O que Sabemos dos Próximos Jogos de Pokémon

Hoje decidi preparar uma matéria diferente com base no artigo publicado pelo Centro Pokémon (site em espanhol, nosso parceiro). Vamos comentar e discutir tudo o que sabemos até o momento sobre os próximos jogos de Pokémon, incluindo fatos, curiosidades e até mesmo rumores. Seria interessante todos comentarem com outros detalhes que por ventura possam passar despercebidos. Então sintam-se a vontade para participar deste debate!


Ao que tudo indica, este ano não teremos um jogo principal da franquia Pokémon. Nos últimos dois anos, tivemos o lançamento de Pokémon XY que dá abertura à sexta geração, e Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire que nos trouxe memoráveis experiências com o remake da terceira geração. Pokémon XY foi anunciado em Janeiro de 2013, sendo lançado posteriormente em Outubro do mesmo ano. Pokémon ORAS foi anunciado em Maio de 2014, sendo lançado em Novembro do mesmo ano. Desse modo, não podemos esperar que um jogo principal ainda seja anunciado para 2015. Em 2011 foi a última vez que não tivemos um jogo principal lançado para os consoles, sendo que este foi o divisor entre Pokémon Black & White e Pokémon Black 2 & White 2.

Vamos aos fatos:


Zygarde tem uma base total de stats de 600, baixo quando comparado aos 680 de Zerneas e Yveltal. O lendário que completa o trio de Dialga e Palkia, Giratina, possui 680, e Kyurem que completa o trio com Reshiram e Zekrom possui 660. Isto poderia indicar que Zygarde ainda estaria por revelar uma nova forma, mais poderosa. Nos jogos da 6ª Geração, Zygarde consegue aprender dois movimentos ainda ocultos/não revelados. São eles: Thousand Waves e Thousand Arrows.


O golpe Thousand Waves apresenta uma animação em que o próprio Zygarde se desfaz em mil partículas que ataca o adversário com uma onda, logo depois se reconstituindo. Essa animação sugeriu que a pequena criatura exibida no teaser do 19º Filme seria uma dessas partículas, e que a grande criatura seria a forma alternativa de Zygarde ou sua forma mega evoluída.


O primeiro teaser do próximo filme revelou duas criaturas ainda desconhecidas. Uma pequena, verde e vermelha. Outra é gigante, possui olhos verdes brilhantes e um losango também brilhante na testa. Como dito, ainda não sabemos se estes Pokémon são formas e partículas de Zygarde ou outros Pokémon totalmente novos.

Os jogos da 6ª Geração estão programados para serem compatíveis com no máximo 6 jogos, ou seja, mais do que já tivemos lançados até o momento (quatro jogos). Isso significa um máximo, não um mínimo, uma vez que na 5ª Geração os jogos também estavam programados da mesma forma, mas só tivemos quatro lançamentos.

O 20º aniversário de Pokémon acontecerá dia 27 de Fevereiro de 2016. Pode ser que os diretores da franquia estejam guardando novidades para esta data, como o lançamento dos jogos esperados para este dia ou mesmo a revelação de um novo jogo a partir desta data. Caso o lançamento ocorra em fevereiro, os jogos ainda seriam anunciados este ano.


Volcanion é um Pokémon mítico do tipo Água/Fogo que está oculto nos jogos da 6ª Geração, tanto em Pokémon XY quanto em Pokémon ORAS. As descrições do Pokémon na Pokedex dizem que ele expele o vapor formado nos seus braços através de suas costas, podendo se esconder em sua própria névoa. Ele vive dentro de uma montanha, onde os homens não podem chegar. Também é dito que este Pokémon é capaz de até mesmo mover e destruir uma montanha. Volcanion possui um movimento de assinatura chamado Steam Eruption, do tipo Água. Em Pokémon ORAS, há um evento oculto para este lendário que alguém conta ao jogador que Brendan, da Batalha da Fronteira, estava perseguindo-o através de Kalos, Sinnoh e Johto, e que o tinha encontrado nestas três regiões.


Zygarde é invocado quando há um desequilíbrio no ecossistema. Pode ser que Zygarde seja invocado quando Volcanion sair fora de controle e causar alguma grande destruição. Pode ocorrer também do Team Flare buscá-lo na continuação de Pokémon XY.

Muito é especulado sobre o sul da região Kalos. Muitos fãs acreditam que uma nova área será descoberta no sul, assim como ocorreu no mapa de Unova entre Pokémon BW e Pokémon B2W2. Se notarmos bem, o sul de Kalos é uma região até então montanhosa e com muita névoa. Volcanion vive em uma montanha inacessível por humanos e produz uma grande quantidade de névoa. Volcanion estaria escondido no sul de Kalos? Outros fãs acreditam que também possa haver novos Pokémon nessa nova área de Kalos, e a criatura exibida no teaser do 18º Filme pode ser um dos novos Pokémon.

No dia 21 de Agosto será a inauguração do Pokémon World Championships 2015, evento este que será transmitido ao vivo no mundo todo. Normalmente, Junichi Masuda acompanha o evento e faz alguma revelação sobre o próximo jogo. Em 2013 ele anunciou o Mega Kangaskhan, e em 2014 anunciou o Mega Slowbro. O que será revelado em 2015?

No anime, Ash vai obter em pouco tempo a sua 7ª insígnia, e é provável que ele também obtenha a 8ª insígnia ainda este ano. Assim, ele poderá entrar na Liga Pokémon muito em breve. Provavelmente, a história principal de Pokémon XY no anime terminará no próximo ano, mas o que há para depois? Com a continuação de Pokémon XY nos consoles, a fase XY do anime deve se estender até que uma nova geração seja lançada, o que deve ocorrer em Outubro de 2017. Espera-se que uma trama envolvendo a Mega Evolução e o Team Flare ocorra no anime após o fim da Liga, pois Ash e seus amigos se encontrarão com Alain, que atualmente está envolvido com Lysandre e Steven nas aventuras do especial Mega Evolução.


A grande novidade da 6ª Geração, as Mega Evoluções, ainda foi pouco trabalhado na história principal. Até o momento vimos Mega Lucario, Mega Gardevoir, Mega Blaziken e Mega Mawile, dentre as muitas mega evoluções que existem. Também é provável que Ash consiga uma mega evolução.

No próximo semestre teremos um novo especial da Mega Evolução, que no ato IV conta com as cores verde e vermelho. As cores do logotipo geralmente representam os Pokémon principais do especial: o primeiro foi preto devido ao Mega Chrizard X, o segundo foi verde por conta de Rayquaza e o terceiro foi vermelho e azul devido a Groudon e Kyogre. No próximo ato os personagens voltarão de Hoenn para Kalos, o que deve sugerir o futuro encontro de Ash com Alain.

A descrição de Kiloude City menciona que ela é um típico exemplo do estilo de vida do Sul de Kalos. Contudo, Kiloude é uma cidade afastada e não possui uma ligação direta com nenhuma outra cidade da região. Essa característica reforça o rumor de que uma nova área seria revelada para o próximo jogo.

Um mochileiro de um hotel de Pokémon XY dá ao jogador o item Strange Souvenir, qu é descrito como um item que descreve um Pokémon de uma região longe de Kalos. No diálogo com o mochileiro, este diz que o Pokémon não vem de nenhuma das regiões conhecidas até o momento.

Looker aparece perdido em uma casa do Battle Resort, em Pokémon ORAS. Ele sofreu uma amnesia por uma reação desconhecida. Ele também dá ao jogador uma Audinite, que revela uma nova mega evolução presente no remake. Looker é um personagem recorrente nos jogos principais de Pokémon, uma vez que apareceu em Platinum, Black & White e XY. Talvez ele retorne na continuação dos jogos e saibamos o motivo pelo qual ele sofreu uma amnesia.

AZ é um personagem misterioso incluído em Pokémon XY. É dito que ele foi rei de Kalos e possui mais de 3 metros de altura. Ele foi prisioneiro de Lysandre nos jogos XY, através do que ele conta a história de Kalos três mil anos antes. Quando uma guerra eclodiu na região, um Pokémon foi lutar na guerra, onde ele foi morto. O seu treinador, que o amava muito, construiu um dispositivo gigante para restaurá-lo a vida. Seu Pokémon, revoltado com o fato de que a máquina havia sido alimentada com o poder de outros Pokémon, o deixou. AZ é o rei de três mil anos atrás, e Floette é o Pokémon renascido. Lysandre tenta usar a arma de AZ novamente para destruir toda a humanidade, mas o jogador consegue pará-lo. Após o jogador derrotar Diantha, AZ desafia o jogador para uma batalha. Após ter sido derrotado, AZ agradece o jogador por libertá-lo de seu longo tormento. É quando Floette reaparece para ele e os dois ficam juntos.

No Lysandre Labs descobrimos que AZ teve um irmão mais novo que desejou reivindicar Kalos por sua própria ganância, e criou uma arma terrível. Após ver a destruição que havia causado a arma de AZ, ele enterrou a sua para restaurar completamente a paz. AZ também é mencionado em Pokémon ORAS em Sootopolis, onde descobrimos que a grande árvore plantada na frente da entrada da Cave of Origin foi dada ao povo por um homem que visitou-os da região de Kalos. Debaixo da árvore cresceu uma flor igual aquela sustentada pela Floette de AZ.

Agora que relembramos a história de AZ, é muito provável que ele reapareça na continuação dos jogos de Pokémon XY. Além disso, sabemos que está inserido nos jogos a forma especial da Floette de AZ, que poderá ser distribuída em evento futuramente. Hackers já conseguiram desbloqueá-la e usá-la em batalha.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

22 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sempre achei estranho o nome do AZ, provavelmente esse nome é uma sigla, vai saber do que...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico curioso com esse nome também... Quando penso em Az, penso no abecedário mesmo, A = início e Z = fim... Então Az seria o início e o fim... Se for isso acho que já seria um ponta pé inicial para os novos jogos! Não sei explicar bem, mas sempre que leio o nome e a história dele, é nisso que fico pensando...

      Excluir
  2. Pra mim, eu ainda não acredito em XY2 e nem Pokémon Z, por que eu ainda não tenho nenhuma esperança até agora. Acho que esse filme vai ser pra revelar algum Pokémon da sétima geração ou algum jogo spin-off, não continuação de Kalos. Mesmo com as teorias, aindo acredito mais em sétima geração do que uma continuação de Kalos com Mega Evoluções dos Iniciais. Gente, acredito que não teremos MESMO Mega Evoluções dos iniciais em uma provável continuação de Kalos, acredito que será só mais uma nova história, com o mesmo objetivo, com novos obstáculos e novas Mega Evoluções, exceto, é claro, as dos iniciais. E também provavelmente terá mais mistério. Acho que nem terá essas coisas de "Pokémon Z" por aí, com foco no Zygarde, acho que o mais provável é XY2, com Mega Evoluções prováveis dos lendários e uma provável fusão do Zygarde com o Xerneas/Yveltal, que nem foi em B2W2.

    Sim, eu sei que praticamente TODAS as regiões tiveram sua terceira versão (Red e Blue, Yellow, Gold, Silver, Crystal, Ruby, Sapphire, Emerald, Diamond, Pearl, Platinum) com foco em mais um lendário da região presente, mas, é minha opnião e acho que X2/Y2 seria bem melhor por conta de pelo menos uma vez eles darem um tipo de "elogio" para a quinta geração, que foi a única com jogos 2 anos depois dos passados.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o sul de kalos vai abrigar uma espécie de batalha da fronteira. Mas diferente da de Esmeralda. Ela ira se espalhar pelas cidades. Também acredito que tenha mais pokemons a serem revelados. Ha alguns mistérios ai, provavelmente o acesso a South kalos seja por que o volcanion use seu poder de destruir uma montanha e abra caminho.

    Acho que poderiam usar na historia de zygard as catacumbas de Paris. Seria massa.

    Próxima geração deve ser baseada na Alemanha msm, aquela linha de trem de Couriway town fica situada mais ou menos onde é a cidade de Strasbourg no leste francês, onde tem uma linha férrea q liga a França a diversos paises. E pode ser q a parada na parte alemã seja onde esta a cidade de Stuttgart, ou até mesmo munique, ambas paradas dessa linha férrea.

    Alias sinto falta do trio de lendários secundários ex (Articuno,Zapdos e Moltres)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito tempo atrás a área que hoje representa a França era maior, pegava parte da Áustria e Alemanha. Chegou a ocupar grande parte do terreno que representava a Gália, as chamadas terra célticas.
      Será que a Game Freack tinha isso em mente? Talvez o irmão de AZ tenha feito um levante e separado parte do antigo reino, talvez gerando um continente dividido com dificultas relações entre se.
      Seria interessante, afinal explicaria a quantidade pequena de novos pokemons, talvez já dariam uma mega evolução para os iniciais de Kalos e sendo muito otimista por que não inicias diferentes, já que seria uma espécie de continente a parte, poderia revolucionar a franquia talvez.

      Excluir
  4. tomara que apareça mais eu pokemon novos, e mega evoluções tambem estou torcendo pra um mega torterra, mega infernape e mega flygon são os q estou mais ansioso para ver se tera mega, se tiver remake o proximo provavelmente sera sinnoh, eu acho q o ash de kalos sera igual hoenn, ele capturar o 6º pokemon dele bem no final, no ultimo lider de ginsasio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo remake só acontecerá após os jogos da 7º geração!

      Excluir
  5. A cor verde do especial Mega Evolution IV pode representar um Pokemon tipo Planta, talvez um Mega Scepyile para Ash, já que Alain está vindo de Hoenn para Kalos, e quem sabe ele traga uma Sceptilite e de para Ash. A cor vermelha pode ser o Mega Blaziken do pai do Clemont que deverá participar do especial junto com Ash e cia, ou até mesmo o Mega Charizard Y que o pessoal tanto espera para o Ash. Ai se tiver Mega Charizard Y, provavelmente não haverá Mega Sceptile. Mas qq um dos dois para o Ash ficaria foda!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser que já que Kalos é uma nova região possa ser que ela exija que Ash(Satoshi) deva derrotar a Elite Four e também as Exibições Pokémon da Serena tem diferentes niveis e ela e o Clemont(Citron) não estão nem na metade de completa sua Equipe/Time de Pokemon e também pode ser que mais para frente o Clemont(Citron) quera fazer alguma coisa ou algo do tipo e sem contar que ainda pode rolar alguma coisa entre o Ash(Satoshi) e a Serena então eu acho que ainda tem muita coisa para acontecer em Pokemon XY mas é só uma hipotese. Mas sobre o proximo jogo da franquia Pokemon não tenho nem uma ideia que possa acontecer há não ser novas mega evolução. Há e também eu acho pouco provavel que tenha uma 7 geração de Pokemon por que a Kalos Dex tem muitos poucos pokemons o que eu acho que imaginação do Satoshi Tajiri(Criador de Pokemon) tenha ido só até ai mas se a Serena for junto com o Ash(Satoshi) em uma outra região eu gostar muito. Bom é isso comentem por favor sobre minha teoria se vcs acham doida de mais para acontecer ou alguma coisa que eu falei possa ser que realmente aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso exatamente isso!! O.o

      Excluir
    2. Cara, os pokemon desde a primeira geração são criados por VÁRIAS pessoas. Satoshi Tajiri não criou todos. Só isso que acho errado. E tbm que Ash nunca ficará com a garota. É um anime de crianças, n tem romance.

      Excluir
    3. Meu querido quando vc abre essa sua boca imunda para dizer que o Ash não vai ficar com a Serena a foça é mais funda. Eu poderia ficar o dia todo falando para vc sobre as evidencias em que eles (o Satoshi e a Serena) vão ficar juntos por que há varios animes infantis como Avatar A Lenda de Aang que tem os mesmo gêneros de Pokemon e mesmo assim teve romance entre os personagens principais e que assim como Pokemon fez parte da infancia de muita gente mas quem discute com merda é ainda mais merda. Você mexeu com o SatoSerenatico errado!!!!!

      Excluir
  7. Pode ser que já que Kalos é uma nova região possa ser que ela exija que Ash(Satoshi) deva derrotar a Elite Four e também as Exibições Pokémon da Serena tem diferentes niveis e ela e o Clemont(Citron) não estão nem na metade de completa sua Equipe/Time de Pokemon e também pode ser que mais para frente o Clemont(Citron) quera fazer alguma coisa ou algo do tipo e sem contar que ainda pode rolar alguma coisa entre o Ash(Satoshi) e a Serena então eu acho que ainda tem muita coisa para acontecer em Pokemon XY mas é só uma hipotese. Mas sobre o proximo jogo da franquia Pokemon não tenho nem uma ideia que possa acontecer há não ser novas mega evolução. Há e também eu acho pouco provavel que tenha uma 7 geração de Pokemon por que a Kalos Dex tem muitos poucos pokemons o que eu acho que imaginação do Satoshi Tajiri(Criador de Pokemon) tenha ido só até ai mas se a Serena for junto com o Ash(Satoshi) em uma outra região eu gostar muito. Bom é isso comentem por favor sobre minha teoria se vcs acham doida de mais para acontecer ou alguma coisa que eu falei possa ser que realmente aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano... mano... acho que vc está sonhando d+, mano...

      Excluir
    2. Satoshi criou a 1º, acho que um pouco da segunda dai pra frente foi o Masuda e o Sugimori e se precisarem o Rinderknecht aqui tem uns 500 de sobra, mas ai são outros 500. ;-D Para completar, eles tem que nos oferecer todas as combinações de tipos pro metagame ficar show e fazer um Red/Blue 3D mesmo 1º pessoa.

      Excluir
  8. Minha dedução diz que esse novo jogo vai se passar no passado, 3 anos antes. Assim como B2/W2 se passaram 3 anos depois, agora seria ao contrário. Por quê disso? Pelo fato dos dois ajudantes do prof. Sycamore terem saído numa jornada com seus pokemons à 3 anos atrás, dito por eles mesmo no começo do jogo. Eles são misteriosos, qse não se sabe sobre eles e pelo fato de haver muitas pontas soltas no ar ao jogar X/Y. Acho q eles seriam os outros dois no elenco de apoio do personagem.e seriam explicados as tantas perguntas que ainda persistem qnd jogamos X/Y, dando sentindo ao enredo da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante essa sua ideia! Seria mais uma inovação bem pouco esperada e a gente - talvez - poderia saber mais sobre o reinado de AZ e mais detalhes sobre a guerra que dizimou tanta gente e pokémon! E também poderíamos talvez saber mais sobre a formação do nazismo pokémon (encarnado no Team Flare). Mas acrescentando a sua teoria uma outra ideia, poderia ser que se passasse no futuro, mas que o passado fosse melhor contado nessas novas versões. Pq eu insisto em dizer que são 2 versões XY2 ou XZ algo assim, cada versão tendo uma das formas de Zygarde e um dos golpes exclusivos.

      Excluir
    2. mas bw2 foi dois anos dps...

      Excluir
  9. Tbm eh apresentado no museu marítimo de slateport city nos jogos em ORAS um modelo de navio que eh apresentado de outra região distante , podendo fazer menção a uma nova geração ou um remake de sinnoh

    ResponderExcluir
  10. Na proxima regiao o clemot vai junto mais sem a bonnie pq ela vai fica cuidado do gym com o robo , e a serena vai seguir sozinha o clemot vai ser tipo o brock vai fica mais 2 regioes com o ash é a proxima regiao vai ser tipo sinhon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito improvável que o clemont continue, como na saga passada o time de pessoas que viaja com ele deve ser renovado se alguém deveria continuar com ele e a serena que tem um motivo plausível (ama ele).

      Excluir
  11. Uma coisa que me intriga muito é porque os aneis de Hoopa estão em Hoenn (aqueles aneis que saiam os lendários para se capturar) e não em Kalos, será que alguém tem ideia?? Afinal o filme vai passar em Kalos mesmo provavelmente e não dirá nada sobre isso.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال