Team Builder #22: XplosYon Cup:MultiGen!



Salve, salve, caros leitores!
Todos bem?

Hoje o Team Builder vem trazer um time que gostei bastante utilizado pelo participante Jan Marx na competição XplosYon Cup: MultiGen que, inclusive, já terminou tendo como campeão Gabriel Araújo que levou pra casa o Zelda Majora's Mask 3D!
O segundo lugar pertence ao próprio Jan Marx, ganhador do Donkey Kong Country Returns 3D *-*

Agora, vamos nos concentrar na parte teórica da coisa, hahaha!
Espero que gostem assim como eu.

Clique em "Continuar lendo" e venha conferir :D



Mega Beedrill



Base Stats:
HP: 65
Attack: 90 (150)
Defense: 40
Sp. Attack: 45 (15)
Sp. Defense: 80
Speed: 75 (145)

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack..
EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spd
Item: Beedrillite
Moveset: Protect, U-Turn, Poison Jab, Drill Run
Habilidade: Swarm (Adaptability)

Posso dizer que Beedrill não é um dos meus Megas preferidos e, inclusive, não tenho sequer o costume de utilizá-la em Single Battles. Gosto bastante dela em Doubles ao lado do bom e velho Amoonguss, hahaha! Maaaaaaaaaaaaas, como esta postagem não é sobre Doubles, vamos prosseguir.

Devido ao boost imenso que nossa Bee recebe, a presença de Protect em seu moveset é praticamente uma obrigação. Afinal, estamos acostumados a ver alguns Leads que abusam de Speed, como por exemplo Landorus-Therian Scarf. Mesmo que Mega Beedrill não o cause outspeed (Jolly + Speed 252 + Scarf, totalizando 245 pontos contra 216 da Bee), Protect vai lhe delatar qual move ele usaria dando tempo para que você providencie o switch cabível ou, quem sabe, arrisque um predict. Exemplo: seu adversário certo de que você vai trocar, troca também. Predicando isso, você não troca e, seja lá quem entrar, toma uma pancada na fuça. :)

Claro, isso é só um exemplo.

U-turn e Poison Jab eu, sinceramente, acho que não têm como ser questionados. São, sem dúvida, os melhores moves STAB que podemos usar para ativar o Adaptability. Drill Run é uma arma contra tipos Pedra, Fogo e afins. Mesmo não sendo um move STAB, Mega Bee consegue derrubar bastante adversários só com isso.
Seu maior problema é a fragilidade. Um hit normal, nem precisa ser super efetivo, já é suficiente para causar K.O.. Portanto, fique atento aos seus adversários e recomendo fortemente que se livre dos hazzards antes de coloca-lá/retorná-la ao campo de batalha.

Este, inclusive, é um detalhe que Jan não se atentou.



Darmanitan



Base Stats:
HP: 105
Attack: 140
Defense: 55
Sp. Attack: 30
Sp. Defense: 55
Speed: 95

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spd
Item: Choice Scarf
Moveset: Superpower, Rock Slide, Flare Blitz, U-Turn
Habilidade: Sheer Force

Mais um Pokémon bastante agressivo, moveset 100% agressivo e habilidade agressiva. Ou seja, bate com ele que é sucesso.
Por mais frágil que seja, Darmanitan tem base decente de Speed e consegue outspeedar alguns dos mais usados Pokémon. Excadrill e Diggersby são exemplos. No entanto, com a ajuda de Choice Scarf, fica fácil atacar antes de qualquer Pokémon presente no cenário competitivo. Cabe a você só ficar esperto com Sand Rush, Swift Swim, Chlorophyll ou coisas do gênero.
Rock Slide e Flare Blitz recebem o benefício da Sheer Force, dando a eles 30% a mais na hora do dano. O segundo citado ainda é STAB, causando AINDA MAIS destruição. Peço somente atenção no uso abusivo devido ao recoil.
U-turn aparece mais como utilitário para predicts de switch-in do oponente ou naquele momento que você sabe que não vai derrubar o adversário, mas sabe que ele acaba com você num move.

DICA: Tome bastante cuidado com hazzards. Devido ao nosso amigo usar de move com recoil, seu HP acaba muito rápido e revezes como esses podem prejudicar mais que o normal.




Gliscor



Base Stats:
HP: 75
Attack: 95
Defense: 125
Sp. Attack: 45
Sp. Defense: 75
Speed: 95

Nature: Impish
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Atk
Item: Toxic Orb
Moveset: Protect / Defog (HM gen V), Swords Dance, Earthquake, Knock Off
Habilidade: Poison Heal

Confesso que não sou muito fã desse cara justamente pela quantidade absurda de pessoas que o usam e, por mais manjado que esteja, insistem nisso. Enfim.
Achei legal mencioná-lo dessa vez pois o moveset é bem legal. Não posso dizer que é inovador, mas é melhor que o tradicional.
Vamos lá.
Com uma premissa mais ofensiva, Swords Dance aparece como a "surpresa"e, por ser um dos Physical Walls mais competentes do cenário, é muito interessante deixá-lo segurando a bronca dos adversários Physical-based enquanto realiza o setup de Attack.
Earthquake é o STAB com base 100 de dano que sempre vai doer. Dói mais ainda com alguns SDs; Knock Off para poder acertar os voadores e, claro, retirar os held items e, por fim, Protect e seu principal propósito que é recuperar HP através da habilidade Poison Heal que, a essa altura, já foi ativada pela Toxic Orb.

Nem preciso dizer que é MUITO recomendado que seu primeiro movimento deve ser Protect, correto? Não. Errado.

Padrão? Sim. Vai surpreender seu adversário? Talvez. Só tenha em mente de que depois de um SD, a vida fica muito mais bela e um Defog é necessário nesse time.




Milotic



Base Stats:
HP: 95
Attack: 60
Defense: 79
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 125
Speed: 81

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 4 Sp. Atk / 252 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Scald, Recover, Ice Beam, Mirror Coat
Habilidade: Marvel Scale

Milotic é um show a parte. Sinceramente.
Desempenha o papel de Special Wall muito bem, conta com a possibilidade de se tornar Double Wall devido a Marvel Scale e, por fim, causa bons danos com seus 100 pontos de base em Special Attack.
Scald é o STAB com boas possibilidades de causar BURN, levando os Physical-based a loucura. Afinal, seu adversário sempre optará por usar um Pokémon com essa propriedade acreditando que Milotic não resistirá a ofensiva. Muito pelo contrário.
Na batalha contra atacantes especiais, Mirror Coat será de grande serventia. pois, por mais que ele tenha excelente base em Special Defense, contar com a possibilidade de devolver o dano causado só que em dobro só pode ser considerado trunfo.
Recover aparece como o "restaurador dos padrões", por assim dizer, hahaha!

DICA: Caso queira algo um pouco mais Stall, recomendo substituir Ice Beam por Toxic.




Quagsire



Base Stats:
HP: 95
Attack: 85
Defense: 85
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 65
Speed: 35

Nature: Relaxed
IVs: todos, exceto Speed.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Atk
Item: Leftovers
Moveset: Scald, Toxic, Recover, Earthquake
Habilidade: Unaware

AAAAAAAAAAAAAAH *---------*
Amo esse Pokémon, cara! hahaha!

Pense nele como um Milotic, só que as avessas e bem mais bonitinho. *-*
HAHAHAHA!
...

Ok, chega de expressar meu amor. Tá na hora de especificações.

Quag possui somente uma fraqueza (Grass) e conta com atributos decentes, nada excepcional. Porém, assim como Clefable, ele possui a habilidade Unaware que o protege de todo e qualquer setup que o adversário fizer em frente dele. Ex: Dragonite com Dragon Dance. Ele pode dançar até semana que vem que não vai mudar nada. Seus atributos de Attack e Speed permanecerão os mesmos.
É como se Quagsire não percebesse o que seu adversário está fazendo.
Scald e Earthquake são seus STABs, mesmo que não causem muito dano até porque as bases ofensivas deste Pokémon não são altas. Mesmo assim, Scald continua com a possibilidade de causar BURN.
Toxic e Recover dão a ele a característica Stall.


DICA: Gosto de usá-lo com um companheiro que tenha Baton Pass para Calm Mind ou Nasty Plot. Dessa forma, ele ataca bem melhor e se torna uma máquina de destruição.




Sylveon



Base Stats:
HP: 95
Attack: 65
Defense: 65
Sp. Attack: 110
Sp. Defense: 130
Speed: 60

Nature: Modest
IVs: Somente HP, Defense e Special Defense.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Atk / 4 Spd
Item: Assault Vest / Life Orb
Moveset: Hidden Power Fogo, Hyper Voice, Psyshock, Shadow Ball
Habilidade: Pixilate

Utilizar Sylveon dessa forma, Full Attack, não é muito comum, assim como vimos Gliscor anteriormente.
O melhor de tudo é que os tipos dos moves desta fadinha não se repetem ao longo do time, com exceção, óbvio, de HP Fire. Mesmo assim, aqui ele é Special enquanto se apresenta como Physical em Darmanitan, O papel desse move, de modo simples, é dar coverage contra Steel assim como Psyshock está para os tipos Poison. Outra coisa legal neste move é que ele atinge a Defense ao invés da Special Defense então os Special Walls tremem.
Shadow Ball aparece mais como opção de coverage para o time em geral. Mesmo que Sylveon não tenha fraquezas diretas Ghosts, ele já possui Psyshock para lidar com Gengar e Hyper Voice para Hoopa. Logo, o move em questão fica mais para proteger Mega Beedrill de moves Psíquicos.
Abuse de Hyper Voice. Pixilate o torna Fada e, obviamente, STAB.




Considerações finais

Jan Marx possui um estilo de jogo muito parecido com o que eu particularmente costumo usar: quatro Pokémon defensivos e dois diretamente ofensivos. É uma estratégia que funciona na maioria das vezes, mas não sempre.
Times com ofensiva exagerada e moves prioritários tendem a ser um problema porque dentre todos os membros do time, somente dois têm a possibilidade de disputar Speed (Mega Beedrill e Darmanitan). Coincidentemente, Stealth Rock pode ser um grande problema para a ofensiva do time de Jan justamente porque os dois "homens da porrada" são fracos mediante ao hazzard citado. Esta, inclusive, seria mais uma evidência de que Defog é necessário em Gliscor.
A partir daí, é só aplicar seus switch-ins sem medo. Não há o que temer até porque 75% do seu time é defensivo. Arrisque, resista e contra-ataque.
Essa é a estratégia.





E aí? O que acharam desse mais novo TB?
Peço a todos desculpas pela demora. Mudei de emprego, de faculdade, de casa... hahah enfim, tá tudo muito complicado na minha vida.
De qualquer maneira, espero que continuem acompanhando o quadro e, em breve, teremos mais torneios :)

Ah, quase me esqueci: a Seletiva para Elite Four PBN está na batalha final. Um dos dois será o novo Elite e, após isso, receberá os 26 Pokémon Shiny/Evento Competitivos!
Quem será?
Rúlian Afonso ou Alexsandro Mello?

Aguardem!

Abraço e GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

7 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. o time MultiGen e bem legal eu falei no passado dele e o Multitype

    vantagens do Multitype

    1° 12 STAB

    2° tem alta chance de Attack super efetivos por que você tem 12 type de Attack dos 18 existentes fora que cada poke aprende 4 moves :3

    desvantagem do Multitype

    1° como você tem 12 type de poke dos 18 existentes você pode levar muito Attack super efetivos :(

    2°cada poke que você perde faz falta no time pouca mais faz :(

    e isso matéria boa como sempre : )
    deixo um vídeo do meu poke favorito de pondo joelhos o mewtwo e mais 4 :3

    https://www.youtube.com/watch?v=wzZiNMUtR4E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, daklerx!

      Agradeço e muito o elogio. Fique a vontade em comentar em todos os posts e sugerir times :D

      Abraço!

      Excluir
  2. Ow, não tem nada a ver esse seu vídeo, pois o video é de uma certa batalha pokémon mas com uma música de fundo do Megaman X5 de PS1. Ow pelo que eu vi esse vídeo não tem nada ver, pois misturou um pouco as coisas, tipo assim vídeos de batalhas pokémon deveria ter somente musicas de pokemon, mas se colocar musicas de jogos de PS1 como por exemplo a do Megaman X5 aí acaba virando um vídeo meio que nada a ver e sem sentido e acaba misturando uma coisa que não tem nada a ver com a outra. Flw então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então se eu seguir seu pensamento esse amv do zoroark não tem nada a ver
      https://www.youtube.com/watch?v=51aD_vyayB0
      eu gosto de misturar as vezes dar certo ou errado kkkkkkkkkkk
      vai na paz
      esse nem yveltal sava o time :3
      https://www.youtube.com/watch?v=AumPHKTtiaU

      Excluir
  3. Onde consigo ver mais matérias como esta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, La Salle!
      Kinho aqui.

      Você pode acessar o menu a direta do site e clicar em "Pokémon XnálYse". Lá você encontrará a sessão "Team Builder" que conta com todos os meus posts.

      Espero ter ajudado :)

      Cya

      Excluir
  4. Não gostei do vídeo do Zoroark pois isso aí acabou misturando o vídeo do Pokemon com a música Skillet Monster e acabou ficando meio que errado pois não é certo misturar o vídeo do Zoroark com a música Skillet Monster. Outra coisa, esse vídeo de batalha do Epic Zangoose pelo menos esta certo, pois é um vídeo de batalha com música de Pokemon tocando na parte de fundo, então esse aí esta certo mesmo. Flw então.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال