Pokémon Contest Spectacular




Olá pessoal! Como vão?
Desculpem a demora. Eu tenho andado bastante ocupado com a divulgação do meu grupo de teatro. Porém, hoje trago a vocês uma matéria novinha.
Hoje falaremos do Pokémon Contest Spectacular, a versão mais nova do Pokémon Contest, que foi introduzido na terceira geração.

 
O Pokémon Contest Spectacular segue o mesmo conceito do Pokémon Contest. O objetivo é simples: mostrar a beleza dos seus Pokémon e seus movimentos. Porém, o Pokémon Contest Spectacular teve que ser adaptado para a sexta geração, incluindo os novos movimentos, Pokémon e Mega Evoluções, porém, o básico continua inalterado e, de certo modo, o Pokémon Contest Spectacular é até mais fácil do que o Pokémon Contest original.

Como Participar?
O primeiro Contest Hall (Local onde se realiza os Pokémon Contests) fica localizado em Slateport City. Quando você tenta sair da cidade pela saída norte a primeira vez, Lisia, uma estrela de Pokémon Contests, vai aparecer causando um pequeno alvoroço. Ela recomendará que você participe em Pokémon Contests e lhe dará o Contest Pass, um item necessário para entrar nos Pokémon Contests. Quando você tentar entrar em um Contest, ela também lhe dará uma roupa especial, o Contest Costume,  pra você vestir enquanto participa do concurso. Pronto! A partir daí você pode participar dos Pokémon Contests em qualquer uma das quatro cidades de Hoenn que possuem um Contest Hall, usando qualquer Pokémon que você tenha disponível.

Ranks
Porém, você só pode entrar em um Rank de Contest no princípio. Os Ranks são níveis de dificuldade dos Pokémon Contests. Cada vez que você vence um contest de determinado Rank, você desbloqueia um Rank acima, ou seja, um Contest mais difícil. Note que o Rank superior só estará desbloqueado para aquele tipo de Contest que você participou, e não para todos os tipos.
São quatro Ranks: Normal Rank, Super Rank, Hyper Rank e Master Rank. Cada um é mais difícil que o anterior. E agora uma pequena curiosidade: Tirando o Normal Rank, todos os outros Ranks tem os nomes em japonês da Great Ball, Ultra Ball e Master Ball, respectivamente.

Tipos de Contest
Os tipos de Contest são os tipos de avaliação usados nos Contests. Existem cinco tipos: Coolness, Beauty, Cuteness, Cleverness e Toughness. Cada um desses tipos representa uma característica do Pokémon que pode ser trabalhada principalmente com PokéBlocks. Enquanto você disputa o Pokémon Contest, os movimentos dos Pokémon são distribuídos entre esses tipos. Ex.: O movimento Aura Sphere em batalha é tipo Fighting, porém, no Pokémon Contest, seu tipo é Beauty.

Cosplay Pikachu


O Cosplay Pikachu é uma Pikachu fêmea diferente das fêmeas normais. A primeira diferença (e a mais notável) é a ponta de sua cauda, que tem uma marca preta em forma de coração. Outra diferença é que essa Pikachu não pode fazer Breed nem evoluir (Semelhante à Pichu de Orelha Espetada). Essa Pikachu é dada a você assim que você termina seu primeiro Pokémon Contest.
O fato mais especial sobre essa Pikachu é a habilidade dela de vestir roupas especiais para combinar com o tipo do Contest. Para poder vesti-la ou trocá-la, você precisa somente ir até o guarda roupa em uma salinha dentro do Contest Hall e falar com a menina que irá te perguntar qual roupa você quer colocar na sua Pikachu. Cada roupa, além de melhorar o desempenho da Pikachu no Introduction Round (Primeira parte do concurso), ainda libera um movimento que os Pikachu não aprendem normalmente e que é do tipo do Contest que combina com a roupa. As roupas e os golpes são:

Figura
Nome
Tipo de Contest
Movimento Especial





Pikachu Rock Star





Coolness





Meteor Mash





Pikachu Belle





Beauty





Icicle Crash





Pikachu Pop Star





Cuteness





Draining Kiss





Pikachu Ph. D.





Smartness





Electric Terrain
Pikachu Libre
Toughness
Flying Press

Além disso, essa Pikachu também vem com os Stats de Contest bem elevados, tornando-a pronta para vencer Contests desde o momento que você a recebe.

Preparando Seu Pokémon
Para participar de um Contest com boa chance de vencer, é necessário ter um bom arsenal de movimentos e o Contest Stat bem alto. O Contest Stat funciona como os Stats de batalha do Pokémon (HP, Attack, Defense, etc.), só que esses são válidos para os Pokémon Contests exclusivamente (ou para a evolução do Feebas). Esses Stats de Contest podem ser visualizados no Summary do Pokémon na parte de Contest. Diferente dos Stats normais, esses Stats são representados por uma estrela. Cada ponta da Estrela representa um dos tipos de Contest e, à medida que você aumenta os stats dos seus Pokémon, as pontas da estrela vão sendo preenchidas. Quando são completamente preenchidas, o quadrado com o nome do tipo de Contest encontrado próximo a cada ponta da estrela irá ficar brilhando.
Mas como aumentar esses stats? O modo mais eficaz é alimentando seus Pokémon com Pokéblocks, feitos com berries. Também existem os Scarves, que são itens para serem segurados que aumentam o potencial do seu Pokémon em um contest. Eles são cinco, cada um pra um tipo de Contest diferente:
Figura
Nome
Tipo
Red Scarf
Coolness
Blue Scarf
Beauty
Yellow Scarf
Toughness
Green Scarf
Cleverness
Pink Scarf
Cuteness

Pokéblocks


Os PokéBlocks são uma comida especial feita de berries que aumentam os Contest Stats dos Pokémon. Eles são feitos com o uso de uma máquina especial chamada Berry Blender que pode ser acessada pelo Pokéblock Kit. Existem vários tipos de Pokéblock que podem aumentar um stat de cada vez ou todos de uma vez só. O tipo dos Pokéblocks que serão produzidos depende das Berries que você utilizar para fazê-los. Cada berry tem uma cor dominante que indica qual será o tipo de Pokéblock que ela pode produzir. Você só precisa selecionar a opção de fazer Pokéblocks no Pokéblock Kit e depois selecionar uma combinação qualquer de duas a quatro berries e os bloquinhos serão feitos automaticamente. Se você utilizar duas berries, serão produzidos dois Pokéblocks de um mesmo tipo. Se usar três, serão três e assim por diante.
Os Pokéblocks podem ser de 12 tipos diferentes e, como dito acima, o Pokéblock produzido vai depender da combinação de berries que você utilizar. Aqui vai uma lista com os Pokéblocks e seu efeito:
Figura
Nome
Efeito
Red Pokéblock
Aumenta o stat Coolness de 1 a 3%
Blue Pokéblock
Aumenta o stat Beauty de 1 a 3%
Yellow Pokéblock
Aumenta o stat Toughness de 1 a 3%
Green Pokéblock
Aumenta o stat Cleverness de 1 a 3 %
Pink Pokéblock
Aumenta o stat Cuteness de 1 a 3%
Rainbow Pokéblock
Aumenta todos os stats de 1 a 3%
Red Pokéblock+
Aumenta o stat Coolness em 6%
Blue Pokéblock+
Aumenta o stat Beauty em 6%
Yellow Pokéblock+
Aumenta o stat Toughness em 6%
Green Pokéblock+
Aumenta o stat Cleverness em 6%
Pink Pokéblock+
Aumenta o stat Cuteness em 6%
Rainbow Pokéblock+
Aumenta todos os stats em 6%

Os métodos são simples. Para conseguir um Pokéblock de uma determinada cor, misture 2 ou mais berries dessa mesma cor ou use a maioria de berries dessa cor Ex.: Use duas berries vermelhas ou duas vermelhas e uma azul para conseguir um Red Pokéblock. Para conseguir o Rainbow Pokéblock, você tem que misturar berries de quatro cores diferentes, o que significa que você só pode consegui-lo utilizando quatro berries (se usar duas ou três não será possível obtê-lo). Para conseguir os Pokéblocks+ você deve utilizar berries da mesma cor e que sejam fortes (veja na tabela abaixo). E para conseguir o Rainbow Pokéblock+ é necessário misturar berries fortes de quatro cores diferentes. Você pode ver a cor das berries na tela de seleção de berries para fazer Pokéblocks do Pokéblock Kit. Abaixo segue a lista com a probabilidade de cada berry resultar em um Pokéblock+:
Probabilidade das Berries
Muito Raro
Raro
Incomum
Comum
Muito Comum
Sempre
Cheri Berry
Lum Berry
Occa Berry
Liechi Berry
Enigma Berry
Lansat Berry
Chesto Berry
Sitrus Berry
Passho Berry
Ganlon Berry
Micle Berry
Starf Berry
Pecha Berry
Pomeg Berry
Wacan Berry
Salac Berry
Custap Berry

Rawst Berry
Kelpsy Berry
Rindo Berry
Petaya Berry
Jaboca Berry

Aspear Berry
Qualot Berry
Yache Berry
Apicot Berry
Rowap Berry

Leppa Berry
Hondew Berry
Chople Berry
Kee Berry


Oran Berry
Grepa Berry
Kebia Berry
Maranga Berry


Persim Berry
Tamato Berry
Shuca Berry



Figy Berry
Cornn Berry
Coba Berry



Wiki Berry
Magost Berry
Payapa Berry



Mago Berry
Rabuta Berry
Tanga Berry



Aguav Berry
Nomel Berry
Charti Berry



Iapapa Berry
Spelon Berry
Kasib Berry



Razz Berry
Pamtre Berry
Haban Berry



Bluk Berry
Watmel Berry
Colbur Berry



Nanab Berry
Durin Berry
Babiri Berry



Wepear Berry
Belue Berry
Chilan Berry



Pinap Berry

Roseli Berry




Agora que cobrimos as preliminares, vamos à competição em si!
Introduction Round

O primeiro round dos Pokémon Contests é uma competição que considera apenas o stat do Pokémon para aquele tipo de Contest. Não há um número correto de pontos mostrado no jogo, mas você consegue ter uma noção do quão foi bem pela reação do público para o seu Pokémon. Se for mal, poucas palmas serão ouvidas. Se for bem, a plateia irá a loucura. Se o Contest Stat estiver bem alto, uma pequena cena com um efeito especial que varia de acordo com o tipo de Contest disputado. Após o Introduction Round, virá o Talent Round, que é a parte mais importante da competição.

Talent Round

O Talent Round é a parte mais importante da competição. É onde a beleza dos movimentos de seu Pokémon será avaliada. O objetivo é fazer o maior numero de pontos utilizando os movimentos. Existem alguns aspectos importantes a serem observados para se sair bem no Talent Round. O primeiro é o medidor de animação da plateia, que fica localizado no canto superior esquerdo da tela de cima do 3DS. São aquelas cinco estrelinhas que podem ser preenchidas ou esvaziadas de acordo com os movimentos usados por você ou seus oponentes. Pra cada tipo de Contest, existe um tipo que preenche uma estrela e aumenta a animação, dois tipos que não aumentam e nem diminuem o medidor e dois tipos que diminuem. Abaixo segue uma tabela mostrando essa relação:
Tipo de Contest
Tipo que Aumenta o Medidor
Tipos Neutros
Tipos que diminuem o Medidor
Coolness
Coolness
Beauty, Toughness
Cleverness, Cuteness
Beauty
Beauty
Coolness, Cuteness
Cleverness, Toughness
Toughness
Toughness
Coolness, Cleverness
Beauty, Cuteness
Cleverness
Cleverness
Cuteness, Toughness
Beauty, Coolness
Cuteness
Cuteness
Beauty, Cleverness
Coolness, Toughness

Vale lembrar que cada estrela que você ganha te dá um coraçãozinho a mais e vice versa. Se você usar um movimento que complete o medidor, seu Pokémon irá realizar um especial que lhe dará muitos pontos no turno, sendo essa a forma mais eficaz de conseguir pontos. Para conseguir isso, é necessário um pouco de sorte e um bom “timing” pra realizar os movimentos e subir o medidor na hora certa. Não se esqueça que se você pode ganhar pontos pelo medidor completo, seus adversários também podem. 

Os especiais são baseados no tipo do seu Pokémon e tem um pequeno efeito pra cada tipo de Contest. Ex.: Se você estiver usando um Sceptile em um Cleverness Contest e preencher o medidor, ele vai realizar um especial que mostrará um gramado verdejante (efeito do tipo Grama) com alguns números digitais passando pela tela (efeito do tipo Cleverness). Se o Pokémon tem 2 tipos, quase sempre será o primeiro tipo que será a base para o especial, mas existe uma chance de conseguir com o segundo tipo (especial do tipo Dragão com uma Latias, por exemplo). Se o Pokémon pode Mega Evoluir e estiver equipado com sua Mega Stone, antes de realizar o especial ele irá Mega Evoluir. Isso lhe dará muito mais pontos, portanto, é sempre uma boa ideia levar um desses Pokémon.

Outro aspecto importante a se considerar são os “coraçõezinhos”. Eles são o chamado “Appeal”, que é a forma de pontuação desse round do Contest. Quanto mais corações você conseguir num turno, maior será sua pontuação no final do mesmo. Existem movimentos básicos que apenas te darão corações e existem movimentos que, além de te dar corações, podem tirar corações dos adversários, sendo assim, grandes aliados na hora da competição em si. Ex.: Aqua Tail tem 4 pontos de Appeal (corações), Já o Blast Burn tem 4 pontos de Appeal para você e pode tirar 4 pontos de Appeal de todos os outros Pokémon.

O terceiro aspecto é que, similar aos efeitos secundários em batalha, alguns movimentos também tem efeitos secundários em Contests. Esses efeitos variam entre se alto proteger contra perda de Appeal, causar a perda de Appeal dos adversários, fazer com que os adversários não possam atuar no turno, fazer com que você passe um turno sem atuar (geralmente são os movimentos que, em batalha, fazem o Pokémon recarregar), fazem com que o movimento possa ser usado duas vezes consecutivas (geralmente, movimentos usados em dois turnos seguidos causam a perda de uma estrela no medidor), entre outros. Ex.: O Blast Burn, além dos efeitos citados acima, fazem com que você não possa atuar no turno seguinte.
O outro aspecto a ser observado é o dos combos. Alguns movimentos, quando usados um após o outro em dois turnos seguintes, podem aumentar consideravelmente sua pontuação. Um exemplo bem simples é o combo Defense Curl + Rollout. Se em um turno você utilizar o Defense Curl e no turno seguinte você usar Rollout, você irá fazer um combo e ganhar muitos pontos por isso. Em batalha, pra quem não sabia, Um Rollout seguido de um Defense Curl é mais forte.
Considere tudo isso antes de entrar num Pokémon Contest e monte sua estratégia!
Final Round

Nesse round acontece a somatória dos pontos do primeiro e do segundo rounds e o anúncio do vencedor do Contest. Os pontos do primeiro round são anunciados primeiro (Ah vá!) e são representados por um barra azul. Depois são acrescentados os pontos do segundo round com uma barra vermelha. Quem tiver a maior barra somada, vence. O vencedor, diferente de Ruby/Sapphire/Emerald (e Diamond/Pearl) não ganha uma Ribbon imediatamente, apenas desbloqueia uma categoria mais difícil de contest.
Tirando Fotos
Você vai notar que, durante a competição, sempre vai haver um botão com um ícone de câmera no touchpad do 3DS/2DS. Se você apertar esse botão, uma screenshot da tela superior será tirada. Fique atento ao fato de que somente a ultima screenshot que você tirou poderá ser salva. Outra função bacana é a possibilidade de utilizar a sua casa ou qualquer outro lugar como plano de fundo. Para isso, basta falar com o atendente mais à esquerda do balcão de entrada do Contest Hall. Ele lhe perguntará algo. Responda “sim” e ele vai liberar a possibilidade de usar a câmera externa do 3DS para usar as imagens captadas pela câmera como plano de fundo da competição, fazendo assim com que o ambiente que você está seja o cenário do Contest.

Eventos In-Game
Quando você participa e ganha os Contests uma série de eventos dentro do jogo são desbloqueados. O primeiro deles já foi mencionado, o desbloqueio de categorias mais difíceis dos contests. Mas existem outros que serão revelados a partir de agora.
Fãs


Os fãs vão sempre aparecer no corredor de entrada do Contest Hall. Eles aparecem toda vez que você termina um Contest e, dependendo do seu sucesso na competição, mais fãs aparecerão. Cada um desses fãs te dá um item. Os itens variam de acordo com a categoria e seu sucesso. Aqui vai uma lista dos itens que podem ser obtidos:
Normal Rank
Super Rank
Hyper Rank
Master Rank
Figura
Nome
Figura
Nome
Figura
Nome
Figura
Nome
Aspear Berry
Aguav Berry
Belue Berry
Babiri Berry
Cherri Berry
Bluk Berry
Cornn Berry
Charti Berry
Chesto Berry
Figy Berry
Durin Berry
Chilan Berry
Fresh Water
Honey
Grepa Berry
Chople Berry
Leppa Berry
Iapapa Berry
Heart Scale
Coba Berry
Lumiose Galette
Lumiose Galette
Hondew Berry
Colbur Bery
Old Gateau
Mago Berry
Kelpsy Berry
Comet Shard

Oran Berry

Nanab Berry

Lemonade

Destiny Knot
Pecha Berry
Old Gateau
Lumiose Galette
Haban Berry
Persim Berry
Pinap Berry
Magost Berry
Kasib Berry
Rage Candy Bar
Rage Candy Bar
Nomel Berry
Kebia Berry
Rawst Berry
Razz Berry
Old Gateau
Lumiose Galette
Shalour Sable
Shalour Sable
Pamtre Berry
Moomoo Milk
Sweet Heart
Sitrus Berry
Pomeg Berry
Occa Berry


Soda Pop
Qualot Berry
Old Gateau


Stardust
Rabuta Berry
Passho Berry


Wepear Berry
Rage Candy Bar
Payapa Berry


Wiki Berry
Shalour Sable
Rage Candy Bar




Spelon Berry
Rindo Berry




Star Piece
Roseli Berry




Tamato Berry
Shalour Sable




Watmel Berry
Shuca Berry






Tanga Berry






Wacan Berry






Yache Berry

Lisia

Já mencionamos ela antes mas agora vamos falar mais sobre a Contest Star Lisia. Ela é a responsável por te introduzir ao mundo dos Contests. É ela que te dá o Contest Pass e o Contest Costume, que o permitem participar de Contests. Ela está sempre acompanhada de seu Altaria, Ali, e lhe dará dicas ao longo da sua trajetória.
Toda vez que você vencer pela primeira vez um rank de contest ela te chamará à sala verde para conversar. Em alguns desses encontros, você conhecerá o autoproclamado rival dela, Chaz. Assim que você bater um Contest de Master Rank, ela dirá que poderá, um dia, estar no palco com você.
Complete quatro Contests de tipos diferentes no Master Rank e Chaz vai estar na sala verde e dirá que Lisia vai te enfrentar em um contest quando você vencer os 5 Master Ranks. Ele também lhe dará um Paralyze Heal, Um Moomoo Milk e uma Wiki Berry.
Quando você vencer todos os Contets no Master Rank, Lisia dirá que irá te enfrentar na próxima vez que você entrar em um Contest. Seu Pokémon, obviamente, será o Altaria. Não importa qual tipo você escolher, o Altaria dela estará em condições perfeitas e com um bom Moveset, fazendo dela uma oponente difícil de bater. Quando você conseguir vencê-la, ela dirá que vai começar uma jornada para coletar as insígnias de Hoenn e se tornar tão boa quanto você, Chaz dirá que vai com sua Machoke, Cheerie, treinar com Brawly, o Líder do Ginásio de Dewford, e antes de partir, lhe dará a Lucarionite! Lisia ainda te dá o Star Light Decoration para a Super Secret Base.
Ribbons
Como nas versões originais, os Contests podem lhe render Ribbons. Porém, em Omega Ruby e Alpha Sapphire, você só recebe ribbons após vencer o Master Rank de cada contest. Existem 6 ribbons ligadas a Pokémon Contests. Aqui vão elas:
Figura
Nome
Método
Coolness Master Ribbon
Vença o Master Rank do Coolnes Contest
Beauty Master Ribbon
Vença o Master Rank do Beauty Contest
Toughness Master Ribbon
Vença o Master Rank do Toughness Contest
Cleverness Master Ribbon
Vença o Master Rank do Cleverness Contest
Cuteness Master Ribbon
Vença o Master Rank do Cuteness Contest
Contest Star Ribbon
Vença o Master Rank de todos os Contests com o mesmo Pokémon

Pinturas



Quando você vence um Master Rank de um Contest, uma pintura (uma screenshot) do seu Pokémon em ação será colocada na tela correspondente ao tipo do Contest que você venceu no piso superior do Contest Hall. No Museu de Lilycove, o curador do museu vai abrir uma ala especial para mostrar seus Pokémon em contest. Cada tipo de Contest terá 3 telas onde seus Pokémon poderão aparecer. Se você encher todas as telas com seus Pokémon, o curador lhe dará o Glass Ornament para sua Secret Base.
Contest Star

Pra terminar, se você vencer o Master Rank de todos os Pokémon Contests com o mesmo Pokémon, ele vai receber a Contest Star Ribbon. Mas não é só isso. Quando você enviá-lo a batalha, ele vai emitir um brilho especial e uma fita meio transparente também irá aparecer. Essa é a quarta animação de entrada em batalha na história dos jogos. A primeira todo mundo conhece e é uma das mais procuradas: o Brilho dos Pokémon Shiny. A segunda e a terceira foram introduzidas em Pokémon Black 2 e Pokémon White2: o brilho da estrela dos filmes do Pokéstar Studios e o brilho multicolor dos Pokémon do N.

É isso pessoal! Espero ter ajudado nas dúvidas de todos! Comentem!

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu simplesmente não pude deixar de vir aqui prestigiar o seu trabalho e toda a atenção que você teve para elaborar um guia sobre Pokémon Contest Spectacular. Parabéns, Ruukasu!

      Desde os meus tempos de Pokémon Sapphire Version, os contests sempre foram minha grande paixão. Eu montava todos os meus movesets levando em consideração Appeal, Jam e efeitos secundários. Eu fico realmente muito feliz por ver uma matéria tão completa sobre o assunto, principalmente em português.

      Todas as principais informações estão presentes aqui, tudo compilado em um só lugar. Você falou até mesmo dos Scarves, que você ganha do chairman do Pokémon Fan Club. Até as diversas possibilidades de combinação de Berries foram abordadas!

      Tudo muito claro, com tabelas úteis e imagens para deixar a matéria visualmente atraente. Todas as informações relevantes estão presentes. Novamente, muito obrigado por elaborar este guia que, com certeza, deve ter dado um trabalhão! Parabéns novamente, Ruukasu. =)

      Edit: aliás, ficou faltando uma dica. Quem tiver dificuldade em lembrar qual categoria de Contest é neutra ou negativa em cada contest, é só olhar para a estrela que surge na hora de alimentar os Pokémon com Pokéblocks. As características adjacentes à principal são neutras e as que estão mais distantes são negativas. Em Beauty, por exemplo, Coolness e Cuteness ficam próximos, já Toughness e Cleverness ficam distantes. =)

      Excluir
  2. Nossa! Muito obrigado pelos elogios Gabriel! É muito gratificante saber que meu trabalho ajuda e agrada! E obrigado pela dica! Dessa eu realmente não sabia! *-*

    ResponderExcluir
  3. E eu ainda tô no Ruby... Queria tanto um 3DS...

    ResponderExcluir
  4. se um dia misturassem batalha+contest como ficaria?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال