XnálYse Sceptile

 

 E ai, galera! Tudo bem? Nossa homenagem aos Pokémion de Hoenn vai chegando ao fim e como não poderia faltar, teremos as análises dos iniciais! Sendo assim, para iniciar esse trio de análises, temos hoje: Sceptile, o inicial tipo grama da região!

Sceptile (Forest Pokémon)


Tipo: Grass (Grass / Dragon na mega-evolução)


Base de stats:

HP: 70 
Ataque (ATK): 85 - 110
Defesa (DEF): 65 - 75
Ataque especial (SP ATK): 105 - 145
Defesa especial (SP DEF): 85
Velocidade (SPD): 120 - 135
Total: 530 - 630


Overview:

 Treecko foi o primeiro Pokémon de muitos jogadores que começaram a jogar Pokémon a partir dos jogos Ruby e Sapphire. Disputando espaço com Blaziken e Swampert, Sceptile era o único do trio que não ganhava um segundo tipo ao evoluir. Essa situação iria mudar ao ganhar sua mega-evolução, adquirindo o tipo dragão como secundário.

 Seus stats permitem um bom uso no metagame, considerando sua alta velocidade como stat principal. Ganhando um novo design e um novo espaço no competitivo, Sceptile voltou a ganhar algum uso nos novos jogos Omega Ruby e Alpha Sapphire.


Habilidade:

- Overgrow: Aumenta o poder de ataques tipo Grass em 50% quando o HP estiver menor que 1/3.

- Unburden (Hidden): A Speed aumenta quando o item é usado ou perdido.

- Lightinigrod (Mega): Quanto atingido por ataque do tipo Electric, seu Special Attack é aumentado.      Além disso, Sceptile é imune aos golpes desse tipo.


Prós:

- Special Attack e Speed bons no metagame atual;
- Resistência a golpes tipo Ground, Water, Grass e Electric.

Contras:

- Ability não muito boa no estágio mega, uma vez que dificilmente alguém tentaria causar sérios danos ao Sceptile com ataques elétricos;
- Signature move físico, quando seu ataque especial é superior;
- Perdeu o posto de inicial o mais rápido para Greninja;
- Fraqueza aos golpes tipo Flying, Poison, Bug, Fire e Ice em seu estágio normal.
- Fraqueza aos golpes tipo Ice (x4), Flying, Poison, Bug, Dragon e Fairy no estágio mega.



(MOVESETS)

- LAGARTIXA TOP-

- Leaf Storm
- Dragon Pulse
- Focus Blast
- Giga Drain

Item: Sceptilite
Habilidade: Overgrow
EVs: 4 HP / 252 Special Attack / 252 Speed
Nature: Modest

Com a Sceptilite, Sceptile ganha o tipo dragão, fazendo com que a combinação Leaf Storm e Dragon Pulse seja ideal. Temos ainda Focus Blast como terceiro ataque princiapl. No quarto slot, temos Giga Drain para causar algum dano ao adversário e recuperarmos um pouco de vida.


- SCEPTILE BW -

- Leaf Storm
- Focus Blast
- Giga Drain
- Hidden Power Fire / Hidden Power Rock

Item: Choice Specs / Focus Sash
Ability: Overgrow / Unburden
EVs: 4 HP / 252 Special Attack / 252 Speed
Nature: Timid

 Temos aqui um set especial para Sceptile, sem o uso da Sceptilite. Temos Leaf Storm e Focus Blast como principais ataques, além de Giga Drain para recuperamos o HP e causarmos dano, e Hiden Power, preferencialmente com o tipo Fire para causar danos grandes aos Pokémon tipo Ice e Bug, ou Rock, para causar dano aos tipos Fire, Ice e Flying.


- SCEPTILE FÍSICO  -

- Swords Dance
- Leaf Blade
- Earthquake
- Rock Slide / Acrobatics

Item: Life Orb / Focus Sash
Ability: Overgrow / Unburden
EVs: 4 HP / 252 Attack  / 252 Speed
Nature: Adamant/ Jolly

 Uma boa forma de surpreender o inimigo seria equipar seu Sceptile com seu melhor moveset físico. Temos Swords Dance para aumentar o ataque do nosso Pokémon, Leaf Blade e Earthquake como principais ataques, além de Acrobatics ou Rock Slide no último Slot. MIbnha preferência por Rock Slide para dar conta dos tipos Ice e Fire.



Checks, counters e considerações finais:

- A ability que Sceptile ganhou foi um tanto inadequada, uma vez que poucos seriam os treinadores que usariam um ataque elétrico contra um Pokémon tipo Grass / Dragon. Em compensação, Sceptile não tem que se preocupar mais com Thunder Wave. Em batalhas em duplas, porém, Mega Sceptile poderia causar um estrago bem maior se combinado a um Pokémon do tipo elétrico como Jolteon ou Zapdos com Discharge.

- Uma ótima combinação seria do item Focus Sash com a ablitu Unburden. Assim que o item fosse usado, a Speed de Sceptile aumentaria! 

- Caso esteja jogando com um Pokémon que saiba Sunny day ou que tenha a ability Drought no time, Solar Beam pode ser uma opção para Sceptile!

- Sceptile possui um leque razoável de fraquezas. sendo assim, fica difícil enumerar todos os counters desse Pokémon, mas podemos listar Greninja com Ice Beam, Talonflame, Mega Gengar e Charizard como alguns dos principais inimigos.


Até a próxima, pessoal!

6 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Qual o nome do ataque da cauda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... Não faço a menor ideia... hahahaha

      Excluir
  2. Cara, mega sceptile é lindo (lembra uma arvore de natal. Eu amo o natal), mas sinceramente não gostei da adição do tipo dragao e da nova habilidade desde o começo, por isso prefiro outras megas a ele, mesmo assim adoro esse pokemon desde o emerald.
    gostaria que fizessem uma analise do audino, que pra mim foi tão fofo que me fez ate esquecer o bizarro trubish na gen. V ou do sableye que e um dos meus megas favoritos.

    ps.: não tenho nada contra o trubish, mas dizer que ele é fofo, criativo, legal ou foda não dá. Mas como gosto de tipos veneno gostaria de uma analise ou sobre ele ou outro tipo venenoso

    ResponderExcluir
  3. eu quero uma absol por favor

    ResponderExcluir
  4. Pareceu algo inútil quando informaram que O Sceptile receberia a habilidade Lightinigrod até que o VGC2016 chegou com batalhas em duplas e as incríveis formas primais do Kyogre e Groundon liderando as batalhas.

    Ao lado do Kyogre um Mega Scetile seria uma boa ameaça com Solar Beam durante o clima de Sol forte, além de proteger Kyogre de ataques elétricos com sua habilidade, fazendo do tipo grama a única fraqueza da grande baleia azul prateada.

    ResponderExcluir
  5. Acha que seria possível conseguir counterar o talonflame de alguma forma ou é impossível mesmo?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال