Review: Pokémon XY073



Ei, ei, meus leitores fiéis!
Com esta terceira postagem da semana, é hora de comentar a chegada de Ash e cia à Cidade de Laverre! Há um bocado de coisas aqui, incluindo a primeira aparição significativa do novo rival de Ash: Scottie (que alguns de vocês provavelmente conhecem como Shota ~xota?).
Pra ler outros textos meus, basta acessar o Vale Charicífico aqui no blog, acessando o menu à direita ou clicando aqui. Também acessem meu blog, lá rola alguns textos exclusivos que acabam não sendo publicados aqui, como as reviews dos volumes do mangá Pokémon: Black & White, que você pode ler clicando nos links abaixo:
Agora, fiquem a review de Pokémon XY e boa leitura!

XY073/ Episódio 877 - Teremos uma Batalha no Desfile de Moda! Bagon VS Spritzee!!

A região de Kalos é repleta locais belíssimos e únicos nos quais a Game Freak fez um trabalho excelente em torná-los únicos e especiais. Sejam por seus belos castelos espalhados em áreas rurais, ou na imensa e agitada Cidade de Lumiose, nos brilhos em rubi, safira e esmeralda da Caverna Cintilante e na descida que se faz até seu litoral, o jogo proporciona experiências visuais cada vez mais únicas e diferenciadas, utilizando-se bem das capacidade do Nintendo 3DS. É portanto lindo ver o anime fazendo jus à belíssima Cidade de Laverre.

A cidade, construída ao redor de uma árvore que se acredita ter mais de 1500 anos, tem um tom incrivelmente místico e misterioso, fortalecido pelas sua vegetação de cores outonais e o Ginásio tipo Fada, que fica junto à árvore. Só acrescenta a esse misticismo a proximidade da cidade com a sombria e pantanosa Rota 14 e sua Líder de Ginásio, cujo visual peculiar e os olhos de pupilas enormes fazem-na parecer uma criatura mágica saída diretamente de algum conto de fadas japonês.
A equipe de animação dirigida por Izumi Shimura (a mesma de outros episódios caprichados nesse quesito, como os dois primeiros XY, a evolução de Sliggoo para Goodra e a batalha entre Ash e Korrina) e a trilha sonora de Shinji Miyazaki fazem um trabalho excepcional em transmitir todo o tom peculiar da cidade sem precisar sequer contar com uma única linha de diálogo para lhes auxiliar. Valerie surge como uma figura tão serena e sensível como sua contraparte dos jogos, seus movimentos sendo extremamente leves, elegantes e fluídos. Reforçando todo o seu misticismo, ela ainda parece conseguir se comunicar na linguagem dos Pokémon Fadas - um detalhe que poderia parecer muito ridículo, mas que todo o clima articulado pela direção do episódio não deixa acontecer.
Sendo a única mulher no time de roteiristas da série, Akemi Omode parece ter ficado realmente encarregada de dar ao anime o seu "toque feminino", ficando novamente encarregada por roteirizar um episódio focado em Serena - foco este meramente oficial. Além de ser a Líder do Ginásio, Valerie também trabalha como uma designer, sendo muito famosa pelas belas roupas que desenha, o que atrai o interesse de Serena pelo trabalho da moça. Porém, a designer está passando por um problema grande demais que a leva a se isolar com seus Pokémon: duas garotas que modelariam com roupas dela não poderão vir ao desfile de modas programado para o dia e ela não sabe o que fazer da sua vida e quer morrer #Problemasde1ºMundo. 
Porém, as funcionários de Valerie (Furisode Girls com os visuais fidelíssimos aos belos designs dos jogos), que sabem que o mundo dos assalariados não dá tempo para se recompor, rapidamente arrumam as substitutas perfeitas: Serena e Bonnie. Enquanto é ótimo ver ambas lindas na passarela, é extremamente conveniente que houvesse uma roupa ideal para alguém do tamanho da limãozinha. Aliás, é também ver como Omode decide usar o momento para mostrar a diferença do trabalho realizado por modelos amadoras e profissionais.
As profissionais entram e saem da passarela com charme, elegância e todo o profissionalismo que lhes é esperado. As amadoras cagam (para) o evento lindamente, acenando, fazendo cara de tacho e ainda parando ~no meio da passarela, com o desfile em andamento~ para conversar com seus amiguinhos na multidão. Somos felizes de este ser um anime infantil que nunca nos mostrará a punição que Valerie deve ter exercido sobre as funcionárias que tiraram sabe-se lá de onde que elas seriam perfeitas para a tarefa - até consigo ver Sylveon dando chibatadas violentas com suas fitas-sensores. Se a Líder de Ginásio já tinha motivos para chorar antes, nessa hora ela deve ter mesmo é querido morrer.
Apesar de ser o rostinho de Serena a figurar na sequência de título do episódio e termos a introdução de uma Líder de Ginásio, quem rouba a cena é mesmo Scottie, o Treinador novato que parece falar babando o tempo todo que vimos ser derrotado por Clemont episódios atrás. Enquanto este detalhe e o próprio visual do personagem sejam tão irritantes e desconexos quanto em sua estreia, não dá pra ter ódio de um carinha tão bacana. Scottie cuida bem dos seus Pokémon, é cheio de otimismo e humildade e ansioso por aprender. Está certo que é mesmo meio irritante ouvi-lo falar de "Ganhei experiência" toda vez que aprende algo novo, mas, coitadinho, ele é mais novinho que as outras crianças de 10 anos que a gente conhece por aí.
Verdade seja dita, chega a dar dó vê-lo viajando todas essas rotas sozinhos, tentando enfrentar Líderes de Ginásio e perdendo sempre (ele só tem uma Insígnia t.t ). Enquanto é compreensível e até bacana o anime querer mostrar a inexperiência do Treinador, não deixa de ser triste observar a desigualdade a quão são submetidos Treinadores não-protagonistas que não têm a oportunidade de ganhar Insígnias por coisas como coragem ou por bancar o herói, né Ash?
Como consequência dessa necessidade de expor tanto Scottie como Valerie, também ganhamos algumas batalhas simples, mas bacanas. É legal ver a cabeça dura de Bagon funcionando como um mecanismo de defesa para o Pokémon, assim como é bom ver Ash dando prioridade a Hawlucha na luta, deixando Frogadier como auxiliar.  Omode evoca novamente a fala que ela colocara na boca do Palletiano primeiro ("nunca desista antes de acabar e siga em frente"), lá no flashback da Corrida Rhyhorn e que Serena já recordara algumas vezes, uma lição que Scottie já aprende e reforça a ideia de Ash como o senpai da galera nesta jornada.
Aliás, a própria inserção do menino na série já levanta a questão do porquê de terem decidido inserir Treinador tão inexperiente e fazer dele um personagem recorrente? Reafirmar a postura de Ash como uma fonte de inspiração para todos - coisa que esta saga já faz com Clemont e Serena regularmente? Criar uma história de superação para um rival que promete virar o jogo e virar rival em potencial na Liga - sendo que Ash está prestes a pegar sua sexta e pra ele ainda faltam sete? Nenhuma dessas possibilidades soa muito atrativa pra mim. Porém a verdade é que eu fiquei tão triste de ver Scottie sendo derrotado tantas vezes e continuar tão bonzinho e tão sob controle que até me afeiçoei a ele e estou ansioso pra vê-lo vencer uma batalha pela primeira vez. Vai, Scottie!

Considerações finais:



  • Depois de outra semana ausente, Pokémon XY voltou a figurar no ranking semanal dos animes mais assistidos no Japão! "A Recepção Acolhedora da Casa Assustadora!" ocupou o 10º lugar, obtendo 3,7 pontos;



  • Serena, querida, seje menas.
Primeiro ela está lá na boa, vendo as roupas, quando de repente KD O ASH??? AIMEUARCEUS ELE TÁ LÁ FORA PRECISO IR LÁ VER A BATALHA DELE!!!!
Depois ele come rápido e corre para treinar e de repente ela ASH AONDE VC TÁ INDO??? AIMEUARCEUS PRECISO ENGOLIR MINHA COMIDA PRA IR LÁ TORCER POR ELE!!!!
Aquieta o facho, miga: Ash é boyzinho que não te dá bola, não oxigênio, tá bom?


  • Que lindinho Clemont se defendendo dizendo que pode arranjar um par sozinho - e Ash estrategicamente sendo mostrado ao fundo hmmm
  • Ash e Scottie tiveram uma batalha numa arena perto da boutique de Valerie. Aquela é a arena de Ginásio, é isso? Aliás, eu gosto de como o garoto pede uma batalha em dupla. Mais batalhas em duplas POR FAVOR. E CADÊ BATALHAS TRIPLAS?
  • Eu realmente adoro a reação de Serena quando Bonnie pede pra Valerie "cuidar bem do seu irmão";



  • Assim como também adoro a reação dos meninos ao verem as meninas;



  • E também adoro Scottie achando que Ash é um cara de sorte que viaja com um Líder de Ginásio e duas modelos;
  • A voz do Spritzee de Valeria é tão fofinha;
  • Eu realmente queria ter visto Serena e Bonnie saindo da passarela no meio de todo o ritual de Valerie para se trocarem;
  • A plateia grita elogios para Valerie durante a batalha antes mesmo de esta ordenar sequer um ataque para seu Spritzee. Essas fangirls tsc tsc
  • Esta também marcou a primeira vez que o golpe Brilho Deslumbrante (Dazzling Gleam) é usado no anime e, aparentemente, ele cega o oponente até a morte hmm ganhei EXP. vou anotar
  • Curioso Serena ficar encantada com uma roupa inspirada em Umbreon com a captura de um Eevee vindo aí. Será que essa foi uma pista para uma grande surpresa futura?
  • E vocês já repararam que o relógio na árvore de Laverre conta 13 horas?

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Também acredito muito que o Eevee da Serena irá evolui em Umbreon. E além disso, com um tipo Dark como o Umbreon, o Pancham da Serena poderia evoluir em Pangoro. Acredito que a Serena terá sim um Umbreon e também acredito que o Pancham possa se negar a evoluir por gostar de ser daquele jeito.
    Quero que a Serena pegue um Whimsicott ou uma Altaria futuramente, assim ela ficaria com um time legal. Swanna tb ficaria muito legal com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais provável que seja um sylveon.
      Todos as personagens que tiveram um eevee tiveram o eevee da geração.
      Gary: Umbreon
      May: Glaceon
      Os rivais também tiveram
      Zoey: Leafon
      Úrsula: Flareon, vaporeon
      Red(eu sei que ele não faz parte do anime: Jolteon
      Sem falar no rival que venceu a ultima liga que tinha todas as evoluções menos o sylveon.
      Então se o eevee evoluir será para um sylveon.

      Excluir
  2. Time ideal para Serena: Delphox, Pangoro, Umbreon, Whimsicott, Altaria e Swanna. Ficaria top!

    ResponderExcluir
  3. Todos têm um tipo Elétrico. Pode ser que o Eevee da Serena evolua para Jolteon, ai o Pancham só evoluiria caso ela pegasse um tipo Dark, como Absol ou Honchkrow

    ResponderExcluir
  4. Fofura e beleza numa só cidade :)

    ResponderExcluir
  5. sei lá. só sei que essa valerie é muito gostosa.

    ResponderExcluir
  6. Comentando, não esta resenha, mas as dos mangás. Sir, porque não publicá-las na PBN também? E PBN, porque vocês não fazem um "controle" dos mangás? Sei que a equipe é multiestadual (ao menos eu acho), os membros poderiam avisar quando determinado volume chegasse às bancas do seu Estado. Seria uma ótima forma de divulgar essa mídia que trabalha com tanto carinho os elementos do mundo Pokémon.

    ResponderExcluir
  7. Leitores fieis me identifiquei kkk.
    Gostei muito da animação desse episodio (a cidade foi bem representada) também achei a valerie muito dramática (duas modelos não comparecem e é o fim do mundo WHAT???) também não entendi porque elas pararam no meio da passarela para conversar ( a cara da serena é impagável rsrs) gostei muito do estilo de batalha da valerie, mas korrina segue sendo minha líder preferida dessa geração.
    Obs: Continue postando suas rewiews tanto aqui quanto no blog).

    ResponderExcluir
  8. tipo eu sei que demorei para comentar isso, mais como o scottie (sawyer) não sabia que tipo dragão e fraco contra tipo fada, tipo ele tem um slurpluff, pelo menos saber as vatagens e desvantagens, mais ele paree muito inesperiente no anime

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال