Tutorial Introdução ao Breed parte 2


Introdução ao Breed Parte 2 (Falando de Ability e HA, Egg Move e Egg Group) (você está aqui)

Salve, salve, treinadoras e treinadores! Tudo bem com vocês? Hoje é dia da segunda lição que vai nos introduzir à criação de Pokémon. Se você não pegou a primeira parte, volta lá e tenta se atualizar para não se perder! Basta clicar aqui e ler. Esquecendo um pouco essa questão de matemática e tal da primeira lição, vamos dar uma volta por mais três assuntos que são de suma importância para o breed. Ability e HA (Hidden Ability), Egg Group e os Egg Moves. Preparados?


Ability e HA

As Ability foram inseridas na 3a geração dos jogos de Pokémon (Ruby/Sapphire/Emerald) e tem como finalidade causar efeitos indiretos durante as batalhas, e/ou efeitos durante o jogo. Para ilustrar, vou citar duas Ability:
- Water Absorb, encontrada em Vaporeon, Lapras, Suicune, etc. Em batalha, quando o Pokémon com essa ability é atingido por um move do tipo água, 1/4 do seu HP máximo é recuperado. Fora de batalha, essa ability não tem efeito.
- Flame Body, encontrada em Talonflame, Magmortar, Volcarona, etc. Em batalha, quando o Pokémon com essa ability é atingido por um move que faça contato corporal, há 30% de chance do atacante ficar com status burned (queimado). Fora de batalha, diminui pela metade os passos necessários para rachar um ovo breedado. (Gente, essa ability é ESSENCIAL para cruzar Pokémon).

Cada espécie de Pokémon tem possibilidade de ter apenas uma das três Ability (Ability 1, Ability 2 e Hidden Ability). Exemplificando, usarei a cadeia evolutiva do Eevee (<3):

Pokémon
Ability 1
Ability 2
HA
Eevee
Run Away
Adaptability
Anticipation
Vaporeon
Water Absorb
-
Hydration
Jolteon
Volt Absorb
-
Quick Feet
Flareon
Flash Fire
-
Guts
Espeon
Synchronize
-
Magic Bounce
Umbreon
Synchronize
-
Inner Focus
Leafeon
Leaf Guard
-
Chlorophyll
Glaceon
Snow Cloak
-
Ice Body
Sylveon
Cute Charme
-
Pixilate

A mecânica é bem simples, se você evoluir um Eevee com Run Away (Ability 1), qualquer que seja sua evolução terá a Ability 1: Vaporeon com Water Absorb, Jolteon com Volt Absorb, Flareon com Flash Fire... Se o Eevee tiver Adaptability (Ability 2), sua evolução acompanha a Ability 2. Porém, como percebemos, no caso das evoluções do Eevee, nenhum deles possui Ability 2, então, eles adquirem a Ability 1. Se o Eevee em questão tiver Anticipation (Hidden Ability), qualquer que seja sua evolução acompanhará a Hidden Ability, ou seja, Espeon com Magic Bounce, Umbreon com Inner Focus, Leafeon com Chlorophyll... Fácil né?
Bem, as Ability 1 e 2 vêm de forma aleatória quando você captura o Pokémon selvagem em mato comum. Já a Hidden Ability é um pouco mais complicado. Falando especificamente da VI Geração do game (X/Y e OR/AS), segue uma breve lista das possibilidades de se obter Pokémon com Hidden Ability:
- Eventos
- Trade dos Pokémon com suas HA liberadas da V Geração
- Hordas encontradas podem ter um Pokémon com HA
- Há uma pequena chance de Pokémon encontrado na Friend Safari possuir HA, essa chance aumenta se o treinador registrado estiver online.
- Na DexNav em OR/AS, há uma pequena chance do Pokémon encontrado no mato possuir HA, essa chance aumenta conforme o treinador for batalhando com essa mesma espécie de Pokémon.



Egg Group

Se aproximando já do que é breedar, vamos dar uma olhada rapidinho no que é Egg Group. Nem todos os Pokémon cruzam entre si, alguns mesmo nem cruzam. Para definir quem pode cruzar com quem, os monstrinhos foram divididos em grupos, podendo apenas cruzar com os Pokémon que fazem parte de seu mesmo grupo. São eles:
- Monster Group (Grupo dos Monstros) - Engloba Pokémon bípedes, às vezes quadrúpedes, que possuem garras, parcialmente répteis, lembrando dinossauros... Enfim, MONSTROS. Citando alguns que pertencem ao grupo: Kangaskhan, Tyranitar, Charizard*, Tyrantrum*.
- Water 1 Group (Grupo de Água 1) - Basicamente Pokémon anfíbio. Citando alguns que pertencem ao grupo: Greninja, Kingdra*, Swampert*, Clawitzer*.
- Water 2 Group (Grupo de Água 2) - Pode-se considerar Pokémon com forma de peixe. Citando alguns exemplos que pertencem ao grupo: Sharpedo, Gyarados*, Octillery*, Malamar*.
- Water 3 Group (Grupo de Água 3) - Engloba basicamente Pokémon aquático invertebrado e parte dos fósseis. Como exemplo: Cloyster, Starmie, Kabutops*, Archeops*.
- Bug Group (Grupo Inseto) - Inclui-se os Pokémon do tipo inseto e com característica de inseto. Citando exemplo: Scyther, Heracross, Scolipede, Volcarona.
- Flying Group (Grupo dos Voadores) - Como o nome diz, Pokémon voadores e com forma de pássaro. Exemplo: Aerodactyl, Staraptor, Talonflame, Togekiss*
- Field Group (Grupo de "terreno") - É o maior grupo, contendo 200 espécies Pokémon. Sua maioria é terrestre, baseada em mamíferos, com exceções, é claro. Citando alguns exemplos: Arcanine, Eevee, Ampharos*, Mawile*.
- Fairy Group (Grupo Fada) - Grupo de Pokémon considerados fofinhos e, claro, do tipo Fairy (fada). Exemplo: Blissey, Raichu*, Delcatty*, Pachirisu*.
- Grass Group (Grupo Planta) - As espécies de Pokémon são baseadas em vários tipos de plantas ou fungos, todos os membros do grupo são parcialmente ou totalmente tipo Grass (planta). Exemplo: Vileplume, Amoonguss, Venusaur*, Ferrothorn*.
- Human-Like Group (Grupo de Forma Humana) - Pokémon bípede com características humanas. A maioria dos membros do grupo pertencem ao tipo Psychic (psíquico) ou Fighting (lutador). Exemplos: Alakazam, Machamp, Conkeldurr, Lucario*.
- Mineral Group (Grupo Mineral) - Pokémon de natureza inorgânica. É interessante mencionar que metade do grupo é genderless, ou seja, sem sexo definido, mas são totalmente cruzáveis com o Ditto (falarei já já). Exemplos: Porygon, Steelix, Metagross, Aegislash.
- Amorphous Group (Grupos Amórfico) - São os Pokémon sem forma definida. A maioria é do tipo Ghost (fantasma). Exemplos: Gengar, Gardevoir, Spiritomb, Chandelure.
- Dragon Group (Grupo Dragão) - Pokémon com forma de dragão, répteis, serpentes, etc. Exemplo: Salamence, Goodra, Charizard*, Milotic*.
- Undiscovered Group - Os Pokémon desse grupos não cruzam. No grupo inclui-se todos os lendários (com exceção do Manaphy), os Pokémon bebês, Cosplay Pikachu, Nidorina e Nidoqueen (o que é uma interrogação) e os Unown.
- Ditto Group (Grupo do Ditto) - O único do grupo é o pobre do Ditto. O Ditto tem a possibilidade de cruzar com qualquer Pokémon dos grupos acima. Excetuando-se o Undiscovered Group.

*pertencem também a outro grupo.

Alguns Pokémon fazem parte de mais de um grupo. É essa versatilidade que possibilita a transferência de Egg Moves através dos Pokémon de grupos diferente. Por falar em Egg Moves...


Egg Moves

Egg Move é o golpe aprendido por um Pokémon apenas por meio do breed com outra espécie Pokémon. Sem muita teoria, vamos tentar usar três exemplos:

- Como faço para breedar um Charizard com o Move Dragon Dance (Egg Move)?
1o - Saber o Egg Group do Charmander: Monster e Dragon.
2o - Qual Pokémon de um dos dois grupos que possuem Dragon Dance: Horsea.
3o - Cruzar um Horsea Macho com o move Dragon Dance com um Charmander Fêmea.
4o - Nasce um Charmander com o Egg Move Dragon Dance.

- Como faço para breedar um Vaporeon (Eevee) com o move Wish (Egg Move)?
1o - Saber o Egg Group do Vaporeon/Eevee: Field Group.
2o - Qual Pokémon do Field Group que possue Wish: Nenhum.
3o - Qual Pokémon do Field Group é versatil, ou seja, faz parte de outro Group, do qual faça parte um Pokémon com Wish: Pikachu (Field e Fairy Group) e Togetic (Flying e Fairy Group).
4o - Cruzar um Togetic Macho com o Move Wish com um Pikachu fêmea.
5o - É necessário que nasça um Pichu Macho com o Move Wish.
6o - Evoluir o Pichu para Pikachu.
7o - Cruzar o Pikachu Macho com o Move Wish com o Eevee fêmea.
8o - Nasce um Eevee com o Move Wish.

- Como faço para breedar um Dragonite com Dragon Dance e Aqua Jet (ambos Egg Move)?
1o - Saber o Egg Group do Dragonite: Water 1 e Dragon Group.
2o - Quais Pokémon de Water 1 ou Dragon Group que possuem Dragon Dance e/ou Aqua Jet: Kingdra e Golduck respectivamente.
3o - Cruzar um Kingdra Macho com Dragon Dance com um Dragonite fêmea.
4o - É necessário que nasça um Dratini Fêmea com Dragon Dance.
5o - Cruzar um Golduck com Aqua Jet com o Dratini Fêmea com Dragon Dance.
6o - Nasce um Dratini com os Move Aqua Jet e Dragon Dance.

O breed do Charizard com Dragon Dance foi simples. Já o Vaporeon com Wish e o Dragonite com Dragon Dance e Aqua Jet foi mais complicada. Essa cadeia de breed, à exemplo da do Vaporeon e do Dragonite, é chamada no meio Pokémon de Chain Breeding (traduzindo literalmente como "corrente de cruzamento"). Para treinadores de Pokémon com Movesets competitivos, isso é bastante comum. Aliás, não só treinadores competitivos (eu que o diga)...  

Existe lista pré-estabelecida dos Egg Moves que cada Pokémon pode aprender, bem como qual espécie de Pokémon passa esse Move para outra espécie. Isso facilita a nossa vida, mas acho muito importante observar esse passo-a-passo que descrevi acima para que possamos entender o que estamos fazendo. Vai ficar bem mais fácil, eu garanto! ^_^

Bem, a partir daqui já estamos prontos para começar o trabalho de breed de forma mais clara. Espero por vocês na quinta que vem! Lembrem-se: qualquer dúvida, dica, sugestão ou crítica, podem postar que eu respondo! Até! \/^_^

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E a técnica shiny?
    Só tem a Matsuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O método Masuda (cruzar pokémons de países diferentes) aumenta as chances de nascer um shiny, e se vc tiver oval e shiny charm as chances aumentam mais ainda, algumas formas de conseguir shinies também é a corrente de pesca, corrente de hordas, friend safari, pokeradar, etc...

      Excluir
    2. Como o Anônimo respondeu, é por aí que funciona. O método Masuda é uma das formas de se tentar obter um Pokémon Shiny. Eu falarei um pouco dele. o/

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال