Tutorial Breed parte 3 - Upando


E aí, treinadoras e treinadores! Tudo bem com vocês? Hoje entraremos na última parte do breed: Upar. Ahhh, como eu gostaria de ter lido um post assim antes de upar meus Umbreon e Sylveon (só aprendi sobre EV depois que ambos estavam level 90+) =(. Partiiiu!

Introdução ao Breed Parte 1 (Falando de IV, EV e Nature)
Introdução ao Breed Parte 2 (Falando de Ability e HA, Egg Move e Egg Group)
Tutorial Breed 1 - Escolhendo o Pokémon
Tutorial Breed 2 - Breedando (você está aqui)
Tutorial Breed 3 - Upando (você está aqui)



IMPORTANTE!!!!
Depois de chocar o ovo do seu Poké, é importantíssimo que você NÃO VENÇA nenhuma batalha com ele (ou com ele na Party com Exp. Share ativado). As batalhas que ele vencer no início tem que ser as que você quiser, de acordo com o EV que ele precisar. Ok?


Itens

Vimos um pouco de EV anteriormente e vou repetir porque não é demais. TODO Pokémon que você derrota dentro do jogo, seja NPC ou selvagem, te dá de 1 a 3 pontos de EV em um dos seis stats. Lembrando as regras de EV:
- limite máximo de 508 EVs por Pokémon treinado.
- máximo de 252 EVs por stats.
Para maiores informações sobre EV, acesse aqui.

Itens e Pokérus são dois pontos primordiais para deixar os EV da forma que escolhemos. Eles facilitam bastante o nosso treinamento. Vamos começar pelo que é teoricamente mais fácil, os itens e suas funções.
Abaixo uma lista de itens e sua função quando equipado ao Pokémon que iremos treinar.

- Macho Brace - Duplica o EV que o Pokémon ganha.
- Power Weight - Adiciona 4 EVs de HP ao Pokémon equipado, sempre que ele derrota outro Pokémon.
- Power Brace - Adiciona 4 EVs de Attack ao Pokémon equipado, sempre que ele derrota outro Pokémon.
- Power Belt - Adiciona 4 EVs de Defense ao Pokémon equipado, sempre que ele derrota outro Pokémon.
- Power Lens - Adiciona 4 EVs de Special Attack ao Pokémon equipado,  sempre que ele derrota outro Pokémon.
- Power Band - Adiciona 4 Evs de Special Defense ao Pokémon equipado, sempre que ele derrota outro Pokémon.
- Power Anklet - Adiciona 4 EVs de Speed ao Pokémon equipado, sempre que ele derrota outro Pokémon.

Observação: TODOS os itens acima sofrem alteração (ou seja, dobram seus valores) quando o Pokémon equipado possui o Pokérus.

A próxima lista de itens são as Vitamins (aquelas mesmo que custam $9800, rs). Cada item vitamin que é dado para o Pokémon dá 10 pontos de EV no stat referido a ele. Só podemos dar no máximo 10 itens para cada stat, respeitando as regras de EV. Isso quer dizer que com as Vitamins, conseguimos no máximo 100 pontos de EV para cada stat que quisermos. Segue a lista:

- HP Up - 10 EVs de HP.
- Protein - 10 EVs de Attack.
- Iron - 10 Evs de Defense.
- Calcium - 10 EVs de Special Attack.
- Zinc - 10 EVs de Special Defense.
- Carbos - 10 EVs de Speed.

Observação: Os itens acima NÃO sofrem alteração quando o Pokémon que consome as vitaminas possui Pokérus ou está equipado com Macho Brace.

Afinal, o que é Pokérus?

Pokérus é o nome de um "vírus" Pokémon que "contamina" nossos monstrinhos. Sim, tipo uma gripe, ou algo que o valha. Apesar de ser um vírus, ele traz benefícios ao Pokémon infectado. O benefício é simples: dobrar os EVs que o Pokémon infectado adquire. Legal, não?
Eu não sei ao certo como adquirir um Pokémon infectado no jogo, algumas fontes dizem que a probabilidade é menor do que encontrar um Pokémon shiny. Mas existem outras formas, como receber pelo Wonder Trade, ou ganhar de algum amigo. Uma vez com o Pokémon infectado, você pode espalhar o vírus para os outros monstrinhos da sua Party entrando em batalhas e lutando ou fugindo delas.

Ignorem o idioma do jogo. ¬¬ É assim que aparece um Pokémon com Pokérus ativo.
A melhor forma de treinar o EV de seu Pokémon é derrotando hordas (um Pokémon com Sweet Scent é super bem-vindo). Vou fazer uma lista de hordas Pokémon, onde encontrá-los e o EV que eles dão.

EV de HP
X/Y
- Gulpin - Localizado na Route 5. 1 EV cada.
- Whismur - Localizado na Connecting Cave. 1 EV cada.
OR/AS
- Whismur - Localizado no Rusturf Tunnel. 1 EV cada.

EV de ATTACK
X/Y
- Bellsprout - Localizado na Route 14. 1 EV cada.
- Weepinbell - Localizado na Route 19. 2 EV cada.
- Cubchoo - Localizado na Frost Cavern. 1 EV cada.
OR/AS
- Shuppet - Localizado no Mt. Pyre. 1 EV cada.

EV de DEFENSE
X/Y
- Nosepass - Localizado na Route 10. 1 EV cada.
- Geodude - Localizado na Route 18. 1 EV cada.
OR/AS
- Sandshrew - Localizado na Route 111. 1 EV cada.

EV de SPECIAL ATTACK
X/Y
- Vanillite - Localizado na Frost Cavern. 1 EV cada.
OR/AS
- Oddish - Localizado na Route 119. 1 EV cada.
- Spinda - Localizado na Route 113. 1 EV cada.

EV de SPECIAL DEFENCE
X/Y
- Hoppip - Localizado na Route 7. 1 EV cada.
OR/AS
- Swablu - Localizado na Route 115. 1 EV cada.

EV de SPEED
X/Y
- Wingull - Localizado na Route 8. 1 EV cada.
OR/AS
- Zigzagoon, Wingull e Tailow - Todos localizados na Route 104. 1 EV cada.

Observação: Cada horda tem 5 Pokémon, ou seja, quando os Pokémon dão 1 EV, são 5 EV por horda.


Tudo é uma conta matemática simples, mas para exemplificar, vou retomar o meu Eevee e meu Froakie. Vale mencionar que o Exp. Share estar ativado é essencial, pois um Pokémon mais forte pode ficar na frente da party matando as hordas.

Meu Eevee tem o Pokérus e está equipado com o Macho Brace. Para conseguir os EVs que eu desejo para ele, vou treiná-lo da seguinte forma:
Lembrando que os EVs dele serão assim- 252 em HP, 252 em Defense e 4 em Sp. Def.

- 252 EV em HP

1o - Alguns sites acham desnecessário, mas eu, PARTICULARMENTE, gosto de usar Vitamins. Então eu começo dando 10 HP UP para o Eevee. Ele já tem então 100 EV em HP.

2o - Com o Eevee devidamente equipado com o Macho Brace (EV x2) e infectado com o Pokerus (EV 2x) derrotarei 7 hordas de Gulpin (1 EV de HP cada). A conta fica assim: Cada hora tem 5 Gulpin (5 EV de HP ao todo) x 2 (Macho Brace) x 2 (Pokerus) = 20 EVs (POR HORDA). 20 EVs x 7 Hordas = 140 EVs de HP.

3o - Temos um total de 240 EVs. Para chegar aos 252 EVs, precisamos de mais 12 EVs. Nesse momento eu desequipo o Macho Brace do Eevee. Derroto mais 1 horda de Gulpin. Tenho então 5 EV da Horda x 2 do Pokerus = 10 EVs de HP.

4o - Total 250 EVs. Faltando apenas 2 EVs para alcançar nosso primeiro objetivo. Dessa vez eu uso o Sweet Scent e encaro a horda, CONTUDO, derroto APENAS UM dos Gulpin da horda, depois fujo da luta. 1 EV do Gulpin x 2 do Pokerus = 2 EVs de HP. Atingimos os 252 EVs de HP.

- 252 EV em Defense

5o - Dou 10 Iron para o Eevee. Ele tem então 100 EV em Defense.

6o - Com o Eevee devidamente equipado com Macho Brace, derrotarei 7 hordas de Nosepass (1 EV de Defense cada). 5 EV por horda x 2 (Macho Brace) x 2 (Pokerus) = 20 EVs de Defense. 20 EVs por horda x 7 hordas = 140 EVs de Defense.

7o - Total de 240 EVs. Desequipo o Macho Brace do Eevee e derroto mais uma horda de Nosepass. 5 EVs da horda x 2 do Pokerus = 10 EVs de Defense.

8o - Total 250 EVs. Enfrento uma horda e derroto apenas UM Nosepass. Depois fujo da luta. 1 EV x 2 do Pokerus = 2 EVs de Defense. Temos nosso 252 EVs de Defense.

- 4 EV de Sp. Def.

9o - Para esse item existem duas possibilidade: a preguiçosa e a normal. A preguiçosa, que é a que eu faço, é dar 1 Vitamin (no caso Zinc). Se temos 252 de HP e 252 de Def, o total é de 504, faltando apenas 4 para completar o total de EV que um Pokémon pode ter. Dando o Zinc, ele completa os 4 EVs, disperdiçando os outros 6 EVs (que somam o 10 que cada Vitamin dá). A forma normal seria, equipado com Macho Brace, derrotar 1 Hoppip, por exemplo.

Feito isso, FINALMENTE nosso Eevee está pronto para ser UPADO até alcançar o level 100 (e evoluir para Vaporeon, claro).



E o pequeno Froakie? Lembrando como queríamos o nosso Greninja: 252 de Speed/ 252 de Sp. Attack/ 4 de Defense.
É basicamente como o Eevee. Exp. Share ativado, Froakie com Pokerus e equipado com Macho Brace.

- 252 EV em Speed.

1o - Dou 10 Carbos (Speed) para o Froakie. Total 100 EV de Speed.

2o - Com Pokerus e equipado com Macho Brace, derroto 7 hordas de Wingull. Isso dá 140 EV de Speed. Total 240 EV de Speed.

3o - Desequipo o Macho Brace do Froakie, e derroto 1 horda de Wingull. Isso dá 10 EV de Speed. Total de 250 EV de Speed.

4o - Derroto apenas UM Wingull. Isso dá 2 EV de Speed. Totalizando 252 EV de Speed.

- 252 EV em Sp. Attack

5o - Dou 10 Calcium para o Froakie. Total 100 EV de Sp. Attack.

6o - Com o Froakie equipado com o Macho Brace, derroto 7 hordas de Vanillite. Isso dá 140 EV de Sp. Attack. Total 240 EV de Sp. Attack.

7o - Desequipo o Macho Brace do Froakie e derroto 1 horda de Vanillite. Isso dá 10 EV de Sp. Attack. Total 250 EV de Sp. Attack.

8o - Derroto apenas UM Vanillite. Isso dá 2 EV de Sp. Attack. Total de 252 EV de Sp. Attack.

- 4 EV de Defense.

9o - Usando meu método preguiçoso, eu dou um Iron para o Froakie e pronto. Ele está preparado para ser upado até o level máximo.


Bem, eu espero que todos esses tutoriais tenham ajudado vocês de alguma maneira. Fiz algumas pesquisas e, principalmente, usei minha experiência para tentar descomplicar essas questões acerca do breeding. Qualquer dúvida, sugestão ou críticas, podem postar nos comentários que estarei respondendo o mais breve possível. Obrigado e até a próxima! ^_^v


13 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Matheus Almeida01/06/2015, 07:25

    Oi eu de novo com novas duvidas:
    1 - se eu der Rare candy pra um poke recem chocado, ele recebe algum ev?

    2 - digamos que vc ja tenha fechado os 252 em hp do eevee. se vc derrotar mais gulpins, ira afetar em algo os outros evs (supondo que vc ainda nao treinou defense por exemplo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus! Obrigado pelo seu comentário. Vamos as suas dúvidas:
      1- O Rare Candy dá só level, não influencia em EV.
      2- Eu ACREDITO que influencie. As contas de EV são uma complexidade sem sentido criada pela Nintendo. Na verdade, se não me engano, nós podemos dar 254 de EV para cada stat, sendo que esse número não faz sentido pq a cada 4 EV vc ganha 1 ponto a mais no stats. Se vc usar os 254 EV, 2 EVs se perdem, Pq 254 não é divisível por 4. Entende?

      Excluir
    2. Na realidade na geração VI o máximo de stats são 252 ou seja, VC pode matar hordas a vontade ( se não tiver nenhum itens carregando , uma vez atingindo esse limite ele não pode ser ultrapassado, exemplo:
      VC tem 252 de HP e continua matando hordas, se seu poké não estiver carregando nenhum power diferente de HP ele não irá receber EV nenhum

      Excluir
  2. Oi. Só pra deixar mais claro. As vitaminas só funcioam até 100 se forem os 100 primeiros pontos de EV. Então o primeiro passo pra upar EVs e dar as 10 vitaminas antes da primeira batalha.
    O pokerus só dobra os posntos do EV oferecido pelo pokemon derrotado e não os EVs adquiridos. Não dobra os pontos de EV adicionados por Macho Brace ou dos outros braceletes. A contaminação por pokerus dura 3 horas com o pokemon na sua party. depois disso ele cura sozinho e surge uma marquinha diferente no lugar do pokerus. depois de curado ele não pode mais ser infectado. Se for precisar de tempo guarde o pokemon contaminado em um box no computador. Lá o pokerus fica eternamente. Lembre-se que o pokerus espalha rápido. Após 1 ou 2 batalhas os pokemons adjacentes em sua equipe ficarão contaminados automaticamente. Isto faz muita gente perder a conta.
    Se errar alguma coisa nada de pânico. Existem 6 berries que tiram 10 pontos de EV, uma pra cada tipo de EV. Você consegue elas facilmente torrando suas milhas nos joguinhos do Pokemon GL (site oficial do jogo), ou plantando mesmo.
    Em pokemon X e Y, as melhores versões do jogo pra bredar também tem os sucos que pode tirar, por ou até zerar os EVs. Você os consegue na loja de sucos

    ResponderExcluir
  3. Porque os EV's tem que ser tão exatamente aplicados, eu não posso por exemplo dar 260 para ele? Tem que ser exatos 252?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma regra da Nintendo, pode ser menos de 252, contando que seja divisível por 4.

      Excluir
    2. Como eu falei para o Matheus, você pode aumentar sem se preocupar quantos EVs você está colocando (isso no X/Y/Omega Ruby/Alpha Sapphire, nos jogos antigos tem que se preocupar sim) porque eles limitaram para no máximo 252 EVs por stat.

      Excluir
  4. Existe uma forma de ganhar dois EVS, eu acho mais eficiente do que batalhando contra hordas e ganhando somente um único EV
    EM XY, por exemplo, vc pode treinar no friend safari ou:
    HP- Noctowl e Amoonguss no pokémon village
    Attack- Trevenant no pokémon village ou gurdurr na route 18 ou victory road
    Deffense- Sandslash, Graveler, Torkoal, Durant na route 18
    Speed- Poliwhill e Basculin pesacados em várias rotas diferentes
    SP attack- no X vc consegue derrotando Clawitzers, no Y vc consegue derrotando Roselia ou no friend safari
    Sp. Def - Lombre nas routes 15,16, 21, etc...
    Agora em OR/AS:
    HP- Marill dá 2 EVS, mas vc pode encontrar Azumarill na route 120 e ele dá 3 EVS
    Attack- Seaking no friend saffari
    Deffense- Lairon na victory road ou Silcoon e Cascoon na floresta de pettalburg
    Speed- Pikachu na saffari zone, Linoone nas routes 118 à 121
    Sp. Attack- Gloom na route 119 à 121
    Sp.Deffense- Tentacruel no seafloor cavern

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Obrigado! Existem outras formas de se treinar, eu coloquei a que eu uso, mas toda ajuda é válida!

      Excluir
  5. Oi.Upar em Friend Safari é ótimo. Pega um safari que todos pokemons dão os mesmos EVs e vai rápidinho. Põe um pokemom com skill Synchronize (faz com que 50% dos pokemons selvagens venha com a mesma natureza, dentro do safari minhas estatisticas apontam para 66%) com a nature favoravel a maioria dos pokemons do safari a frente de sua equipe (uso sempre Gardevoir) e vc vai pegar muuuuuitos shinys bons de jogo emquanto upa. Consegui 33 shinys upando em friend safari a maioria com a natureza perfeita, e quase sempre bate Hidden Ability se vc estiver online. Lembrando que os pokemons vem com pelo menos dois IVs perfeitos, e geralmente bate os favoráveis. Lembrando que pokemons captutados a partir de X e Y também dão os mesmos pontos de EV. Outra forma divertida de upar alguns pokemons e fazendo chain fishing. Tb bate uma montanha de shinys. (só que estes geralmente são uma porcaria).

    ResponderExcluir
  6. Vlw msm eu sou novo em pkmn e esses tutoriais estao me ajudando bastante. Mas eu fiquei em duvida em uma coisa: se eu deixar a exp. Share ativada tds os pkmn que estiverem em minha party ganham EVs?

    ResponderExcluir
  7. Apenas uma dica:
    -após preencher os EVs dos seus pokémons há duas localidades bem rápidas de se upar, recomendável ter pelo menos dois pokes fortes para XY e nenhum em oras:
    -restaurant le wow em XY
    -base blissey em oras
    Em menos de 20 minutos eh possível upar do LVL 1 até o 60 rapidinho com lucky egg e exp pointer o-power

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال