Team Builder #21




Salve, salve, meus queridos e minha queridas!
Como estão?

Voltando ao Team Builder hoje no meu aniversário - haha, sim, completando 26 "aninhos" T-T - ainda em meio a uma temporada bastante competitiva aqui na PBN. O torneio XplosYon Cup: Multigen ainda está rolando e, como vocês podem imaginar, galera tá sedenta por vitórias! É assim que tem que ser!
Se você ainda não viu as batalhas das primeiras rodadas, clique AQUI para ver as da Primeira Rodada e AQUI para as da Segunda.
Inclusive, abri, recentemente, a seletiva para membro da Elite Four da Liga do site. As inscrições ainda estão acontecendo e seria bem legal se vocês se candidatassem. Lembrando que além da vaga na Elite, o (a) vencedor (a) receberá 26 Pokémon shinies/evento competitivos.
Chega AQUI para se inscrever :)

Atualizações feitas, bora pro Team Builder de hoje! Venham comigo <3



Mega Gardevoir



Base Stats:
HP: 68
Attack: 65 (85)
Defense: 65 (123)
Sp. Attack: 125 (165)
Sp. Defense: 115 (135)
Speed: 80 (100)

Nature: Timid
IVs: Somente em HP, Defense e Special Defense.
EVs: 252 Sp.Atk / 4 Sp.Def / 252 Spd
Item: Gardevoirite
Moveset: Hidden Power Fogo, Hyper Voice, Substitute, Calm Mind
Habilidade: Trace (Pixilate)

Gardevoir, no início de XY, era bastante utilizada devido a estúpida base em Special Attack e a decente base em Speed. Porém, com o passar do tempo, o competitivo reduziu sua utilização por conta de Pokémon ofensivos fisicamente que causavam muito estrago como o Bullet Punch de Scizor segurando Choice Band; Staraptor e, claro, Talonflame.
Trago hoje uma forma de, digamos, "ressuscitar" a nossa tão amada princesa gótica. E essa forma pode parecer mais simples do que parece.

Substitute+Trace.
Isso mesmo, Substitute.
Quando Gardevoir entrar em batalha, devido a sua habilidade, você copiará aquela que pertence ao seu adversário. O ideal é colocá-la diante de adversários que não causam muito dano ou até mesmo possuem habilidades que agem contra eles mesmos. Um exemplo? Manectric.
A esmagadora maioria da galera que usa esse Pokémon, terá como habilidade a Lightning Rod. Minha dica é, assim que entrar em campo, coloque sua Garde. Dessa forma, ela copiará a imunidade aos moves Elétricos e, ainda por cima, receberá um nível em Special Attack vindo daquele tão comum Volt Switch. Mesmo que ele não utilize desse recurso de primeira, você pode optar por manter Garde sem a Mega e usar Substitute, setando então Calm Mind. Com Mega Gardevoir escondida atrás dessa defesa, você poderá fazer o que quiser.



Scizor



Base Stats:
HP: 70
Attack: 130
Defense: 100
Sp. Attack: 55
Sp. Defense: 80
Speed: 65

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Def
Item: Rawst Berry
Moveset: Bullet Punch, Bug Bite, Knock Off / Roost, Swords Dance
Habilidade: Technician

Scizor é um dos Pokémon com maior base de Attack em todo o cenário competitivo e, justamente por isso, é um dos que mais sofre com o Foul Play. Porém, o uso de Klefki tem reduzido bastante nos últimos tempos, até mesmo em times com formato MuliGen (quando cada Pokémon do time deve pertencer a uma geração).
Sableye também iniciou sua trajetória no competitivo com Foul Play presente em seu set. Hoje em dia, porém, é mais comum vê-lo portando Knock Off ou, até mesmo, Dark Pulse/Shadow Ball quando usado em sua Megaforma.
De qualquer maneira, Scizor é uma ameaça pra maioria dos seus adversários por conta da alta Defense e fraqueza única (Fogo).
Technician faz com que Bullet Punch e Bug Bite alcancem danos altíssimos. Isso sem falar na possibilidade de setar Swords Dance quando o oponente lhe der brechas, seja num switch bem feito ou como Lead bem colocado.
Por fim, Rawst Berry te dá a possibilidade de curar do primeiro Burn que aparecer e lhe dá espaço para SD e BP em prioridade.



Weavile



Base Stats:
HP: 70
Attack: 120
Defense: 65
Sp. Attack: 45
Sp. Defense: 85
Speed: 125

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Focus Sash
Moveset: Taunt / Swords Dance, Knock Off, Icicle Crash, Fake Out
Habilidade: Pressure

Eis um dos meus Pokémon favoritos em todo o cenário. Na real, não só do competitivo.
Weavile é legal de usar porque é um Pokémon ofensivo com a possibilidade de contar com vários tipos de movesets desde o mais ofensivo com Choice Band até esse que os apresento.
Acho interessante ter Taunt nele pois, muitas vezes, será uma surpresa. Estamos acostumados a presenciar muitos Leads hazzards e até mesmo annoyers. Exemplo disso é o Lead mais comum: Rotom.
Se você abre de Taunt, já anula aquele esperado Will-O-Wisp, seta Swords Dance e desce a porrada nele e nos próximos que vierem. Knock Off já causará bastante dano por ser STAB, ter boost no dano devido ao held item presente no adversário e, claro o SD que você subiu. Caso não se sinta seguro, é só trocar e seguir com o jogo.
Contra oponentes mais resistentes ou com golpes prioritários - Talonflame, Conkeldurr - basta você preservar o máximo possível do HP de Weavile. Focus Sash vai te salvar se chegar a receber um dano absurdo.
Abuse de Fake Out contra esse tipo de oponente. Entre, Fake Out, troque. Faça isso para que você possa reduzir o HP do oponente e finalizá-lo mesmo após receber um dano que será segurado pelo seu held item.


DICA: Jamais o insira na batalha com hazzards presentes. Para isso, você conta com Tentacruel Rapid Spin no time.



Tentacruel



Base Stats:
HP: 80
Attack: 70
Defense: 65
Sp. Attack: 80
Sp. Defense: 120
Speed: 100

Nature: Modest
IVs: todos, exceto Attack
EVs: 252 HP / 194 Sp. Atk / 64 Sp. Def
Item: Assault Vest
Moveset: Scald, Sludge Bomb, Rapid Spin, Giga Drain
Habilidade: Liquid Ooze

Como bom fã da Primeira Geração de Pokémon,eu não poderia deixar de ter Tentacruel em minha lista, HAHAHA! Esse cara é sensacional.
E essa é a forma que eu mais gosto de fazer uso dele.

Como já conta com boas bases de Special Defense, Special Attack, HP e Speed, podemos resumir os investimentos de EV por ordem de relevância. Mesmo que ele se trate de um Defensor Especial, vejo que deixá-lo mais ofensivo seja crucial. Pensando nisso, nada mais justo que usar Assault Vest como held item.
Mesmo que esse já citado o prive de usar movimentos de status - Toxic, Toxic Spikes e afins - não vejo como revés. MUITO PELO CONTRÁRIO! O foco aqui é fazer com que ele aguente o tranco e torne-se um Revenge Killer.
Movimentos como Scald e Sludge Bomb devem ter seus alvos pré-definidos. Como o primeiro citado tem a possibilidade de causar BURN o mais interessante seria gastar seus PPs em Pokémon que usam da parte Physical. Óbvio que existem exceções a regra como Special Sweepers com fraqueza a Water. Vide Volcarona.
A parte do Giga Drain, eu deixo em aberto. Prefiro esse movimento por utilizar da base Special de Tentacruel e, mesmo não sendo STAB, pode te salvar em momentos críticos de HP baixo. Afinal, é importante ter em mente que ele não possui outra forma de se recuperar uma vez que usa Assault Vest. Muitos preferem Knock Off.
Eu, particularmente, prefiro Giga Drain.

AH, MAS UM QUAKE CAUSA ESTRAGO!

Por esse motivo temos Cofagrigus, migo (a) :*



Cofagrigus



Base Stats:
HP: 58
Attack: 50
Defense: 145
Sp. Attack: 95
Sp. Defense: 105
Speed: 30

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Atk
Item: Leftovers
Moveset: Calm Mind / Protect, Will-O-Wisp / Toxic, Shadow Ball, Pain Split
Habilidade: Mummy

Normalmente, eu apresento a vocês Pokémon que eu usei pelo menos umas 5~6 vezes justamente para não falhar na análiso ou, quem sabe,cometer alguma gafe ou engano. No caso desse cara, não precisei de mais de uma utilização para saber como ele deve ser utilizado para se obter seu melhor.
O cara é uma verdadeira PAREDE! E ele se torna ainda mais quando contamos com um Special Wall no time para o qual possamos recorrer caso a coisa aperte.
Will-O-Wisp acaba com os sonhos de qualquer Physical Sweeper não-Fogo. Na verdade, serve mais para proteger seus companheiros do que a si mesmo. Calm Mind é aquilo que falei sobre o Swords Dance de Scizor e Weavile: oportunidade. Se você se deparar com um cara que bate no corpo-a-corpo, você pode optar pelo CM até porque o switch será inevitável porque ele esperará pelo Will-O-Wisp. Sacou?
Sua habilidade - Mummy - faz com que os oponentes a adquiram assim que o atingirem de forma física. Então, reitero, os caras da ignorância não têm vez por aqui, HAHAHAHA!
A partir daí, é só descer o Shadow Ball e, quando necessário Pain Split para se livrar dos riscos do baixo HP.

A possibilidade do Protect existe, mas somente se você adotar Toxic ao invés de Will-O-Wisp. Aqui, apresentei uma forma de jogo mais coletiva causando BURN para poder também pensar nos companheiros que não dispõem de tanta Defense.Lembre-se sempre disso.

DICA: Não recomendo enfrentares Pokémon Normal. Primeiro que a sua única ofensiva não os atingirá. O máximo que se pode fazer é causar BURN e depois sair.



Talonflame



Base Stats:
HP: 78
Attack: 81
Defense: 71
Sp. Attack: 74
Sp. Defense: 69
Speed: 126

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 64 HP / 194 Sp.Def / 252 Spd
Item: Sitrus Berry
Moveset: Will-O-Wisp, Brave Bird, Swords Dance, Roost
Habilidade: Gale Wings

Bom, por mais usado que esse cara seja, acredito que essa não é uma forma tão comum de vê-lo. E, sendo bastante sincero, é a forma que acho mais de legal de tê-lo competitivamente. Muitos treinadores podem optar por usar Bulk Up ao invés de Swords Dance, mas eu não vejo necessidade. Will-O-Wisp pode muito bem cobrir essa parte defensiva do SmogonBird.
Daí pra frente, sem segredo: upar SD; W-O-W nos Físicos, Sitrus Berry pra estabilizar e Roost pra Stallar.
Pronto.
Você tem um Stall ofensivo e rápido, rs.
O investimento em Speed sedá justamente para que você possa utilizar dos moves que não são do tipo Flying antes de seu oponente. Fique tranquilo quanto a movimentos prioritários antes de seus Stalls, pois os dois mais comuns - Bullet Punch e Mach Punch, não lhe causarão muito dano.
Após tudo isso, abuse do Gale Wings e Brave Bird. Afinal, foi para isso que TalonFLANGO foi feito :)





Conclusões finais.

Pra variar, trouxe para vocês um time bastante mesclado e balanceado por mais que estejamos contando com foco maior em ofensiva física deixando somente essa parte mais "aggro" para a linda Mega Gardevoir.
Na realizada, é bem difícil perder quando se joga com um time bem estruturado. Não estou falando que o já citado é invencível, afinal, nenhum time é. Estou falando de poder conseguir lidar com hazzards, annoyers e afins mesmo que eles já tenham, de certa forma, imposto suas estratégias.
O ideal é colocar seus Sweepers em campo no momento certo. Deixar que os Walls recebam toda a agressividade adversária para que, só assim, você possa causar os danos desejados com suas agressividades.
Faça bom uso de suas defesas com Tentacruel e Cofagrigus.
Lembre-se de usar Substitute com Mega Garde SOMEENTE quando houver espaço (ex: quando se colocar em frente a Pokémon que verão-se prejudicados pelo seu Trace). Digo o mesmo para os Swords Dance de Weavile e Scizor.




Eae? O que acharam?
Gostaram dessa edição?

Se sim, peço para que comentem mais times para que eu possa analisar e mandem  a postagem aos seus amigos. Divulguem o trabalho, divulguem aquilo que gostam que é o Pokémon competitivo.
Desejo a todos uma excelente semana.
Ah, mais uma coisa: trarei já em breve a terceira rodada da XplosYon Cup. Vocês verão como foi interessante ver os participantes se digladiando por uma vaga nas oitavas-de-final do torneio!


Um forte abraço e GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

2 comentários:

  1. Legal esse team, vou testar showdown

    ResponderExcluir
  2. Kinho, adoro seu Team Builder! Acho que você trás sempre times e propostas bem legais.
    Só acho que você podia abordar um pouco mais outras modalidades de batalha, como double, triple e, até mesmo, rotation.
    Falando nisso, tentei montar um time para double. Poderia analisá-lo?
    Mega Charizard Y
    Torterra
    Shuckle
    Carbink
    Escavalier
    Umbreon

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!