Team Builder Especial: Battle Of The Masters Champion!




Salve, salve amiguinhos da PBN!

Como passaram os feriados? Muitos chocolates e comidinhas mil? *o*
Espero que sim, pois eu comi feito um esganado todos os dias, praticamente, HAHAHA!
Bom, referente ao Team Builder de hoje, trarei para vocês uma entrevista com meu grande amigo, parceiro de quadro e também campeão do primeiro Battle of the Masters Championship, Will SSF! A batalha final foi com o Mat e Will venceu de forma sensacional. Confesso que queria ter travado essa final com ele, mas não venci meu adversário devido a, confesso, um grande vacilo meu. De qualquer maneira, nosso campeão estará aqui conosco e falaremos sobre o time que utilizou para vencer a competição - time este que eu mesmo já enfrentei e, confesso, que dá MUITO trabalho - e de seus Dragalges: um utilizado contra o Drago e outro contra Mat.


SIMBORA?!

Kinho: WIIIIILL, meu querido! HAHAHA! Primeiramente quero parabenizá-lo pela conquista do nosso campeonato e dizer que sinto uma invejinha branca de você, rs!
Diz aí, creio que a galera quer saber também: quando a PBN tornou-se parte do seu dia-a-dia? Quando virou membro?

Will: HAHA muito obrigado! Não precisa sentir invejinha branca, achei que você seria o vencedor.
Então, eu entrei na PBN em dezembro de 2013. O site tinha perdido parte da equipe e abriu vagas pra todos os cargos. Eu nunca tinha imaginado fazer parte do projeto, mas um amigo me deu um empurrãozinho e cá estamos, depois de um ano e meio.



Heatran



Base Stats:
HP: 91
Attack: 90
Defense: 106
Sp. Attack: 130
Sp. Defense: 106
Speed: 77

Nature: Bold
IVs: todos.
EVs: 204 Def / 100 Sp. Atk / 204 Spd
Item: Air Baloon
Moveset: Stealth Rock, Roar, Will-o-Wisp, Lava Plume
Habilidade: Flash Fire

Este é o Lead do time de Will. Normalmente, claro. Isso se deve a quantidade enorme de resistências que Heatran possui, incluindo Flash Fire e Air Baloon que, como sabemos, o deixa imune a moves tipo Terra - única fraqueza realmente expressiva -  até que seja atingido ao menos uma vez por qualquer move ofensivo.
Como um bom Lead que é, conta com Stealth Rock e Will-o-Wisp, ambos de uma chatice sem tamanho. Se você usa Talonflame, tá perdido e, se abrir de Physical Sweeper, o BURN lhe causará muitos problemas.
Roar impede que os espertinhos bufem seus Pokémon com o intuito de causar sweep. Com isso, já podemos ver que Will se preveniu bem contra Dragon Dance, Calm Mind, Swords Dance, Moxie e derivados.
Por último, mas longe de ser menos importante, Heatran possui distribuição de EVs idêntica em ambas as defesas tornando-o um Dual Wall clássico e eficiente além de ser capaz de causar bons estragos com Lava Plume.

DICA: Mega Sableye podes ser excelente contra este Pokémon devido a possuir moveset com Taunt e a habilidade Magic Bounce.



Kinho: Sempre modesto, né? Ok, mas e Pokémon em si? Referindo-me a série num todo, sempre foi fã ou esse interesse foi crescendo a partir do momento que você entrou pra PBN?

Will: HAHA nem tanto...
Sou fã de Pokémon desde que me entendo por gente. A franquia estourou aqui no Brasil quando eu tinha uns 5 anos, foi uma enorme febre nessa época. E desde aquele momento, eu já era louco pelos monstrinhos. Claro que só aumentou com o passar do tempo e hoje é enorme o carinho, rs.


Kinho: Defina-o com até três palavras.

Will: Inesperado (nunca imaginei usar um e me identificar tanto)



Mega Venusaur



Base Stats:
HP: 80
Attack: 82 (100)
Defense: 83 (123)
Sp. Attack: 100 (122)
Sp. Defense: 100 (120)
Speed: 80

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 128 Def / 128 Sp. Def
Item: Venusaurite
Moveset: Toxic, Leech Seed, Protect, Giga Drain
Habilidade: Chlorophyll (Thick Fat)

Como já comentei antes, Mega Venusaur é o Pokémon que eu mais odeio enfrentar e, é claro, ele tinha de estar neste time, HAHAHAHA! (Não me mate, Will <3).
Ele cumpre muito bem seu papel em times no estilo SSF: trancado. Nosso Xnalista favorito adora Pokémon com porte, perfil e status defensivos. Logo, não existe melhor Megaevolução em seu entendimento.
Toxic e Leech Seed gastam o tempo de vida do adversário de forma MUITO incrível. Auxiliados por Protect,  obrigam até mesmo os Walls mais chatos a serem substituídos.
Como não podia ser diferente, Giga Drain é seu move ofensivo. Além de restaurar HP e ser STAB, pouco se vê no competitivo Pokémon com Sap Sipper e, sendo assim, praticamente a todo momento este golpe vai causar dano. Nem preciso mencionar que Thick Fat o torna AINDA MAIS CHATO! GRRRR!
A distribuição de EVs é a esperada, HAHA: defesas iguais e HP lá na Lua!



Kinho: Não é segredo pra ninguém que você é um dos mais entendidos da PBN na questão competitivo. Eu mesmo sei disso.
Então, vamos lá: e os jogos? O competitivo? Como isso tudo, esse mundo cheio de regras, termos e estratégias te atingiu?

Will: HAHAHA Que isso, eu sempre digo que sei muito pouco de competitivo e aprendo dia após dia algo mais.
Foi muito recentemente (o competitivo), mas recente mesmo. Durante a quinta geração, existia um simulador de batalhas diferente do Showdown. Foi nele que enfrentei um amigo e apanhei feio. Na ocasião, eu não tinha nem ideia do que era um breed ou uma Wall. Daquele dia em diante, prometi a mim mesmo que não mais aceitaria perder por falta de conhecimento. Então, com a chegada da sexta geração e dos jogos XY, mergulhei de cabeça nas batalhas online, no breed, nas construções de times...


Kinho: Pra mim, é realmente difícil imaginar você perdendo feio... Confesso! HAHA!
Will, o que você mais gosta? Desenvolver torneios, analisar Pokémon, batalhar? Por quê?

Will: HAHAHA Que isso, todos já encaramos 6 x 0 em algum momento da vida.
Poxa, não me faça escolher (entre torneios, analisar Pokémon e batalhar). Seria o mesmo que escolher qual filho eu amo mais.
As análises são feitas com muito carinho, agradeço sempre por ter a oportunidade de conduzir o quadro há tanto tempo e com uma resposta bacana do público. Nos torneios, eu me divirto e consigo absorver informações de como as pessoas entendem seus Pokémon. É como uma pesquisa de campo. E batalhar, claro, é a hora de suar e mostrar que tenho um vínculo com meus amigos.


Kinho: Defina-ob com até três palavras.

Will: Resolve todos os problemas.




Chansey



Base Stats:
HP: 250
Attack: 5
Defense: 5
Sp. Attack: 35
Sp. Defense: 105
Speed: 50

Nature: Calm
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Def
Item: Eviolite
Moveset: Thunder Wave, Aromatherapy, Soft-Boiled, Seismic Toss
Habilidade: Natural Cure

Eis a CHATA-MOR! Chansey --'
Cara, essa coisa redonda é tão insuportável que o único counter para ela é um Knock Off, Taunt ou Magic Bounce. Sendo este último o menos efetivo contra a dita cuja.

Vamos entender.

Eviolite aumenta em 50% o Defense e Special Defense de um Pokémon NFE (Not Fully Evolved, logo, não totalmente evoluído). Com investimento de 252 EVs em Defense, - que é o pior atributo de Chansey junto ao Attack - este Pokémon consegue desempenho incrível justamente por conta do Eviolite e dos absurdos 357 pontos de HP (EV 252, IV 31, Lv 50)!
Special Defense passa a não ser uma preocupação, pois o investimento não é necessário. O held item cuida disso.
Thunder Wave deixa os adversários 75% mais lentos, algo crucial para este time de Will, pois o único Pokémon com Speed relevante é Slurpuff e, mesmo assim, só o terá após Unburden ser ativado. Todo o restante não têm este atributo como um dos melhores.
Aromatherapy faz a interessante função Cleric, essencial num field cheio de Toxic Spikes e adversários nos enchendo a paciência com status negativos.
Soft-Boiled a recupera dos apuros e, claro, Seismic Toss que tem o dano igual ao nível do usuário, ignora resistências (a não ser Pokémon Fantasma que são imunes) e não necessita de qualquer investimento em Attack ou Special Attack.
Lindo não?



Kinho: Qual seu tipo de Pokémon favorito? E qual seu Pokémon favorito?

Will: Ah, agora ficou fácil responder HAHAHA! Meu tipo favorito é, sem pensar duas vezes, fantasma. Imagina aquele tipo que reúne toda a sua postura de batalha (amo jogos recuados) e ainda tragam uma sombra ameaçadora.
O Pokémon preferido pode surpreender a muita gente, mas é o Corsola. Tenho lembranças muito antigas dele e marcou minha infância *-*


Kinho: Voltando ao competitivo, nos diga sua opinião sobre a Smogon. Acha que é um trabalho válido? O que acha das tais "Tiers"?

Will: Tenho uma relação de amor e ódio com a Smogon. Primeiramente, adoro o trabalho feito com a regulamentação do competitivo. Todo jogo que se amplia muito precisa de regras pra não virar uma bagunça de "apelações" (talvez seja por isso que eu deteste VGC). Ao mesmo tempo, detesto o efeito provocado pelas estratégias deles. As pessoas param de pensar e seguem por um caminho bitolado, determinado e absoluto. Gosto de Pokémon pensados e com estratégias múltiplas, diversas, que possam surpreender e que venham de muito estudo e dedicação do treinador.


Kinho: Defina-a com até três palavras.

Will: Monstro (a carinha fofa esconde um potencial gigantesco).


Mandibuzz



Base Stats:
HP: 110
Attack: 65
Defense: 105
Sp. Attack: 55
Sp. Defense: 95
Speed: 80

Nature: Calm
IVs: IVs em HP, Defense, Special Defense e Speed. Attack deve ser 0.
EVs: 252 HP / 148 Sp. Def / 108 Def
Item: Leftovers
Moveset: Toxic, Protect, Foul Play, Roost
Habilidade: Big Pecks

Este é um Pokémon que eu, particularmente, adoro. Mandy cabe em MUITAS estratégias, possui duas imunidades (Terra e Psíquico), boas defesas e também bom HP.
Toxic, Protect e Roost fazem desse Pokémon algo como semi-imortal, pois este último faz com que ele perca o tipo Voador durante um turno, logo, perde também a fraqueza para Gelo e Elétrico. Mesmo que ele passe a ser atingido por Terra, não é um revés tão expressivo. Uma vez que tal tipo não causa super effective em nosso amigo. Enquanto isso, Toxic vai acabando com a vida adversária e Protect bloqueia possíveis ameaças e possibilita aquela recuperadinha de HP com Leftovers.
Foul Play faz com que adversários mais apressados tenham bastante prejuízo. Afinal, é muito normal o adversário se bufar para poder derrotar Pokés resistentes como Mandy. Devido a isso, Foul Play é o terror dos Physical Sweepers.
Na minha opinião, Overcoat seria melhor como habilidade, não gosto de Big Pecks no Mandibuzz.



Kinho: Pegando esse gancho de VGC.
A Nintendo possui um formato padrão no TCG que, diferentemente do VGC, é seguido por todo mundo. Até mesmo em partidas causais, você vê decks que seguem essa regulamentação.
Na sua opinião, por que essa padronização do modo de jogo não acontece com o VGC?

Will: Que pergunta difícil, hein!? Acredito que a Nintendo não conseguiria mais bater de frente com a credibilidade estabelecida pela Smogon a fim de criar regras universais. A Smogon ganhou um espaço único e de muito respeito mediante os treinadores. Acho muito difícil, no patamar de impossível, romper com anos de trabalho deles.


Kinho: Você acha que os formatos da Smogon poderiam ser universais?

Will: Não. Como eu disse antes, não gosto de coisas absolutas. Todos os formatos são válidos em suas funções e momentos.


Kinho: Defina-a com até três palavras.

Will: Companheira inseparável.




Slurpuff



Base Stats:
HP: 82
Attack: 80
Defense: 86
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 75
Speed: 72

Nature: Adamant
IVs: todos.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 128 Def / 124 Sp. Def
Item: Sitrus Berry
Moveset: Belly Drum, Drain Punch, Play Rough, Return
Habilidade: Unburden

Eis o único Pokémon  diretamente ofensivo de Will. Mesmo que não tenha status base altos, Slurpuff os possui e forma equilibrada e isso facilita o uso de sua habilidade Unburden e held item, Sitrus Berry.
Com investimento de EVs nas defesas, Slurpuff consegue receber danos sem cair, ativar Sitrus Berry, consequentemente Unburden e usar Belly Drum. Uma vez que isso acontecer, será bem complicado derrubá-lo pois seu Speed estará com valor dobrado assim como seu Attack.
Drain Punch recupera o HP de forma expressiva devido ao buff concedido por Belly Drum; Play Rough age como STAB e é um move poderosíssimo que pode ainda reduzir o Attack do defensor e Return para casos onde os moves anteriores não sejam tão efetivos.

DICA: Moves prioritários e Pokémon Prankster têm mais chance de bater este Pokémon numa batalha direta. Caso contrário, você vai levar um sweep.



Kinho: O próximo Pokémon que vamos falar sobre é Dragalge e eu não pude deixar de notar que você o usou de duas formas diferentes com o Drago e com Mat. Por que o mudou? Qual o intuito?

Will: Pouco antes da luta com o Mat, assisti às batalhas anteriores dele. E o Dragalge munido de Dragon Tail ia exercer aquele papel phazer pra dissipar os stats que ele tanto usou.


Kinho: Defina-o com até três palavras.

Will: Esperar o momento certo.



Dragalge



Base Stats:
HP: 65
Attack: 75
Defense: 90
Sp. Attack: 97
Sp. Defense: 123
Speed: 44

Nature: Calm
IVs: todos.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Sp. Def
Item (x Drago): Assault Vest
Item (x Mat): Black Sludge
Moveset (x Drago): Dragon Pulse, Sludge Bomb, Scald, Thunderbolt
Moveset (x Mat): Toxic Spikes, Dragon Tail, Venoshock, Dragon Pulse
Habilidade: Adaptability

Este é um dos poucos Pokémon que gostei da sexta geração. Somado a Heliolisk e Diggersby, ele ocupa meu terceiro lugar, HAHAHAHA!
Dragalge é um Pokémon bastante utilizado por Will, justamente pelas boas defesas e também pela capacidade de causar altos danos: status base de 97 em Special Attack e conta com a habilidade Adaptability que faz com que moves STAB recebam bônus de x2 ao invés de x1,5.
Pretty good, huh?!
O investimento em Special Defense no Dragalge usando Assault Vest, na minha opinião, é exagerado. Poderíamos investir em Defense e deixar o bônus do held item cuidar do resto. Já referente ao com Black Sludge, que é mais Wall e Annoyer, os investimentos são bem justos.
Como nosso Xnalista disse anteriormente, Drago não possuía uma estratégia tão hazzard ou Sweeper. logo, a ofensiva total presente nos moves do primeiro Dragalge é perfeitamente justificável. Referente a Mat, que utilizava de buff com Serperior e afins, Dragon Tail parece ser muito mais eficaz e, somado a Toxic Spikes, faz com que a troca voluntária ou involuntária seja BEM PREJUCIDIAL para o adversário.



Kinho: Olhando agora seu time me pergunto, quando o montou, qual papel designou a cada um de seus membros?

Will: Esse foi meu terceiro time em Alpha Sapphire, montado há pouquíssimo tempo. Basicamente, eu quis montar Pokémon que pudessem tanto competir diretamente em OU quanto fosse capaz de derrubar sem muito dano direto (aquele jogo de status conditions pra todos os lados). Ao mesmo tempo, pensei em aproveitar muitos que já usava anteriormente, como Venusaur, Chansey e Mandibuzz. Heatran vem sempre na liderança e no apoio, já que conta com aquela infinidade de resistências. Chansey surge como meu clerical pra que eu não perca diante de estratégias como a minha. Venusaur é uma das melhores megaevoluções, com múltiplas resistências, dezenas de movimentos de status e poder especial. Mandibuzz joga diante de Pokémon muito porradeiros e segura adversários extremamente poderosos, com sua alta defensiva e duas imunidades. Dragalge faz as vezes de tank com golpes sempre variados (água, veneno, dragão e elétrico), possuindo ampla cobertura de tipos. E Slurpuff é o cara que sempre aguardo o momento para entrar em campo. Sempre que ele entra e executa sua função de Belly Drum, o adversário pode ficar em uma posição difícil.


Kinho: HAHAHA, sensacional! E o time ideal pra enfrentá-lo? Você conseguiria definir seis Pokémon específicos que lhe dariam bastante trabalho?

Will: Times recheados de Taunt e Magic Bounce. Determinar 6 é complicado, mas Mega Sableye acabaria comigo. Opções como Scizor e Ferrothorn sempre dão trabalho também.


Kinho: Defina-o com até três palavras.

Will: Tentativa, erros e acertos.





EAE, PESSOAL?!
O que acharam de conhecer melhor nosso redator e moveset rater Will SSF? Legal ele, né? HAHAHAHA!
Hoje vocês tiveram a oportunidade de ver que nunca saberemos tudo sobre Pokémon.Will é um exemplo de conhecimento profundo e intenso, humildade e simpatia. O importante, meus amigos, é aprender todos os dias. Treinar e aperfeiçoar-se. Aprender comas derrotas pensar ainda mais nas vitórias, pois através delas nosso esforço e estudo podem ser recompensados.

Um aviso: ALÔ, GALERA DE POÁ! Quero avisá-los que em breve teremos uma surpresa para os leitores que moram por essas bandas, rs. Will e eu recebemos propostas interessantíssimas para comparecer a cidade, porém como moro em São Paulo, comparecerei.
Aguardem atualizações!


UM ABRAÇO FORTE E GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

4 comentários:

  1. Que prazer enorme ter podido fazer parte do Team Builder. E, claro, só posso te agradecer pelos elogios e pela matéria incrível. Espero te enfrentar numa outra edição da BMC pra firmarmos uma disputa marcante. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por você ter participado, Will. Você merece todos os elogios dados e, claro, não só os meus!
      E sim, teremos nossa disputa num período no torneio, hahaha!
      Parabéns pela conquista!

      Excluir
  2. Que rasgação de ceda, hein, Marcos? Hahaha Mas o Will merece, é extremamente competente e dedicado! Parabéns pela vitória, Will e ao Marcos pela ótima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, Alex?? Hahaha CE sabe que o cara é embaçado, RS.
      Mas agradeço os elogios ae, mano!

      Abraço!

      Excluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!