Tabela de Batalhas - Ash

 
Tabela de Batalhas
Os Pokémon de Ash

Depois dos sete textos publicados ao longo da semana, decidi trazer um bônus! A atualização da Tabela de Batalhas! Os dados são meu maravilhoso colaborador Raco!

O cálculo foi feito da seguinte forma:
- Somente as batalhas com vitórias, derrotas e empates foram consideradas, excluindo-se assim as de treinamento, as que o Pokémon foi chamado de volta, etc;

- Soma-se essas batalhas para conseguir o total (por exemplo, Snorlax teve 18 vitórias e apenas 3 derrotas, um total de 21 batalhas contabilizadas). Depois, divide-se o número de vitórias pelo total (18 ÷ 21) e depois multiplica-se por 100 para obter a porcentagem (0,857... x 100 = 85,71). Prontinho.

Os Guias de Batalhas foram todos atualizados para a montagem desta tabela, e você pode acessá-los nos links abaixo:

Guia de Batalhas #1: Bulbasaur, Charizard, Kingler, Muk, Tauros e Snorlax.
Guia de Batalhas #2: Heracross, Bayleef, Quilava, Totodile, Noctowl e Donphan.
Guia de Batalhas #3: Swellow, Sceptile, Corphish, Torkoal e Glalie.
Guia de Batalhas #4: Staraptor, Torterra, Infernape, Buizel, Gliscor e Gible.
Guia de Batalhas #5: Squirtle, Butterfree, Primeape, Pidgeotto, Aipom, Goodra e outros.
Guia de Batalhas #6: Unfezant, Oshawott, Pignite, Snivy, Scraggy, Leavanny, Palpitoad, Boldore e Krookodile 
Guia de Batalhas #7: Pikachu, Frogadier, Fletchinder, Hawlucha e Noibat.

Agora a tabela.



Todavia, gostaria de fazer algumas observações. A tabela não pode ser utilizada para contabilizar força dos Pokémon de Ash, nem tem esse objetivo, apenas analisar como o anime utilizou esses Pokémon entre vitórias e derrotas. Enquanto eu realmente acredito que Snorlax é um dos mais fortes Pokémon do Ash, eu não teria tanta certeza quanto ao Kingler já que ele figura na lista por suas vitórias em suas pequenas participações. Do mesmo modo, Gliscor figura como último não por ser o mais fraco, de forma alguma, mas sua campanha de superação em Diamond & Pearl lhe deu mais oportunidades de derrota do que de vitória apenas.
E se Goodra estivesse ainda no time do Ash, ele ocuparia a 1ª posição, nunca sendo mostrado perdendo uma batalha.
E aí, quais as suas conclusões olhando essa tabela? Alguma surpresa, alguma decepção?

Agradecimentos eternos a Raco, por ser meu sempre prestativo parceiro nessa empreitada, e a Tê Jota, meu amigo que não me deixou passar vergonha com o Excel.
E fiquem ligados porque este fim de semana vai rolar uma postagem extra =D

28 comentários:

  1. Charizard em segundo e Infernape em terceiro, gostei disso, Pikachu com 50 derrotas (pqp) e 122 vitórias, achava que tinha mais (msm sem contar treinamento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pikachu tem infinitas vitórias contra a Equipe Rocket, mas eu pessoalmente nem conto elas pq senão o Guia ficaria absurdamente grande. Então isso talvez resulte nesse resultado relativamente desfavorável a ele.

      Excluir
  2. Fiquei surpreso ao ver o número de derrotas do Torterra e do Gliscor eles são ótimos Pokémon pena que o Ash não utilizou muito bem eles .

    ResponderExcluir
  3. Oshawott para mim foi umas das maiores decepções! As gracinhas dele em BW não davam em nada e ele só fazia cena, para batalhar que é bom não dava...

    ResponderExcluir
  4. Magnífico Sir Charizard!
    Eu fui um dos que pedi isso!

    Parabéns cara!

    Ótimo trabalho! Agora vou analisar a tabela direito.

    =]

    ResponderExcluir
  5. Está errada a porcentagem do Charizard; em relação ao do Infernape. Se tanto Charizard quanto Infernape tem 11 derrotas, e o Charizard tem mais vitórias, como pode estar com uma % menor que a do Infernape? A não ser que um único empate signifique uma discrepância grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conta o nrº de batalhas neste caso o Infernape tem menos 3 batalhas e quase tantas vitórias, é como nos desempates do futebol... creio eu

      Excluir
    2. Eu tbm estranhei, mas basta fazer o cálculo que eu explico na introdução da tabela...

      Excluir
  6. Eu acho que o Froakie e o Fletchling não deviam estar nessa tabela, pq nem batalharam direito ainda. Só deviam ser considerados pokemons que não estão com o Ash no momento, e, talvez até o Pikachu.

    Mas, gostei. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão na tabela porque dessa forma podemos acompanhar o desenvolvimento deles ao longo de XY - a tabela vai sendo atualizada aos poucos. Não chega a ser mto injusto pq é levado em conta os dados relativos de cada um.

      Excluir
  7. Assim, quando fala em Charizard, Sceptile, dentre outros, quer dizer que contabilizam as duas formas anteriores, certo? Se for for isso umas das derrotas do primeiro foi para um Paras, o Charmeleon foi muito vacilão naquela luta. ^^
    E o Snorlax? Muito foda esse cara, quando perde no mínimo derruba um ou dois primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Charizard tem uma derrota pra um Aerodactyl como Charmeleon, pra mim eles não chegaram a lutar, perdeu pra um Pikachu e um Rhydon por se recusar a lutar, pra um clone fodão do Mewtwo, pro Poliwrat por não obedecer ordens, depois ganhou até com uma certa facilidade e pra um Entei, sério, ele tava com o Ash nas costas e o campo ajudava o Entei e fudia com ele, não acho que foi uma derrota justa. Resumindo, mesmo se tirar as vitórias fáceis que ele teve pra Pokémon pequeno e esse tipo de derrota o Charizard realmente é o Pokémon mais confiável do Ash, até mais que o Snorlax.

      Excluir
    2. há quem ganhe torneios com Snorlax ! foi por isso que usei um no PO e também nas batalhas Wi-Fi nos jogos anteriores, e estou a treinar um para usar no Pokémon X, como dizes e bem, pode perder mas leva sempre alguns pokemons com ele... bem usado pode arrasar uma equipa inteira...

      Excluir
    3. Anônimo, há um momento em que Charmeleon chega a tentar enfrentar Aerodactyl, mas ele é nocauteado antes que possa fazer qualquer coisa: http://filb.de/content/anime/pm/046/314.jpg Só depois que ele sai e evolui para enfrentá-lo.
      Eu acho seu julgamento muitíssimo justo. Uma tabela que contabiliza vitórias e derrotas sem levar em conta as circunstância é injusta e eu tenho planos de fazer uma outra no futuro que tenta dar mais importância a cada batalha dentro de sua devida circunstância, mas ainda assim essas noções seriam mto subjetivas, então é difícil decidir o peso real que cada vitória ou derrota tem.

      Excluir
  8. Bela matéria e a tabela foi muito bem montada. Dei uma passada no guia de batalhas do Charizard e contei 10 derrotas ao invés de 11, mas posso estar enganado. E fiquei muito surpreso com o número de derrotas do sceptile, mas a vitoria dele em cima do darkrai vale mais que todas do muk, kingler e tauros juntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ concordo, aliás de um jeito ou de outro Darkrai ñ estava 100% mais contra o aceptile, mas ñ tiro seu mérito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. E também na luta do charizard contra o pikachu do rithie não devia contar derrota, até porque ele não foi derrotado, mas desclassificado.
      Se eu contei certo dai ficaria nove derrotas.
      Acho que deu pra perceber que o meu preferido é o charizard

      Excluir
    4. Ei Anonimo #2:
      O darkai usou dream eater no heracross e o torkoal nem acertou ele. Duvido que para um pokemon que ganhou 8 inaignias e a liga sozinho, um rock smash do gible ia deixar ele fraco pra lutar contra o sceptile.

      Excluir
    5. O guia das batalhas de Kanto foi particularmente difícil de fazer pq as lutas não tinham juízes e às vezes os resultados são questionáveis - Pokémon que dormiam eram automaticamente desclassificados. Em caso de juiz presente, o resultado oficial é considerado, independente de se houve ou não uma vitória ou derrota real.

      Excluir
  9. excelente trabalho ! estranho ver que o Gliscor um dos melhores pokemons, sendo usado pelo Ash é mau.e ver o Snorlax com uma percentagem tão elevada, creio que se tivesse mais lutas chegaria aos grandes. e tanta derrota do Uber Pikachu da treta. não me espanta que a meu ver a seguir ao Pikachu, Charizard e Infernape o Snorlaxc seja o mais forte pokemon do Ash no Anime

    ResponderExcluir
  10. Ótimo. Parabéns :D
    Mas senti falta de alguns que faltam ainda :/

    ResponderExcluir
  11. todos odiavam a bayleef mais ela ganhou mais batalhas que os outros pokemons de ash na saga johto!

    ResponderExcluir
  12. Snorlax, Kingler e Charizard entre os top 5, coincidencia ou não, foram alguns dos pokemons que menos foram treinados pelo Ash.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Ash nao treinou o kingler cara

      Excluir
  13. Essas vitória são contadas antes ou depois do Ash captura os Pokémon?
    Tipo a vitória que o Hawlucha teve com o Ursaring antes de ser capturado pelo Ash conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, porque só são contabilizadas as batalhas dos pokémons que pertencem ao Ash

      Excluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!