XnálYse: Beheeyem (FINAL) + Despedida


Olá, pessoal! Já faz muito tempo que não os cumprimento aqui no site, somente pelo canal da PBN no YouTube. Como vão? Bom, sabem que estive afastado das atividades aqui dentro por bastante tempo. Isso se deve a uma série de fatores. A dedicação aos vídeos em parceria com a Copag (aqui, cabe um enorme agradecimento ao Luiz, parceiro na edição), universidade, demais questões pessoais são alguns dos motivos para isso. E hoje é um dia muito difícil, essa será minha última matéria aqui na PBN. Como tristeza nunca foi o nosso lema nas análises, vamos focar, inicialmente, no Pokémon cabeçudo Beheeyem. Leiam até o final e contarei lá sobre a saída, além de deixar uma mensagem para todos. Vambora!


Beheeyem



Tipo: Psíquico

Base de stats:
HP - 75
Ataque (ATK) - 75
Defesa (DEF) - 75
Ataque especial (SP ATK) - 125
Defesa especial (SP DEF) - 95
Velocidade (SPD) - 40
Total: 485

Overview:
Beheeyem, o Pokémon Cerebral, é a forma evoluída de Elgyem. Há muitas décadas, um acidente espacial atingiu a região de Unova. Desde então, Elgyem e Beheeyem costumam andar pelo continente. Usando as luzes nas pontas dos dedos, esses Pokémon se comunicam. Apesar da simplicidade, o padrão nunca foi desvendado. Beheeyem costuma usar seus poderes psíquicos para dominar os oponentes, causando fortes dores de cabeça. Ele é, talvez, um dos Pokémon com melhores referências populares em sua concepção. Além da clara referência ao incidente de Roswell, na área 51, é possível enxergar nele conceitos como o clássico game Genius (aquele do "siga as cores"), o padrão cinzento e marrom difundido no cinema de ficção científica do século XX, as construções rochosas ao estilo Stonehenge ou mesmo o popular trench coat usado por investigadores de casos UFO / OVNI, famosos nos EUA. Quando se trata de batalha, a popularidade não é uma das maiores. Beheeyem é raramente visto em competições. Apesar disso, conta com uma ofensiva absurdamente grande (125 na base de ataque especial + Analytic + Calm Mind ou Nasty Plot). A baixa velocidade, ainda que benéfica para o uso de Analytic, faz com que necessite de defesas para suportar adversários muito ágeis.


Habilidades:
- Synchronize (normal): quando o Pokémon for atingido por um efeito de status (queimadura, envenenamento ou paralisia), seu adversário também será.
- Telepathy (normal): o Pokémon está protegido de golpes aliados em batalhas duplas e triplas.
- Analytic (oculta): o poder dos golpes do Pokémon aumenta em 30% se for mais lento que seu oponente.

Prós:
- Sua altíssima base de ataque especial, sobretudo associado a Analytic (baseando-se aqui na velocidade de apenas 40);
- Defesa especial boa;
- Três habilidades úteis em batalha, atribuindo a ele diferentes funções;
- Do lado ofensivo, conta com um set extremamente diversificado;
- Acesso a Nasty Plot, Recover, Recycle, Pain Split, Magic Coat e uma infinidade de movimentos de status;
- Excepcional dentro de Trick Room.

Contras:
- A defesa e o HP não são baixos, mas podem ser um problema em batalha;
- Fora de Trick Room e sem a habilidade Analytic, sua velocidade é um problema grave;
- Em uma terra composta por Knock Off, é uma peça frágil.


Doctor Neo Cortex
- Cosmic Power
- Psychic / Psyshock
- Dark Pulse / Shadow Ball
- Recover / Pain Split
Item: Leftovers / Lum Berry
Habilidade: Synchronize
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 DEF, 200 HP, 56 SP DEF
Nature: Bold
Do ponto de vista defensivo, Beheeyem tem um grande potencial. A combinação de alta defesa especial e habilidade Synchonize (mantendo eventuais envenenamentos distantes dele) o transformam em uma parede quase inquebrável dentro de campo. O primeiro set de sua análise parte do acúmulo de defesas. Cosmic Power, movimento chefe do seu conceito espacial, aumenta a defesa e defesa especial em um estágio cada. Dessa maneira, compensaremos as relativas reduções numéricas da defesa física e do HP (75 cada). Em Pokémon como Clefable, por exemplo, esse boost de stats se aliaria ao interessante Stored Power. Infelizmente, não contamos com o golpe em Beheeyem. A opção fica, então, por conta de Psychic ou Psyshock. Nossos dois amigos, já velhos conhecidos das análises, são muito semelhantes. Com uma pequena variação de poder, Psychic atinge a defesa especial do adversário, enquanto Psyshock trata da física, ainda que ambos sejam especiais. Para a cobertura, Dark Pulse e Shadow Ball cumprem bem seus papéis. Em condições normais, o primeiro causaria flinch se atacasse primeiro, fator impossível para Beheeyem fora de Trick Room. Já o segundo reduz a defesa especial do alvo. Fechamos a ideia com o básico Recover (restaura 50% do HP máximo de um Pokémon) e Pain Split. Muito cuidado ao usar ao algo como Pain Split! Ele estabelece uma média entre os pontos de vida restantes do usuário e do oponente. Então, não vá restaurar o HP de seu adversário...

Pickles, the oracle
- Calm Mind / Nasty Plot / Thunderbolt / Energy Ball
- Psychic / Psyshock
- Dark Pulse / Shadow Ball
- Hidden Power (lutador)*
Item: Life Orb / Choice Specs / Assault Vest
Habilidade: Analytic
IVs*: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 0
EVs: 252 SP ATK, 200 DEF, 56 HP
Nature: Modest /
A segunda composição de set é uma das minhas favoritas em batalha para Beheeyem. Com uma ofensiva quase que completa, o set cria um sistema de variedade enorme. Podendo intercalar entre aumentos de stats e apenas golpes, o Pokémon transita entre os itens e movimentos para o primeiro slot. Começamos pensando em Calm Mind (aumenta um estágio de ataque especial e defesa especial) ou Nasty Plot (dois estágios somente em ataque especial). Ambos se aliam ao item Life Orb. Para trabalhar com Choice Specs ou mesmo Assault Vest, opte por Thunderbolt ou Energy Ball, conforme a necessidade do time para cobertura de tipos. A partir daí, há uma chuva de golpes variados. Passamos pelos STABs Psychic e Psyshock. Assim como no anterior, os psíquicos, além de Dark Pulse e Shadow Ball, trabalham da mesma maneira. O único diferencial aqui fica por conta de Hidden Power lutador. Pokémon noturnos, que seriam um problema para Beheeyem, podem ser facilmente resolvidos agora.

* Para selecionar um Hidden Power específico, os IVs de um Pokémon devem ser variados entre 30 e 31, na maioria dos casos. Assim, procure informações sobre qual HP será usado e quais devem ser os valores exatos de valores individuais para isso.

Metroid
- Toxic
- Protect
- Recover / Pain Split
- Psychic / Psyshock
Item: Leftovers
Habilidade: Synchronize
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 DEF, 200 HP, 56 SP DEF
Nature: Bold
Um Pokémon defensivo que tem acesso a movimentos de restauração não poderia passar pelas minhas mãos sem um set já tradicional e completamente annoyer. Vocês já puderam ver essa mesma estratégia aqui na PBN uma infinidade de vezes, mas ela nunca perde seu valor em batalha e pode te ajudar a vencer diversos Pokémon com relativa facilidade. Por meio do movimento Toxic, que causa um badly poison (envenenamento que dobra o dano turno após turno). Com o apoio de Protect, Leftovers e investimento defensivo intenso, o envenenamento consome o adversário enquanto Beheeyem se restaura constantemente, mesmo levando pouco dano em batalha. Para eventuais danos maiores, fique atento ao uso de Recover ou Pain Split. As mesmas observações sobre Pain Split de antes ainda são válidas aqui. Ele se encerra com, mais uma vez, os STABs psíquicos de Beheeyem: Psychic e Psyshock, cada um atuando a sua maneira.


Checks, counters e considerações finais:
- Beheeyem é, sem dúvidas, um dos meus Pokémon preferidos na quinta geração.  Muito além de suas referências pops, gosto muito da facilidade que possui para jogar em diferentes posições. Atualmente, em NU, conta com parceiros dos mais diferentes tipos. O destaque fica, sobretudo, por conta de Mega Audino, Klinklang, Butterfree.

- É na NU onde mora uma nuvem de insetos, todos com muita capacidade de enfrentamento diante de Beheeyem, tais quais Armaldo ou Leavanny. Outro Pokémon extremamente problemático na tier é Cacturne e sua resistência a grande parte das estratégias.

- Por mais que goste do seu uso e tenha diversos Beheeyem prontos para a batalha comigo, ele é um Pokémon com baixa eficácia em competições maiores, não podendo lidar com adversários complexos comuns em OU a seco. Nos pequenos times, é uma peça de extremo valor capaz de derrubar uma infinidade de oponentes.


Bom, pessoal, acaba aqui a nossa trajetória de análises. Ou melhor dizendo, é um parágrafo que se encerra num livro muito maior dentro do universo Pokémon. Muitos podem me perguntar se fico triste em deixar a PBN ou se faço isso com felicidade. Sabem que não sinto nenhum dos dois? A felicidade é impossível de existir nesse momento, já que deixo para trás milhares de pessoas que me acompanharam e apostaram em mim durante um ano e meio, muitos amigos e quadros que fiz com amor. Mas também não me sinto chateado ou triste. Levo comigo a sensação de dever cumprido, de que fiz tudo que pude, de que dei o meu melhor.

Mas, Will, por que você está deixando a PBN? Então, existem dois motivos principais para isso. O primeiro se trata de eu me sentir um pouco cansado. Após mais de um ano de matérias, não me sinto mais o mesmo. E sabem que quando acontece algo assim, é preciso refrescar a mente e arejar os pensamentos. Por mais que fizesse tudo aqui com o mais profundo amor, acabei me desgastantando. O segundo motivo é quanto aos ânimos já exaltados em relação a diversas questões internas da equipe. A partir de um certo ponto, comecei a me sentir sem voz.

O que eu disse anteriormente não significa que deixo a PBN brigado com os membros. Ao contrário, foi aqui que fiz alguns dos meus grandes amigos e parceiros de jornada. A eles, deixo o meu mais sincero agradecimento: Danilo, por confiar em mim e apostar que poderia ser alguém maior; ao Hick, que se tornou meu melhor amigo e conselheiro; Kinho, aquele parceiro de batalhas (literalmente) incessantes e que sempre foi só elogios; Luiz, que me deu uma ajuda imensa ao longo dos últimos meses; Drago, que não está mais conosco, mas rendeu uma trajetória de uma bela parceria; Rafael, lá do Turismo, um herdeiro digno. Enfim... a todos.

E a vocês, meu pessoal, digo muito, mas muito obrigado! Obrigado pela companhia, ajuda, apoio, confiança, correções, sugestões. Nunca se esqueçam de quem realmente são, lutem pelo que acreditam e, acima de qualquer coisa, sejam felizes, extremamente felizes. Até mais!

8 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. eu entendo a sua decisão mais eu queria a XnálYse do zangoose :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ele apareça nas análises do pessoal que talvez conduza o quadro nos próximos tempos. xD

      Excluir
  2. Perdemos uma pessoa tão importante :(

    ResponderExcluir
  3. Que pena, adorava suas análises! Mas boa sorte daqui para frente.

    ResponderExcluir
  4. Vei vc era foda, é uma pena.

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos o ultimo é un dos meus pokémons favoritos:/

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال