TOP 10: Ataque Especial


E aí, pessoal, como estão? Não é porque hoje é dia da mentira que ficaremos, como diria um amigo, de esbórnia. As atualizações do Top 10! continuam e rumamos agora para o ataque especial. Lembrando que a primeira lista somente avalia Pokémon comuns (não lendários e não megaevoluídos). Ao final, estarão os 20 mais bem posicionados, considerando, principalmente, as novas formas lançadas em ORAS. O critério de desempate sempre é a base de stats. Let's play!


10 - Gengar
Pokémon Sombrio
Tipos: Fantasma / Venenoso

Habilidades:
Normais 
- Levitate (forma normal): permite imunidade ao tipo Ground. 
- Shadow Tag (Mega Gengar): impede os adversários de escaparem.

Oculta
- Não possui

Descrições da pokédex:
X - Ele se esconde nas sombras. É dito que se Gengar está escondido, o frio da área se aproxima de 5°C.
Y - Escondido nas sombras das pessoas a noite, ele absorve o calor. O frio que ele causa faz as vítimas tremerem.

Base de stats (normal/mega):
HP - 60 / 60
Ataque - 65 / 65
Defesa - 60 / 80
Ataque especial - 130 / 170
Defesa especial - 75 / 95
Velocidade - 110 / 130
Total: 500 / 600

 > LV 25 >  > TROCA > 


Se Gengar em sua forma normal está entre os mais poderosos, podem imaginar a força da sua megaevolução. De acordo com as descrições da pokédex, Gengar é um pokémon malicioso e que gosta de castigar suas vítimas através do sarcasmo. Isso pode ser percebido pelo constante sorriso em seu rosto, combinado a olhos malvados. Ele é um dos pokémon mais aclamados pelos fãs (um dos meus favoritos, por sinal), seja por sua malícia, seja pela clássica cena de luta entre ele e Nidorino. Já sua megaforma é uma espécie de sombra presa ao chão e com um terceiro olho. Em batalha, sua habilidade Levitate rende a ele uma imunidade importante e que se une a outras duas (normal, lutador e terra). A habilidade da mega é Shadow Tag e que impede os adversários de fugirem da batalha. Gengar é um pokémon extremamente rápido e poderoso, seu ataque especial pode atingir 394 pontos no nível 100. Compensando tanto poder, sua defesa é extremamente baixa e a defesa especial não ajuda muito também. Quando megaevolui, recebe um boost defensivo e passam a ser médias, enquanto ataque especial e velocidade se tornam absurdamente altos. Ele mistura uma grande quantidade de diferentes movimentos e se torna um sweeper especial muito versátil, além de ser imune a Spikes e Toxic Spikes.

Temos a seguir um empate entre duas eeveelutions, ou seja, impossível determinar a que deve ficar numa posição mais alta.

8 - Glaceon

Pokémon Neve Fresca
Tipo: Gelo

Habilidades:
Normal
- Snow Cloak: aumenta em 20% as evasivas durante o granizo.

Oculta
- Ice Body: restaura o HP durante o granizo.

Descrições da pokédex:
X - Controlando o calor de seu corpo, ele pode congelar o ar ao seu redor e criar uma ventania de cristais de diamante.
Y - Ele diminui o calor de seu corpo para congelar a pele. Seus pelos então se tornam parecidos com agulhas que ele pode disparar.

Base de stats:
HP - 65
Ataque - 60
Defesa - 110
Ataque especial - 130
Defesa especial - 95
Velocidade - 65
Total: 525

 > SUBIR DE NÍVEL PRÓXIMO À ICY ROCK > 

Muitos fãs pokémon adoram Glaceon e sua fofura, mas ele é esquecido diante de outras eeveelutions, como Jolteon e Vaporeon. Glaceon se origina de figuras como raposas, cães e gatos, tendo características também de animais polares. Seu corpo todo azul parece ser extremamente frio e cristalizado. Em batalha, ele é um pokémon com uma distribuição estranha de stats. É extremamente forte, isso graças aos seus 130 pontos de base de ataque especial. Infelizmente, sua velocidade é bastante baixa e provavelmente atacará depois de muitos outros pokémon. Mas apresenta outra marca importante: boas defesas. Suas habilidades são Snow Cloak e Ice Body, que irão compensar sua baixa velocidade e HP. Seus golpes podem variar entre Ice Beam e Blizzard como centrais, adicionando Mirror Coat, Shadow Ball ou alguns de status, tais quais Wish e Yawn. Glaceon é bastante versátil e poderá ser um bom tank em batalha, defendendo bem e revidando fortemente.

8 - Espeon

Pokémon Sol
Tipo: Psíquico

Habilidades:
Normal
- Synchronize: passa paralisia, queimadura e envenenamento para o pokémon que provocou.

Oculta
- Magic Bounce: reflete movimentos de status.

Descrições da pokédex:
X - As pontas de sua cauda bifurcada se agitam quando ele está prevendo o próximo movimento do oponente.
Y - Seu pelo é muito sensível, ele pode sentir a mudança dos minutos no ar e prever o clima... e os pensamentos dos inimigos.

Base de stats:
HP - 65
Ataque - 65
Defesa - 60
Ataque especial - 130
Defesa especial - 95
Velocidade - 110
Total: 525

 > FELICIDADE DURANTE O DIA > 

Assim como Jolteon e Glaceon, já mostrados no Top 10!, Espeon também apresenta um aspecto que mistura cães, raposas e gatos. Em sua testa, existe uma pequena pedra vermelha semelhante à usada por médiuns e que pode ajudar a prever o futuro. Segundo as descrições, todas as partes do corpo de Espeon também exercem essa função, principalmente pele e cauda. Ele apresenta a mesma base de ataque especial que Glaceon, mas tem uma distribuição muito diferente. Espeon é um perfeito pokémon ofensivo especial, já que conta com 130 de ataque especial e 110 de velocidade, atacando rapidamente e com força. Ele também conta com uma boa defesa especial, mas possui defesa, ataque e HP extremamente baixos, fazendo com que seja derrotado facilmente fisicamente. Suas habilidades são o grande diferencial: com Synchronize, Espeon passa problemas de status para o oponente; já Magic Bounce funciona muito bem em um Espeon lead, por refletir movimentos de status.

7 - Magnezone

Pokémon Área Magnética
Tipos: Elétrico / Metal

Habilidades:
Normais
- Magnet Pull: impede pokémon metálicos de escaparem.
- Sturdy: o pokémon não pode sofrer OHKO.

Oculta
- Analytic: aumenta em 30% o poder se o pokémon atacar depois.

Descrições da pokédex:
X - Às vezes o magnetismo emitido por Magnezone é tão forte que faz com que atraiam um ao outro, então não podem se mover.
Y - Ele evoluiu da exposição a um campo magnético especial. Três unidades geram magnetismo.

Base de stats:
HP - 70
Ataque - 70
Defesa - 115
Ataque especial - 130
Defesa especial - 90
Velocidade - 60
Total: 535

 > LV 30 >  > SUBIR DE NÍVEL NUM CAMPO MAGNÉTICO > 

Magnezone é um pokémon com uma aparência extremamente curiosa e peculiar. Ao mesmo tempo que é uma reunião de ímãs, é também um OVNI. Seu olho central faz lembrar ciclopes e faróis. Magnezone é capaz de liberar um campo de eletromagnetismo extremamente poderoso e pode destruir cidades com sua força. Na batalha, possui uma similaridade com Glaceon, citado anteriormente, já que possui grande quantidade de ataque especial, defesa especial e defesa. Enquanto isso, conta com uma velocidade baixa e se torna um pokémon candidato a atacar sempre depois. Sua habilidade oculta, Analytic, aproveita-se de sua baixa velocidade e aumenta o poder ofensivo.  Ele não é capaz de aprender uma grande variedade de movimentos ofensivos de outros tipos, sendo composto basicamente por elétricos. É dono de uma combinação bastante usada: Lock-On + Zap Cannon. Além desses movimentos, é comum vê-lo também com Tri Attack, Flash Cannon, Thunder.

6 - Alakazam

Pokémon Psíquico
Tipo: Psíquico

Habilidades:
Normais
- Synchronize: passa paralisia, queimadura e envenenamento para o pokémon que provocou.
- Inner Focus: protege o pokémon de flinching.
- Trace (Mega Alakazam): copia a habilidade do adversário.

Oculta
- Magic Guard: o pokémon só recebe dano de golpes, não de movimentos de status.

Descrições da pokédex:
X - Suas células cerebrais se multiplicam continuamente até ele morrer. Como resultado, ele lembra de tudo.
Y - Seu cérebro pode superar um supercomputador. Dizem que seu Q.I. é de 5.000.

Base de stats (normal/mega):
HP - 55 / 55
Ataque - 50 / 50
Defesa - 45 / 65
Ataque especial - 135 / 175
Defesa especial - 95* / 95
Velocidade - 120 / 150
Total: 500 / 590

* Sua defesa especial era de 85 até a 5ª geração.

 > LV 16 >  > TROCA > 


Alakazam é o principal pokémon paranormal dos jogos e parece ser dotado de uma capacidade mental enorme. Seu corpo continuamente magro ressalta a tradicional oposição corpo X mente, já que seu cérebro, como descrito na pokédex de Ruby, fica pesado demais para ser suportado pelo corpo. Em suas mãos, estão colheres, símbolos da telecinese. Na 6ª geração, Alakazam recebe uma megaevolução, que aparenta ter alcançado o estágio máximo de seu poder psíquico, como um sábio. Em batalha, Alakazam é como Gengar: muito ágil e muito poderoso. Infelizmente, possui uma defesa extremamente baixa e HP igualmente pequeno. Quando não derrotar o adversário em um golpe, poderá ser facilmente derrubado fisicamente. Mega Alakazam é como sua forma normal, recebendo apenas um pequeno impulso de defesa, mas ainda é frágil. Ele é apenas dono de um ataque especial quase imbatível. É capaz de aprender alguns movimentos poderosos especiais e muitos interessantes de status, como Miracle Eye, Trick e Recover.

5 - Porygon-Z

Pokémon Virtual
Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Adaptability: aumenta o poder de golpes do mesmo tipo do usuário.
- Download: aumenta ataque ou ataque especial dependendo das defesas do adversário.

Oculta
- Analytic: aumenta em 30% o poder se o pokémon atacar depois.

Descrições da pokédex:
X - Um software adicional foi instalado para fazê-lo um Pokémon melhor. Porém, ele começou a agir estranhamente.
Y - Seu programa foi modificado para possibilitá-lo viajar entre dimensões diferentes. Parece ter sido um erro...

Base de stats:
HP - 85
Ataque - 80
Defesa - 70
Ataque especial - 135
Defesa especial - 75
Velocidade - 90
Total: 535

 > TROCA COM UP-GRADE >  > TROCA COM DUBIOUS DISC > 

Digam-me uma coisa: Porygon-Z não é o pokémon mais estranho existente? Suas duas primeiras formas, Porygon e Porygon2, representam um gráfico virtual e que foi sendo melhorado. Mas quando Porygon2 evolui em Porygon-Z, ele parece ter sido infectado com algum tipo de vírus. Isso pode ser percebido através de sua cabeça solta do corpo, aparência amórfica, olhos que parecem espirais confusas. Todas as descrições da pokédex afirmam que as melhorias planejadas na evolução deram totalmente errado e geraram um pokémon bizarro. Os fãs não conhecem muito o comportamento de Porygon-Z, já que ele sequer teve espaço em filmes e anime. Na batalha, ele é largamente usado como uma arma especial. Graças ao seu ataque especial, que atinge 405 pontos no nível 100, e sua velocidade com base 90, ele é um pokémon bastante perigoso de se enfrentar. Um de seus destaques está no moveset variadíssimo, que conta com golpes elétricos, psíquicos, insetos e muitos outros tipos, além  movimentos de status muito estáveis, como Recover, Conversion, Conversion 2 e Nasty Plot. Também é importante ressaltar que Porygon-Z é dono de um dos mais poderosos Hyper Beam existentes.

4 - Volcarona

Pokémon Sol
Tipos: Inseto / Fogo

Habilidades:
Normal
- Flame Body: pode queimar o adversário que fizer contato.

Oculta
- Swarm: aumenta o poder de golpes insetos se o HP estiver baixo.

Descrições da pokédex:
X - Um mar de fogo engole os arredores de suas batalhas já que eles usam suas seis asas para espalhar suas escamas em brasas.
Y - Quando as cinzas vulcânicas escureceram a atmosfera, dizem que o fogo de Volcarona funcionou como um substituto para o sol.

Base de stats:
HP - 85
Ataque - 60
Defesa - 65
Ataque especial - 135
Defesa especial - 105
Velocidade - 100
Total: 550

 > LV 59 > 

Volcarona é o único pokémon baseado em mariposas, borboletas e derivados que parece funcionar perfeitamente em batalha. Suas múltiplas asas servem para aquecer aqueles que passam frio e protegem o mundo da falta de luz e sol. Sua base de stats altíssima possibilita a existência de grande ataque especial, defesa especial e velocidade. Infelizmente, Volcarona possui um HP médio e defesa baixa, sendo um alvo fácil para golpes de rocha físicos. Sua combinação de tipos lhe rende 6 importantes resistências. Seu moveset é um dos mais variados e poderosos dos jogos, contando com movimentos como Hurricane, Fiery Dance, Quiver Dance, Solar Beam, Morning Sun. Mesmo sendo tão potente em batalha, apesar de sua defesa baixa, Volcarona possui mais um grave problema: Stealth Rock. Esse é o entry hazard mais comum nos jogos e faz com que ele perca metade do HP sempre que entrar em batalha.

3 - Darmanitan (Zen Mode)

Pokémon Flamejante
Não existe uma arte oficial de Darmanitan em sua forma Zen, portanto usei uma de um artista. (Créditos na imagem)

Tipos: Fogo / Psíquico

Habilidades:
Normal
- Sheer Force: o efeito secundário de golpes será removido e o poder aumenta em 30%.

Oculta
- Zen Mode: modifica o pokémon quando o HP estiver na metade ou menos.

Descrições da pokédex:
X - Quando um está ferido em uma batalha violenta, ele endurece com a forma de uma pedra. Então, ele medita e afia sua mente.
Y - Seu fogo interno queima a 2.500° F (quase 1400° C), criando poder suficiente para que ele possa destruir um caminhão em um soco.

Base de stats (Zen Mode):
HP - 105
Ataque - 30
Defesa - 105
Ataque especial - 140
Defesa especial - 105
Velocidade - 55
Total: 540

 > LV 35 > 


Darmanitan é bastante interessante e parece ter sido baseado em uma série de figuras, como as bonecas Daruma japonesas, alguns macacos e Bodhidharma. Ele é dono de um grande diferencial nos jogos da franquia: possui a habilidade oculta Zen Mode, que possibilita que ele se alterne entre duas diferentes formas de acordo com sua necessidade em batalha. Quando entra em batalha, possui um aspecto mais agressivo, contando com alto ataque (140) e velocidade (95). Assim que tem um determinado prejuízo em seu HP, muda para a forma Zen, onde intensifica seus poderes psíquicos e aumenta seu ataque especial e defesas, abaixando ataque e velocidade. Darmanitan Standard é um ótimo sweeper físico, enquanto o Zen é um bom tank especial. Essa variação permite que ele seja, talvez, o pokémon mais versátil em batalha. Na sua forma ofensiva física, seus movimentos típicos giram em torno de Flare Blitz, Hammer Arm, Belly Drum. Ao se altear, poderá utilizar de melhor forma Flamethrower, Overheat, Psychic, Taunt.

2 - Chandelure

Pokémon Encantador
Tipos: Fantasma / Fogo

Habilidades:
Normais
- Flame Body: pode queimar o adversário que fizer contato.
- Flash Fire: o pokémon é imune a golpes de fogo e aumenta o poder se for atingido por um.

Oculta
- Infiltrator: ignora o efeito de barreiras.

Descrições da pokédex:
X - Sendo consumido nas chamas de Chandelure, o espírito queima deixando seu corpo para trás.
Y - Os espíritos que queimam em sua chama nefasta perdem seu caminho e vagueiam nesse mundo para sempre.

Base de stats:
HP - 60
Ataque - 55
Defesa - 90
Ataque especial - 145
Defesa especial - 90
Velocidade - 80
Total: 520

 > LV 41 >  > DUSK STONE > 

"Um pokémon lustre, como a Game Freak é criativa. Pokémon são apenas os 150 primeiros", esse foi o pensamento de muitos fãs da franquia quando viram Chandelure pela primeira vez. O julgamento precipitado fez com que muitos se surpreendessem com esse pokémon assustador. Rapidamente, ele se tornou dono do maior ataque especial dentre as 5 primeiras gerações. Com a chegada dos jogos X/Y, Chandelure cai uma posição, mas é considerado ainda como o melhor ataque especial, melhor até que o primeiro colocado. Atingindo 427 pontos no nível 100, esse seu stat lhe rende força suficiente para derrubar uma série de adversários. Pela sua combinação de tipos, Chandelure garante 7 resistências e 2 imunidades. Sua habilidade oculta, Infiltrator, permite que sua força não seja impedida pelos movimentos Light Screen, Reflect, Mist, Safeguard e Substitute. Quanto ao seu moveset, é comum os treinadores utilizarem uma combinação de Will-O-Wisp/Flame Body + Hex. Quando se quer um efeito mais rápido, é mais tradicional a utilização de golpes como Shadow Ball, Fire Blast (é o mais poderoso Fire Blast dos jogos entre os pokémon não lendários e não megaevoluídos), Calm Mind, Trick (obtido por tutor em B2/W2).

1 - Aegislash (Blade Forme)

Pokémon Espada Real
Tipos: Metal / Fantasma

Habilidades:
Normal
- Stance Change: muda a forma do pokémon de acordo com os movimentos usados.

Oculta
- Não possui.

Descrições da pokédex:
X - Gerações de reis foram cuidadas por esse pokémon, que usa seu poder espectral para manipular e controlar pessoas e pokémon.
Y - Aparentemente, ele pode perceber as qualidades naturais da liderança. De acordo com a lenda, qualquer pessoa que ele reconhecer é destinada a se tornar rei. 

Base de stats (Blade Forme):
HP - 60
Ataque - 150
Defesa - 50
Ataque especial - 150
Defesa especial - 50
Velocidade - 60
Total: 520

 > LV 35 >  > DUSK STONE > 
Aegislash será o pokémon mais comum de se encontrar no Top 10!, ele aparecerá em 4 listas de stats. Esse pokémon parece ser baseado na antiga lenda da Excalibur, do Rei Artur, e que identificaria aqueles realmente capazes de serem grandes líderes. Ele desempenha formatos únicos nas batalhas e esteticamente. A começar, possui duas formas diferentes: Shield e Blade. Em sua forma Blade, irá possuir uma quantidade enorme de ataques e baixíssimas defesas. Já Shield é dona de defesas muito altas e ataques bem baixos. Aegislash consegue alternar em batalha entre as duas formas através de sua habilidade Stance Change. Todas as vezes que entrar em campo ou usar um movimento de proteção, será Shield. Para passar para Blade, basta usar um movimento ofensivo. Apesar de ter 150 de base de ataque especial, que atinge 438 pontos no nível 100, Aegislash não tem o menor potencial para esse stat, já que aprende apenas 4 movimentos especiais (Hidden Power, Hyper Beam, Shadow Ball e Flash Cannon). A falta de uso do ataque especial torna Chandelure o melhor pokémon nesse sentido. Aegislash tem seu uso voltado para uma combinação de golpes físicos, que envolvem King's Shield, Sacred Sword, Iron Head, Shadow Sneak, Shadow Claw, Swords Dance, Autotomize. O ponto mais forte de Aegislash é sua combinação de tipos, que oferece 3 imunidades (veneno, normal e lutador), além de 9 resistências.

Top 20 maiores ataques especiais (com megaevoluções e lendários)
1 - Mega Mewtwo Y: 194
2 - Mega Rayquaza: 180
3 - Primal Kyogre: 180
4 - Deoxys (Attack): 180
5 - Mega Alakazam: 175
6 - Kyurem (White): 170
7 - Hoopa (Unbound): 170
8 - Mega Gengar: 170
9 - Mega Gardevoir: 165
10 - Mega Ampharos: 165
11 - Mega Latios: 160
11 - Mega Diancie: 160
13 - Mega Charizard Y: 159
14 - Mega Mewtwo X: 154
15 - Mewtwo: 154
16 - Primal Groudon: 150
17 - Rayquaza: 150
17 - Dialga: 150
17 - Palkia: 150
17 - Reshiram: 150

Top 5 maiores ataques especiais (iniciais)
1 - Delphox: 114
2 - Empoleon: 111
3 - Blaziken: 110
4 - Charizard: 109
4 - Typhlosion: 109


E vamos ficando por aqui hoje. Não se esqueçam de deixar comentários com a opinião de vocês sobre os Pokémom que se destacaram na matéria. Muito obrigado pela leitura e até amanhã!


22 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Bom dia. Minha sugestão é Top 10 - Força Bruta.

    ResponderExcluir
  2. Por pouco o Hydreigon não entra na lista :/ 125 é bastante coisa, dragons são tão legais *-*
    Quero só ver os Pseudos-Lends arrasando na lista do TOP 10 Attack !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vai ver 3 pseudolendários em algumas listas xD

      Excluir
  3. Alguém pode me responder porque tantos preferem o Gengar do que Alakazam nas batalhas, Alakazam tem status bem superiores e pode vencer um Gengar usando Psychic. :(?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A base de defesa do Gengar é maior, isso faz com que ele seja mais útil. Apesar de Alakazam derrotá-lo tranquilamente.

      Excluir
    2. Além de que o Gengar tem movimentos bem preferenciais,tipo fantasma e muito usado no competitivo,por causa da sua grande resistência a outros tipos,O Gengar também pode derrotar Alakazam só com um night shade(além de ele ser mais popular,que ja foi descrito na posição dele)

      Excluir
  4. cade m comentario do alakazam???pq n aprovaram

    ResponderExcluir
  5. Tem dois pokemons como número 8, faltando o 9 ai. [?]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois empataram, então decidi deixá-los na mesma posição.

      Excluir
  6. Se Glaceon, Espeon e Magnezone tem ambos 130 de Ataque Especial, por que Magnezone está em uma posição maior?É por causa da base de stats?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a base de stats é o critério de desempate. Se os pokémon ficarem empatados mesmo assim (igual Glaceon e Espeon), deixo na mesma posição.

      Excluir
  7. Tem um erro no top 20. Fala que o Charizard x tem 154 de spA e está na 10 posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, eu não entendi o comentário. O Mega Charizard X possui 130 de base no ataque especial, ou seja, não entraria na lista dos 20.

      Excluir
  8. Will, como é bom ver uma publicação sua novamente! Já estava tendo crise de abstinência do Top 10! rsrs
    Estou ansioso para ver o que você nos reserva após as atualizações dos já publicados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Dan, tem muita coisa vindo por aí comigo. Vou até fazer um PBN Direct pra contar todas as novidades ao público. :P

      Mas a galera foi às ruas, manifestou e pediu Top 10!. E aí eu voltei no pedido da Nação. HAHA

      Excluir
  9. alguém pode me falar como jogar com o darmanitan no zen mode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darmanitan com Zen Mode é um Pokémon muito complicado de ser usado. Tanto que ele se manteve no limbo das tiers. A sugestão que dou é que você tente criar um set misto. No começo, pode partir pra ataques explosivos (como Flare Blitz). Assim que ele entrar na forma Zen, passe a tankar golpes e valorize os especiais. É possível até mesmo fazer um annoyer nesse momento.

      Excluir
    2. mas como ele fica no modo zen no jogo?

      Excluir
    3. Ele precisa ter a habilidade oculta. Dentro da batalha, quando o HP chegar a 1/2 ou menos, muda da forma Standard pra Zen.

      Excluir
  10. sei que não tem nada ver mas, quando vai sair as novas vagas da equipe de:kaio

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال