Spin-offs da franquia Pokémon! - Parte 1


How are you trainers?!

          Hoje vou falar sobre os variados spin-offs da franquia que tanto amamos, desde os legais, aceitáveis, ruins e é claro, os bizarros. Então sem mais delongas,vamos a lista!



Pokémon Ranger

          Seu primeiro título saiu para o Nintendo DS em 2006 e trazia uma jogabilidade completamente diferente da série principal, o conceito de capturar, usar e soltar. Apresentando também uma nova região, Fiore, e uma Pokédex diferente chamada Ranger Browser, com apenas 213 pokémon. Ao invés de Poké-bolas, eles usam os Capture Stylers que acalmam e controlam os pokémon, sem precisar de capturá-los.

           Atualmente há três títulos da série: Pokémon Ranger, Pokémon Ranger: Shadows of Almia e Pokémon Ranger: Guardian Signs. Que se passam nas regiões de Fiore, Almia e Oblivia, respectivamente.





Pokémon Mystery Dungeon

         Na adaptação do Mystery Dungeon (série de RPG que adapta jogos de outras copanhias , com a permissão da criadora, Chunsoft) você controla,de maneira única, um pokémon de sua escolha. Em todos os jogos da série, o começo é bastante genérico: você é um humano que percebe coisas estranhas em sua volta e com seu próprio até que aí você acorda com um pokémon ao seu lado e percebe que virou um deles! A medida com que o jogo se passa você consegue mais monstrinhos de bolso e explora várias dungeons com sua equipe. Os primeiros jogos foram Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team e Blue Rescue Team que trazia pokémon da 1ª,2ª e 3ª geração. 
       O estranho desse par de jogos foi que o primeiro citado foi lançado para o GBA e o segundo para o Nintendo DS, mesmo tendo uma mesma data de estreia (2006).
       2 anos depois saíram o Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, com pokémon da 4ª geração, e em 2009, o Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky, todos para o Nintendo DS. Depois de tantos "Explorers", o mais recente lançado foi o Pokémon Mystery Dungeon: Gates to Infinity para o Nintendo 3DS com pokémon de Unova. 
      Porém, não devemos esquecer do anunciado Pokémon Super Mystery Dungeon, que vai ter pokémon da 6ª geração e contar com os mecanismos da Mega- evolução (3DS).




Pokémon Rumble

       A spin-off em que você controla os Toy Pokémon e sai pelos diversos mundos derrotando ondas e ondas de outros pokémon, você pode derrotá-los e adicioná-los ao seu arsenal sem um modo história concretizado. Lançado inicialmente no WiiWare do Nintendo Wii em 2009 com pokémon da 4ª geração para baixo. Suas sequências foram Pokémon Rumble U para o Wii U e o Pokémon Rumble Blast para o 3DS em 2011. Atualmente o mais novo título Pokémon Rumble World está disponível na eShop do 3DS gratuitamente. Se você ainda não baixou o jogo, escaneie o QR Code abaixo.







Pokémon Stadium

      A série de batalhas pokémon em 3D no Nintendo 64, com certeza encantou várias crianças em 2000 devido a mesma mecânica de batalha dos jogos clássicos com um novo design bem chamativo. Além disso você poderia transferir seus pokémon do GameBoy para o GameCube. Suas sequências foram Pokémon Stadium 2, para o N64, Pokémon Colosseum e Pokémon XD Gale of Darkness, todos eles para o GameCube.






        Então galera chegamos ao final da primeira parte da minha mini-série sobre as spin-offs da franquia Pokémon. A segunda e última parte será postada na quinta. Não se esqueçam de comentar qual é a sua preferida e se tem alguma que não foi mencionada e que você gostaria de ver na próxima parte!

See you soon!

10 comentários:

  1. sdds pokémon ranger

    aliás, faz tempo que não vemos manaphy, hein. bem que podiam...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post.
    Mas só uma correção, Pokemon Stadium 1 e 2 foram para Nintendo 64 e não GC.

    ResponderExcluir
  3. Pokemon cilosseun eo xd gale of darkness nao sao continuacoes . de pokemon stadium

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não são continuações. Eles tem um modo/seção a la Pokémon Stadium, mas eles tem HISTÓRIA. E que história!!!! Tendo um viés um pouco mais *sombrio* do que a franquia principal, alguns dilemas de moral, surpresas, revelações surpreendentes, e uma ênfase bem maior na interação com seu Pokémon. Sério, que não penou e ficou carregando seus Pokémons *spoiler* até eles serem *spoiler* no Colosseum? Quem não usou detonado e quebrou a cabeça para *spoiler* o lendário *spoiler* em XD?

      Bem, eu fiquei um pouco decepcionada com essa matéria, me pareceu muito corrida. A própria seção dos jogos aqui tem mais informações, detalha um pouco mais, instigando você a conhecer, ao menos experimentar esses jogos. Como sugestão, por que não se focar em cada sub-série (Ranger, Mystery Dungeon, as do Game Cube que eu amo, Stadiums e similares, Rumble e Trozei), destacando as diferenças, os plot twists, por assim dizer, em relação à série principal, que se foca em capturar Pokémons, lutar com outros treinadores, conseguir insignias e vencer a Liga? (sim, definição rasa, mas muitos desses aspectos são substituídos nessas sub-séries)

      Excluir
    2. Cara sempre tive vontade de jogar colesseum pena que nunca achei um emulador rsrs.

      Excluir
    3. Respondendo o anônimo das 11... Tem o Dolphin. A versão beta 4.0-7064 tem uma opção que permite puxar mais da CPU para emular o jogo (qualquer um, o GC tá cheio de jogo bom) mais rapidamente. Depende muito do seu computador, mas já consegui rodar e zera o Colosseum num netbook. Melhor ir no site deles, salvo engano, acho que a PNB não disponibiliza versões betas.

      Excluir
    4. Obrigado pela resposta cara, vou tentar jogar. Já acompanhei uma serie no Youtube e fiquei encantado com o modo historia, a movimentação dos pokémon (pra resumir tudo...) mas talvez eu não consiga meu notebook so tem 512 de ram mas é bom sonhar.

      Excluir
  4. Pokémon stadium o melhor spin-off pra min jogo até hj.

    ResponderExcluir
  5. Pokémon Colosseum e Pokémon XD Gale of Darkness mereciam um remake para 3ds.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!