O incrível repertório musical dos jogos de Pokémon


A série de jogos de Pokémon é, desde seu nascimento, recheada de músicas que marcaram todos os fãs que a acompanham. Pokémon tem melodias muito bem construídas, e mesmo na época do limitado Game Boy conseguiu inserir no cenários dos jogos uma trilha sonora difinitavemente inesquecível. Hoje falarei um pouco das músicas que fizeram de seus jogos ainda mais incríveis!





Opening Theme (Pokémon Red/Blue.1996, Game Boy)



Os primeiros jogos, lançados em 1996 no Japão, contaram com Junichi Masuda, que compôs toda a trilha sonora junto de sua equipe. A música de abertura dos jogos se tornou um símbolo da franquia, chegando a ser re-arranjada algumas vezes, remasterizada e quase sempre relembrada em outros jogos. Toda a obra musical da primeira geração de Pokémon foi incrivelmente elaborada por Masuda, eternizando os jogos e causando arrepios em todo fã de Pokémon. Vale destacar também as emocionantes músicas de batalha, a saudosa melodia da cidade de Pallet e da Victory Road, que até hoje ecoam em nossas memorias afetivas.

Unwavering Emotions (Pokémon Black/White 2. 2012, Nintendo DS)



Pokémon Black/White 2 fez um papel de continuidade perfeito na geração Black/White. O jogo é repleto de músicas lindas que acompanham uma história madura e bem reflexiva. As composições foram feitas por Shota Kageyama, Junichi Masuda, Hitomi Satō, Gō Ichinose, Morikazu Aoki, Minako Adachi e Satoshi Nohara. Meu destaque vai para “An Unwavering Heart", composta e arranjada por Shota Kageyama. A música tema do diálogo entre N e Ghetsis, abordando a forte temática do quão errado é usar os Porémon como ferramentas, é realmente incrível. Unwaverging Emotions também faz parte da trilha sonora de Pokémon Black e White.


Ecruteak City Theme (Pokémon Gold/Silver/Crystal. 1999, Game Boy)



De volta aos anos 90 tivemos Pokémon Gold/Silver/Crystal, que fizeram um belíssimo papel apresentando a região de Johto e trazendo uma incrível nostalgia na viagem de volta para Kanto, após derrotar Lance na Liga Pokémon. Os jogos da segunda geração foram marcantes em muitos aspectos e vieram repletos de músicas muito emocionantes. O tema de Goldenrod City e a assombrosa melodia das Ruínas dos Unown me marcaram demais! O destaque fica para a música tema de Ecruteak City, um lugar cheio de eventos curiosos - lar do lendário Ho-Oh e dos cães lendários, a cidade é cheia de magia, tudo isso acompanhado de uma trilha sonora deveras nostálgica.


Zinnia Fight Theme (Pokémon Omega Ruby/Alpha Saphire. 2014, Nintendo 3DS)



Os remakes, ah… os remakes. Pokémon Omega Ruby/Alpha Saphire nos levou de volta para a fantástica região de Hoenn. Os gráficos renovados deram uma vida nova e trouxeram diferentes arranjos a uma trilha sonora mais do que clássica. Mais uma vez vemos Junichi Masuda e Shota Kageyama fazendo uma bela parceria. A vibrante música de batalha contra Zinnia chama atenção, em mais um genial trabalho de Kageyama. Para mim, é um dos momentos mais incríveis do jogo, as animações no remake ficaram refinadas e a música re-arranjada combinou perfeitamente. Vale destacar também a composição de Go Ichinose para a cidade Littleroot Town, que desde os jogos originais fez bem o seu papel.


Don’t Ever Say Goodbye (Pokémon Mistery Dungeon: Explorers of Sky. 2007, Nintendo DS)



Pokémon Mistery Dungeon é uma serie que divide opiniões. O spin-off da franquia nasceu no Game Boy Advance e trouxe uma jogabilidade totalmente inovadora - onde você controla os Pokémon e não seus treinadores. Mas foi também em Pokémon Mistery Dungeon - Explorers of Sky que escutei aquela que - provavelmente - é a mais bela canção de toda a franquia. Composta por Arata Liyoshi, “Don't Ever Say Goodbye” tem uma melodia triste e profunda. O jogo é repleto de momentos emocionantes e, se você nunca se dedicou a jogá-lo, escute a música. Talvez você mude de idéia.


Fireworks Theme (Pokémon X/Y. 2013, Nintendo 3DS)



O revolucionário Pokémon X/Y é considerado por muitos o melhor jogo do Nintendo 3DS. Com gráficos totalmente renovados, um continente cheio de lugares fantásticos e uma história totalmente deslumbrante a sexta geração de Pokémon nos portáteis marcou uma era. Com o potencial do 3DS, melodias incríveis puderam ser criadas para os jogos, em mais um trabalho digno de prêmio para Junichi Masuda e sua equipe. Desfrutamos de momentos únicos, acompanhados de uma trilha sonora realmente linda. O tema de AZ e de toda a Elite dos Quatro são inesquecíveis. Fireworks Theme, a música que toca na cena “romântica" dos personagens na queima de fogos, ficou marcado em minha memória. Pokémon X e Y é eterno.


Battle! Champion & Red Music (Pokémon Heart Gold/Soul Silver. 2009, Nintendo DS)



Enfim, chegamos a Pokémon Heart Gold/Soul Silver. Considerado por muitos o melhor jogo da franquia nos portáteis, Heart Gold/Soul Siver é também o jogo com mais conteúdo, levando o jogador para uma nova viagem por Kanto e Johto. Um novo arranjo nas clássicas composições de Gold/Silver/Crystal deram um ar inovador e ao mesmo tempo saudosista ao remake. Junichi Masuda, Go Ichinose e Morikazu Aoki compuseram um novo e incrível arranjo para a música de batalha conta Lance e contra Red, no final do jogo. Emocionante. Explosiva. Intensa. Não faltam adjetivos para descrever a sensação que a melodia causa nos jogadores!



Essa é minha lista de músicas que marcaram a franquia! Vale lembrar que Pokémon possui muitos jogos e aqui citei apenas as que me tocaram mais. Mas e para vocês, qual trilha sonora foi mais inesquecível e simbólica para Pokémon?

8 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. HOENN TRUMPETSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. tem várias músicas épica: elite four, champions, vcitrory road, routes, trainers, rivals, gym leaders... temas mto zikas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha sonora de Pokémon é quase toda épica! HAHAHAAHA

      Excluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=Obee0qtFYmI é isso. é quente.

    ResponderExcluir
  4. E isso cara:
    https://www.youtube.com/watch?v=iuwaTkyRluI




    ResponderExcluir
  5. Vs. Red theme

    NADA NUNCA NINGUÉM SERÁ

    INSUPERÁVEL

    ÉPICO

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال