Os 8 Pokémon mais poderosos da 3ª geração!


























E aí, galera! Beleza? Primeiramente gostaria de me apresentar: Sou Daniel Schettini, novo membro da equipe de redação da PBN, e essa é a minha primeira matéria! Dando continuidade a inspiração, por assim dizer, do nosso querido Hal decidi fazer uma lista com os mais poderosos Pokémon da 3ª geração! Mantive a pegada de análise baseada no lado competitivo da coisa, mesclando um pouco das Tiers Uber e OU. Lembrando que a ordem não indica quem é o mais forte, serve apenas como organização. Sem mais delongas vamos a lista!



Sableye

O pequeno demônio roxo não é exatamente o Pokémon com os maiores stats para integrar o seu time, mas calma! Não o julgue! Em Black/White, Sableye recebeu a Hidden Ability Prankster que o transformou em um verdadeiro “duro de matar” e garantiu sua vaga na Tier OU. Ela funciona da seguinte forma: Todo o ataque do tipo Other (ataques que não sejam ofensivos) recebem prioridade. Com uma grande quantidade de ataques para formar seu moveset o pequenino se tornou um Pokémon com um tipo dificil de ser batido e com combinações fabulosas como: Taunt, Will-O-Wisp e Recover que somados a sua habilidade receberão prioridade!

Com a chegada de Omega Ruby/Alpha Saphire, Sableye recebeu a temida Mega Evolução. Com ela a rara habilidade Magic Bounce foi adicionada ao leque de opções do fantasma, elevando-o a um patamar bem maior e fazendo dele extremamente temido. Com Magic Bounce o Mega Sableye é capaz de devolver diversos ataques como Spore, Leech Seed, Encore e outros. Um Pokémon com imunidade a Normal, Fight e Psychic, que só leva dano x2 de Fairy e tem todas essas possibilidades, definitivamente não pode ser subestimado.



Altaria

O belíssimo dragão das nuvens se aproveitou bastante da nova tendência de Mega Evoluções. Se outrora Altaria foi desprezado e nunca conseguiu um destaque nas tiers mais elevadas do competitivo, hoje não existe dragão que não tenha medo de cruzar seu caminho! A Mega Evolução trouxe para Altaria o tipo Fairy, a habilidade Pixilate e stats bastante elevados.







Com um Special Atack com base 110 e podendo alcançar 350 pontos Altaria se tornou devastador. A habilidade Pixilate (que faz com que os ataques do tipo Normal se tornem do tipo Fairy e ainda aumenta em 30% sua base de ataque!) transformou Hyper Voice em seu move STAB, causando grandes problemas a quase qualquer um! O dragão das nuvens ainda possui em sua defesa uma base de 110 que se somados ao golpe Cotton Guard (que sobe 3 stats defensivos!) você terá em seu time uma verdadeira muralha avassaladora! Tendo acesso ainda a Roost, Toxic, Earthquake, Heal Bell e Substitute, Altaria se tornou um inimigo a ser temido em OU e também o meu dragão predileto.


Blaziken

O inicial de fogo de Hoenn é provavelmente o mais poderoso dos iniciais de toda a franquia Pokémon. E podemos explicar isso com apenas duas palavras: Speed Boost.





Desde o surgimento das tiers e toda a organização do metagame pela Smogon, Blaziken é considerado um pokémon Uber. Sua habilidade Speed Boost (que aumenta sua velocidade todo o turno) faz com que Blaziken se torne uma espécie de Usain Bolt dos Pokémon. Com um moveset extremamente ofensivo, recheado de possibilidades tanto para Single quanto Double, o lutador faz frente contra quase todo Pokémon do jogo. Protect faz com que você Mega Evolua seguramente no primeiro turno e ainda ganhe um bônus de velocidade com Speed Boost. Daí pra frente você tem muitos Hi-Jump-Kick, Low Kick, Knock Off, Flare Blitz ou o que quiser usar para destroçar seus adversários. Em batalhas de Double seu Blaziken ainda pode contar tranquilamente com Sword Dance, se tiver cobertura, e se tornar um pesadelo para qualquer um.


Gardevoir

Mais uma fada? Pois é, mais uma. Gardevoir, assim como Altaria, se tornou destaque na sexta geração de games graças a Mega Evolução e, curiosamente, a mesma habilidade: Pixilate. Mega Gardevoir possui uma incrível base de Special Atack de 165, podendo chegar a assombrosos 471, se treinado corretamente. Tendo o poderoso Hyper Voice como STAB e acesso a Psyshock, Focus Blast, Wish, Shadow Ball e outros a nossa querida fada de vestido de noiva pode ser uma verdadeira máquina destruidora em OU.




Breloom 

Breloom por muito tempo cumpriu um papel surpreendente em OU. Com uma combinação de tipos  aparentemente frágil ele passou a ser menos usado na geração atual devido a presença dos Charizards Y e X, que aumentaram a presença de atacantes do tipo Fire para acabar facilmente com Metal e Grass. Mesmo com tantas ameaças Breloom continua sendo um Pokémon muito utilizado.






Em Black/White 2 o Cogumelo Lutador recebeu a HA Technician (que aumenta o poder de ataques com base power de 60 ou menos em 1.5) e isso foi um grande boost para o uso de Breloom no competitivo. Mas, para mim, o moveset de destaque continua sendo o combo com Toxic Orb e a habilidade Poison Heal (que faz com que ele se cure ao invés de se ferir quando está envenenado). Breloom se torna um atacante que se cura com facilidade graças a Drain Punch (STAB), e por ter acesso a Spore o Pokémon tem tempo para usar Leech Seed ou Bulk Up a vontade (este que aumenta seu ataque e sua defesa em um estágio). Sua lista de opções ainda conta com Seed Bomb, Protect, Bullet Seed, Sword Dance e Rock Tomb como ótimas possibilidades.


Salamence

O imponente dragão de Hoenn finalmente recebeu o papel de destaque que merece no metagame. Com sua Mega Evolução, Salamence se tornou parte da tier Uber, deixando para trás velhos conhecidos como Garchomp e Dragonite



Com sua habilidade Aerilate, Mega Salamence recebe um bônus de 30% em ataques do tipo Normal. Além disso, os ataques mudam para o tipo Flying, se tornando assim STAB fazendo com que Double-Edge e Return se tornem mortais. Salamence ainda conta com Intimidate em sua forma normal, fazendo dele um excelente Pokémon para ser jogado durante a partida até contra adversários que não são os melhores oponentes para ele, graças ao redutor de ataque que Intimidate impõe. Por fim o Mega Salamence conta com um Attack base de 145 e uma Speed de 120, a mesma de Arceus! O Dragão Azul é osso duro de roer!


Mawile 

Mais um Pokémon que era esquecido por muitos? Mais um Pokémon que ganhou o tipo fada? Mais um Pokémon que ganhou Mega Evolução? Isso tudo lembra vocês alguma coisa?! Pois é, Mawile ganhou nova vida na sexta geração (e que vida!) com sua extremamente poderosa mega-evolução. Assim como Kangaskhan e Salamence, ter recebido uma mega pedra fez com que ela subisse para a tier Uber



Mega Mawile é um adversário duro tanto para o formato Uber quanto para o VGC (o formato oficial do Pokemon Championship). Huge Power já diz muito do que se esperar: com essa habilidade Mawile tem seus Ataque DOBRADO. Play Rouch e Iron Head como STAB e danos dobrados, Sucker Punch com prioridade e uma combinação de tipos bem interessante, se treinada da maneira correta, não precisa de muita estratégia para ter em seu time um Pokémon extremamente destruidor. 



Metagross

Quando você funde dois Metangs nasce um verdadeiro titã de metal. Ok, todos sabemos que Metagross dispensa qualquer tipo de apresentações. O principal Pokémon do campeão de Hoenn sempre foi um adversário extremamente temido no universo dos games (e do anime também!). Em BW e XY Metagross foi um pouco esquecido mas agora com a Mega Evolução voltou a ser arrebatador.





Metagross possui defesa, ataque e speed consideravelmente altas, fazendo dele um verdadeiro tank. Mega Evoluído ele conta com Tough Claws como habilidade (que faz com que os ataques de contato físico tenham um bônus de 30%). Com um incrível set de golpes como Meteor Mash, Zen Headbutt, Bullet Punh, Grass Knot, Ice Punch e outros ele é capaz de pegar Latios, Latias, Slowbro, Keldeo e outras ameaças sempre presentes em OU. Metagross é indiscutivelmente uma das principais forças da atualidade. 



Menção honrosa:

Aron

Se você, assim como eu, tem um Nintendo 3DS e costuma batalhar online na Battle Spot com certeza você já esbarrou com um - aparentemente - inofensivo Aron de nível 1. Mas por que diabos um ARON figura nessa lista?! 

Aron possui um combo que, se você for pego desprevenido ou desconhecer a estratégia, é capaz de destruir o seu time INTEIRO! Se você não passou por essa situação eu vou explicar: O pequenino Aron possui a habilidade Sturdy, que funciona como um Focus Sash (se o sangue do seu Pokémon estiver cheio ele não pode sofrer ONE-HIT-KO, ficando sempre 1 HP). Em seguida você usará o ataque Endeavor (faz com que o adversário fique com o mesmo número de HP que você - no caso 1 HP). Por último você equipa o seu Pokémon com Shell Bell, que fará com que no final do turno ele recupere toda sua vida, já que um Aron no nível 1 possui apenas 12 de HP. Pronto! Você ainda pode adicionar Toxic, para tirar esses 1 de vida de todo o adversário caso queira arriscar fazer isso antes de contra-atacar com Endeavor. Se o seu adversário não tiver conhecimento dessa estratégia totalmente troll você vai derrubar seus adversários, sejam eles um Mewtwo ou o que for, com um Pokémon nível 1 e causar fúria e confusão na mente de seus oponentes!


20 comentários:

  1. legal mais que do hal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Hal xD Só ta usando outro nome

      Mas concordo que nessa matéria não tem informações wtf como na última

      Excluir
    2. Gente, não é o Hal hahaha sou uma pessoa de verdade (pode até me procurar no Facebook se quiserem). Meu nome ainda não está no menu da equipe pois o site está sendo atualizado ainda, mas essa é minha primeira matéria :)

      Excluir
  2. Gostei de tudo menos do Aron. Tem muitas maneiras de parar esse Aron(hazards,brn,moves de mais de um hit,ghost type,etc) eu não jogo pokemon competitive (falta de dinheiro pra 3DS), mas sei que bons jogadores tem ao menos um pokemon que pare Aron.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Battle Spot Singles Aron faz mto amigo, pq ali vc só escolhe 3 pokés então n tem mto tempo pra switch nem nada disso, então Aron faz um estrago rs

      Excluir
    2. Exatamente! Citei o Battle Spot por causa disso mesmo, se você não tiver preparado ele faz um estrago mesmo hahaha :)

      Excluir
  3. Gostei, sem sensacionalismo como foi a matéria do amigo citado que nem me responder na matéria dele respondeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, continue acompanhando! Talvez eu faça das outras gerações :)

      Excluir
  4. Muito bom!Faz das outras também!

    ResponderExcluir
  5. Só um adendo pra moderação: dizer que tal matéria foi sensacionalista não é ofensa e muito menos comentário pejorativo, só espero que minha observação não tenha sido bloqueada, afinal não faltei educação e nem ofendi ninguém, apenas expus a minha opinião, e bloquear um comentário apenas porque não concordaram com tal opinião além de descaso com os visitantes do site seria censura.

    Sou novo aqui, espero que não seja isso, ficaria bem decepcionado.

    Sobre a matéria em sí não tem muito mais o que dizer, muito bom, faça de outras regiões tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que ninguém vai censurar ninguém! Não somos a Equipe Rocket haha que bom que gostou, se tiver oportunidade farei de outras regiões! :)

      Excluir
  6. Nossa, olha a diferença dessa matéria com informações precisas e sensatas da matéria do Hal, onde ele colocou informações que não condizem por sensacionalismo...

    ResponderExcluir
  7. Haha, pode ter enganado os outros mas não me enganou, é o Hal quem postou essa matéria, mas usando nome diferente pra não levar hate

    Bem, só posso dizer que essa ficou bem melhor que a última, Hal, na qual você colocou umas coisas meio wtf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, agradeço os elogios mesmo, mas eu não sou o Hal não hahahaha sou um dos novos redatores novos da PBN, em breve vai ter meu nome lá na lista da equipe. De qualquer forma obrigado haha :)

      Excluir
  8. Shooooow essa matéria! Mais que diferença dessa pra outra, nossa, que evolução, parabéns ao autor, evoluiu muito!

    Só relembrando:

    - Em sua última matéria você diz que Huge Power e Techinichian são HAs, quando na verdade são habilidades normais de Scizor e Azumarill, não HAs.

    - Você diz que Espeon da OHKO em uma certa porcentagem da Pokédex que não condiz com a realidade.O Espeon não chega a dar OHKO em tudo aquilo.A mesma coisa pro que você diz pro Scizor.

    - Azumarill fica com 5.000 de atk usando Belly Drum.Na verdade eu não sei que tipo de calculadora você usou pra verificar isso, mas tenho quase certeza que ele não pega 5.000 de atk...

    - Outros errinhos e coisas que não condizem com a realidade competitiva, que esqueci de citar.

    Agora voltando a essa matéria o número de erros que encontrei foi 0, ótima evolução.Grande melhora de uma matéria pra outra, parabéns! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido na verdade a matéria a que se refere foi feita por outro membro (o Hal, que acho que você talvez conheça xD) Eu sou o Daniel, novo membro da PBN, prazer e obrigado pelos elogios! Continue acompanhando a gente :)

      Excluir
    2. Opa, desculpe, amigo, eu tinha pulado a introdução, li agora.

      De qualquer forma muito boa a matéria, parabens!

      Excluir
    3. Hahaha tudo bem, o importante é que gostou da matéria! Valeu! :)

      Excluir
  9. Texto tava bem interessante, mas não consegui ler por causa de todos os gifs intermináveis e enormes que atrapalham a leitura.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!