Pokémon Sun & Pokémon Moon - Teoria da Grécia Antiga


O que você acharia se a próxima geração de Pokémon fosse inspirada na Grécia Antiga?

Antes de começarmos, gostaria de deixar muito claro que isto não passa de uma especulação. Diria mais, posso dizer que é mais um desejo pessoal, mas vou tratá-la como teoria. Depois, vocês precisam saber que se eu não coloco uma saudação não é porque eu seja gótico (mentira, sou sim), é simplesmente porque eu não sei oque colocar, afinal provavelmente todo mundo já utilizou uma saudação legal e não quero ficar repetindo coisas assim, porque esgota e não me interessa.

Lendários Light e Dark - O mito de Hélios e Selene

Na mitologia grega e ainda pré-helênica, Hélios e Selene, juntamente com Éos (que vamos falar mais tarde), são filhos dos titãs Hiperíon e Téia.


Selene, em seu mito, apaixonou-se pelo pastor Endímion enquanto este dormia e o adormeceu para sempre, para que pudesse contemplar sua beleza eternamente. Hélios, não deixava nada escapar de seus olhos enquanto viajava em sua carruagem pelo céu delimitando o dia. Enquanto estava no céu, era a divindade de maior popularidade.

Certo, mas o que isso tem a ver com Sun & Moon? Tudo! Selene era a representação da Lua, da Noite. Mas ai você está falando: "Ah, mas essa deusa ai é mais uma cópia de Ártemis", e é aqui que você se engana, pois Selene foi quem deu origem a estas denominações, e mais tarde passou a ser assimilada com Ártemis. Bom, mas enfim, em seu mito, Selene adormece um cara pois queria contemplar sua beleza eternamente. Guarde bem este detalhe.

Hélios, por sua vez, representava o Sol, o Dia. Assim como Selene, passou a ser assimilado com Apolo mais tarde. Em seu mito, Hélio cruzava o céu em sua carruagem puxados pro quatro cavalos, de Leste a Oeste, delimitando o dia. Enquanto fazia isso, tinha visão de tudo que acontecia no universo e era saudado em todos os lugares do mundo, tinha o auge de sua popularidade.

A minha teoria é de que Hélios e Selene representem os lendários destes jogos, Sun & Moon, do tipo Light e Dark respectivamente. Pra quem não gosta do tipo Light, encare como tipo Fire (Fiz uma versão alternativa e paralela pra quem não curte o tipo Light e Sound, porque eu entendo seus argumentos). Não estou dizendo que serão uma mulher e um homem Pokémon. Estou dizendo que isto servirá de inspiração. Podem ser lobos, podem ser aves, enfim, qualquer coisa. Os Pokémon que representassem Hélios e Selene também representariam a dualidade. Mas vou guardar os detalhes desta rivalidade pro final. Tendo então revelados os lendários das versões dos jogos e também complementando uma das aulas de História de sua vida, vamos prosseguir.

Ginásios e Elite 4 - O Olimpo


Bom, o subtítulo acima é auto-explicativo. Basicamente, nesta minha teoria, os Líderes de Ginásio e a Elite 4 seriam representantes dos deuses do Olimpo, local onde ficavam os 12 mais importantes deuses. "Ah, mas se são 12 deuses, se somar os Líderes de Ginásio e a Elite 4 têm-se 13 vagas, vai ficar faltando um". Acontece que a mitologia grega tem suas variantes, e uma das mais recorrentes apresenta não 12, mas sim 14 deuses no Olimpo. Não todos ao mesmo tempo, claro, mas em mitos e crenças diferentes alguns deuses variavam e isso é fundamental para esta teoria. "Nossa, mas você não sabe contar mesmo. Se são 13 na liga, você disse que poderiam ser 14 os deuses, vai sobrar um". Não, não vai. Mas esse detalhe deixarei mais pra frente (Eu sei que estou deixando tudo mais pra frente, mas o essencial já está sendo explicado. No "mais pra frente" vou apenas ligar o que já disse).

O primeiro ginásio - Líder Hermes, Flying Type


Este deus é conhecido como o mensageiro dos deuses, por isso tem a velocidade e a grevas aladas a seu favor. Não seria a primeira vez que teríamos um primeiro ginásio do tipo Flying, mas pelo menos sairia do monótono tipo Rock/Ground. Seu ginásio poderia ser como uma agência de correspondências.

O segundo ginásio - Líder Dionísio, Poison Type


Este deus representava o vinho, as festas e o êxtase. Por que colocá-lo como tipo Poison? Para advertir as crianças, que é o público alvo, de que as bebidas e festas inapropriadas podem ser prejudiciais, venenosas. Seu ginásio poderia ser uma adega, ou um porão mal-arrumado e mal-iluminado, onde ele dava suas festas noturnas.

O terceiro ginásio - Líder Hefesto, Steel Type


Hefesto era o ferreiro, deus da forja, fogo, metalurgia. Estou guardando o tipo Fire para outro deus, então o tipo Steel cai como uma luva de metal, entendeu a piadinha? (Prometo que me mato depois por essa, desculpa). Um líder de ginásio ferreiro seria inovador também.

O quarto ginásio - Líder Héstia, Fire Type


Héstia era a deusa virgem da família, do lar, da lareira. Ela seria do líder do tipo Fire, teria um cabelo ruivo (Ah, ruivas *suspiro*), talvez uma professora (Teria prazer em ser aluno dela), ou uma líder lenhadora e independente? Quem sabe? A hipótese da professora é para aqueles que não acreditam no tipo Light e Sound, portanto Héstia seria do tipo Normal para estes.

O quinto ginásio - Líder Deméter, Grass Type


Era retratada como a deusa da agricultura, estações do ano e natureza. É claro que o tipo Grass se encaixaria perfeitamente para ela. Talvez na história dos jogos ela pudesse ser uma fazendeira, ou ter uma loja de flores.

O sexto ginásio - Líder Afrodite, Fairy Type


Deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Ela poderia ser uma líder com características bipolares (Não como a Whitney, mas sim algo voltado ao bem e mal). Seria a líder mais bela (Não mais que a Héstia que imaginei, não pra mim pelo menos) e seu ginásio seria como um grande jardim.

O sétimo ginásio - Líder Ares, Fighting Type


Como era o deus da guerra, nada melhor que lhe dar o tipo Fighting. Cogitei a ideia de atribuir isto à última líder de ginásio, mas ai Ares acabaria ficando se um tipo coerente. Como estaríamos na Grécia, seu ginásio seria um grande Coliseu.

O oitavo ginásio - Líder Atena, Psychic Type


Deusa virgem da sabedoria e estratégia de guerra. Penso nela como a Clair, porém mais bonita e mais perigosa, ao invés de carrancuda. As ideias para seu ginásio são tantas, mas minhas teorias preferidas são uma biblioteca ou uma base militar.

Elite 4 - Hera, Ground Master


Hera também é retratada muitas vezes como a deusa da fertilidade além de ser a rainha dos deuses. Qual melhor lugar que a terra para provar fertilidade?

Elite 4 - Apolo, Light Master


Deus do Sol no Olimpo, assimila-se com Hélios, portanto não há o que se aprofundar nas explicações. Eu gostaria que ele fosse do tipo Light, um novo tipo, mas como já disse, a teoria do tipo Light é rebatida muitas vezes e muita gente odeia, portanto quem preferir coloca Apolo como treinador tipo Fire e Hestia como treinadora tipo Normal.

Elite 4 - Ártemis, Dark Master


Deusa da Lua no Olimpo, assimila-se com Selene, com o diferencial da maestria na caça. Na história dos jogos ela poderia, juntamente com Apolo, serem grandes responsáveis pelos lendários do Sol e da Lua (Representações de Hélios e Selene).

Elite 4 - Poseidon, Water Master


Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar de Poseidon ao menos uma vez na vida, e se não ouviu, falto às aulas de História, o que não deveria fazer. Poseidon, o grande deus dos mares, e irmão de Zeus.

Elite 4 - Zeus, Electric Champion


Deus dos deuses, governante do Olimpo e também deus dos raios. Quem melhor pra representar o campeão da liga se não Zeus? Irmão de Poseidon e de Hades, que falaremos já já.

Lendário - Éos (Sound/Dark form & Sound/Light form)

A deusa Éos, também conhecida como Aurora, é irmã de Selene e Hélios, e era responsável pelo brilho do sol e pelos períodos que conhecemos como alvorada e crepúsculo (Não, não vou falar de vampiros-borboletas aqui). Assim como nas outras regiões, algumas delas pelo menos, as versões dos jogos indicam dois lendários, mas sempre há um terceiro. Em Kalos por exemplo, na versão X e Y, estavam Xerneas e Yveltal, mas também havia Z, de Zygarde (O jogo Z não foi lançado e provavelmente não será, mas não deixa de ter parte na história).

Éos, aqui nos jogos e na história da região, seria a responsável pelo equilíbrio entre o Dia e a Noite. Sem ela, os lendários representados por Selene e Hélios entrariam em um confronto por poder, que culminaria em um grande desastre. Lembram-se que falei pra guardarem algumas palavras lá no começo? Pois então. Selene adormeceu o cara para que pudesse contemplar sua beleza para sempre. Podemos interpretar que nos jogos, Selene ama a Noite e a Lua, pois são belas, e gostaria de eternizar esta sensação. Hélios, por sua vez, tem o auge de sua popularidade enquanto caminha pelo céu, sendo saudado por todos, logo gostaria que esta sensação durasse para sempre. Éos teria uma forma Sound/Dark durante o dia e uma forma Sound/Light durante a noite, para equilibrar. Sem Éos, estes lendários brigariam até a morte, para que um se sobreposse ao outro, ou o Dia, ou a Noite.

Ou o Sol, ou a Lua durariam para sempre.

Equipe Vilã - Hades, o líder Ghost


Hades era o deus do submundo, dos mortos. Hades, nos jogos e nesta teoria, seria o líder da facção chamada Infernal Soul, que controlaria grande parte do conteúdo multimídia (Esta é uma teoria da conspiração, que não explicarei aqui, pois envolve os Illuminatis, e não tenho intensão de prolongar mais. Quem tiver curiosidade pode me questionar depois). O nome da facção sempre fora questionado pelos cidadãos do continente, no caso Greeso, mas como os serviços eram de qualidade, ninguém pegava no pé. O líder da empresa/facção justificava esse nome pelo fato de ter trabalhado boa parte de sua vida em uma agência funerária e este nome satirizaria sua "subida ao pódio" quase que repentina.

O fato é que, para o mundo, Hades passou de coveiro para líder de uma grande empresa por hereditariedade, de uma parte do dinheiro da herança de seu pai que esquecera que havia guardado. Mas a verdade é que Hades encontrou, em um de seus trabalhos fúnebres, um misterioso objeto, chamado Aurora Retroversion, que seria capaz de controlar sua sorte.

Hades é irmão de Poseidon e Zeus. Os três irmãos herdaram dividiram perfeitamente uma herança fraterna. Zeus e Poseidon usaram o dinheiro para fazer o bem e por isso se tornaram prefeitos de suas Cidades. Hades, no entanto, gastou tudo atoa e a última coisa que lhe restou fazer foi trabalhar como coveiro. Hades acumulou ódio e trevas em seu coração, e toda bondade que ele tinha, morreu. Ao encontrar por acidente o Aurora Retroversion, ele poderia transformar todo seu azar em sorte. Seu grande objetivo era ser prefeito de uma Cidade, e ele conseguiu. Com todo dinheiro que ganhou, fundou sua própria cidade, abaixo do solo.

O que Hades não sabia, é que o Aurora Reversion pode controlar o lendário Éos. Como Éos controla o equilíbrio entre Selene e Hélios, Hades achou que, controlando Éos, controlaria os três lendários e então ter sua própria cidade era apenas um passo pequeno a se dar. Agora ele queria dominar o mundo. Ninguém sabe de seu plano a não sr ele mesmo, por enquanto. Aprofundando minha toeria, para aqueles que gostaram da ideia dos novos tipos, Hades quer usar o Aurora Retroversion para bloquear o tipo Sound de Éos, que é oque deixa este lendário imune ao poder dos outros. Sem o tipo Sound, Éos seria atacada e sucumbiria, e aí, os lendários Selene e Hélios destruiriam tudo por território e no final Hades reverteria o tipo Sound a Éos, e controlaria os três Pokémon e assim dominaria o mundo.

Cidades-Estado


Analisando sta imagem que a Nintendo Direct divulgou, este lugar parece ser como um templo do tipo Água. A minha teoria diz que, todos os líderes de ginásio são também prefeitos de suas cidades (o mesmo ocorre com a Elite 4), portanto, assim como na mitologia, templos eram construídos para seus deuses. No caso dos jogos, estes templos seriam como as prefeituras. Como no caso Poseidon pertenceria a Elite 4, ele não estaria em sua prefeitura, mas mesmo assim ela existiria.

Tipos Light e Sound - Alternativo

Bom, eu acho que incluir mais dois tipos de Pokémon seria interessante, para completar os 20 anos de franquia, por que não 20 tipos?

Light Type
  • Ataques super efetivos contra (2x): Dark, Ghost, Flying
  • Ataques não muito efetivos contra (1/2x): Steel, Ice, Fairy, Electric
  • Ataques não afetam (0x): Rock, Ground
  • São fracos contra (2x): Grass, Rock, Ground
  • São resistentes contra (1/2x): Steel, Ice, Dark, Water, Electric
  • São imunes contra (0x): Nenhum

Sound Type
  • Ataques super efetivos contra (2x): Steel, Ghost, Water, Fire
  • Ataques não muito efetivos contra (1/2x): Bug, Normal, Light, Electric
  • Ataques não afetam (0x): Sound
  • São fracos contra (2x): Normal, Ice, Electric
  • São resistentes contra (1/2x): Steel, Ghost, Flying
  • São imunes contra (0x): Light, Dark

Discussões que ficaram em aberto: alguns tipos eu deixei uma versão alternativa nos textos anteriores, porque nem todo mundo gosta dos tipo Light e Sound, então aqui apontarei a minha versão.

  • Hestia seria líder de ginásio do tipo Fogo, já que Apolo seria do tipo Light.
  • Hera seria treinadora do tipo Ground.
  • Ártemis seria do treinadora do tipo Dark.
  • Apolo seria treinador do tipo Light.
  • Éos teria um Pokémon representado no tipo Sound/Dark e Sound/Light. Seria apenas um Pokémon, mas durante o Dia, Éos seria Sound/Dark, e durante a Noite, Éos seria Sound/Light, pra ajudar no equilíbrio.

Adicional - Iniciais, alguns nomes e conclusão

Seguindo o raciocínio de que os iniciais de fogo representam animais do Zodíaco Chinês, um Tigre seria perfeito para representar o inicial de fogo da região. Uma Foca pra representar o de água. (Ah, mas o Oshawott é uma foca. Não, ele é uma lontra). E por último, representando uma espécie pré-histórica no tipo grama, um Rinoceronte pré-histórico.

Sobre o nome da região, eu gostaria de ouvir Greeso. A rivalidade entre as cidade da líder Atena e do líder Ares seria essencial.

Caso não tenha ficado claro, quando falo dos deuses e titãs não quero dizer que serão justamente eles, mas sim uma inspiração.

Espero que vocês tenha gostado, deixem ai nos comentários o que vocês acharam e se tiverem gostado posso voltar com uma parte 2, aliás ideias são o que não me faltam neste momento.

14 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. legal e uns pokemon são ciclopes

    outro medussa

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante! Alguns pontos que gostaria de destacar:
    - A ideia sobre os lendários ficou incrível, muito top;

    - Sobre a equipe vilã: acho que colocar Hades (ou inspirado nele) como vilão não seria muito original. Filmes modernos colocam Hades como vilão, mas na mitologia o conceito de "bem e mal" é muito delicado e diferente do conceito moderno... Além disso, todas as equipes vilãs tem um homem no poder, acho que é hora de colocar um mulher como líder. Mas a ideia de utilizarem o tipo Ghost é bem interessante;

    - Ginásio e elite 4: muito bem elaborado, porém é hora de colocar um ginásio do tipo Dark e colocar um elite 4 do tipo Grass.

    -Um cidade ancestral ou subterrânea seria inusitado e muito interessante ao mesmo tempo;

    -Os dois novos tipos são interessantes e adicionariam muito mais dinâmica aos novos jogos.

    No geral, muito bem elaborado, parabéns ;)

    ResponderExcluir
  3. eu sempre quis q alguma geraçõo fosse inspirada na grecia *.*

    ResponderExcluir
  4. Você fez uma teoria muito boa, viajou um pouco )pois pode não ser nada a ver) mas foi muito boa, interessante e pode dar certo. Lembremos aquele palácio do Horsea, se reparar bem, pode sim ser baseado num palácio grego. Tomara que esteja certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que eu não esteja certo, quero fazer algo sobre esta ideia, obrigado pelo elogio! ;P

      Excluir
  5. Eu gostaria que variassem nessa geração e, ao invés de fazer dois lendários rivais, fizessem dois lendários que não podem ficar juntos, baseado naquela história de que o sol e a lua se amam mas estão sempre em lados opostos, destinados a nunca ficarem juntos.
    O plano da equipe vilã poderia ser unir estes dois, porém sem sucesso. Já na 3ª versão (Eclipse), a equipe vilã completaria o plano (daí o nome da versão) e seria necessária a ajuda de um terceiro lendário para separá-los.

    ResponderExcluir
  6. Da mesma forma que Kalos foi geograficamente baseada na frança mas continha a mitologia nórdica como inspiração para os seus lendários, a nova região possa ser baseada geograficamente na Alemanha e conter elementos de mitologias externas.

    ResponderExcluir
  7. Q teoria/especulação/desejo pessoal loko xDD, eu realmente queria q fosse assim, ia ser muito daora (aí chega o jogo e num tem nada a ver, ia ser triste) faz a parte 2, e eu quero deixar aqui as minhas especulações: eu pensei nessas teorias mais pro lado da mitologia japonesa, sendo os irmãos Amaterasu e Tsukiyomi, que representam o sol e a lua uma base pros lendários, Susanoo, o 3º irmão como o 3º lendário, e a team inimiga/vilão principal o Yamata no Orochi (Acho q eu viajei mais ne :/ )

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال