], Protection Cube [Flashfire], Weakness Policy [Primal Clash], Assaut Vest [BREAKthrough], Eviolite, Silver Mirror [série Black & White].
  • Ataques, dano causado e condições especiais: Muscle Band [XY], Jamming Net [Phantom Forces], Aqua Difuser, Magma Pointer [Double Crisis], Wide Lens [Roaring Skies], Bursting Ballon, Fighting Fury Belt [BREAKpoint], Rocky Helmet, Dark Claw, Silver Bangle [série Black & White].
  • Recuo: Float Stone, Heavy Boots [BREAKthrough].
  • Energia: Head Ringer [Phantom Forces], Exp. Share [Primal Clash].
  • Saúde do Pokémon: Sparkling Robe [Furious Fists], Healing Scarf [Roaring Skies], Heavy Boots [BREAKthrough], Giant Cape [série Black & White].


Ace Spec

Os Ace Spec são cards de Item extremamente poderosos, mas dos quais só é permitido ter um no deck. Normalmente seus efeitos são muito mais intensos do que Itens similares, ou então não possuem uma contrapartida tão severa (como descartar cards). Eles estavam presentes nas expansões Boundaries Crossed, Plasma Storm, Plasma Freeze e Plasma Blast.


Como exemplo, eis alguns cards* que apresentam efeitos relacionados a:



  • Descarte e obtenção de cards: Computer Search, Dowsing Machine
  • Obtenção de Pokémon: Master Ball
  • Ataques, dano causado e condições especiais: Crystal Edge, Rocky Guard, G Booster, G Scope
  • Energia: Victory Piece
  • Banco: Scramble Switch
  • Saúde do Pokémon: Gold Potion, Crystal Wall
  • Movimentação/manutenção de cards: Scoop Up Cyclone


  • Apoiador

    Os cards de Apoiador são semelhantes aos de Item, mas você pode jogar apenas um por vez. Eles têm sua identificação e barra inferior na cor laranja, e são normalmente inspirados em pessoas (NPCs) dos jogos, tendo efeitos mais rápidos ou mais abrangentes do que os cards de Item. Por exemplo, você pode pegar mais cards, tanto do deck quanto da pilha de descarte, pegar ou remover mais de um tipo de card, aumentar ou remover danos sofridos a por seus Pokémons.
     

    Apoiadores recorrentes são os Professores e rivais, os quais geralmente ajudam o jogador a comprar cards. Como exemplo, eis alguns cards* que apresentam efeitos relacionados a:



  • Compra e obtenção de cards: Professor Sycamore [XY, Phantom Forces, BREAKthrough], Shauna [XY, Phantom Forces], Tierno [Phantom Forces, BREAKpoint], Battle Reporter, Korrina [Furious Fists], Archie's Ace in the Hole, Maxie's Hidden Ball Trick, Teammates, Professor Birch's Observations [Primal Clash], Team Magma Grunt, Team Aqua Grunt [Double Crisis], Steven [Roaring Skies, Ancient Origins], Ace Trainer [Ancient Origins], Giovanni's Scheme, Judge, Skyla [BREAKthrough], Psychic's Third Eye, Misty's Determination [BREAKpoint], Professor Juniper, N, Cheren, Bianca, Caitlin, Colress, Team Plasma Grunt, Ghetsis [série Black & White].
  • Descarte de cards: Professor Sycamore [XY, Phantom Forces, BREAKthrough], Team Flare Grunt [XY], Xerosic [Phantom Forces], Team Magma Grunt, Team Aqua Grunt [Double Crisis], Misty's Determination, Delinquent, Psychic's Third Eye [BREAKpoint], Professor Juniper, Hugh, Team Plasma Grunt [série Black & White].
  • Dano e condições especiais: Giovanni's Scheme [BREAKthrough], Iris [série Black & White].
  • Energia: Blacksmith [Flashfire], Korrina [Furious Fists], Team Aqua Admin, Team Magma Admin, [Double Crisis], Steven [Roaring Skies, Ancient Origins], Fisherman [BREAKthrough], Cilan [série Black & White].
  • Banco: Lysandre [Flashfire, Ancient Origins].
  • Obtenção de Pokémon: Trevor, Pokemon Fan Club, Fossil Researcher, Wally [Roaring Skies], Winona, Brigette [BREAKthrough].
  • Saúde do Pokémon: Pokemon Center Lady [Flashfire].
  • Movimentação/manutenção de cards: Cassius [XY], AZ [Phantom Forces], Archie's Ace in the Hole, Maxie's Hidden Ball Trick [Primal Clash], Ace Trainer [Ancient Origins], Judge [BREAKthrough], Hooligans Jim & Cas, Caitlin, Shadow Triad, Colress, Ghetsis [série Black & White].


  • Estádio

    Os cards de Estádio representam arenas de batalhas especiais, mantidas até que outro card de Estádio seja jogado. Em casos mais raros, podem ser removidos por efeitos de ataques de Pokémons ou mesmo de cards de Treinador. Eles têm sua identificação e barra inferior na cor verde, e podem alterar vários aspectos da partida, como número de Pokémons na bancada, danos recebidos, custo de recuo e pontos de saúde dos Pokémons em campo, por exemplo. A grande maioria impõe condições que afetam tanto você quanto o adversário.


    Como exemplo, eis alguns cards* que apresentam efeitos relacionados a:



  • Banco e recuo: Fairy Garden [XY], Mountain Ring [Furious Fists], Team Aqua's Secret Base [Double Crisis], Sky Field [Roaring Skies], Parallel City [BREAKthrough], Skyarrow Bridge [série Black & White].
  • Danos causados, sofridos e condições especiais: Shadow Circle [XY], Magnetic Storm [Flashfire], Fighting Stadium [Furious Fists], Steel Shelter [Phantom Forces], Team Magma's Secret Base [Double Crisis], Faded Town [Ancient Origins], Parallel City [BREAKthrough], Reverse Valley [BREAKpoint], Virbank City Gym, Plasma Frigate, Frozen City [série Black & White].
  • Saúde: Training Center [Furious Fists], Rough Seas [Primal Clash], All-Night Party [BREAKpoint], Pokémon Center, Aspertia City Gym [série Black & White].
  • Ataques e habilidades: Dimensional Valley [Phantom Forces], Shrine of Memories, Silent Lab [Primal Clash]. 


  • Posso substituir um Pokémon por um Treinador?

    Bem... Há alguns poucos Itens que tem o efeito de serem um substituto de um Pokémon básico, atuando como "saco de pancada" até que seus Pokémons no banco estejam prontos para lutar (devidamente energizados e evoluídos). Já nas séries anteriores a Black & White, cards de fóssil atuavam como Pokémon básico, inclusive evoluindo para suas formas restauradas! Mas esses cards só tem o efeito de serem substitutos de Pokémon quando jogados em campo. Em sua mão e no deck, eles ainda são Treinadores.



    Há algo que possa interferir nos treinadores?

    Além de efeitos de outros Treinadores, alguns ataques e habilidades de Pokémons podem pegar cards de Treinadores ou mesmo bloquear seu uso. Além disso, determinados ataques ganham adicional de dano pelo uso no turno anterior ou pela mera presença de um Treinador na mão do oponente. Alguns ataques podem também "destruir" um Estádio. 


    Portanto, cuidado onde pisa, caro Treinador. Mas saiba que sem você a batalha não é a mesma!

    * As listagens não são exaustivas.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Seu comentário será publicado após a aprovação.
    Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

    A PBN agradece a sua participação!