Review: Pokémon XY072



Olá, moçada!
Como prometido, esta será uma semana maluca com uma nova review por dia pra vocês!
Então desejo a todos uma boa leitura e, prfvr, deixe seu comentário, sua curtida, faça seu retuíte para eu saber o que vocês estão achando dos textos. A participação de vocês é sempre muito bem-vinda!

XY072/ Episódio 876 - A Recepção Acolhedora da Casa Assustadora!

Não é necessário muito mais para um episódio de Pokémon me conquistar se ele soma uma boa história de terror e coloca Bonnie no papel central. Se no episódio passado, muito da interação entre Meowth e Bonnie fora um resgate da relação que eles formaram em "Dedenne Faz o Seu Melhor! Tudo por Goomy!!", "A Recepção Acolhedora da Casa Assustadora!" resgata os sentimentos dos protagonistas em "Buscando Abrigo da Tempestade!", o que é ótimo, tanto em termos de continuidade quanto por dar um enfoque especial a Bonnie e Clemont - é dele o rostinho que figura junto ao título do episódio, mas ela é a grande estrela, sem dúvidas.
Há muito a se elogiar no roteiro de Shoji Yonemura: a forma como ele lida com o mistério do Sr. Corps é interessante pela forma como ele espertamente manipula as expectativas do telespectador. É fácil deduzir que o habitante da mansão mal-assombrada está morto só pelo nome, que é uma clara corrupção de corpse, que quer dizer cadáver em inglês (na Bulbapedia e na Serebii.net, ele é chamado de Cole, que por sua vez serviria como uma corrupção de cold, frio, talvez?), então desde o momento em que ele se apresenta, eu já estava pronto para não ser surpreendido com essa informação. Todavia, ao mesmo tempo, o episódio utiliza as suspeitas de Clemont para espertamente nos distrair.
O garoto nota as falhas da situação mais rápido que ninguém (o número de toalhas e de pratos sendo exatamente quatro, por exemplo), porém suas suspeitas de que havia algo realmente sobrenatural acabam enfraquecendo à medida que aspectos mais naturais são apresentados - a comida é mesmo real - e a casa não parece tão decadente, fazendo a sensatez de Clemont parecer mais mera covardia ou paranoia. Além disso, quando o trio Gastly, Haunter e Gengar são revelados, é até fácil esquecer da possibilidade de um fantasma real existir ali entre eles. A ideia de um senhor que se diverte assustando e entretendo Treinadores com a ajuda de seus Pokémon Fantasmas é fácil de aceitar.
Esse entrega-e-distrai de Yonemura acaba tendo uma consequência fantástica: quando a revelação de que Clemont estava certo afinal e a casa é realmente mal-assombrada enfim acontece, ela ocorre de forma sensacional! E sim, eu estava vendo este episódio de madrugada e me arrepiei T-O-D-I-N-H-O nessa parte. Todo o momento desde o descobrimento da carta e sua leitura e até mesmo a história que ela contém até o momento em que os Treinadores finalmente vêem a data no final e concluem que o Sr. Corps é um fantasma são todos muitíssimo bem realizados!
E aliás, a própria ideia de um menino que era atormentado constantemente por Pokémon Fantasmas ao ponto de seus pais precisarem construir um calabouço, ao qual se chega por diversas passagens secretas, e cuja porta é coberta por ofuda e a criança que retorna a ela, já adulto, para se juntar aos Pokémon é bizarra o bastante se parar pra pensar. Se no episódio passado, Bonnie terminava concluindo que sua pior sorte possível também havia sido um dia muito divertido, este termina num ponto ainda mais alto: diante da grande revelação, Ash, Clemont e Serena desmaiam, mas a pequenina e corajosa Bonnia ainda para para tirar uma foto para guardar de recordação. Depois dessa, já quero meu próximo episódio de terror Pokémon!

Considerações finais:

  • O episódio se inspira na Scary House dos jogos Pokémon X & Y, um local que considero tanto intrigante quanto broxante nos games. Toda a ideia da visita em grupo a uma casa assustadora é ótima e tanto o efeito de câmera quanto a trilha sonora utilizadas para o conto assombrado dos homem sem face (também presente no episódio de forma fidelíssima ♥) são excelentes, mas a história de terror em si é broxante (especialmente pelo final que não entrega nada). A Game Freak já conseguira me assustar com coisas mais simples como o fantasma da mãe Marowak na Torre Pokémon de Lavender - a trilha de Lavender por si, na verdade! -, ou os fantasmas do Old Chateau de Pokémon Diamond, Pearl & Platinum - que o anime tristemente desperdiçou - ou até mesmo com as misteriosas aparições em elevadores dos próprios X & Y;
  • Falando em localidades dos jogos, eu esqueci de comentar que as zonas úmidas em que Goodra vive se situam na Rota 14 de Kalos, também conhecida como a Trilha Natural de Laverre (Laverre Nature Trail), no anime. Esta é a mesma rota em que Goomy podem ser capturados nos jogos. Porém é só neste episódio que ela realmente lembra o visual dos jogos, com direito ao playground e tudo;
  • Achei legal vermos um trio de Gastly, Haunter e Gengar que curtem assustar pessoas por prazer outra vez. A propósito, agora surgiu uma ideia: já pensou se os Fantasmas tiverem puxado a alma do velho Corps de seu corpo para brincar com ele, da mesma forma como fizeram com Ash, e o próprio homem jamais decidira retornar ao seu corpo original?

  • Amei ver Serena imaginando os piores cenários possíveis outra vez ♥
  • Amei mais interação Clemont x Serena
  • Amei a ausência da Equipe Rocket aqui. Estou ficando meio saturado deles já. Aliás, 72 episódios de Pokémon XY e ainda reciclam a maldita animação do lema t-o-d-a-v-e-z =/
  • Em "Buscando Abrigo da Tempestade!", o título do episódio era estilizado. Aqui, é a voz do Sr. Corps que ouvimos narrar o final do capítulo;
  • Olha só, e Pokémon XY voltou a ocupar uma posição no TOP 10 semanal do Japão com a exibição do 72º episódio da saga em Kalos. O anime foi o 10º colocado da semana com 3,7 pontos de audiência;

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. os roteiristas tbm tem q colocar mais interação entre satoshi e bonnie

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente gostei desse por esse clima de terror, também gosto muito do trio de fantasma da primeira geração. E eu não esperava essa conclusão me arrepiei da cabeça aos pés quando ele disse "eu já morri" ( nao me julguem, eu assisti meia noite tava tudo escuro e quando a voz dele mudou de tom não deu outra e como vc disse poderia ser um cenário bem pior). Mais uma excelente rewiew continue assim.
    Obs: É legal ver como a bonnie é a mais corajosa xo estereótipo.

    ResponderExcluir
  3. Também gostei desse episódio. Primeiro pelas caras e bocas da Serena (eu particularmente gosto dessas caras e bocas peculiares que personagens de animes fazem, especialmente se for com minha personagem preferida da série) dizendo "vocês conhecem a história da mansão assombrada?" (vendo assim até faz parecer que a Grace contava histórias de terror pra Serena dormir) e também pela agradável aparição depois de tanto tempo de um trio Gastly, Hauter e Gengar no melhor estilo "espíritos zombeteiros". Mas no fim das contas a revelação de que o senhor era um fantasma me pegou de surpresa. Também achei uma ótima sacada o episódio terminar com a Equipe Rocket indo se abrigar no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  4. Não sei se ninguém percebeu,que antes de revelar que ele é um fantasma, durante todo episódio ..."ele não tinha sombra", belo trabalho da produção por esconder e distrair esse detalhe, gosto disso! =P

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال