A viagem de volta a Kanto 20 anos depois


Um Gengar e um Nidorino frente a frente. Nidorino ginga a frente do fantasma sorridente, leva uma pancada. Sente o golpe, mas não se abate. Em seguida o contra-ataque e... bam! 

Se você não reconhece a cena narrada acima, certamente você não jogou um dos maiores clássicos da história dos video games. Há vinte anos a primeira geração de Pokémon era lançada, trazendo para o mundo uma febre alarmante, conquistando o Japão e o Ocidente de uma forma inexplicável. E vinte anos depois, a Nintendo traz de volta os jogos que deram início a essa longa jornada. Que sensações esses jogos trouxeram para os fãs?


Pallet, o lar de todos nós 

Quando fiquei sabendo do relançamento dos clássicos jogos para o Nintendo 3DS, fiquei extremamente animado. Refazer o caminho que percorri por diversas vezes em minha infância era algo realmente deveras empolgante. Para muitos não há motivos para jogar novamente Pokémon R/B/Y, são jogos que todos já jogaram e cansaram de repetir. A quantidade de pessoas que sequer cogitaram comprar suas cópias digitais é maior do que eu pensava.

Eu não esperava nada de muito novo ao iniciar o meu jogo. Acordar no meu quarto, fingir que não sei que se eu tentar sair de Pallet o Professor Carvalho vai me impedir de seguir sozinho. Escolher meu primeiro Pokémon - como sempre, uma decisão difícil. Batalhar contra meu rival e finalmente viajar. A sensação era a de estar realmente saindo de casa, como se tudo ali fosse parte da minha vida.

Estou acostumado com os novos jogos, com seus gráficos extremamente bonitos e o meu primeiro receio ao escolher a versão Red (a mesma que eu tinha, quando criança) era de que eu sentiria uma certa aversão aos gráficos tão primários. Pelo contrário. Quando estava ali, com meu 3DS em mãos e fazendo minha jornada por Kanto pela milésima vez, nada disso importou. Me diverti desbravando o Mt. Moon, resolvendo os simples puzzles - que na época pareciam tão impossíveis. Tudo no jogo é meticulosamente pensado, bem estruturado, dos grunhidos dos Pokémon até as pequenas histórias que os NPCs contam - como o dono do Pokémon Fan Club que é apaixonado por sua Rapidash ou o frustrado líder do "Ginásio Lutador", que sonhava que seu Dojo fosse o ginásio oficial de Saffron.

Eu poderia fazer um texto somente citando os detalhes que fazem da primeira geração perfeita. Mas, bem, todos já sabemos, não é mesmo?


Lá e de volta outra vez

A Nintendo soube como trazer os fãs de volta para os clássicos. Disponibilizou via download os jogos,  mas soube como acrescentar mudanças e manter segredos do jogo, fazendo da experiência ainda mais completa e saudosista. Graças aos recursos do Nintendo 3DS podemos fazer trocas e batalhas com amigos lado a lado, como se tivéssemos um Cabo Game Link, possibilitando assim que todos possam completar sua Pokédex. Além disso os segredos (e cheats) do jogo foram mantidos. Ainda podemos fazer o macete para pegar o Mew e podemos explorar o glitch mais famoso da história da franquia: o Missingno.

Após vinte anos os três primeiros jogos de Pokémon ainda mostram um poder inexplicável. Os primeiros passos de uma aventura que encantou e ainda encanta pessoas por todo o mundo. Desfrutar dessa experiência, depois de todo esse tempo, serviu para reafirmar em minha mente o que esses jogos representam. Mais do que uma sensação de nostalgia, viver essa aventura novamente me fez pensar o quanto eu quero que Pokémon seja eterno.

E para vocês? Como foi jogar Pokémon Red, Blue e Yellow novamente? 


4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Por falar em Kanto e em Pokémon R/B/Y, eu baixei o Pokémon Yellow para o 3DS mas só que assim que eu cliquei na Rom, o jogo não funcionou. Eu tentei baixar a mesma Rom em outros sites diferentes e mesmo assim a Rom não funcionou. A Rom fica numa tela preta e não acontece nada. Se alguém ai souber o porque da Rom não ter funcionado, me fale nesse comentário. Flw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tião 3:
      mano o pkm yellow é pra GB, n pra GBC, GBA, DS, 3DS, Wii, Wii U, Jack U, Xbox, Xbox 360, Xbox One, Gamecube, PS1, PS2, PS3, PS4, Mainframe, PC, Windows, Linux, Mac OS X, Android, z/OS

      Excluir
    2. Cara, vc baixou para jogar no 3DS desbloqueado ou no PC?

      Excluir
  2. Ow, provavelmente você não esta sabendo mas já faz um bom tempo que saiu Pokémon R/B/Y pra o 3DS e já existe as Roms para baixar. Mas o problema é que as Roms não funcionaram no meu console. E isso que você falou, não serviu de ajuda. Flw.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال