Team Builder #19



Salve, salve, queridões e queridonas! Team Builder de volta! lol

Primeiramente, gostaria de parabenizar meu colega Jean Dias pelo quadro novo! Tá mandando bem, parceiro. Continue assim e desejo muito sucesso à você!

Continuando.
Hoje teremos um time bem alternativo no nosso quadro. Time esse, devo dizer, tem me dado excelentes resultados - por mais difícil que seja de acreditar - em Single Battles e até mesmo nas Multi Battles com meus amigos.

Vamos então? Clique no CONTINUAR LENDO e bora pra batalha!



Mega Metagross



Base Stats:
HP: 80
Attack: 135 (145)
Defense: 130 (150)
Sp. Attack: 95 (105)
Sp. Defense: 90 (110)
Speed: 70 (110)

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 194 Atk / 64 Spd
Item: Metagrossite
Moveset: Hammer Arm, Zen Headbutt, Meteor Mash, Bullet Punch
Habilidade: Clear Body (Tough Claws)

Acredito que esse seja o único Pokémon que estamos - ou pelo menos estávamos, uma vez que faz tempo que não enfrento um competitivamente - acostumados a ver. E, convenhamos, ele nem precisa de muita descrição, pois trata-se de uma máquina! Excelente monstro ofensivo e defensivo. Pô, o cara atinge 216 pontos máximos em Attack!

Neste set, abuso do Tough Claws usando somente moves que exigem contato e, consequentemente, recebem o bônus da habilidade.
O investimento em EVs tem como objetivo causar outspeeds básicos em alguns Pokémon com a propriedade Wall e, mesmo após o uso de um Hammer Arm, continuar outspeedando os mesmos. Claro, após duas ou três utilizações, até mesmo um Snorlax será mais rápido que você, mas ele vai cair OHKO, tenha certeza, HAHAHA!
Zen Headbutt e Meteor Mash são STABs de Mega Metagross que, respectivamente, podem causar flinch e aumento de Attack em um nível. Bullet Punch também é STAB, claro, mas é um priority-move, sendo assim, um trunfo em muitas situações de batalha.
A combinação desses três moves pode ser simplesmente arrebatadora!




Raichu



Base Stats:
HP: 60
Attack: 90
Defense: 55
Sp. Attack: 90
Sp. Defense: 80
Speed: 110

Nature: Naive
IVs: todos, exceto Attack e Defense.
EVs: 194 Atk / 64 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Hidden Power Ice / Grass Knot, Volt Tackle, Brick Break, Volt Switch
Habilidade: Lightning Rod

Eis o início das surpresas, HAHA!
Cara, Raichu é muito sensacional e é um Pokémon - assim como Infernape - propício para o uso como Mixed Sweeper.
Por se tratar de um monstrinho frágil, nosso rato elétrico precisa ser usado com cautela e, pensando nisso, Volt Switch está presente para poder lhe tirar de situações de saia justa e até mesmo lhe dar vantagem nos predicts da vida. Como podem notar, dei a opção de usarem ou HP Ice ou Grass Knot, pois, dependendo do adversário, um será melhor que o outro. Particularmente, creio que HP Ice seja muito mais aplicável devido ao fato de que no time não teremos nenhum Pokémon usuário deste tipo de move. Outra aplicação são os Gliscors da vida. Hoje mesmo estava batalhando contra um carinha online e ele estava com um Keldeo. Coloquei o Raichu e, prevendo o switch, usei Hidden Power Ice. Como esperado, ele colocou Gliscor que, por sua vez, foi-se embora sem nem mesmo ter tempo de ativar a tão padronizada Toxic Orb, HAHA!
Volt Tackle é EXTREMAMENTE FORTE, mas consome demais de nosso ratinho: recoil+Life Orb. Por isso, use-o com sabedoria. De preferência, use-o em casos de uma inevitável perda de seu Pokémon.
Terminando a moveset, temos Brick Break que é muito bom contra Steel, Rock e Normal. Surpreende bastante além de poder eliminar as não tão utilizadas Screens (Reflect e Light Screen).

Você conta também com Lightning Rod que, num predict bem aplicado, pode deixar o Special Attack de seu Raichu ainda mais destruidor. Devo mencionar que a distribuição de EVs se dá da forma que apresentei (194 Atk / 64 Sp. Atk) justamente por conta dessa habilidade. Afinal, ela pode aumentar os moves Specials dele. Nada mais justo então do que um investimento maior em Attack :)




Raticate



Base Stats:
HP: 55
Attack: 81
Defense: 60
Sp. Attack: 50
Sp. Defense: 70
Speed: 97

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spd
Item: Flame Orb
Moveset: U-Turn, Pursuit / Protect, Facade, Sucker Punch
Habilidade: Guts

Pensa num cara que surpreende muita gente... Pensou? Tenho certeza que o último que passou pela sua cabeça foi Raticate. Se é que passou, né? HAHA!
SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Esse cara tem uma moveset sensacional e, esta supracitada, é a maios eficiente de todas. Antes de começar a falar dos moves, deixo claro: ele é DESCARTÁVEL; Você irá usá-lo durante três adversários no máximo e ele será inevitavelmente perdido devido ao BURN e aos ataques recebidos.

Temos aqui uma opção: Protect ou Pursuit. use o que achar melhor. Ou, quem sabe, mantenha Pursuit e retire U-Turn. Você escolhe.
Facade - seu único STAB - pode ser traduzido como a "ignorância em forma de move". Pra vocês terem uma ideia, após o Guts ser ativado, derrubei um Milotic Marvel Scale BURNado e com, mais ou menos, 75% de HP com um golpe só! É muito forte. U-Turn te dá tempo pra pensar e selecionar a melhor estratégia para enfrentar um oponente que, na maioria dos casos, seu Raticate não daria conta.
Sucker Punch é o trunfo. Vamos supor que seu oponente seja um Latios (coisa MUITO comum no cenario conpetitivo, infelizmente). Voce usa Protect para ativar o Flame Orb e, após isso, ataca com Sucker Punch acabando com o coitado com OHKO! Imagina que lindo? Um ícone do OU sendo derrotado por um Pokémon que ninguém usa e com um golpe só?
Eu chorei de emoção quando fiz isso, sério HAHAHA!




Dragalge



Base Stats:
HP: 65
Attack: 75
Defense: 90
Sp. Attack: 97
Sp. Defense: 123
Speed: 44

Nature: Modest
IVs: somente em HP, Defense e Special Defense.
EVs: 194 Sp. Atk / 252 HP / 64 Sp. Def
Item: Assault Vest
Moveset: Hidden Power Fire, Sludge Wave, Draco Meteor / Dragon Pulse, Hydro Pump
Habilidade: Adaptability

Dragalge, além de ter o visual sensacional, é meu terceiro Pokémon favorito da Geração 6. Em primeiro lugar está Heliolisk seguido de Diggersby, hehehe :3
Além de possuir um tipo bastante interessante, este Pokémon possui quase todas as bases bem decentes. Neste time, exploramos seu Special Defense e Special Attack, pois ele tem muito a oferecer devido a possui Adaptability e o equiparmos com Assault Vest. Pensando desta forma, vem a distribuição de EVs acima. Priorizando investimento em Special Attack justamente porque ele não possui IV 31 neste atributo - por conta do HP Fire - e em HP para fazê-lo resistir um pouco melhor.
Obrigatoriamente, Sludge Wave deve estar no moveset por ser o ataque mais forte de seu tipo e, juntamente com o bônus da Adaptability, causa estragos sensacionais. Deixo como opção o uso de Draco Meteor ou Dragon Pulse. Muitos trainers não gostam de perder dois níveis de Special Attack preferindo jogar de forma mais conservadora. Respeito isso.
Hidden Power Fire e Hydro Pump são moves de coverage contra adversários do tipo Ice, Ground e afins. É muito importante saber se proteger contra esses tipos, uma vez que Dragalge é bastante lento, o que é um revés.




Slowking



Base Stats:
HP: 95
Attack: 75
Defense: 80
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 110
Speed: 30

Nature: Relaxed
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 194 Def / 64 Sp. Atk
Item: Assault Vest
Moveset: Shadow Ball, Scald, Psychic, Foul Play / Fire Blast
Habilidade: Regenerator


Afastando bastante do set que estamos acostumados, este Slowking não usa Trick Room. Até porque, seria bastante inviável usá-lo uma vez que possuímos Raticate e Raichu no time. Pokémon que precisam de seu Speed para serem bem-sucedidos em batalha.
Este cara é um All-out Attacker ao avesso. Afinal, por mais que só possua movimentos ofensivos, seus EVs são distribuídos de forma defensiva devido ao emprego do Assault Vest.
Por mais que Dragalge e Slowking possuam o mesmo held item, suas propriedades são bastante diferentes: nosso King é setado para HP e Defense, com investimento básico em Special Attack e deixa seu maior atributo - Special Defense - na responsabilidade de seu Assault Vest. Além disso, Regenerator concede à ele uma característica mais Wall. Por último, coverage bastante interessantes e resistências inversas a Dragalge. Ou seja: onde um falha, o outro tem êxito.
Sacou?

Shadow Ball para oponentes Psíquicos e Ghosts; Psychic e Scald como STABs, sendo o último capaz de causar BURN, deixando nosso King ainda mais eficiente no quesito defensivo; Foul Play no caso de enfrentar oponentes que abusam de seu atributo Attack achando que - de forma errônea, claro - seu Pokémon é um Special Wall, quando na verdade, é Dual. Existe a opção de usar Fire Blast nos casos de enfrentar tipos Grass, mas não acredito que seja tão necessário pois os Pokémon mais usados também são Poison (Mega Venusaur) e Psychic cuida muito bem disso :)




Torkoal



Base Stats:
HP: 70
Attack: 85
Defense: 140
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 70
Speed: 20

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Atk
Item: Rocky Helmet
Moveset: Lava Plume / Will-O-Wisp, Rapid Spin, Stealth Rock, Clear Smog / Toxic
Habilidade: Shell Armor

Eis aqui o Physical Wall de raiz além de agir como Hazzard.
Cara, eu sempre digo isso, mas vale a pena repetir: Wall bom, é Wall de um tipo só. Ponto.
Forretress é o único Pokémon que é bastante eficiente como Defender e possui somente uma fraqueza (Fire). Mesmo assim, possui moveset regular e não tão abrangente. Age mais como um Hazzard do que como Wall, pra falar a verdade. E convenhamos: todo mundo sabe o que esperar quando vê um Forretress no time adversário. Estou mentindo?

Torkoal é diferente.
Primeiro que só o fato de tê-lo no time já causa surpresa. Muita gente pensa que ele será seu Lead, mas essa não é uma regra absoluta. Mesmo que ele possua Stealth Rock em seu moveset, isso não significa que será sempre ele o cara a puxar a carruagem. Muito pelo contrário. Ele pode muito bem ser escalado para entrar quando seu oponente esta com aquele Scizor chato. A pessoa do lado de lá será obrigada a trocar de Pokémon e, nesse momento, você poderá aplicar seu hazzard :)

Como podem ver, deixem em aberto o uso de Will-O-Wisp e Toxic ao invés de Lava Plume e Clear Smog, respectivamente. Por que isso? Simples. Tem trainer que prefere esse tipo de "garantia" em mãos. Afinal, sabemos que o move ofensivo pode causar BURN, mas não possui chance muito alta disso acontecer e não é todo mundo que fica setando Dragon Dance por aí.
Particularmente, prefiro ter Clear Smog no meu moveset por segurança. Torkoal também age como Rapid Spinner, o que também é bem legal.

Por fim, Shell Armor previne que seu oponente tenha aquela sorte de acertar-lhe um crítico em um momento crucial. UFA!




Considerações finais.

Conforme apresentado, vimos que somente dois dos Pokémon constados na lista podem ser considerados frágeis. Todo o restante possui boa consistência e não são facilmente derrotados. Não é qualquer adversário que os derrubará fácil.
Slowking e Dragalge trabalham em conjunto, cobrindo as fraquezas um do outro sempre que necessário. A alternação entre os dois vem a ser bastante vantajosa, uma vez que King possui Regenerator e, devido a isso, mandá-lo para a Poké Ball pode vir a ser um excelente negócio! Torkoal pode deixar seus oponentes Attack-based mais fracos com seu BURN e ainda quebra Sturdy e Focus Sash com Stealth Rock.

PÔ, KINHO! MAS UM EARTHQUAKE ACABA COM MAIS DA METADE DO TIME!

Não é bem por aí.
Slowking resiste muito bem a moves físicos e um switch-in dele pode obrigar seu oponente a mudar de movimento. Nessa hora,cabe a você tero feeling da partida e mudar para o monstrinho mais propício a resistir ao ataque. Se for físico, provavelmente será Torkoal. Além disso, Mega Metagross e Raticate possuem moves prioritários que podem causar grandes estragos nos oponentes mais rápidos. Portanto, nada tema, migo :)




Hoje apresentei a vocês um time bastante diferente que pode causar muita dor de cabeça e, quem sabe, abalar um pouco as estruturas dos adversários. Nosso cenário competitivo anda muito manjado e isso me entristece. Vejo muitos canais por aí que estimulam demais o uso bitolado de Pokémon padronizados pela Smogon. Sets e mais sets conhecidos por todos. Sets que NUNCA mudam.
Leitores, eu sempre recomendo que vocês se aprofundem um pouco mais no jogo. Se é uma diversão, por que não arriscar mais e ver que existem mais de 700 tipos de Pokémon nesse mundão, HAHA! Não existem só 15, 20. Não se prendam. Libertem-se! Explorem sua criatividade.
Esse mundo dos monstrinhos de bolso nos dá essa oportunidade. Ela está aí, basta agarrá-la :D

Espero que tenham gostado.
Muitos abraços e GOTTA CATCH 'EM ALL!

Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

10 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. eu queria ver a força do meu time no competitivo

    Pokémon

    emboar

    skarmory

    liligant

    golduck

    drapion

    zangoose o meu tem a nature modest mesmo assim ele e o carrasco do meu time com move dig,flamethrower,slash, swords dance e com item : leftovers
    mais no jogo
    com nivel 10 abaixo

    ex; zangoose nivel 68 vs pokemon nivel 80

    no competivo não sei como ele sai

    meu time no black 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro :)

      Analisando seu time, a ideia parece muito boa. Referente ao competitivo, é sempre bom explorar o Pokémon ao máximo em suas principais qualidades. No caso de Zangoose, ele é um atacante físico. Ou seja, Adamant (+ Atk, - SP. Atk) ou Jolly (+ Speed, - Sp. Atk) são as melhores natures para ele. Tendo isso em mente, monte um moveset físico. Pode manter o Swords Dance. Se ele usar a Hidden Ability, melhor ainda. Equipe-o com Toxic Orb e vai pra porrada, haha.
      Lembre-se também de que no competitivo os níveis são padronizados em 50. Sempre.


      Espero ter ajudado :)

      Excluir
    2. obrigado mais eu só conheço poder zangoose mais não o time todo

      olhe o estrago de zangoose :v

      https://www.youtube.com/watch?v=PLD2d4MNXqc

      o rival pensa que o zagoose e hackeado huehuehuehue

      Excluir
  2. Bar-wait for it-ney, Barney28/06/2015, 18:42

    Eu não aguentei esperar e fiz um team do Ash Sinnoh no pokémon Showdown e ficou assim:

    Pikachu (M) @ Light Ball
    Ability: Static
    EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
    Hasty Nature
    - Thunderbolt
    - Extreme Speed
    - Hidden Power [Ice]
    - Nuzzle

    Torterra (M) @ Choice Scarf
    Ability: Shell Armor
    EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
    Jolly Nature
    - Earthquake
    - Seed Bomb
    - Rock Slide
    - Superpower

    Staraptor (M) @ Choice Band
    Ability: Reckless
    EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
    Jolly Nature
    - Brave Bird
    - Double-Edge
    - Close Combat
    - U-turn

    Infernape (M) @ Choice Scarf
    Ability: Iron Fist
    EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
    Jolly Nature
    - Fire Punch
    - Mach Punch
    - Thunder Punch
    - U-turn

    Floatzel (M) @ Leftovers
    Ability: Water Veil
    EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
    Jolly Nature
    - Aqua Jet
    - Ice Punch
    - Waterfall
    - Facade

    Gliscor (M) @ Toxic Orb
    Ability: Poison Heal
    EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
    Naughty Nature
    - Earthquake
    - Knock Off
    - Stealth Rock
    - Roost

    Acabei usando o Pikachu por causa do Light Orb, por achar mais efetivo em batalha. Dê uma olhada no team por favor ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, peço desculpas pela demora em responder seu comentário do post anterior assim como esse. As coisas andaram meio corridas e acabei não me dedicando o suficiente.

      Porém, cá estamos, HAHA! E segue o que penso sobre o time apresentado e as modificações que faria:

      Pikachu (M) @ Life Orb
      Ability: Static
      EVs: 64 Atk / 194 SpA / 252 Spe
      Naive Nature
      - Volt Switch
      - Extreme Speed
      - Hidden Power [Ice]
      - Thunderbolt

      Usando a nature Naive (-Sp. Defense, +Speed), você teria a possibilidade de usar melhor tanto Attack quanto Special Attack do Pikachu.
      Volt Switch te tira da situações chatas na batalha; Extreme Speed te dá prioridade nos movimentos; Thunderbolt explora todo seu potencial ofensivo e HP Ice serve de coverage para Pokémon tipo Terra que possam surgir.

      Torterra (M) @ Leftovers
      Ability: Shell Armor
      EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Spd
      Careful Nature
      - Earthquake
      - Seed Bomb
      - Leech Seed
      - Curse

      Nature Careful (- SpAtk, + Sp Def) e Curse vão tornar seu Torterra um Double Wall e, juntamente com Leech Seed e dois movimentos STAB você conseguirá acabar com seus oponentes mais rapidamente enquanto recupera-se dos possíveis danos que possam vir. Além, é claro, de não poder receber danos críticos devido ao Shell Armor.

      Staraptor (M) @ Choice Band
      Ability: Reckless
      EVs: 252 Atk / 4 HP / 252 Spe
      Jolly Nature
      - Brave Bird
      - Double-Edge
      - Close Combat
      - U-turn

      Nada a alterar. Usaria exatamente da mesma forma.

      Infernape (M) @ Life Orb
      Ability: Iron Fist
      EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
      Jolly Nature
      - Fire Punch
      - Mach Punch
      - Thunder Punch
      - U-turn
      Não mudaria a moveset, mas acredito que Life Orb venha a ser mais interessante. Seu Speed já é bastante alto :)

      Floatzel (M) @ Focus Sash ou Sitrus Berry
      Ability: Water Veil
      EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
      Jolly Nature
      - Aqua Jet
      - Ice Punch
      - Bulk Up
      - Baton Pass

      Aqui eu adotaria a estratégia do Baton Pass. Floatzel aprende Bulk Up e, com isso, recebe um nível a mais em Defense e Attack. Com Baton Pass, você poderia transferir essa alteração de stats para um companheiro caso esteja prestes a perdê-lo. Recomendo o uso de Sitrus Berry ou Focus Sash para que você possa ao menos usar um ou dois Ups e, assim, transferi-los com maior eficácia.

      Gliscor (M) @ Toxic Orb
      Ability: Poison Heal
      EVs: 252 HP / 4 Spd / 252 Def
      Impish Nature
      - Earthquake
      - Knock Off
      - Toxic
      - Roost / Swords Dance

      Este Pokémon acredito que a forma mais Bulky é a mais eficiente de usá-lo.Gliscor possui excelentes atributos defensivos e é sempre inteligente explorá-los. Você pode usar Swords Dance se quiser, uma vez que Poison Heal faz, mesmo que lentamente, o trabalho de curá-lo.
      Gosto de ter Toxic pois podemos ir drenando o oponente a cada turno que se passae Knock Off para nos livrar dos itens que causam problemas.
      Earthquake causa bons danos por ser STAB.


      Espero ter ajudado :)

      Abraço!

      Excluir
    2. Bar-wait for it-ney, Barney04/07/2015, 03:07

      Valeu mesmo, pelo tempo gasto no meu team ^^
      Ficou bem legal, dei umas testadas e ficou mais flexível á vários tipos de counters. Valeu mesmo, abraço!!

      Excluir
  3. eu conheço o estrago do zagoose + Adamant + Toxic boost + Toxic Orb + facade = snorlax destruído 1 ataque o_O

    mais so conheço o poder do zagoose fora que ele e o pokemon que aprende mais
    diferentes tipos de ataques do tipo normal :v

    vc sabia que o ataque facade no zagoose com Toxic boost + Toxic Orb tem o poder de 210 isso sem o Swords Dance.

    https://www.youtube.com/watch?v=wzZiNMUtR4E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso recomendei o Zangoose físico, hahaha. Sei do estrago que faz!

      Excluir
  4. Valeu pelos elogios aê Irmão
    Tudo em dobro pra ti
    E continue com esse belo trabalho que você faz aqui também!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال