Tipos de Cards

Olá, caríssimos e caríssimas! Animados para o Pokémon Day? Para aqueles que pensam em participar do evento promovido pela COPAG nesse dia, trago uma matéria especialmente para vocês (primeira matéria inclusive): os tipos de card! Mesmo se você for veterano, dê uma olhadinha, pois trago também um breve histórico de todas as expansões do jogo.



Sou uma das novas redatoras do site, NANABS, e espero que vocês gostem dessa matéria. Preparem-se para uma reforma geral nas seções do site, pois essa nova equipe chegou cheia de empenho! Vamos lá!

Tipos de card

Os cards do Pokémon TCG possuem um tamanho padrão de 6,30 cm por 8,80 cm, sendo caracterizados no Ocidente pelo verso em azul com uma ilustração de Pokébola. Já o card japonês tem seu verso mais colorido, trazendo também miniaturas das Energias presentes e uma borda amarelada.


Além da localização, podemos usar outros critérios usados para classificar os cards do TCG, como raridade, tipo e expansão. A raridade do card é indicada na parte inferior do anverso, tendo um padrão constante desde a primeira edição do TCG.


Já em relação aos tipos, o TCG possui três grandes grupos: Pokémon, Energia e Treinador. De forma sucinta, os cards de Pokémon dão seguimento ao jogo, os de Energia possibilitam suas ações e os de Treinadores influenciam os aspectos da partida. Para maiores detalhes acerca de cada categoria, consulte as respectivas seções aqui no site (ou use os links aqui do texto ; ).


Quanto às expansões, elas seguem os jogos como principal fonte de inspiração. Cada uma delas costuma introduzir novos tipos de cards e aspectos do jogo, sendo identificada por um símbolo na parte inferior do anverso. Cabe lembrar que um jogo ou uma geração possui várias expansões equivalentes!

A série original (Base Set, Jungle, Fossil, Base Set 2, Team Rocket, Gym Heroes e Gym Challenge) ilustrava os primeiros Pokémons da franquia, apresentando um conceito inédito nos jogos, o "Pokémon Power". A série Neo (Neo Genesis, Neo Discovery, Neo Revelation e Neo Destiny) trouxe os Pokémons da segunda geração ao TCG, bem como os tipos Noturno e Metálico e as tipologias de "Baby Pokémon", "Shining Pokémon", "Light Pokémon", "Dark Pokémon" e "Crystal Pokémon". Já a série e-Card (Expedition, Aquapolis e Skyridge) trouxe o conceito de "Poké-Body" e usou o e-Reader para trazer algumas informações e mini-games do Pokémon no Game Boy Advance.


A série EX (EX Ruby & Sapphire, EX Sandstorm, EX Dragon, EX Team Magma vs Team Aqua, EX Hidden Legends, EX FireRed & LeafGreen, EX Team Rocket Returns, EX Deoxys, EX Emerald, EX Unseen Forces, EX Delta Species, EX Legend Maker, EX Holon Phantoms, EX Crystal Guardians, EX Dragon Frontiers e EX Power Keepers) trouxe a terceira geração e os poderosos "Pokémon-ex", "Delta Species Pokémon" e "Pokémon Star".


A série Diamond & Pearl (Diamond & Pearl, Mysterious Treasures, Secret Wonders, Great Encounters, Majestic Dawn, Legends Awakened e Stormfront), além da quarta geração, introduziu também os "Pokémon LV.X", a conversão das energias noturna e metálica em energias básicas e a divisão dos Estádios e Apoiadores dos demais Treinadores. A série Platinum (Platinum, Rising Rivals, Supreme Victors e Arceus) incluiu os "Pokémon SP", a zona perdida e as diversas formas de Arceus. Já a série HeartGold & SoulSilver (HeartGold & SoulSilver, Unleashed, Undaunted e Triumphant) estabeleceu a divisão dos Treinadores em Item, Estádio e Apoiador e introduziu rapidamente os conceitos de "Pokémon Prime" e "Pokémon LEGEND".


A série Black & White (Black & White, Emerging Powers, Noble Victories, Next Destinies, Dark Explorers, Dragons Exalted, Dragon Vault, Boundaries Crossed, Plasma Storm, Plasma Freeze e Plasma Blast) continuou com a reformulação do TCG, substituindo os Poké-POWERs e Poké-BODYs pelas Habilidades e trazendo não só a quinta geração mas também os Pokémon EX, ainda mais poderosos. Esta série também estabeleceu o tipo dragão e uma nova subcategoria de item, os Ace Specs.


Por fim, a série XY (XY, Flashfire, Furious Fists, Phantom Forces, Primal Clash, Double Crisis, Roaring Skies e Ancient Origins) introduziu a sexta geração, as Mega Evoluções, o tipo fada e traços ancestrais, além das ferramentas da Equipe Flare e energias especiais exclusivas de cada tipo. A série seguinte, XY BREAK (BREAKthrough, BREAKpoint) apresentou os "Pokémon TURBO", capazes de enfrentar até mesmo os Pokémon EX, sem sofrerem de seus revezes quando nocauteados.


O universo do TCG é vasto, mas não se preocupe! Iremos detalhar cada tipo de card de forma a ajudar quem está começando.


* Não foram incluídas nessa matéria expansões promocionais e lançamentos exclusivos do Ocidente ou do Oriente.

4 comentários:

  1. Parabéns pela 1ª matéria Nanabs, ficou ótima! Continue assim =)

    ResponderExcluir
  2. legal faz mais coisas do tcg do pokemon pf

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente! Pode deixar que vem muito mais por aí ; )

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!