São 15 anos, não 15 dias - A polêmica da mudança do dublador de Ash [ATUALIZADO]


Eu estava terminando de arrumar minha mochila para pegar o ônibus para a casa dos meus avós em Conselheiro Pena, chegando minhas notificações no facebook, quando vi que um amigo meu tinha me marcado numa notícia que me deixou bastante chocado "Após 15 anos, Ash mudará de dublador em Pokémon" - e eu nem pude me manifestar direito a respeito porque tinha que arrumar as malas!
O efeito não apenas me atingiu: minutos depois, diversas pessoas estavam curtindo, comentando e compartilhando a notícia. Gente que já há anos nem via Pokémon dublado mais se manifestou de forma chocada ou entristecida com a saída do papel que Fábio Lucindo vem ocupando há mais de 15 anos no Brasil - talvez a recente disponibilização dos episódios clássicos no Netflix tenha atiçado ainda mais o fator nostalgia na galera.
Mobilizações na Internet se iniciaram: a equipe da PBN iniciou um abaixo-assinado (que até o momento conta com quase 3300 assinantes até o momento), que tem sido compartilhado até por colegas dubladores do ator em uma demonstração pública de apoio a ele e as dubladoras Michelle Giudice (voz de Serena) e Jussara Marques (voz de Bonnie) já anunciaram que não retornam aos seus papéis sem Lucindo e fala do dublador de Ash na matéria "são 15 anos, não 15 dias" até virou hashtag e lema da campanha que visa reverter a decisão da distribuidora!
Porém, quais são as reais motivações por trás da decisão da Televix e da The Pokémon Company International? E existe alguma chance de a campanha dos fãs realmente funcionar? Estas são perguntas sobre as quais eu pretendo me debruçar neste terceiro Desa-Bafo do Dragão!


Quantidade antes de qualidade

Eu sou um grande entusiasta da dublagem brasileira, do tipo que se diverte fazendo listas e tabelas de qual dublador deu voz a cada personagem nas minhas produções favoritas e acessa o dublanet regularmente. Que fique claro, logo a princípio, que o meu conhecimento acerca dos processos e bastidores da dublagem vem de entrevistas que eu assisti ou conversas breves que tive com dubladores ou de textos que li a respeito. Antes de mais nada, é importante saber que a dublagem tem uma função, primeiramente, comercial: tornar determinada produção mais acessível a uma quantidade maior de possíveis consumidores. E por mais que criticada que seja, é inegável que a dublagem tem tido papel fundamental na popularização cada vez maior de diversos produtos, como filmes, séries e jogos, no Brasil.
Muito do crescimento da adesão à tevê a cabo nos últimos anos é atribuído a uma mudança de postura das próprias emissoras fechadas, que passaram a ofertar cada vez mais uma programação dublada em substituição à tradicional legendada, o que acabou atraindo maior interesse do grande público que não curte ler legenda. Além disso, basta ver como os cinemas brasileiros hoje ocupam a maior parte de suas salas, de forma até abusiva, com cópias dubladas dos mais populares arrasa-quarteirões, baseando-se no fato de que a versão brasileira deles é mais requisitada pelos clientes que as versões originais. Até mesmo empresas de videogame tem procurado dublar seus jogos em busca de atender as demandas locais e vender aina mais games no Brasil - um mercado em ascensão no país.

Com Pokémon não foi diferente: a distribuidora Swen Entretenimentos só conseguiu encontrar uma emissora disposta a exibir o anime na tevê aberta depois que ele já estava completamente dublado para a exibição. Nenhuma quis assumir o processo sozinha porque dublagem não é algo barato! É um trabalho que envolve dubladores, diretores, tradutores, mixadores de áudio, compositores e cantores, quando necessário, entre outros. Portanto, você acaba tendo um conflito de interesses: de um lado, as empresas e distribuidoras sempre em busca do maior lucro possível, o que frequentemente envolve estratégias para baratear os custos da dublagem, e do outro, dubladores e outros profissionais em busca de valorização e salários justos.

A coisa não fica nada bonita se você pega um anime como Pokémon, que tem um já inchado número médio de 50 episódios por temporada e isso por si só já torna o processo bastante custoso, sem contar os filmes, que desde Pokémon: Lucario e o Mistério de Mew, são de responsabilidade da mesma distribuidora do anime no Brasil. Como resultado, o anime sempre foi empurrado para estúdios mais baratos, prezando baixo custo sobre qualidade. É por isso que foi movido da competentíssima - e extinta - Master Sound para a muitíssimo criticada BKS e depois para a Parisi Vídeo e, quando esta faliu por diversas tretas, finalmente para a Centauro.
O problema é que se você busca menor preço, não dá pra exigir muito e é por isso que o anime sofreu uma queda de qualidade assustadora em sua dublagem ao longo dos quatro anos que passou na Parisi Vídeo, com roteiristas trabalhando sem script dos episódios e péssimas escalações de elenco sendo realizadas. A coisa é ainda mais assustadora se você considerar a longa estadia do anime sob a direção péssima de Gilmara Sanches e a tradução incompetente de Elaine Pagano por quase oito anos na Centauro, sem a mínima providência ser tomada a respeito (mesmo com todas as reclamações dos fãs e alguns até se voluntariando para ajudar a tornar a situação menos desastrosa, fazendo o trabalho da moças por elas)! Como resultado, o processo de dublagem ficou completamente sucateado! Ok, e aonde eu quero chegar com tudo isso? Oras, é muito simples: a mudança de voz de Ash tem propósito puramente de manter o custo da dublagem baixo.

E dá pra reverter a situação?

Olha, eu vou ser bem sincero com vocês: existe uma chance, mas ela depende totalmente da benevolência da The Pokémon Company International - que finalmente se tornou mais criteriosa com o processo de dublagem da série nos últimos anos - e da Televix (responsável pela distribuição do anime na América Latina). Isso porque, como eu falei: o interesse primário é fazer a dublagem mais barata o possível. Além disso, diferente das dublagens de filmes Disney para cinema ou dos recentes lançamentos cinematográficos de filmes de outros animes populares, como Cavaleiros do ZodíacoDragon Ball Z e Naruto, no Brasil, por exemplo, Pokémon não dá nenhum retorno financeiro para as empresas responsáveis por ele: Pikachu e sua turma não vendem ingressos de cinema, nem tem distribuidoras de DVDs interessadas em lançar material da série nas lojas brasileiras tampouco emissoras de tevê aberta atrás dos direitos de exibição do anime na tevê. Tudo o que temos é o Netflix e o Cartoon Network. Entretanto, vale dizer que isso não é garantia de lucro algum na conjetura atual.
Foi-se o tempo em que emissoras exibiam animes e outros desenhos querendo lucrar com os comerciais dos anunciantes que pagavam pelos minutos preciosos dos intervalos e ousavam comprar produções estrangeiras para atrair ainda mais público. O Cartoon - assim como Disney Channel, Disney XD, Nick e outros canais infantis - lucram muito mais com o licenciamento de produtos de suas propriedades intelectuais (isto é, seus personagens próprios) do que vendendo horário comercial. É por isso que há uns anos atrás o CN só tinha Ben 10 na programação: Ben 10 vendia mochila, chinelo, boneco, relógio… e tudo isso dava lucro diretamente para a emissora sem ela precisar pagar outra empresa pelos direitos de exibir uma animação estrangeira.

É por isso que o Cartoon Network de hoje não tem interesse algum em pagar para exibir um anime como Pokémon, que não vai ajudá-la a vender basicamente nada. Verdade seja dita, as aventuras de Ash e Pikachu só têm algum espaço na tevê hoje porque é interessante para a The Pokémon Company International que o anime continue no ar para manter o interesse internacional pela marca ativo, contribuindo com as vendas de produtos como os games, as estampas ilustradas e, num menor grau, o mangá. E a TPCi praticamente dá o anime de graça - isso se ela não pagar - para que o Cartoon Network o exiba na América Latina. E não é à toa que você também pode assistir aos episódios de graça no aplicativo Pokémon TV ou no site oficial da série. O anime é só uma grande vitrine para os produtos que a The Pokémon Company International quer vender! - e como consequência, eles também têm procurado baratear ainda mais o anime dentro dos próprios EUA, não comprando os direitos de usar as BGMs originais, por exemplo, para usar música genérica feita por eles mesmos, nem mesmo para Pokémon - O Filme: Diancie e o Casulo da Destruição.
Portanto, eu volto a repetir: o foco é e continuará sendo baixo custo antes de qualidade. E isso é praticamente regra na indústria no geral! Para ilustrar a situação como ocorre no Brasil, vou mencionar alguns exemplos que não estão relacionados com Pokémon, para mostrar como a questão financeira é o fator mais decisivo numa dublagem: o seriado Lost era inicialmente dublado em São Paulo, nos competentíssimos estúdios da Álamo (também extinta hoje em dia). Porém, para a dublagem da terceira temporada, a Buena Vista - empresa ligada à Disney responsável pela distribuição da série - quis fechar um acordo com os dubladores da série para que ela tivesse direito universal sobre o uso de suas vozes na dublagem, pagando um valor fixo por isso, inferior ao valor real que teria que pagar pelo uso das vozes em multiplataformas (eles já visavam licenciamentos pra tevê e lançamentos para o home video). O elenco recusou e a Buena Vista levou o seriado para ser dublado no Rio de Janeiro, trocando todos os dubladores - e olha que alguns atores até já tinham gravado suas participações na série.

Mais ou menos nessa mesma época, tivemos outras polêmicas envolvendo trocas de dubladores clássicos: Waldyr Sant'anna, o dublador original do Homer em Os Simpsons no Brasil, e Tatá Guarnieri, que fez o Jack Bauer nas primeiras temporadas de 24 Horas, perderam seus respectivos papéis nesses seriados por entrarem na justiça contra a Fox cobrando o uso de suas vozes nos DVDs, quando haviam sido pagos apenas pelas exibições na tevê. Ou seja, as distribuidoras tradicionalmente não pensam muito nos fãs na hora de trocar um dublador, mesmo em produções em que elas lucram com vendas de DVDs, por exemplo. Mais recentemente, em 2013, os veteraníssimos da dublagem brasileira Orlando Drummond e Mário Monjardim foram removidos de seus papéis como Scooby Doo e Salsicha pela Warner Bros ao tentarem renegociar seus salários na recente animação Scooby Doo Mistérios S.A. Orlando Drummond dublava Scooby Doo há 42 anos(!!!), sendo inclusive detentor do recorde de dublador que dublava um desenho há mais tempo! Há também os casos de redublagem que algumas preferem fazer a pagar pelos direitos devidos a certos dubladores ou a pagar por um trabalho de dublagem já realizado.
Esse é o caso, por exemplo, de Os Incríveis. O DVD duplo do filme parou de ser comercializado após um tempo no país, sendo substituído por uma versão simples com uma redublagem (muito inferior) do filme, que também passou a ser veiculada na tevê. Nessa nova versão, tivemos a trágica perda de Márcio Seixas como Beto Pera, o Sr. Incrível. Citando um caso mais recente, tivemos a polêmica redublagem de Dragon Ball Z- A Batalha dos Deuses. Apesar de o filme ter sido lançado nos cinemas e disponibilizado no Netflix com uma dublagem na qual todo o elenco clássico da versão brasileira do anime retornara aos seus papéis, bancada pela Diamond Films, quando a Paris Filmes comprou os direitos para distribuir o longa-metragem no mercado de home video, ela preferiu pagar uma redublagem às pressas em outro estúdio do que pagar pelos direitos de usar a dublagem que já estava pronta. Resultado? Wendel Bezerra foi trocado em seu papel como Goku pela primeira vez na história do anime no Brasil! Houve campanha e movimentação dos bastidores para reverter a situação, mas a distribuidora bateu o pé e decidiu lançar o filme com a dublagem nova mesmo.

O lance é que: as distribuidoras não ligam para trocas de vozes, mesmo de protagonistas e fazem isso com frequência, especialmente se isso envolve custear a dublagem. Quando a 4Kids perdeu os direitos de distribuir Pokémon nos EUA e esses foram assumidos pela TPCi (Pokémon USA na época), a empresa optou por selecionar um elenco de dublagem completamente novo para a dublagem da 9ª temporada a pagar pelos contratos dos dubladores da 4Kids para que eles pudessem permanecer em seus papéis. Houve grande mobilização dos fãs norte-americanos e, infelizmente pra eles, nenhum sucesso: tiveram que se acostumar com as novas vozes pelos anos seguintes.
Dados todos esses casos, fica difícil esperar que a Televix ou a The Pokémon Company International voltem atrás em sua decisão e decidam pela manutenção de Fábio Lucindo como Ash Ketchum. É verdade que neste caso o dublador não parece estar cobrando um salário maior nem entrando em brigas judiciais contra as distribuidoras, mas sua mudança para Portugal pode sim servir de justificativa caso isso obrigue as empresas a gastarem um centavo a mais que seja para fazer a dublagem à distância funcionar - porque dá pra fazer sim, mas depende do querer da distribuidora. Além do mais, a atitude de suas colegas de trabalho de não dublarem a série sem ele pode acabar não ajudando em nada: distribuidoras não gostam de ser confrontadas e podem muito bem fazer como a Buena Vista fez com Lost e mandar o anime ser dublado no Rio de Janeiro, com um elenco 100% diferente ou simplesmente escalar novas dubladoras para Serena e Bonnie.

Além do mais, se a TPCi não pensou duas vezes antes de mudar o elenco americano todo, mudar um dublador brasileiro não parecerá problema. Até porque esse tipo de coisa acontece o tempo todo nas animações brasileiras. Desenhos como Os Padrinhos MágicosPhineas e Ferb O Incrível Mundo de Gumball são apenas alguns exemplos de animações que tiveram os dubladores de seus protagonistas trocados - na maioria desses casos porque os anteriores haviam ficado velhos demais para seus papéis - e, apesar da revolta inicial dos fãs, ainda permanecem no ar, fazendo sucesso como se nada tivesse acontecido.
Há, porém, alguns fatores a favor de Fábio Lucindo. O primeiro é que esta não é a primeira vez em que ele corre o risco ou perde seu personagem querido. Quando o anime estava tendo sua 4ª temporada dublada na Parisi Vídeo, houve uma preocupação de que o rapaz, que alcançava a idade adulta, estivesse com a voz grossa demais para dublar um menino de 10 anos. Foi então que Lucindo provou para eles que conseguiria ficar no papel, empregando o tom que até hoje é utilizado - e criticado por muitos por ser considerado "forçado" ou "infantil demais". Alguns anos depois, em 2006, a Europa Filmes tomou a decisão mais estúpida que poderia ter tomado: decidiu dublar Pokémon 6 - Jirachi: Realizador de Desejos no Rio de Janeiro, com um elenco completamente diferente do utilizado no anime. A informação foi vazada pelo dublador Gustavo Nader, que teria emprestado sua voz a Ash no filme.

Houve uma mobilização em massa dos fãs, inclusive do próprio Lucindo e dos demais dubladores da série animada, e a Europa Filmes mandou que as falas de Ash e cia fossem refeitas num estúdio paulista a tempo do lançamento do filme em DVD. De fato, Lucindo não revelou essa informação em entrevista agora à toa: ele já lutou por seu personagem antes e vai continuar lutando, seja aqui no Brasil, seja em Portugal. Ele ganhou outras vezes e pode ganhar mais uma vez e está contando com o apoio dos fãs e dos seus colegas dubladores para isso. Ele certamente tem esperança e parece disposto a tentar convencer seus empregadores resolutos. Se o final dessa história vai ser feliz ou não, não dá pra saber agora - e eu sinceramente não estou com as expectativas muito altas. Só sei que tudo pode dar muito certo ou muito errado. Seja como for, é recompensador ver os dubladores que tanto admiramos lutando por aqueles personagens de quem tantos gostamos - mesmo que haja um interesse financeiro nessa luta também, claro. Mas deixo aqui minha torcida para que Fábio Lucindo permaneça como o nosso Ash, afinal não vai ser o mesmo ouvir "Pikachu, eu escolho você!" com a voz de outra pessoa…
Você também pode assinar o abaixo-assinado clicando aqui. Todo apoio é bem-vindo!

Atualização: segundo o leitor da PBN Lucas N a distribuidora atual de Pokémon é a SDI Media, não a Televix.
Além disso, o abaixo-assinado já passa dos 7 mil assinantes, chegando a quase 7500!

Imagens: Google

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

41 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. como ja disse, ja deu a voz do peixonauta para o ash, tava irritante e estridente ja x.x
    nada pessoal com ele, eh um dublador MUITO foda, mas pro ash nao da mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não gosta do Lucindo meu amiguinho, não veja Pokémon, Eu tenho 14 anos e vejo Pokémon desde os 4, são 10 anos ouvindo '' Pikachu, eu escolho você '' da voz do Fábio, já basta quando trocaram a voz do Meowth, em alguns episódios, isso ficou muito chato e até cheguei a parar de ver o anime, mas com o Lucindo a historia é diferente, ele não pode ser substituido assim de uma hora para a outra, ele tem que ter nosso apoio, rumo aos 10 mil: https://www.change.org/p/mantenha-a-voz-do-f%C3%A1bio-lucindo-na-voz-de-ash-em-pok%C3%A9mon?recruiter=376013364&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_facebook_responsive&utm_term=des-lg-no_src-no_msg&fb_ref=Default

      Excluir
  2. Sobrou algum registro desse 6º filme dublado no Rio? Queria ver como ficaram o Ash e os outros com outras vozes.

    ResponderExcluir
  3. gente porfavor né so porq ele tem fãn vão dizer q ele dubla bem mais a verdade q ja passou da validade de trocar ........não vou mentir dez da quinta geração q to querendo q troque sem ofenssas........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traduzindo: "Gente por favor, né? Só porque ele tem fãs vão dizer que ele dubla bem, MAS a verdade é que já acabou a validade de trocar. Não vou mentir DESDE A quinta geração que tô querendo que troque, sem ofensas."

      Volta pra escola.

      Excluir
    2. Para de falar bestera, se trocar ngm mais vai querer ver aquilo, salvo algumas criancinhas que nunca viram

      Excluir
  4. Acho até que durou bastante. Deu pra levar até DP, mas não dá mais. A diferença do Lucindo para caras como o Drummond e o Hermes Baroli é que, apesar de consagrados por seus personagens clássicos, eles procuraram não distanciar demais suas vozes do trabalho normal, mesmo quando dublavam personagens mais jovens. Por exemplo, o Drummond já dublou o Scooby Doo filhote e o Baroli, o Joe da 1ª fase de Digimon. O Lucindo força a barra pra deixar a voz dele mais "jovem" e o resultado termina ruim. É diferente de pegar, por exemplo, o Paulo Cavalcante, dublador oficial do Cascão, que consegue pegar o tom certo do personagem há anos.

    Um novo dublador beneficiaria o personagem. Lembro que, anos atrás, a antiga Pokeplus chegou a postar o áudio com o Gustavo Nader atuando como Ash para o 6º filme e o resultado ficou muito bom. Se fosse escolher um dublador novo para ele, apostaria no Raphael Ferreira, o Casey Jones de Tartarugas Ninja e Lloyd de NINJAGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho é ruim na SUA OPINIÃO.Não generalize, amigo.

      As poucas pessoas que conheço que ainda assistem o anime dublado disseram que vão parar de assistir se trocar o dublador e eu me incluo nessa.

      Pode ter mudado um pouco o tom mas continua fiel ao personagem.Raphael Ferreira é um bom dublador, mas nem de longe aquilo ficaria bem em um garoto como Ash.

      Excluir
  5. Pode até não ter um lucro gigantesco como no Japão, EUA, ou seja onde for, mas nada pra mim justifica, afinal como o próprio titulo diz: ''São 15 anos, não 15 dias''.
    Nós pagamos por produtos pokémon também, no tcg vendido, nos mangás, nos games, e nem sequer game de pokémon em Pt-Br temos, mesmo depois de tantos pedidos.
    Até hoje sou fã, comprei os bonecos no mcdonalds quando saiu, compro sempre na medida do possível, tudo que sai de pokémon.
    Mas se pra eles aqui não gera lucro e os fãs não merecem algo decente, já que eles tem cara de pau e coragem de tirar o lucindo, que tirem tudo que é de pokémon no Brasil também, eu prefiro o anime que os games e o Ash é o personagem que mais gosto nos animes(sei que ele é noob, mas gosto não se diiscute), já fiz cosplay de Ash, e pra mim, sem o Lucindo, acabou, sem ele não tem Ash, e pra mim não tem pokémon, se ele sair, minha época de fã, acabou, prefiro que nunca mais nada de pokémon chegue aqui, eles tem que aprender a respeitar os fãs.
    A culpa de não gerar lucro aqui nem sempre é dos fãs, nem sempre encontramos os produtos de pokémon para vender quando anunciado, eu mesmo só achei uma banca vendo pokémon em mangá quando já estavam vendendo o número 3, procurei até achar uma única lá no centro da cidade vendendo.
    Isso sem contar o salário do povo Brasileiro, dai ainda eles traziam os games custanto de 120 a 170 reais, chega até a ser engraçado, isso fora o preço do tcg, mangás, some tudo e veja quanto ia dar, Brasileiro que é fã e não ganha um bom salário, não vai gastar dinheiro nisso, ainda mais se tivesse filme no cinema, dvd nas bancas, tudo custa dinheiro e repetindo, Brasileiro que é fã e não ganha um bom salário, não vai gastar dinheiro nisso.
    Exigir que o Lucindo fique é o minimo já que nem jogos temos em pt-br, nem sequer temos a Nintendo no país.

    Quero o Lucindo ou a saída de Pokémon do Brasil, é isso

    #ficalucindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se mais pessoas vissem esse post...

      Excluir
    2. Falou tudo

      Excluir
    3. Concordo plenamente! #FICA LUCINDO *-*

      Excluir
    4. Falou tudo amigo, podia ter mais pessoas como vc nesse Brasil, #ficalucindo ou então que Pokémon saia do Brasil

      Excluir
  6. desculpa pbn mais acho q nos temos q ser justos ja deu né temos q ser honestos senpre quando fico ouvindo s voz do ash me da uma agonia e pensar q ja foi boa mais agora não é mais o clemont ta se distacando mais q ele em xy e isso porcausa da voz do ash, sinceramente não sei a polemica? eu gostei ............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, temos que admitir que se a voz do Ash mudar ai sim vai ficar insuportável assistir aquilo, por motivos de costume talvez, mas que vai vai

      por essas e outras sou contra a saida dele

      Excluir
  7. Gente, só um esclarecimento: o texto NÃO visa discutir a qualidade da dublagem do Fábio Lucindo - que eu particularmente acho impecável na atuação, embora ache sim o timbre infantil demais, mas prefiro ele que arriscar um pior - e sim a possibilidade de ele ficar ou não, então esse todo fuzuê todo criticando a voz do rapaz não se aplica.
    Bjs e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Televix não é a distribuidora, não mais.
      Agora é a SDI Media, é universal

      Excluir
    2. Opa! Não tava sabendo, Lucas N. Valeu pela informação!

      Excluir
    3. Lucas N, sei não, procurei sobre a sdi média mas não achei nada relacionado a isso, tem certeza que é ela? porque pretendo entrar em contato com eles, nesse site deles não aparece o Brasil.
      http://www.sdimedia.com/locations/americas/

      A não ser que é enviado cópias para o México e o México distribui novamente para nós, seria um sistema bem confuso.

      Alguém sabe em que lingua está quando chega os episódios para dublar aqui?

      Excluir
    4. Nas Matérias Especiais aqui no site tem uma entrevista com a dubladora da Serena que ela diz que os episódios vem em ingles (dar a entender). Isso é na entrevista mais recente.

      Excluir
    5. Nos créditos da dublagem é mencionado "SDI Media Poland em cooperação com Centauro". E no site deles diz que trabalham com a empresa Pokémon.

      Excluir
  8. ISSO AI GENTE, VAMOS LÁ ELE N PODE SAIR

    ResponderExcluir
  9. Ash sem Fábio Lucindo não é o Ash...

    ResponderExcluir
  10. Aee 7000 apoiadores \o acho que ele vai ficar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nãoooooooooooooooo gente ele tem q sair não aguento mais aqueça voz irritante...........

      Excluir
    2. #FICALUCINDO

      Excluir
  11. grande orlando drummont

    ResponderExcluir
  12. 15 anos não são 15 dias

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto, Sir.

    Engraçado como meia dúzia de gato pingado NEM LEU o texto inteiro e acha que vc é pró-saída do Lucindo.

    Eu tbm acho que o timbre de voz dele mudou com o tempo, claro devido a idade.Mas na minha opinião continua fiel ao personagem.

    ResponderExcluir
  14. LINDO TEXTO SIR

    #FICALUCINDO

    ResponderExcluir
  15. isso e pra quem quer assinar se vc tem amor ao seus ouvidos não assine.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela mor...Se ele sair ngm mais assiste, a voz dele continua ótima

      Excluir
  16. Sou do time que torce pela mudança.

    Respeito os 15 anos do Fábio Lucindo como voz do Ash, mas não deixo o sentimento nostálgico me afetar - ele não realiza um trabalho tão impecável assim. Fazendo um paralelo meio tosco, é como dizer que Suzana Vieira é ótima atriz - quando em qualquer novela ela só interpreta a si mesma.

    Sinto o Fábio acomodado ao papel, não busca melhorar ou se empenhar mais. Pelo que me parece, para ele, a dublagem de Ash é "só mais um trabalho", vejo pouco, quase nada de paixão. E se o ator não se entrega ao personagem, não convence.



    Ah, e gostei dessa hipótese de mudar tudo pro Rio - que ultimamente está bem superior a São Paulo na dublagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hater detected!

      Hatear é o que vcs haters fazem, fazer o que né

      Excluir
    2. Só porque eu critico? Dá licença...

      Excluir
  17. Pessoal que pede para ele sair por causa da voz forçada, tenho algo a dizer a vocês.
    Primeiro que a voz é questão de costume, se vocês começarem a assistir os eps, com o tempo se acostumam, eu quando não pude mais ver lá em 2007, pois na tv aberta não passava mais, e eu só tinha internet discada, quando coloquei banda larga e voltei a ver lá por 2008 baixando os eps de DP, achava que a voz mudou demais e achei ela irritante, mas ao assistir uns 20 eps eu me acostumei com a voz dele e vi que o problema não era a voz dele e sim, o problema era eu que tinha a mente fechada e estava preso a voz dele do passado, que eu ouvia na infância, quando eu parei de ouvir a voz e apenas criticar, eu analisei melhor e percebi que nem era ruim, era uma voz perfeita para o personagem, a voz mudou, mas é questão de costume.
    Quando você assiste uns 20 eps, você se acostuma e começa a ver com outros olhos, passa a ficar divertido assistir, vai por mim, vocês que reclamam devem ser pessoas que há muito tempo não acompanham o anime, estão presos a antiga voz, façam isso que recomendei, assistam uns 20 eps de XY dublado, sem ficar assistindo eps antigos nesse tempo, e vão ver como a idéia vai mudar, pra mim foi assim.

    Aposto que quem sempre viu Chaves, Chapolin dublado, quando foi ver o original estranhou muito as vozes e criticou, mas depois se acostumaram.
    O mesmo com Dbz, a voz do goku é uma no Brasil, no Japão é o oposto, é uma mulher, vale o mesmo aqui, quem sempre viu dbz dublado, quando foi ver o original estranhou muito as vozes e também criticou, mas depois se acostumaram.

    Segundo que nesse caso a mudança de dublador não envolve gosto pessoal, envolve o profissionalismo e o respeito com fãs, e isso é o que falta nesse caso e também faltou com os mestres da dublagem Orlando Drummond e Wendel Bezerra, não interessa se você gosta ou não da voz deles, o motivo deles saírem nas dublagens recentes foi uma falta de respeito com fãs.
    Orlando está com 95 anos e continua a dublar Scooby-doo pelo simples prazer pelo trabalho ao ver fãs felizes e o elogiando, não é diferente com o Wendel ou com o Fábio, os dois podiam ter desistido há tempo dos seus papeis, tem centenas de outras coisas para dublar, mas continuam na mesma para ver os fãs felizes.

    No caso do Lucindo, se nós fãs tivéssemos em concordância e pedíssemos para o Fábio sair, ai vocês teriam crédito, mas esse não é o motivo, em geral os fãs querem que ele fique, porque aqui não se trata de gostar da voz, se trata de o que temos direito como fã, se vocês são mesmo fãs, gostando ou não da voz, iriam assinar e divulgar. Hoje é o Fábio, se não vencermos essa batalha, amanhã pode ser a Isabel(Jessie), o Marcio(James), Armando(Meowth) ou mesmo os antigos, Alfredo(Brock) e por ai vai, imaginem um dia eles decidirem redublar as primeiras temporadas sem metade do elenco, ia ser triste.

    Então ASSINEM

    #ficalucindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Christian, concordo com tudo o que você falou. Hoje é o Fábio, amanha pode ser a Isabel, o Marcio, Armando, Alfredo. Temos que mostrar que nós somos os clientes e o cliente tem sempre razão!!

      Excluir
    2. #Fica lucindo!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال