O que esperar de Ash?

Por incrível que pareça, Ash tem condições de vencer a liga.
Ele é mais esperto do que sua mente consegue ver.



              Fiquei pensando nesses dias sobre essa hipótese. Eu não acompanho Pokémon XY e nem o XY&Z. Não é por motivos banais, mas por pessoais, que não vem em questão. Hoje, decidi assistir duas batalhas que estavam me deixando com uma pulga atrás da orelha. Um amigo meu já os assistiu e me indicou. Dei minha cara a tapa e arrisquei assistir... E digo para vocês, sem vergonha, me surpreendi... Decidi dá a MINHA OPINIÃO sobre o fato de o Ash conseguir vencer ou não essa liga. Por favor, venha comigo e vamos voltar no tempo. Vamos recordar Sinnoh, onde Ash tinha todas as ferramentas para vencer e, bem, não venceu. Ash, logo de início, decidiu trazer seus Pokémon antigos de volta com uma grande expectativa de vencer. E ele conseguiu, trouxe esses Pokémon e venceu várias batalhas.

              Contemplamos, com esse retorno, Cyndaquil evoluindo para Quilava, Heracross ganhando novos golpes, Snorlax, que é um dos Pokémon "antigos" do Ash que eu mais gosto. Pokémon este que foi capaz de vencer dois Pokémon do tipo lutadores ao mesmo tempo: Haryama e Medicham e ainda sobreviver para contar história, e que proporcionou muita dor de cabeça ao Ash. Noctowl, o primeiro e único (né? Acho que sim) shiny do nosso protagonista, Donphan (quem assistia Campeões da Liga Johto na TV Kids sabe a nostalgia que esse Pokémon traz), Sceptile (grande Pokémon do Ash, venceu um Darkrai e sobreviveu ao golpe que foi capaz de derrotar, de uma vez, os outros Pokémon de Ash) e Swellow. 

Olhem esse espetáculo

              Com um arsenal dessa magnitude, como o Ash foi capaz de perder?

              Os produtores sabem que para criar um anime, mesmo que ele seja completamente ficcional, precisam de lógica. Sim, sei que Pokémon não é um anime cheio de lógica, mas os produtores tentam trazer isso à tona. Eles sabiam que nenhum outro treinador seria capaz de vencer Ash na liga de Sinnoh. Eles sabiam que uma vez que Ash derrotasse Paul, ele se tornaria um arma de confiança. Destrutiva, preparada e experiente. Então o que eles fizeram? Bem, simples. Colocaram alguém ainda mais experiente que ele. E escutem quando digo que se Tobias não tivesse Darkrai e Latios, ele teria perdido para Ash. "Mas não é um Pokémon que faz um treinador, Hal". Não! São as habilidades do Pokémon que faz e do treinador também, claro. Darkrai e Latios eram experientes. Não foram pegos semanas antes do torneio. Tobias, suponho, os treinou meses/anos antes.

              E surpresa, Ash venceu eles dois. Usou 6 Pokémon para isso, mas venceu. Enquanto os outros participantes da liga não conseguiram nem cansar Darkrai. Ash o venceu e ainda, de lavada, venceu Latios. Dois lendários ao mesmo tempo. Agora me digam, será mesmo que ela não venceria Tobias se ele não tivesse Latios e Darkrai?

              Ash é mais esperto do que sua mente pequena e preconceituosa consegue ver. Uma frase que o Clemont disse me chamou muita minha atenção e resumiu tudo que acho sobre o anime. E foi o que me motivou a escrever essa matéria. Vejam: 

Shota se questionando

Clemont me representando

E a tacada final
              Ei, amigo, antes de julgar o Ash saiba que você está assistindo a um anime que retrata como seria a vida real se existissem Pokémon. Você não está assistindo alguém jogar Pokémon FireRed onde você é limitado a atacar apenas na sua vez e que o Pokémon se esquiva apenas se o ataque usado tiver baixa precisão. No anime, o Pokémon é um ser vivo, alguém que pode se esquivar (dependendo da sua carga física), que sente, se machuca... Se você abandona algum deles no jogo, tudo bem, são apenas pixels, mas se você abandonar algum deles no anime (vida real), é a mesma coisa que abandonar algum animal de estimação seu. Esse animal vai sofrer, vai sentir sua falta, se sentirá abandonado. O anime é vida real, cara, não é jogo.

              Garanto como os metidos a "intelectuais" que fala que o Ash é ridículo em batalhas não sobreviveriam se batalhassem no anime real. Interessante que essas pessoas que odeiam o Ash o odeiam porque ele abandona seus Pokémon mais poderosos. Ei, amigo, o que falei sobre os sentimentos dos Pokémon? Louvado seja o treinador que os leva em consideração e o coloca em cima da sua vontade de vencer. Que não o prende, mas o liberta para a sua própria felicidade. Ash abriu mão do poder para a liberdade daqueles que ele amava. Como foi o caso do Goodra, Pidgeot, Butterfree, e tantos outros. Não o julgue por isso porque você não sabe o que é viver aquilo na pele.

              Ele conhece boas estratégias, o Ash. Ele as usou para vencer. Não acho que esses "nerds" e "reis dos jogos" conseguiria elaborá-las no anime em si, na vida real. Veja cenas da batalha do Ash contra a Olympia. Veja a maturidade do Ash em usar estratégias e ver como se esquivar dos ataques usados: 
 
...

É preciso ser muito ousado para falar isso

Talonflame usando Steel Wing

Talonflame usando Steel Wing rodopiando seu corpo

Com isso, Talonflame se protegeu do Psyshock

              Agora o ponto mais importante. Eu sempre disse aos meus leitores que Ash poderia vencer a liga só por causa do Greninja. Certo, como falei, ele é bom, muito bom, mas ele precisa de um bom Pokémon, também, para colocar sua experiência em prática. E Greninja, com sua nova transformação, consegue corresponder a isto. Veja um momento único e épico. Um momento em que eu só presenciei uma vez: com Pikachu. Veja porque eu digo com toda a certeza que o Ash é capaz de vencer a liga de Kalos:
 
Frogadier foi paralisado minutos antes

Usando Water Pulse para se proteger

Que vínculo é esse?

A determinação do Ash é esplêndida

E por fim, o Ash-Greninja aparecendo

              Uma das melhores batalhas de XY. Está vendo? Ash agora tem a faca e o queijo na mão. Ele pode vencer, se quiser. Dessa vez é diferente. Ele está contando não somente com a força, mas com os sentimentos do seu Pokémon... Ele está, literalmente, unido carne a carne. Não continue julgando o Ash... Você tem esse direito, claro, a opinião é sua, mas não use o argumento de que ele é fracassado só pelo fato de perder e abandonar seus Pokémon. Perder faz parte da vida. Seria chato se ele só vencesse, não acha? Em uma entrevista, Satoshi foi questionado quanto a isso e ele respondeu: Ash é um treinador como qualquer outro. Ele é o que você seria se caso começasse uma jornada.

              Por fim, fiquem com um vídeo feito por mim sobre o passado e o futuro do Greninja do Ash. Há um porque dele ter a chance de vencer, é um segredo que envolve o passado do Greninja. Assista e entenda. Ah, e não esquece de se inscrever também. Para assisti-lo CLIQUE AQUI.

 Até a próxima. Lembrem que isso é minha opinião. Você podem descordar dela se quiserem.


7 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Estive pensando quase a mesma coisa a alguns dias. Existe muita lógica no anime Pokémon, por mais que seja claro que o motivo do Ash não vencer uma liga seja simplesmente vontade dos produtores do anime.
    Meu pensamento é que, o Ash é mesmo um treinador como qualquer outro, melhor que alguns, abaixo de outros e se fosse algo "real", ele não iria vencer tudo por que é o que acontece de verdade, nenhum "atleta no mundo real vence todas as competições", e se você fosse um treinador no mundo Pokémon, por que não teriam outros. Na logica, há treinadores que Ash nem conhece treinando mais que ele assim como o Tobias, realizando suas próprias jornadas e ficando mais forte.
    No jogo, o objetivo é vencer a Liga Pokémon, no caso não uma liga exatamente, mas sim a Elite Four, isso faz com que "Red" por exemplo seja um campeão, por que ele e um personagem de um jogo que você controla e com base nisso, o anime "Origins" faz com que ele vença, por que é um especial baseado nos jogos.
    Mas principalmente leve em conta uma coisa, é um "anime", os desenvolvedores, roteiristas ou seja lá quem for, se eles quiserem faze-lo vencer, isso vai acontecer, caso contrario, aguardem pela próxima região e pela próxima Liga Pokémon.

    Gostei do texto, bem elaborado e eu também estou confiante no Ash nessa temporada.

    ResponderExcluir
  2. Ai vem Tobias com Mega Latios e ele perde de novo

    ResponderExcluir
  3. Se o Ash perder em Kalos, vai ser que nem Sinnoh: por roteirismo e necessidade de continuar o anime. Lembro de uma fic que poderia ser meio fraquinha quanto a escrita em si, mas que mostrou que a Saga Sinnoh poderia ter terminado com o Ash como vencedor e ainda assim ter continuidade para o anime (ainda tem a Elite dos Quatro, né?), passando essa mensagem que amor e dedicação, unidos a estratégia, podem superar um treino focado apenas no competitivo.

    ResponderExcluir
  4. Se tem meu respeito hal :v
    Eu não consigo odiar o Ash, e eu nem se quer quero, porque ele realmente ta fazendo bonito em batalha, e no fundo talvez esse odio por ele acaba se dando ao fato de toda essa repetição, sendo o mesmo esquema de nova região, ginasios e liga, com uma novidade aqui e ali, mas de qualquer jeito eu ainda acho que ash vai perder, ja foi comentado, faz um ou dois anos atras, que teria uma 7° geração, então aguardem pq a jornada dele não acaba tão cedo u.u
    otima matéria o/

    ResponderExcluir
  5. Ash na liga pokémon é igual Brasil na copa do mundo. A gente torce, vibra com algumas partidas mas no final perde de lavada =/

    ResponderExcluir
  6. Quem reclama dele perder, sabiam que competições pokémon existem na vida real? Tem a dos jogos e a do tcg...xd
    Vão lá batalhar num campeonato competitivo de verdade fora do país com centenas de pessoas que jogam freneticamente pra ver se ficam pelo menos nas finais...
    é mais ou menos assim que se compara voce com o ash.
    Ash várias vezes ficou pelo menos entre os 8 melhores, se isso não faz dele um personagem forte, não sei o que mais faria...
    Vencer sempre tornaria ele um personagem apelão, que graça teria ele sempre vencer a liga? trocar ele? fazer igual digimon que no começo foi sucesso e depois que trocaram fracassou bonito?
    não é assim, uma hora enjoa mesmo trocando personagens, todo mundo ia saber que o novo personagem ia vencer a liga, e ai começaria tudo de novo com outro personagem infinitamente, daria mais certo que com o ash? Nunca.

    Uma hora iria enjoar até o fã mais frenético, enjoa ver ele perder e praticamente esquecer tudo a cada nova geração? sim, claro, mas a maioria ve ele como fracassado, eu vejo ele como vencedor, porque nunca desiste.
    Sabe aquela frase que diz que a jornada é o que importa e não aonde se chega? me pergunto, quando ele chegar lá, no sonho dele, o que vai acontecer? tem 3 opçoes, acabar de vez o anime, mostrar ele como mestre vencendo todo mundo ou encarando desafios maiores, com mais açao, mas ai aposto que teriam que passar a fazer o anime para um publico mais velho e não mais para as crianças, a questão é se o publico mais velho quer saber de pokémon, tem tempo e da audiencia igual o infantil, não falamos de Brasil, EUA, falamos de Japão, é lá que o anime desde que estreou não sai do top 10 semanal dos animes mais vistos, trocar pra que?
    e a terceira opção caso ele vencer a liga, seria trocar ele por um personagem mais novo, quem aqui acompanharia a nova saga do outro personagem? metade iria ver os primeiros eps e enjoar porque seria o mesmo anime mas só trocaram o Ash, ainda seria um anime para crianças.

    O que eu apoiaria fazer no anime é uma temporada chronicles 2, com uns 20 eps, onde o Ash ficaria de fora e mostraria apenas o que aconteceu com personagens mais antigos que não apareceram mais, Dawn, Zoey, Iris, Brock, Cylan, etc, talvez até contar historias dos personagens dos games no chronicles 2, no caso o origins poderia se encaixar ali por exemplo...

    Ou seja, por mim, se é pro ash vencer e sair e acontecer o que falei, prefiro que ele não vença a liga kalos, a não ser que ele vença mas continue a jornada por muitos anos, porque amo o anime, e quem gosta de pokémon, já gosta do anime com ele, e quem não gosta, não ia passar a gostar só por ele sair, quem não gosta é porque deixou de gostar quando começou a crescer, e na mente dessas pessoas pokémon deveria acompanhar o publico, mas não é bem assim, prefiram digimon então, que tentou acompanhar o publico e não deu nada certo, tanto que voltaram agora com a formação original, digimon seguiu uma linha que fracassou e muitos que se dizem fãs de pokémon querem ver o anime na mesma linha de digimon.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال