XnálYse: Glalie

 

Olá, pessoal! Como vão? Final de semana chegando é sinônimo de descanso e diversão. Quinta é dia de XnálYse comigo aqui na PBN. Para a última edição, devem se lembrar que eu fiz uma votação na nossa página do Facebook e a maioria optou por Slowbro. Mas o segundo lugar também recebeu uma grande quantidade de votos e não poderia deixar de abordá-lo aqui no quadro. Atualmente, pertencendo a RU (BL3 anteriormente), uma das tiers mais baixas da Smogon, está Mega Glalie. Ele e sua forma normal merecem atenção especial nessa etapa dos jogos de Hoenn e afunilamento das competições. Cliquem em "continue lendo" e vambora!

Glalie


Tipo: Gelo

Base de stats:
HP - 80
Ataque (ATK) - 80
Defesa (DEF) - 80
Ataque especial (SP ATK) - 80
Defesa especial (SP DEF) - 80
Velocidade (SPD) - 80
Total: 480

Overview: 
Glalie, o Pokémon Rosto, é uma das formas evoluídas de Snorunt. Ele é reconhecido por sua capacidade de controlar o ar e sua umidade facilmente. Utilizando a água presente na atmosfera, ele consegue manipular formando estruturas de gelo. Essas estruturas podem possuir qualquer aparência. Dessa forma, uma armadura congelada se cria em torno de seu corpo. Nada pode penetrar e nem derretê-la, mesmo o calor mais intenso. Por baixo do gelo, Glalie é composto de rochas, por mais que não pertença a esse tipo. Sempre que é visto, uma nuvem de cristais como diamantes aparece em volta de si. Para prender a presa, ele é capaz de congelá-la e, assim, devorar. A maior curiosidade sobre esse Pokémon é a maneira como seus stats são distribuídos. Os 80 pontos em cada um criam uma estabilidade, mas não permitem que nenhum seja um grande destaque na batalha. O grande privilégio fica por conta da boa habilidade Ice Body.


Habilidades:
- Inner Focus (normal): o Pokémon não sofre com flinch.
- Ice Body (normal): restaura 1/16 do HP por turno durante uma tempestade de granizo (hailstorm).
- Moody (oculta)*: ao final de cada turno, um stat será reduzido e um aumentará de forma aleatória.

* Moody costuma ser banida em diversos torneios por trabalhar sobre o quesito sorte.

Glalie pode tirar proveito de todas as suas habilidades. Com toda certeza, Ice Body se sobrepõe a Inner Focus. O bônus de HP permite uma estratégia de grande durabilidade em campo para o Pokémon. A aliança com o dano de granizo dá a ele chances para ampliar suas estratégias. Inner Focus não parece ser algo atrativo, mas se encaixa na ausência do granizo em campo e combate Fake Out, comum em disputas maiores.

Prós:
- Os stats de Glalie se mantêm em um equilíbrio;
- Ice Body é uma excelente habilidade;
- Sua divisão de stats permite interpretá-lo como físico ou especial, ofensivo ou defensivo;
- Glalie é um dos meus Pokémon favoritos em aparência. Toda a postura da família de Snorunt me encanta. *-*

Contras:
- Apesar da constância de stats, nenhum deles é alto ou se destaca;
- Ser um tipo gelo é algo difícil, sobretudo numa balança de vantagens e desvantagens;
- Ter uma habilidade descartada nas competições prejudica suas estratégias;
- Seu learnset é muito reduzido e limitado.


Lucius Best
- Hail
- Blizzard
- Hidden Power (terra)
- Protect
Item: Icy Rock
Habilidade: Ice Body
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Timid
A nossa análise de hoje começa com um set típico de um Pokémon de gelo e que possa beneficiar a habilidade Ice Body de Glalie. A estratégia começa com Hail, trazendo a tempestade de granizo para o campo. Através desse clima, quaisquer Pokémon que não sejam do tipo gelo sofrerão dano; além disso, Glalie restaura seu HP a cada rodada. Sua duração salta de 5 para 8 turnos com a presença do item Icy Rock. Não restam dúvidas que seu melhor STAB seja Blizzard. Em condições normais, sua precisão pode dificultar o uso. Entretanto, hailstorm garante que se torne estável e cause muito dano a qualquer adversário, além de um eventual congelamento (considerada a melhor condição de status). Apesar de Glalie possuir um set relativamente restrito e que impede amplitude quanto às coberturas, seu investimento em poder facilita o uso de Hidden Power. A escolha fica por conta do tipo terra, que é eficiente para lidar com Pokémon metálicos, fogo ou rocha. No último slot, Protect se une à restauração de HP de Ice Body.

Máscara da Morte
- Super Fang
- Ice Shard
- Toxic / Hail
- Protect
Item: Leftovers
Habilidade: Inner Focus / Ice Body
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 /31
EVs: 252 DEF, 252 SP DEF, 4 HP
Nature: Impish
Antes de falar algo sobre o set, gostaria de comentar um fato: qualquer Pokémon que possa aprender Super Fang e golpes de prioridade merece destaque. O combo causa um dano absurdamente grande no oponente com muita facilidade. Super Fang não possui um valor de poder definido. Ele sempre vai retirar metade do HP oponente no momento. A atenção fica por conta de causar dano sobre o HP que o Pokémon possuir no turno em que for atingido. A escolha de STAB aqui é Ice Shard. Por possuir prioridade, ele substitui a necessidade da aplicação de EVs ou uma nature que melhore a velocidade, condicionando Glalie a melhores defesas. Toxic e Hail, apesar das grandes diferenças, contam com similaridades significativas. Ambos minam a "vida" dos rivais. Enquanto o primeiro aumenta o dano progressivamente, o segundo pode restaurar o HP se a escolha da habilidade for Ice Body. Assim como no set anterior, Protect integra este com a mesma função.

San Shenlong
- Switcheroo
- Spikes
- Hex
- Freeze-Dry / Ice Beam
Item: Flame Orb
Habilidade: Inner Focus
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 HP, 4 DEF
Nature: Bold
Uma grande curiosidade sobre Glalie é que não precisa se restringir a golpes diretos com poder para causar problemas a quem o enfrenta. Esse Pokémon é capaz de atrapalhar a vida do time oposto com alguns movimentos de status. O terceiro set traz Glalie numa posição de líder (lead) para a equipe. Começamos, então, com Switcheroo. Não é de se esperar esse movimento nele, o que desponta como uma forma de quebrar a estratégia de quem recebe o novo item. A escolha para entregar é a Flame Orb. Suas queimaduras diminuem pela metade o ataque do Pokémon atingido. Spikes é o entry hazard mais estável existente. Sua estabilidade se refere ao dano fixo (a presença de três Spikes em campo sempre causa 25% de dano a qualquer rival que entrar na batalha, com exceção de voadores e de quem levita). Lembram-se da queimadura? Pois bem, ela abre espaço para que Hex dobre sua força (saltando de 65 para 130). A estratégia pode se fechar com Freeze-Dry, que se beneficia por ser super efetivo em tipos aquáticos, ou a estabilidade de Ice Beam.



Outros movimentos importantes:
- Water Pulse, Dark Pulse, Crunch, Iron Head, Weather Ball.

Checks, counters e considerações finais:
- Assim como eu disse anteriormente, o tipo gelo é relativamente difícil de ser usado. A quantidade de desvantagens é um pequeno problema em batalha. Pokémon como Combusken e Flareon podem ser bons aliados.

- Enquanto eu escrevia a análise dessa semana, Glalie subiu uma tier, passando de BL3 para RU. Ou seja, ele integra agora um novo grupo dr Pokémon onde lida com oponentes mais duros. Suas novas grandes ameaças são Doublade, Delphox, Cobalion, Registeel e Kabutops. Pode ser que sofra diante de Combusken também.

- Glalie pode ser difícil de se encaixar em alguns times. Mas suas funções que se ajustam conforme quisermos (devido aos stats) maximizam seu uso. Com toda certeza, ele é capaz de oferecer grandes bônus em campo.

Mega Glalie

Tipo: Gelo

Base de stats:
HP - 80
Ataque (ATK) - 120
Defesa (DEF) - 80
Ataque especial (SP ATK) - 120
Defesa especial (SP DEF) - 80
Velocidade (SPD) - 100
Total: 580

Overview:
Glalie é uma das mais novas megaevoluções em Pokémon. Revelado durante a demo de ORAS, ele enfrenta uma fase ofuscada e de pouquíssimo destaque. Durante o processo para assumir a nova forma, um enorme poder se acumula em seu corpo. A força é tão intensa que quebra sua mandíbula. Mega Glalie mantém sua boca aberta constantemente por concentrar um poder que exala através dela. Ao seu redor, nuvens de vapor resfriado são geradas a todo instante. Apesar de contar com uma base rochosa evidente, o tipo gelo puro é preservado. A nova habilidade, Refrigerate, se ajusta bem ao comportamento do Pokémon, ou seja, congelar a umidade do ar. Os stats se tornam delineados, com aumentos significativos em ataque e ataque especial (40 em cada) e uma velocidade, essencial para sweepar.


Habilidade: 
- Refrigerate: transforma movimentos do tipo normal em tipo gelo e aumenta a força em 30%.

Refrigerate é uma habilidade típica para M-Glalie. Como ele tende a congelar qualquer coisa, é natural que possa transformar golpes normais em gelo. Entretanto, traz poucos benefícios do ponto de vista especial. Glalie é um Pokémon que passa a não depender de sua habilidade em estratégias especiais e se limita ao mesmo golpe fisicamente.

Prós:
- Altíssimas bases de ataque e ataque especial;
- O bônus de 30% no poder através Refrigerate sobre o golpe Return o torna em algo ameaçador na batalha;
- A nova velocidade de Glalie não consegue competir com os Pokémon mais rápidos, mas permite que seja sweeper em uma grande quantidade de batalhas;
- Stats mais bem delineados e funções melhor definidas.

Contras:
- A necessidade de Glalitite impede o uso de outros itens;
- Com o investimento ofensivo, as defesas ficam muito atrás;
- Refrigerate atua quase que somente sobre Return, já que Glalie não aprende bons golpes normais;
- Seu tipo ainda traz dificuldades.


Abominével Homem das Naves
- Return
- Earthquake
- Iron Head
- Crunch / Ice Shard
Item: Glalitite
Habilidade: Inner Focus - Refrigerate
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant / Jolly
O primeiro set para Glalie em sua mega forma é uma opção que consegue unir todos os seus melhores golpes de atributos físicos. Mega Glalie pode, assim, causar danos profundos ao adversário. No primeiro slot, temos Return. Esse golpe se baseia na felicidade do Pokémon para aumentar o poder. Quando estiver com o atributo elevado ao máximo, a força se torna ainda maior. O apoio trazido por Refrigerate, além de transformá-lo em tipo gelo, aumenta ainda mais o potencial. Earthquake surge aqui como opção de cobertura diante de Pokémon metálicos, fogo e rocha. Seu poder é um dos maiores existentes e cobre principalmente em batalhas de duplas e trios. Iron Head ocupa um papel muito semelhante ao de Earthquake, seu diferencial se refere apenas ao efeito secundário. Com a velocidade de Glalie ampliada, a possibilidade de flinch aumenta. O set se fecha com Crunch (valioso pelo poder) ou mesmo Ice Shard (prioridade).

Sepikmon
- Ice Beam / Blizzard
- Hidden Power (terra) / Water Pulse
- Dark Pulse
- Shadow Ball
Item: Glalitite
Habilidade: Inner Focus - Refrigerate
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest / Timid
O último set da XnálYse de hoje é extremamente semelhante ao anterior, sendo avaliado apenas como especial. Como Glalie aprende pouquíssimos golpes normais especiais (Hyper Beam e Round), é preciso usar um golpe de gelo padrão. Devemos partir então para Ice Beam ou Blizzard. Enquanto um se destaca pela precisão estável, o outro garante altíssimo poder e redução nas chances de acerto. Hidden Power pode cobrir Glalie diante de seus adversários mais comuns e que trariam dificuldades. Dark Pulse é um equivalente a Crunch e que se beneficia da velocidade para causar flinch. Shadow Ball finaliza a estratégia como um golpe importante para todo o time.

Checks, counters e considerações finais:
- Os comportamentos de Glalie e Mega Glalie são muito semelhantes. Todos os sets podem se ajustar perfeitamente a ambos. De forma similar, os dois dividem checks e counters da mesma maneira. Apesar de não serem destaque em campo, esses Pokémon são poderosos e conseguem lidar com adversários dos mais variados tipos e posicionamentos.

Obrigado por lerem a análise de hoje, pessoal! Lembrem-se que podem comentar pedindo Pokémon para as próximas semanas e também para acrescentarem informações à matéria de hoje. Domingo tem Top 10! comigo; segunda é dia de análise com o Drago e quinta comigo. Até lá!

16 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. botva m nome de um digimon mais conhecido eu conheco mais de 800 digi e tive q procurar na web o sepikimon, só soube que era um digimon por causa do mon

    ResponderExcluir
  2. Oi,sou o Rodrigo,sobre a análise de hoje meus parabéns!,você é genial.Pela terceira semana consecutiva peço uma analise de Audino e sua megaevolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo. Obrigado por estar aqui toda semana e pelos comentários sempre! Audino já está na lista para ser feito. xD

      Excluir
  3. Olá, meu nome é Maycon,
    Por favor, faça uma análise do Forretress!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maycon. Assim que pudermos, ele será analisado.

      Excluir
  4. Excelente analise, fiquei surpreso da variedade de estrategias que tirou do Glalie, mesmo ele estando numa tier baixa. Há um erro nos stats do mega, é 100 de base na speed. falow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Verdade, eu já corrigi. Distração. :P

      Excluir
  5. "Refrigerate atua quase que somente sobre Return, já que Glalie não aprende bons golpes normais"
    Oi? Que o moveset do Glalie é reduzido, isso é verdade, mas a habilidade da sua forma Mega trouxe um dos temíveis medos: Explosion com mais 30% em sua base de poder, pegando tudo e todos. O Mega Glalie não tem medo de explodir quando se tem um Pokémon fantasma na equipe adversária. É ter um pouco menos de metade do HP e - KABUM! - tudo vai para os ares.

    Além disso, o Glalie ganha 20 de base de velocidade, indo para 100, e não se mantendo em 80, como diz na review.

    Fora isso, nunca gostei do Glalie, mas sua mega evolução e sua habilidade chamaram minha atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, de fato, não aprende. Contamos nos dedos os golpes do tipo normal de um Glalie. E isso que acaba dificultando seus sets em Refrigerate. Particularmente, eu não gosto de Explosion e prefiro não indiciar. Mas, sem dúvidas, fica como um excelente acréscimo ao texto.

      Obrigado por avisar, já corrigi. ^^

      Excluir
  6. já tá óbvio que o próximo será o camerupt kkkkk
    e gostaria que você, por favor, colocasse o shedinja na sua lista, porque ele é um pokemon que eu gostaria muito de usar, mas não sei como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA Será que é ele mesmo? :P Então, Shedinja é um Pokémon que gostaria muito de analisar. É uma pena que ainda não fiz. Ele está na lista com toda certeza.

      Excluir
  7. Will vc faz apenas movesets para singles?
    Tenho algumas sugestões para doubles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, gmaster. A maior parte dos sets acaba sendo sempre pras singles, mas uma vez ou outra, coloco movimentos e habilidades pra batalhas em grupo. Pode mandar as sugestões. xD

      Excluir
  8. Mt legal os sets, cara. Mas acho que vale mencionar que Glalie tem o Explosion mais poderoso em todo o jogo. Iron Head com EQ é redundante, acho que o tick tick BOOM seja mais valioso nessa situação. Mas gosto é gosto, cada um tem o seu. Parabéns pelo bom trabalho realizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que sim, as vezes deixo um pouco a minha visão se sobrepor aos sets. Mas, sem dúvidas, Explosion é um golpe excepcional nele. Muito obrigado pelo elogio e pelos toques! xD

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال