Team Builder #18: Double Battles!




Salve, salve, brothers e sisters da PBN!

Sorry pelo tempo sem postar, mas essas últimas semanas têm sido de CÃO pra minha pessoa, rs. Correria sem fim.
De qualquer maneira, mais uma vez, estou aqui para trazer a vocês o Team Builder e, dessa vez, trago um time para Double Battles!
YAY!
Estou atendento, finalmente, o pedido de muitos devocês. Sei que aguardavam esse tipo de análise. Sendo assim, resolvi fazê-la!
Venho utilizando esta equipe no Battle Spot, desafios que crio em grupos no Facebook valendo shinies e até mesmo com meus amigos. Devo dizer que os resultados estão bem legais,

Espero que gostem!

GOGOGOGO!!



Typhlosion



Base Stats:
HP: 78
Attack: 84
Defense: 78
Sp. Attack: 109
Sp. Defense: 85
Speed: 100

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack e Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Choice Specs
Moveset: Eruption, Extrasensory, Focus Blast, Hidden Power Grass
Habilidade: Flash Fire

Typhlosion é tão incrível em Doubles como em Singles, porém, diferente das batalhas mano-a-mano, esse Pokémon aparece mais como Finisher neste modo de jogo. Preservá-lo ao máximo sempre será uma excelente alternativa uma vez que, em momentos críticos, ele pode causar dano em ambos os oponentes de forma devastadora.
Eruption é, sem dúvidas, uma máquina de destruição! Com bases de 100 pontos em Speed, nosso querido Starter Gen 2 pode overspeed quase todos os Pokémon mais pops do formato Doubles. Cabe a você deixar o campo livre para que ele entre e finalize o combate de uma vez por todas! Lembre-se sempre de derrubar os adversários que podem vir a ser um problema para Typhlosion antes de colocá-lo no campo de batalha. JAMAIS o deixe ser ferido por entry hazzards, pois, dessa forma, seu move mais forte vai perder poder e isso não será nada vantajoso.
Extrasensory, Focus Blast e Hidden Power Grass são moves MUITO necessários devido ao fato de fazerem coverage que ninguém mais no seu time será capaz de fazer. Staraptor e Lopunny podem fazê-lo referente ao tipo Lutador, porémo fazem de forma Física o que, nem sempre, será o que você vai precisar.
Choice Specs dará a ele o poder máximo e isso fará seus oponentes ficarem surpresos, pois a cada dez Typhlosions que vemos competitivamente, sete usam Choice Scarf. Não estranhe se seus oponentes tiverem um Pokémon mais rápido que ele e mesmo assim optarem pelo switch-out, HAHAHA! Eles vão pensar que seu amigo está scarfado e, claro, essa é uma excelente vantagem para você.
Dificilmente, oponentes experientes farão uso de ataques tipo Fogo sabendo que em seu time existe um Pokémon que possa ter - e de fato tem, hehehe -  Flash Fire. Mas, entretanto, é inevitável que seu adversário use aquele Will-o-Wisp para tentar parar seu Staraptor Reckless e, meu grande amigo, é aí que aquele BELO switch-in virá a calhar. :)




Staraptor



Base Stats:
HP: 85
Attack: 120
Defense: 70
Sp. Attack: 50
Sp. Defense: 60
Speed: 100

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Choice Band
Moveset: U-Turn, Close Combat, Brave Bird, Tailwind
Habilidade: Reckless

Eis um Pokémon MUITO melhor que SmogonBird (vulgo Talonflame, rs) e que poucos trainers usam.  Raptor é, simplesmente, fantástico! ELE BATE MUITO FORTE!

Mas Kinho... Tailwind?! Com Choice Band?! Por quê?!

SIM! Exatamente!
E eu lhe respondo: FATOR SURPRESA!

100% dos treinadores esperam um Staraptor ofensivo até a última pena, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, o nosso não é bem assim.
Abrir com ele pode fazer com que seu oponente retire pelo menos um Pokémon que ele escolheu como Lead porque ele terá total convicção de que "lá vem um Brave Bird" ou "lá vem um Close Combat". Esse switch-out te dá espaço para usar Tailwind que lhe dará uma vantagem fantástica na batalha! Imagina só: Nidoking, Typhlosion, Lopunny e até mesmo o próprio Raptor - caso você o coloque no combate novamente antes das 4 rodadas - agindo com o Speed DOBRADO!
Não existe trainer que te segure!

U-Turn está aí para possíveis eventualidades como, por exemplo, Pokémon Leads resistentes à seus principais moves e que - usando de sua predição e visão de jogo - você tenha certeza de que o cara do lado de lá não vai tirar aquele adversário do lugar nem que o paguem.




Tentacruel



Base Stats:
HP: 80
Attack: 70
Defense: 65
Sp. Attack: 80
Sp. Defense: 120
Speed: 100

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Sp. Def / 4 Sp. Atk
Item: Black Sludge
Moveset: Toxic Spikes, Scald, Rapid Spin / Knock Off, Acid Spray
Habilidade: Liquid Ooze

Eis aqui o cara do suporte técnico. Imagine uma empresa onde deu aquele ruim e precisam de alguém pra concertar a besteira que deixaram acontecer no sistema de produção. Imaginou? Então, se você pensou Tentacruel, o funcionário do mês, você acertou!

HEHE!

Rapid Spin livra companheiros como Staraptor e Typhlosion de entry hazzards que podem ser fatais para os mesmos. Ambos necessitam e dependes muito da quantidade de HP que possuem restando para serem cada vez mais efetivos e relevantes ofensivamente na batalha. Nosso amigo polvo-mutante-das-profundezas é especialista em livrar os amiguinhos dos males. Mas tem o outro lado da moeda...
Toxic Spikes é indispensável em Double Battles quando um de seus membros é Tentacruel. Dois pontos muito importantes que vales ser ressaltados: não são muitos os treinadores que usam Pokémon tipo Venenoso nesse formato de combate. Logo, seu oponente, muitas vezes, terá Toxic Spikes como empecilho permanente; e você pode, usando ou deste Pokémon em questão ou de Nidoking, retirar os possíveis hazzards venenosos vindos do lado de lá. Legal né?

Continuando.
Existe a opção de se usar Knock Off ao invés de Rapid Spin. Dependendo da batalha, um pode ser mais vantajoso que o outro. Cabe a você identificar isso de forma prévia.
Acid Spray é indispensável! Ultimamente, tenho visto muito o uso de Sylveon, Clefable e outras fadas chatíssimas em batalhas deste tipo. O move em questão causa dano pífio só que possui CEM PORCENTO de chance de reduzir em DOIS estágios o atributo Special Defense do alvo! SENSACIONAL!
Dessa forma, você abre caminho para seus Special Sweepers serem MUITO efetivos até mesmo contra o Special Wall mais competente.
Claro, por último porém NUNCA menos importante: Liquid Ooze. Na minha opinião, a habilidade perfeita para um Special Wall pertencentes aos tipos Água e Venenoso.

BYE BYE, VENUSAUR! GIGA DRAIN E LEECH SEED AQUI NÃO, MEU PARCEIRO o/ :*




Ampharos



Base Stats:
HP: 90
Attack: 75
Defense: 85
Sp. Attack: 115
Sp. Defense: 90
Speed: 55

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Atk
Item: Light Clay
Moveset: Light Screen, Reflect, Volt Switch, Heal Bell / Protect
Habilidade: Static

Eis um Pokémon que, particularmente, meus adversários sempre esperam que seja meu Mega, AHAHAHA! JURO!
Vejam bem: acredito que, assim, por cima, uns 8 ou 9 adversários me disseram "nossa, jurava que esse Ampharos era Mega"sendo que utilizei esse time 17 vezes. Vocês conseguem enxergar o bem que isso faz para nossa estratégia?

Se não, vamos lá.

Com defesas razoáveis, esse Pokémon raramente cai OHKO para a maioria dos moves ofensivos que causem dano comum e, devo dizer, até mesmo alguns super efetivos. Só aí, já temos a possibilidade de usar uma das barreiras e, claro, aquela que gira em torno da competência ofensiva do oponente atual. Reflect para Physical-moves e Light Screen para Special-moves. Ok?
Em 30% dos ataques recebidos fisicamente, seu Pokémon causará PARALYZE devido a presença da habilidade Static. Note que nosso amigo elétrico possui nature Bold, setado para full Defense e, dessa forma, podemos considerar que o status negativo sairá baratíssimo!
Após o estrago causado, a batalha por si só lhe dirá como agir no próximo turno: usar a outra barreira restante ou Volt Switch para dar lugar a um companheiro mais frágil que, por sua vez, sofrerá bem menos com os ataques do presente adversário. Simples.
Ampharos só deve voltar ao campo de batalha quando possuir resistência a um Pokémon problemático, para renovar as defesas ou para livrar seus companheiros de status negativos.
JAMAIS o submeta a Knock Off! Se você sequer DESCONFIA de que um dos caras do outro lado do campo o possua, SAIA JÁ DAÍ! Ser acertado por esse move causará um baque defensivo em TODO o seu time.




Nidoking



Base Stats:
HP: 81
Attack: 102
Defense: 77
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 75
Speed: 85

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Ice Beam, Flamethrower, Earth Power, Sludge Wave
Habilidade: Sheer Force

Nidoking é, GRAZADELS, considerado UU pela Smogon e isso faz com que muitos treinadores não o usem, pois, na visão ofuscada deles, o carinha não é a melhor opção.
Eu discordo.
O sobrenome deste cara é COVERAGE, meus amigos! COVERAGE PURA! Ice Beam e Flamethrower são considerados os moves mais efetivos em qualquer batalha justamente porque pelo menos dois dos Pokémon de seu adversário serão fracos contra eles.
Earth Power quebra os padrões e entra como um move ofensivo do tipo Terra coisa que no cenário competitivo estamos acostumados a ver somente em Hydreigons.
Aproveitando que mencionei o Dragão/Noturno, prefiro Nidoking à ele devido ao dano que nosso amigo roxo pode causar. Sheer Force+Life Orb é uma combinação muito forte que pode causar vários OHKOs numa mesma batalha!
Entretanto, elé é frágil e precisa de um conjunto para funcionar de forma magistral. Tailwind de Staraptor está aí oara isso o/
Aconselho usar como parceiros Ampharos Protect, Tentacruel - devido ao pouco dano que Sludge Wave irá causar - ou Lopunny escondida pelo Substitute.



Mega Lopunny



Base Stats:
HP: 65
Attack: 76 (136)
Defense: 84 (94)
Sp. Attack: 54
Sp. Defense: 96
Speed: 105 (135)

Nature: Jolly
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Lopunnite
Moveset: Ice Punch, Drain Punch, Fake Out, Substitute
Habilidade: Klutz (Scrappy)

Uma das minhas Megaevoluções preferidas *-*
Cara, como ela é fantástica!

Ao megaevoluir, Fake Out quebra o Speed Clause que todo Pokémon que recebe bônus no atributo sofreria. Na volta, Substitute para manter-se livre de Will-o-Wisp, Spore, Leech Seed e todo e qualquer chatice que possa vir do lado adversário.
Após isso, é só minar seus algozes com Drain Punch STAB ou Ice Punch. Ambos os moves proporcionam coverage bem legal sem contar que o primeiro recuperará o HP utilizado para criar o bonequinho-pária.
Minha principal dica é mantê-la livre de todo e qualquer imprevisto antes das defesas providas por Ampharos serem devidamente aplicadas. Por isso, obviamente ele é o melhor parceiro para ela, principalmente se optar por Mega Lopunny como Lead.



Considerações finais

Quando falamos de Double Battles, falamos de sintonia. O jogo exige a isso em primeiro lugar e se resume a membros devidamente postados e devidamente acompanhados. Note que você pode se dar bem seja em confrontos 4x4 ou 6x6, desde que seja capaz dever quais amiguinhos postar, quando postar e onde postar.
Nidoking e Typhlosion são puramente ofensivos com bases Special, mas, ao mesmo tempo, precisam de todo um cuidado especial para entrarem em campo. Coloque-os quando a maior segurança possível tiver sido estabelecida. Nunca antes disso. O mesmo vale para Staraptor mesmo sabendo que este podemos arriscar um pouquinho mais em prol do Double Speed para todo o time.
Tentacruel pode não ser um exímio Physical Defender, mas conta com Scald que possui boas chances de causar BURN assim como o livra de ficar em status FROZEN de forma instantânea (e, cá pra nós, mas sabe-se lá porque, Pokémon tipo Água são mais sucessíveis a este status negativo).
Meus Leads preferidossão Ampharos e Lopunny porque um defende o outro. Se houver alguém de lá com um Earthquake a coelha-socos-rápidos megaevolui e enfia um Fake Out na face do coitado, deixando assim seu companheiro livre para usar as barreiras devidas. Ampharos por sua vez, tem a oportunidade de protegê-la para que possa aplicar o Substitute sem ser quebrado com tanta facilidade.





É isso, meus lindo!
Mais uma vez, peço desculpas pela longa ausência, mas meus 25 anos e os empregos de pai, marido, escritor e  profissional têm me consumido bastante. Agora estou conseguindo administrar melhor, graças a Arceus!

Comentem! Me tragam seus times para que possamos analisá-los juntos!

Estou pensando aqui em aplicar um monotype. O que acham? Vamos ver! HAHAHA!
Espero vocês para baterem aquele papo comigo e terem seus times e opiniões publicadas na Pokémon Blast News através de entrevistas descontraídas o/

ABRAÇO e GOTTA CATCH 'EM ALL!!!



Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

4 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Façam um campeonato interno de batalhas em dupla

    ResponderExcluir
  2. Bar-wait for it-ney, Barney15/05/2015, 20:49

    Faz um time baseado na equipe do Ash em Sinnoh, só que totalmente evoluídos
    Raichu, Torterra, Infernape, Staraptor, Floatzel e Gliscor. Pode também derivar colocando o Garchomp ou Ambipom no lugar de algum, mas dê preferência aos seis citados primeiramente

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال