Team Builder #23: Mellow!


Boa tarde, queridxs treinadorxs!
Como estamos?

Espero que bem! Afinal, estou ótimo! *-* Meu filho cabeçudo-caixa-dágua-mais-lindo-do-universo voltou do Ceará e me sinto completo, HAHAHA!


Well, devo dizer que senti muito a falta de todxs vocês e, por isso, estava guardando esse time ~~estranho~~ para este momento de inspiração profunda (uia).

YES!

Então, venham comigo conhecer o improvável time bem maluco que rendeu um rate de 45/50 vitórias no PSS do Pokémon ORAS *-*

C'MON!

Mega Metagross




Ce é o bichão memo, hein doido?! 

Base Stats:
HP: 80
Attack: 135 (145)
Defense: 130 (150)
Sp. Attack: 95 (105)
Sp. Defense: 90 (110)
Speed: 70 (110)

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack..
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spd
Item: Metagrossite
Moveset: Protect, Bullet Punch, Zen Headbutt, Hammer Arm / Ice Punch / Meteor Mash
Habilidade: Clear Body (Though Claws)

Eis o único OU (OverUsed) do time. Na verdade, posso dizer que ele é o único de uma tier alta.
Devo dizer, inclusive, que sua presença aqui se dá mais pelo typing. Ok, ele é um Physical-based MUITO expressivo e, vocês hão de convir que o time não possui nenhum membro bom nesse quesito.
O resto, é só o óbvio: bela coverage, bases decentes de Speed e Defense além de, claro, um Attack sensacional que ainda conta com Though Claws para deixá-lo mais ameaçador.
Não recomendo em hipótese alguma contar com Earthquake em Single Battles. Mesmo que este move lhe conceda coverage aos Pokémon Tipo Fogo, não vale a pena. A perda do bônus concedido pelo Though Claws não vale a dor de cabeça.

Protect é um movimento necessário quando setamos 252 EV em Speed no Mega Metagross pelo simples motivo de que sua base sobe para 110, atingindo o máximo de 178 pontos na configuração acima (EV 252, IV 31, Jolly). Isso, meus caros, é outspeed em muita ameaça por aí.
Para vocês terem uma ideia, Mega Metagross faz Garchomp Full Defense correr de medo.

Veja só:

Imagine que seu adversário inicia de Garchomp e você traz o Megazord. Normalmente, o adversário inicia com Stealth Rock, mas também pode vir de Earthquake, explorando a sua fraqueza mediante a um movimento STAB que causa bastante dano. Independente da decisão do oponente, você usará Protect e megaevoluirá. Dessa forma, ficará livre de ameaças, ativará o bônus de Speed e, na volta, Ice Punch pro nocaute.
Claro, existe a possibilidade do oponente predicar seu movimento e optar pelo swicth out até porque, a grande maioria dos Megazords possuem Earthquake, Zen Headbutt, Bullet Punch e Meteor Mash.



Plusle



Base Stats:
HP: 60
Attack: 50
Defense: 40
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 75
Speed: 95

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack..
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Sitrus Berry
Moveset: Substitute, Thunderbolt, Nasty Plot, Baton Pass
Habilidade: Lightning Rod

Gosto bastante desses ratinhos por conta dos moves aos quais têm acesso. Plusle, na minha opinião, é um dos melhores em Single Battles, perdendo somente para Raichu e Pikachu.
Porém, uma coisa deve ser sempre levada em consideração: ele é MUITO frágil. Por isso, escolhê-lo como Lead e pedicar um move Elétrico para sugá-lo com Lightning Rod são as melhores hipóteses para faze-lo entrar em cena. Devo frisar que não estou citando o enter obrigatório que é quando um Pokémon seu cai.
Frisando: predicar um switch in SOMENTE em caso de absorção CERTA de moves Elétricos vindos de seu oponente.

Uma das coisas mais legais de fazer com Plusle é coloca-lo diante de Pokémon que usam status conditions como forma de vitória. Ferrothorn, por exemplo, ou Pokés que usam primeiro de artifícios antes de iniciar de fato o combate. Exemplos disso são Rotom (Will-o-Wisp); Forretress (Spikes / Stealth Rock / Toxic Spikes); etc.
Digo isso poque temos acesso a Substitute que impossibilita seu amigo de levar uma condition enquanto estiver atrás dessa proteção. Assim, Nasty Plot chega limpo e, como você agirá primeiro no próximo turno, Baton Pass para Cradily. Claro, existe a possibilidade manter Plusle em campo visando sweepar geral, mas acho pouco provável que faça isso.
Caso tenha esse desejo mesmo assim, recomendo que utilize Focus Sash ao invés de Sitrus Berry.



Murkrow



Base Stats:
HP: 60
Attack: 85
Defense: 42
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 42
Speed: 91

Nature: Impish
IVs: todos, exceto Special Attack..
EVs: 194 HP / 252 Def / 64 Sp. Atk
Item: Eviolite
Moveset: Substitute / Taunt, Thunder Wave, Roost, Foul Play
Habilidade: Prankster

Em sua tier (PU), é um dos Pokémon mais legais de usar, na minha opinião.
Acho legal justamente pela quantidade de sets diferentes e igualmente chatos podemos montar. Neste time, em específico, opto por Thunder Wave devido a praticamente não usufruir do atributo Speed com nossos membros. Dessa forma, podemos reduzir significativamente a performance dos adversários.
E, - como se não bastasse - para garantir que esse status chegue no máximo de oponentes possível, contamos com a tríplice coroa da chatice: Eviolite + Substitute + Movimento de Cura (neste caso, Roost)!

É, AMIGUINHO!

O cara é tão chato, mas tão chato, que muito player perde a linha jogando contra. Sério. Já fui xingado muitas vezes por culpa da minha Baratuxa (é o nome carinhoso da minha Murkrow shiny <3) com esse set.

Ah, e um detalhe importante: pode-se usar Murkrow exatamente dessa mesma forma em Doubles, Triples e até Rotation Battles, OKA? :D
Caso você queira usa-lo como Lead fixo ou algo do gênero, é legal usar Taunt ao invés de Substitute. Não recomendo se desfazer de Thunder Wave porque um status negativo com prioridade é SEMPRE ótimo.



Cradily



Base Stats:
HP: 86
Attack: 81
Defense: 97
Sp. Attack: 81
Sp. Defense: 107
Speed: 43

Nature: Sassy
IVs: todos, exceto Speed.
EVs: 252 HP / 4 Sp. Atk / 252 Sp. Def
Item: Leftovers ou Rocky Helmet
Moveset: Giga Drain, Recover, Toxic, Ancient Power / Mirror Coat
Habilidade: Storm Drain

Por mais que não conte com excelentes status, existem muitas coisas que me agradam no Cradily: sua combinação de tipos (o fato de contar com 4 fraquezas, mas resistir aos tipos mais utilizados); defesas decentes; acesso a Recover; Storm Drain (absorve movimentos tipo Água aumentando em um nível - o que corresponde a 50% - seu Special Attack); acesso a Mirror Coat.

São ou não são ótimos motivos pra gostar da planta pré-histórica?

Neste time, uma bela maneira de usá-la é combinando-a com Plusle que, ao passar Nasty Plot, deixa esse Pokémon bastante destrutivo. Movimentos como Ancient Power e Giga Drain passam a ser ainda mais interessantes de usar. Ah, e claro, lembre-se de que o primeiro citado possui 10% de chance de aumentar 50% em TODOS os status de Cradily. Bom, considerando que nosso amigo pode durar e muito na batalhar, pode vir a ser bastante compensador utilizar desse STAB sem parar, não?

DICA: atenção redobrada para os Pokémon tipo Lutador. Cradily é muito frágil contra esses caras. Recomendo utilizar de Granbull.



Hariyama



Base Stats:
HP: 144
Attack: 120
Defense: 60
Sp. Attack: 40
Sp. Defense: 60
Speed: 50

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack..
EVs: 252 Atk / 252 HP / 4 Sp. Def
Item: Flame Orb
Moveset: Fake Out, Bullet Punch, Close Combat, Facade
Habilidade: Guts

Sinceramente, tenho certeza de que o moveset de Hariyama é autoexplicativo, certo?
PORRADA COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, RAPÁ!

O fato de contar com Guts é sensacional pelo estrago que esse Pokémon causa. O acesso a Fake Out é crucial para a ativação sem riscos do Flame Orb e, como se faz necessário, Bullet Punch aparece como movimento prioritário, compensando o baixo Speed de Hari e também podendo agir como um competente finisher.
Close Combat e Facade são seus movimentos mais poderosos.
O primeiro citado é STAB e chega a atingir 180 de base de poder e, somado ao Guts, dói E MUITO!
Facade acaba indo pelo mesmo caminho pois, mesmo não recebendo o bônus de STAB - devido a ser movimento tipo Normal -, receberá 100% (correspondente ao dobro. Logo, 140 pontos) de bônus no poder devido ao BURN causado pela Flame Orb. Após isso, ainda se aplica os 50% em Attack que nosso amigo recebe de sua brilhante habilidade!

É MUITO DANO, AMIGO!

É válido lembrar que existe também a possibilidade de investir 252 EV em HP e 252 EV em Special Defense, equipando-o com Assault Vest. Deixaríamos assim a ativação do Guts por algo infligido pelo oponente, o que devemos estar cientes de que pode não ocorrer em todas as batalhas.
Particularmente, não gosto de usá-lo dessa forma porque não se consegue explorar todo seu potencial ofensivo.

Ficará, por fim, a critério do treinador.



Granbull



Base Stats:
HP: 90
Attack: 120
Defense: 75
Sp. Attack: 60
Sp. Defense: 60
Speed: 45

Nature: Impish
IVs: todos, exceto Special Attack
EVs: 252 HP / 4 Atk / 252 Def
Item: Leftovers
Moveset: Play Rough, Close Combat, Roar, Heal Bell
Habilidade: Intimidate

Granbul é o Pokémon que eu mais gosto de toda essa lista. Confesso, inclusive, que o utilizo até hoje em batalhas de qualquer Tier. Sem problemas.
Esse Pokémon é uma sequência de acertos competitivos: possui habilidade Intimidate que fazem com que seus 75 pontos base em Defense se tornem mais atrativos, podendo tornar-se um belo Physical Wall; seu tipo é Fada puro, fazendo com que tenha somente duas fraquezas (Venenoso e Aço), coisa que, para um Wall, é ótimo; acesso a Heal Bell, movimento responsável pela sua atuação como Cleric, livrando seus companheiros de status negativos; base de Attack 120 que, mesmo não tendo EVs investidos, causa bons estragos com movimentos como Play Rough STAB e Close Combat. Isso sem falar que o segundo citado causa super effective em uma de suas fraquezas: Aço.

Quer mais?



Considerações Finais

Neste time, contamos com três opções de Leads: Murkrow, quando o oponente vier para o combate utilizando de estratégias ofensivas Special-based. A outra possibilidade de utilização do corvo seria com Taunt, prevenindo seu time de cair em armadilhas, hazzards ou Pokémon que sejam Annoyers (Sableye, por exemplo. Mas não o Mega hahaha); Granbul para lidar com ameaças Physical-baseds e Minum quando você não se importar tanto assim com hazzards e derivados. Você terá tempo de se esconder no Substitute e, na melhor das hipóteses, subir um ou dois Nasty Plots.
Cradily é seu Special Wall, assim como Mega Metagross e Hariyama são as opções ofensivas fisicamente falando.
Devemos levar em consideração a carência de atacantes especiais "parrudos", uma vez que Plusle não é resistente em nenhum sentido. Isso pode ser compensado se a plantinha pré-histórica for utilizada de forma correta, predicando Scals e, claro, utilizando do Baton Pass do ratinho Gen 3.
O mais importante é: jamais seja precipitado(a). Os Pokémon precisam entrar nas horas certas e, com a prática, vocês vão entender isso HAHAHA!




Esse foi o Team Builder #23 meus caros e caras!
Espero que tenham gostado de mais uma estratégia - dessa vez, posso dizer que inusitada - de batalha!
Gostaria de parabenizar à todos os meus colegas de Pokémon Blast News pelo excelente trabalho que veem desempenhando ao longo desses meses. Me refiro a tudo: reformulação do site, criação de quadros, novos recrutas. TUDO mesmo!

Peço desculpas aos leitores pelo longo hiato, mas sabemos que a vida é corrida para todos, né? Para mim não poderia ser diferente, rs.

Desejo a todos um excelente dia! Beijo no coração!
GOTTA CATCH 'EM ALL!


Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Joga Pokemon Showdown com essa team (~~to zoando~~)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال