Team Builder #17




EEEEEEEEEEEEEEPA! OLHA EU AQUI DE NOVO!

HAHAHA!
Dessa vez, vim falar de Team Builder! SIM! Mas antes, queria comentar algo com vocês.
Creio que tenham visto a postagem do Mat reportando sobre as batalhas do nosso torneio interno, o Battle Of The Masters Championship, certo? Pois então. Meu primeiro adversário foi o JeanDiass e vou confessar a vocês que não foi nada fácil vencê-lo e, admito ainda, odeio lutar contra Mega Venusaur, HAHAHA! Isso se prova verdadeiro a cada vez que o enfrento.

Então, devido a isso, venho falar do time que utilizei contra Jean. Detalharei para vocês todos os moves e estratégias que pensei ao criá-lo e deixarei com vocês o código da batalha para que possam analisar por si mesmos :)

Bora lá?



Heliolisk



Base Stats:
HP: 62
Attack: 55
Defense: 52
Sp. Attack: 109
Sp. Defense: 94
Speed: 109

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack e Defense.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Choice Specs
Moveset: Volt Switch, Thunderbolt, Surf, Hidden Power Ice
Habilidade: Dry Skin

Não é segredo para vocês que eu sou apaixonado pelo tipo Normal, correct? Pois então. Vocês devem imaginar o quanto me deixou feliz a sexta geração vir com tantos Pokémon nos tipos Normal/alguma-coisa, haha! E este é um dos meus principais amores: Heliolisk <3
Com bases de 109 em Special Attack e Speed, esse cara consegue outspeed em muitas ameaças do competitivo atual consideradas "rápidas". Exemplos disso: Garchomp, Flygon, Charizard, Typhlosion, Zapdos, Salamence, Staraptor e por aí vai.
Saliento essa característica devido ao fato de Heliolisk aprender Surf e contar com Hidden Power Ice que, somado a Choice Specs é OHKO garantido em Pokémon com dupla fraqueza para este tipo de move.
Particularmente prefiro a habilidade Dry Skin justamente por conceder uma imunidade a mais para o time e recuperar o HP do calango aqui, HAHA!
Caso você não queira usar dois moves do tipo Elétrico, existe a possibilidade de usar Dragon Pulse, Hyper Voice, Signal Beam, Dark Pulse, Grass Knot e Focus Blast.
Special Walls do tipo água como Empoleon, Milotic e Tentacruel, NÃO AGUENTAM Thundebolt. É OHKO garantido (já fiz esse teste hehehe).

Ok, sabemos que, falando em pontos base, existem Pokémon muito melhores que ele, porém devo salientar que é crucial jogarmos com monstrinhos que gostamos, que sentimos facilidade em usar. Ao meu ver, este é meio caminho para o sucesso.



Diggersby



Base Stats:
HP: 85
Attack: 56
Defense: 77
Sp. Attack: 50
Sp. Defense: 77
Speed: 78

Nature: Adamant
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Item: Choice Scarf
Moveset: U-turn, Gunk Shot / Stone Edge, Earthquake, Superpower
Habilidade: Huge Power

Eis mais um Pokémon que segue a linha dos tipo Normal híbridos.
Diggersby possui Huge Power e um acervo imenso de moves, algo comum entre os Pokémon desse tipo.
O set que estamos acostumados a ver é aquele publicado pela Smogon, onde Swords Dance, Return e Quick Attack estão presentes. Aqui, exploro um pouco mais a capacidade de causar dano em diversos tipos e Pokémon.
U-turn é excelente para usar Diggersby como Lead, uma vez que te dá a opção de pensar melhor na estratégia caso seu oponente tenha selecionado um Lead resistente a ele. Sem contar que Espeon, Alakazam, Weavile, Malamar e Absol levam OHKO para este move. Gunk Shot entra como coverage para tipos Fada e Planta e também causa OHKO em muitos Pokémon. Entre exemplos mais populares estão Serperior, Sceptile, Florges e Sylveon.
Superpower é idela para batalhas contra outros tipo Normal que têm bastante HP e não cairiam para um Earthquake - Snorlax, Chansey e Blissey estão dentro desse exemplo - mesmo ele sendo STAB.
Dependendo da batalha, podemos optar por Stone Edge e Wild Charge para coverage de tipos Voador e Água.

DICA: Sableye com Will-o-Wisp ou qualquer outro Prankster com esse move deve ser evitado prontamente.



Snorlax



Base Stats:
HP: 160
Attack: 110
Defense: 65
Sp. Attack: 65
Sp. Defense: 110
Speed: 30

Nature: Careful
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 4 Atk / 252 Sp. Def
Item: Chesto Berry
Moveset: Body Slam, Crunch, Rest, Curse
Habilidade: Thick Fat

Snorlax, além de ser meu Pokémon favorito, é excelente como atacante e Wall. Neste time, o utilizo como Bulky Physical Sweeper que nada mais é um Wall duplo com possibilidade de swapar um tiume inteiro.
Como isso é feito?
Ao entrar em campo no momento certo, utilize de Curse para aumentar o Attack e o Defense de Snorlax em um nível e diminuir seu Speed na mesma quantidade. Independente do movimento de seu oponente - desde que não seja Taunt -, use Curse mais uma vez.  Com dois níveis, este Pokémon já é capaz de segurar um Hammer Arm de um Mega Metagros; Drain Punch de Conkeldurr e até mesmo Close Combats.
Para se manter em uma zona de conforto, utilize Rest que ativará Chesto Berry e colocará seu Pokémon de volta no jogo.
Para adversários Fantasmas, Crunch. Para os demais, Body Slam.
Ah,quase me esqueci, Thick Fat é sensacional até mesmo contra os Ice/Fire Punch da vida :D

DICA: NUNCA deixe Snorlax sem Curse de frente para qualquer Pokémon Lutador. Sempre será OHKO.


Ferrothorn



Base Stats:
HP: 74
Attack: 94
Defense: 131
Sp. Attack: 54
Sp. Defense: 116
Speed: 20

Nature: Sassy
IVs: todos, exceto Special Attack.
EVs: 252 HP / 156 Defense / 100 Sp. Def
Item: Big Root
Moveset: Thunder Wave, Leech Seed, Gyro Ball, Curse
Habilidade: Iron Barbs

Neste time, confesso que uso Ferrothorn como escudo para Mega Slowbro, pois o mesmo, assim como Nidoking, não pode ser alvo de Toxic, mas possui propriedades defensivas semelhantes e também Iron Barbs, algo que costuma ser bem chatinho.
Gosto de ter Thunder Wave no set, pois meu time não é dos mais rápidos então ao paralisar os oponentes, passo a ter maior certeza de atacar primeiro e causar mais OHKO sem medo de ser surpreendido. Claro, priority moves estão aí para isso, mas cabe a você como trainer prever que aquele Mamoswine com certeza terá Ice Shard, ou que aquele Metagross terá Bullet Punch. Mas, em ambos os casos, Ferrothorn tanka sorrindo, não é mesmo? HAHAHA!
Dividi seus EVs em Special Defense e Defense devido ao fato deste Pokémon poder agir como Wall Duplo e, claro, contar com Leech Seed que, somada a Big Root, recupera quantidade interessantíssima de HP. Principalmente contra Walls que contam com muitos pontos base neste atributo.
Caso as coisas fiquem feias ou chtas - oponente de Protect leite-com-pêra só pra recuperar HP com Leftovers e blá blá blá -, use Curse que combinado a Gyro Ball fica ABSURDAMENTE forte, pois cada nível que você aumenta em Attack, na verdade, aumentam dois! ISSO MESMO! Ao perder Speed, Gyro Ball fica ainda mais forte!
SEUS OPONENTES QUE SE CUIDEM!



Nidoking



Base Stats:
HP: 81
Attack: 102
Defense: 77
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 75
Speed: 85

Nature: Timid
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 4 HP / 252 Sp. Atk / 252 Spd
Item: Life Orb
Moveset: Sludge Wave, Earth Power, Ice Beam / Thunderbolt, Flamethrower
Habilidade: Sheer Force

Nidoking é um dos Pokémon da primeira geração que mais gosto e, justamente pelo fato de seu moveset ser MUITO vasto, o utilizei neste time.
Sua coverage é infinita e utilizá-lo como Special Sweeper ainda é surpresa para muitos players. Não como antigamente, claro.
Desde que você use moves com efeito secundário, Sheer Force será aplicada (30% a mais no dano) e Nido não perderá HP devido ao Life Orb. Tendo isso em mente, o moveset perfeito é: Sludge Wave e Earth Power como STABs; Ice Beam e Flamethrower como coverage. Caso queira, substituir Ice Beam por Thunderbolt pode ser uma boa devido aos Pokémon tipo Água.
Como este é um Pokémon frágil e não tão rápido, escolha bem seus adversários. Serperior sem o boost de Contrary+Leaf Storm é um dos danos que Nidoking pode aguentar e ainda nocautear seu antagonista no revenge com Sludge Wave. Earth Power dá OHKO garantido em Mega Metagross, por exemplo e Thunderbolt acaba com Talonflame da mesma forma. Para obter sucesso com este monstrinho, basta saber contra quem está lidando e não tentar derrubar adversários aos quais não pode vencer, afinal, seu poder é grande, mas está longe de ser o maior do field.


Mega Slowbro



Base Stats:
HP: 95
Attack: 75
Defense: 110 (180)
Sp. Attack: 100 (130)
Sp. Defense: 80
Speed: 30

Nature: Bold
IVs: todos, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Atk
Item: Slowbronite
Moveset: Psyshock, Scald, Calm Mind, Slack Off
Habilidade: Regenerator (Shell Armor)

Quando esse cara ganhou sua Mega Shinka, a felicidade me dominou, HAHAHA! CARA! Que coisa ~linda~ *-*
Mega Slowbro é um dos Pokémon com maior Defense base do field atual e seu typing favorece e muito a sua utilização.
Shell Armor o priva de críticos e, consequentemente, da sorte de seu oponente. Uma vez setupado em três Calm Mind... CORRAM. Ele fica quase indestrutível. Existe o set bastante comum usado na Smogon que é o chamado ResTalk onde você o utiliza com Rest, Calm Mind, Sleep Talk e Scald. Na minha humilde opinião, este set é uma porcaria. pois o deixa limitado e sem a possibilidade de fazer qualquer coisa contra uma simples e manjada Chansey, por exemplo. Devido a esse fator, é recomendável contar TAMBÉM com Psyshock. Digo isso não só pelo fato de ser um move tipo Psíquico, mas sim por atacar o Defense de seu adversário e não o Special Defense. Esta simples flexibilidade pode lhe conceder vitórias.
Slowbro pode, inclusive, ser muito útil antes de mega evoluir. Você pode colocá-lo em frente a golpes físicos, provocar um switch out de seu oponente e, junto com ele, retirar Slowbro da batalha, ativando seu Regenerator para Megaevoluí-lo mais tarde com HP cheio.

DICA: Muito cuidado com Toxic. Recomendo que tenha um Cleric em seu time para livrá-lo desse tipo de adversidade.



Considerações finais.

Como podem ter notado, não utilizo nenhum tipo de Pokémon Cleric. Ninguém cura ninguém, cada um por si. Isso é bom, pois reduz os predicts quando os Pokémon estão com status negativos justamente pelo fato do oponente não esperar um change para alguém que os cure. Na verdade, aprendi a jogar com as limitações dos meus times e, devido a isso, nem me importo tanto com status desse tipo.
Portanto, o segredo está em saber onde e quando o adversário usará Protect e utilizar isso a meu favor. Seja num switch in, out ou setup.
Normalmente, costumo utilizar Diggersby de Lead, mas não é uma regra. Já utilizei até mesmo Slowbro de Lead. Tudo depende do time do oponente, claro.
A chave da estratégia é conseguir swepar com Slowbro e Snorlax sendo que, antes disso, você derrube os adversários que tenham Roar, Whirlwind, Haze ou Clear Smog. Também existe a possibilidade de derrubar os Pokémon imunes a Earthquake para que Diggersby finalize com o restante ou deixar Heliolisk como o mais rápido e ir nocauteando um por um com Thunderbolt. Isso, ÓBVIO, se não restar ninguém imune ou resistente.
Pokémon do tipo Lutador podem aparentarser um problema devido aos três membros que tenho pertencentes ao tipo Normal, o que não é verdade. Slowbro segura o tranco MUITO bem e Nidoking é rápido o suficiente para atacar primeiro que ameaças do tipo como Conkeldurr.



E aí, amigos e amigas? O que acharam!?
Caso queiram ver a minha battle contra o JeanDiass utilizando este time, usem o código 7FWW-WWWW-WWXK-WASD
Lá, vocês verão como foi a performance e também aceitarei dicas e sugestões :)

Um abrço fortíssimo em todos e até a próxima!
GOTTA CATCH 'EM ALL!!!

4 comentários:

  1. Que time magadivouseramente awesone, tirando que Slowbro é o unico que resiste a lutador.

    Poderia analisar meu time?
    Tyranitar (m) Mixed Sweeper e Lead
    Excadrill: Rapid Spiner
    Chandelure: Special Sweeper
    Venusaur: Wall e Sweeper
    Feraligatr: Pyshical Sweeper
    Crobat: Taunter e Mixed Sweeper

    ResponderExcluir
  2. Kinho, sei que não tem nada a ver com o teambuilder, mais sabe quando vão postar o resultado da PBL ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava rolando até uns dias devido ao atraso de alguns desafiantes, mas creio que o Danlobl entrará em contato com vocês em breve.
      Esta edição da PBL já finalizou haha

      Abração!

      Excluir
  3. Legal esse time, foge e muito da mesmice da maioria dos times, e concordo que esse set do Slowbro é melhor que o da Smogon

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!