TOP 10: Pokémon Não Evoluídos


Olá, pessoal! Como estão? Domingo (ou comecinho de segunda) é dia de mais um Top 10! aqui na PBN. Antes de começar o quadro propriamente, gostaria de agradecer por mais uma semana mantendo a matéria entre as mais lidas do site. Queria pedir também sugestões para os temas das próximas edições. Hoje, escolhi algo que foi pedido algumas vezes: o destaque dos Pokémon não completamente evoluídos nas batalhas. Cliquem em "continue lendo" e vamos lá!


É muito comum encontrarmos Pokémon nas batalhas que ainda não atingiram os estágios finais da evolução. De modo geral, existem dois motivos centrais para que isso aconteça:
- Durante a evolução, suas defesas pouco se alteram (como em Dusclops e Chansey), compensando mais a aplicação do item Eviolite, responsável por aumenta em 50% a defensiva de um Pokémon não evoluído;
- Também acontecem casos em que a forma final é extremamente forte e as pré-evoluções recebem parte desse benefício (é o caso de Combusken e Fletchinder).

Dos 10 Pokémon de hoje, os 8 primeiros são aqueles mais bem posicionados nas tiers da Smogon. A lista se completa com outros 2 igualmente importantes dentro da franquia.

10 - Dusclops


Tipo: Fantasma

Habilidades:
Normal
- Pressure: o adversário gasta o dobro de PPs em seus movimentos.

Oculta
- Frisk: o Pokémon identifica o item dos adversários.

Descrições da Pokédex:
OR - O corpo de Dusclops é completamente vazio - não existe nada dentro dele. Dizem que seu corpo é como um buraco negro. Esse Pokémon irá absorver qualquer coisa com seu corpo, mas nada retornará para fora.
AS - Dusclops absorve qualquer coisa, por maior que o objeto possa ser. Esse Pokémon hipnotiza seu inimigo agitando suas mãos de uma maneira macabra e trazendo seu único olho para comandar. O adversário hipnotizado é feito de servo de Dusclops.

Base de stats:
HP - 40
Ataque - 70
Defesa - 130
Ataque especial - 60
Defesa especial - 130
Velocidade - 25
Total: 455

Dusclops é, sem sombra de dúvidas, um dos Pokémon mais ameaçadores existentes. Além de sua resistência extrema nas batalhas, ele é sempre associado a um buraco negro. Todas as suas descrições apontam que ele é capaz de apoderar-se de quaisquer objetos que se aproximam do seu corpo. Até hoje, nada que é absorvido retornou. A única coisa existente dentro de Dusclops é uma grande bola de chamas espirituais. Sempre que alguém se aproxima para observar o fogo queimando, o espírito é roubado. Dusclops atrai suas vítimas disparando labaredas, isso provoca a atenção delas. Dessa forma, ele é capaz de controlá-las por meio dos poderes emanados de suas mãos. Em campo, ele se associa sempre ao item Eviolite. As bases 130 em cada defesa se tornam absurdamente altas com o aumento de 50%, podendo atingir até 300 pontos no nível 50. Os amplos movimentos de status são sua marca, variando de Will-o-Wisp e Grudge, até os importantes Destiny Bond e Pain Split (especialmente adequado ao HP baixo). Também é possível trazer Power-Up Punch, Shadow Sneak e Night Shade.

9 - Pikachu


Tipo: Elétrico

Habilidades:
Normal
- Static: o adversário pode ficar paralisado se golpear o Pokémon com um movimento de contato.

Oculta
- Lightning Rod: o Pokémon absorve movimentos elétricos para aumentar o ataque especial, anulando o dano.

Descrições da Pokédex:
OR - Sempre que Pikachu se depara com algo novo, ele dispara uma rajada de eletricidade. Se você encontrar uma berry preta, é a evidência de que esse Pokémon confundiu a intensidade de sua carga.
AS - Esse Pokémon tem bolsas de estoque de eletricidade em suas bochechas. Elas parecem se tornar eletricamente carregadas durante a noite, enquanto Pikachu dorme. Ele ocasionalmente descarrega eletricidade quando está sonolento depois de despertar.

Base de stats:
HP - 35
Ataque - 55
Defesa - 40
Ataque especial - 50
Defesa especial - 50
Velocidade - 90
Total: 320

Que Pikachu é o mascote da franquia e o Pokémon mais beneficiado, todos sabem. Ao longo de duas décadas, ele já participou de cerca de 100 eventos, recebendo as mais diversas abordagens. Grupos de Pikachu costumam viver nas florestas, afastados dos humanos. Dentro dos grupos, é comum que aconteçam tempestades de raios. Eles mantêm as caudas levantadas para sentirem o ambiente. Algumas vezes, relâmpagos caem sobre eles, já que atuam como para-raios. Um Pikachu sempre ajuda um parceiro fraco compartilhando a energia estocada em suas bochechas. Sua inteligência é muito grande e costuma usar a eletricidade para melhorar a textura de frutas duras. Apesar do jeito dócil, um Pikachu pode morder alguém que mexer em sua cauda. Apesar dos baixíssimos stats, seu uso é muito associado à Light Ball. Por meio desse item (exclusivo), as bases de ataque dobram, combinados à boa velocidade. Pikachu é dono dos movimentos mais variados existentes, passando por Volt Tackle (assinatura), Sing, Icicle Crash, Surf, Mega Kick, Petal Dance, Heart Stamp, Flying Press, dentre dezenas de outros. Isso implica que seu uso sempre surpreende e varia em absolutamente tudo.

8 - Rhydon


Tipos: Terra / Rocha

Habilidades:
Normais
- Lightining Rod: o Pokémon absorve movimentos elétricos para aumentar o ataque especial, anulando o dano.
- Rock Head: elimina o efeito de recoil de golpes.

Oculta
- Reckless: aumenta o poder de golpes que causam recoil.

Descrições da Pokédex:
OR - O chifre de Rhydon pode destruir até diamantes brutos. Um golpe de sua cauda pode derrubar uma construção. A pele desse Pokémon é extremamente rígida. Mesmo golpes de contato direto não deixam um arranhão.
AS - Rhydon tem um chifre que serve como uma broca. Ele é usado para destruir rochas e pedregulhos. Esse Pokémon ocasionalmente pisa em correntes de magma, mas a pele como armadura previne de sentir o calor.

Base de stats:
HP - 105
Ataque - 130
Defesa - 120
Ataque especial - 45
Defesa especial - 45
Velocidade - 40
Total: 485

Rhydon é famoso por ter sido o primeiro Pokémon criado. Durante o processo de evolução, seu cérebro se desenvolve muito, permitindo que consiga controlar melhor seus braços e pernas. Apesar de ser inteligente, Rhydon costuma esquecer muitas coisas que faz. A couraça de pedra que envolve seu corpo é extremamente dura. Ele consegue habitar montanhas e vulcões. Nas montanhas, ele usa seu chifre em formato de broca para cavar túneis, quebrando qualquer coisa que surgir na sua frente. Já nos vulcões, Rhydon suporta até 3600°, podendo cruzar tempestades de magma com facilidade. Seu ataque, principal stat, é o maior dentre todos os Pokémon não evoluídos. A defesa atrelada a Eviolite o transforma em um potente tank. A combinação de seus tipos é uma das piores possíveis, estabelecendo seis desvantagens, com duas sendo quádruplas (grama e água). Rhydon acaba sendo amplamente ameaçado em campo por conta disso, além da baixa defesa especial. Alguns dos principais movimentos que usa são Curse, Megahorn, Outrage, Fire Fang, Drill Run e Metal Burst.

7 - Combusken


Tipos: Fogo / Lutador

Habilidades:
Normal
- Blaze: aumenta o poder de golpes do tipo fogo quando o HP estiver baixo.

Oculta
- Speed Boost: aumenta a velocidade a cada turno.

Descrições da Pokédex:
OR - Combusken fortalece suas pernas e coxas correndo através de campos e montanhas. As pernas desse Pokémon possuem velocidade e poder, habilitando-o a disparar 10 chutes em um segundo.
AS - Combusken batalha com as intensas chamas quentes que ele libera do seu bico e com chutes excepcionalmente destrutivos. O grito desse Pokémon é muito alto e perturbador.

Base de stats:
HP - 60
Ataque - 85
Defesa - 60
Ataque especial - 85
Defesa especial - 60
Velocidade - 55
Total: 405

Com a chegada da quinta geração e a introdução das habilidades ocultas, Blaziken subiu rapidamente nas competições e se tornou um dos Pokémon mais poderosos. Até hoje, ele se mantém banido das disputas comuns, permanecendo em Uber. Esse poder também é transferido para Combusken, que atualmente pertence a BL3, ao lado de Pokémon como M-Glalie e Sigilyph. Combusken se inflama sempre que entra numa competição. Ele costuma gritar para trazer todo o seu poder para fora e intimidar os oponentes. Suas pernas fortes permitem que ele corra muito rapidamente e possa chutar com facilidade. Toda a linha evolutiva de Torchic parece ter sido baseada em galos de briga, mas também em figuras mitológicas similares a galinhas e que usam o poder do fogo. Na batalha, Combusken se beneficia intensamente da habilidade Speed Boost, que garante a ele uma alta velocidade rapidamente. Seu leque de movimentos passa por Bulk Up, Sky Uppercut, Thunder Punch, Night Slash, Baton Pass, Night Slash, Flare Blitz.

6 - Magneton


Tipos: Elétrico / Metal

Habilidades:
Normais
- Magnet Pull: impede que Pokémon metálicos fujam da batalha.
- Sturdy: o Pokémon não pode ser nocauteado em um só golpe.

Oculta
- Analytic: aumenta o poder se o Pokémon for mais lento que o adversário.

Descrições da Pokédex:
OR - Magneton emite uma poderosa força magnética que é fatal para equipamentos mecânicos. Como resultado, grandes cidades soam sirenes para alertar cidadãos de transtornos de larga escala desse Pokémon.
AS - Magneton emite uma poderosa força magnética que é fatal para instrumentos eletrônicos e de precisão. Por causa disso, dizem que algumas cidadea alertam pessoas para manterem esse Pokémon dentro da Pokébola.

Base de stats:
HP - 50
Ataque - 60
Defesa - 95
Ataque especial - 120
Defesa especial - 70
Velocidade - 70
Total: 465

Quando três Magnemite se encontram com uma poderosa força magnética, eles se conectarão formando Magneton. Esse Pokémon gera um campo de atração capaz de interferir em qualquer aparelho eletrônico. Sempre que ele aparece, compromete as redes de cidades inteiras. Magneton costumam se reunir em grandes grupos para que possam compartilhar magnetismo. As tempestades provocadas aquecem o ar em até 4° num raio de 3000 pés. Eles liberam ondas de rádio que atrapalham os sinais de comunicação, como TV. Quando alguém se aproxima dele, é fácil sofrer com dores de ouvido. Quando se carrega muito, Magneton descarrega todo o magnetismo de uma vez. Sua evolução, Magnezone, é dona de um dos maiores ataques especiais do mundo Pokémon. Magneton se mantém intensamente nessa linha e é capaz de produzir muito dano na batalha. As defesas podem se ajustar melhor na presença de Eviolite, produzindo um pivot que só se sente mais ameaçado diante de Pokémon de terra. A velocidade mediana baixa de Magneton é o ponto correto para aproveitar a interessante habilidade Analytic.

5 - Fletchinder


Tipos: Fogo / Voador

Habilidades:
Normal
- Flame Body: pode queimar o adversário que faz contato com esse Pokémon.

Oculta
- Gale Wings: movimentos voadores terão prioridade em batalha.

Descrições da Pokédex:
OR - Do seu bico, ele expele brasas que deixam a grama alta em chamas. Então, ele se lança sobre a presa confusa que salta da grama.
AS - Quanto mais quente está o saco de chamas em sua barriga, mais rápido ele pode voar, mas ele leva algum tempo para deixar o fogo sair.

Base de stats:
HP - 62
Ataque - 73
Defesa - 55
Ataque especial - 56
Defesa especial - 52
Velocidade - 84
Total: 382

9 a cada 10 times contam com Talonflame em sua formação. Esse Pokémon se popularizou muito nas competições graças à habilidade Gale Wings, que se une ao famoso Brave Bird. A função simples, fácil e eficaz fez com que subisse rapidamente nas batalhas e ganhasse espaço fundamental para os treinadores. Sua pré-evolução, Fletchinder, herda boa parte de todos os benefícios. A presença da mesma Gale Wings rende a ele um papel de destaque em lutas de pequenas competições (atualmente, ele pertence a RU). Com ele, parte dos movimentos de Talonflame aparecem, como Roost, Tailwind, Acrobatics e Swords Dance. Sua origem é associada ao robin japonês. Fletchinder usa o impulso do fogo para voar mais alto e mais rapidamente. As chamas saem do interior de sua barriga para que possam até mesmo cobrir o seu corpo. Ele se caracteriza como um predador voraz e que agarra suas presas com muita facilidade.

4 - Gligar


Tipos: Terra / Voador

Habilidades:
Normais
- Hyper Cutter: previne que outros Pokémon reduzam seu ataque.
- Sand Veil: aumenta as evasivas durante uma tempestade de areia.

Oculta
- Immunity: o Pokémon está protegido de envenenamento.

Descrições da Pokédex:
OR / AS - Gligar plana através do ar sem um som, como se estivesse deslizando. Esse Pokémon se prende ao rosto do adversário usando suas garras nas patas traseiras e as grandes pinças nas patas dianteiras, então injeta a presa com seus espinhos venenosos.

Base de stats:
HP - 65
Ataque - 75
Defesa - 105
Ataque especial - 35
Defesa especial - 65
Velocidade - 85
Total: 430

Bem como Talonflame, Gliscor e seu típico Poison Heal também aparecem constantemente em diferentes times. Entretanto, Gligar, forma pré-evoluída, corre por um caminho parcialmente diferente. A maior diferença entre ele e sua evolução é a ausência de Poison Heal, substituído por Immunity. Gligar não é capaz de se beneficiar de envenenamentos, eliminando os efeitos de restauração comuns em Gliscor. Mas a defesa, maior de seus stats, é incrivelmente alta. Eviolite eleva a um ponto que se torna quase indestrutível (se não existissem golpes de gelo...). Esse Pokémon costuma observar as presas do topo das colinas, local onde constrói seus ninhos. Assim que avista, Gligar usa as correntes de vento para planar e atacar. Sempre, ele usará suas garras para se prender no rosto de quem for atingido. O veneno injetado por seu ferrão é capaz de imobilizar. Na batalha, ele se destaca intensamente devido à presença de movimentos como Swords Dance, Knock Off, Cross Poison, Night Slash, além de uma série de outros com boas taxas de críticos.

3 - Doublade


Tipos: Metal / Fantasma

Habilidade:
Normal
- No Guard: qualquer golpe usado por esse Pokémon ou contra ele nunca irá falhar.

Descrições da Pokédex:
OR - Quando Honedge evolui, ele se divide em duas espadas, que cooperam via telepatia para coordenarem ataques e cortarem seus adversários em fatias.
AS - Os complexos padrões de ataque de suas duas espadas são imparáveis, mesmo para um oponente bem preparado em uma luta de espadas.

Base de stats:
HP - 59
Ataque - 110
Defesa - 150
Ataque especial - 45
Defesa especial - 49
Velocidade - 35
Total: 448

Com o surgimento da sexta geração, fomos apresentados a mais uma família evolutiva de Pokémon objetos. Inicialmente, a linha de Honedge foi mal vista. Posteriormente, seu potencial de batalha se sobrepôs ao ponto de Aegislash ser movido para Uber. Doublade, então, passa a atrair as atenções. Sobretudo, sua defesa de 150 pontos o transforma em dono de uma das maiores resistências possíveis. A formação dele gerou duas espadas poderosas e que parecem ter vontades individuais. Mas a união das duas via telepatia forma uma ofensiva capaz de quebrar qualquer coisa. Normalmente, ninguém sabe como enfrentar os poderes mentais e de luta de Doublade. Em batalha, os maiores destaques ficam por conta dos stats concentrados no lado físico, abaixando significativamente o potencial especial. A habilidade No Guard merece observações. Tê-la significa, automaticamente, ser um forte oponente, mas também um alvo fácil diante de oponentes mais rápidos ou mais resistentes.

2 - Porygon2


Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Trace: o Pokémon copia a habilidade do adversário.
- Download: ajusta o ataque ou o ataque especial dependendo do oponente.

Oculta
- Analytic: aumenta o poder se o Pokémon for mais lento que o adversário.

Descrições da Pokédex:
OR / AS - Porygon2 foi criado por humanos usando o poder da ciência. O Pokémon feito pelo homem é dotado de uma inteligência artificial que permite que ele aprenda novos gestos e emoções por si só.

Base de stats:
HP - 85
Ataque - 80
Defesa - 90
Ataque especial - 105
Defesa especial - 95
Velocidade - 60
Total: 515

Através de pesquisas e bases artificiais, cientistas criaram Porygon. Esse Pokémon seria capaz de explorar o espaço virtual e voar livremente. Apesar de sua alta capacidade, havia a necessidade de melhorias em sua programação, especialmente sobre sua baixa movimentação. Então, surge Porygon2. Os reparos feitos sobre ele permitiram que pudesse se mover com mais facilidade e, também, subir ao espaço sideral. Sua nova inteligência o transformou em um Pokémon extremamente independente e capaz de aprender diversas coisas sozinho. Ainda insatisfeitos com suas habilidades, os cientistas tentaram melhorar de modo que pudesse explorar dimensões alienígenas. Durante o processo, Porygon2 é corrompido por um vírus e perde sua consciência, transformando-se em Porygon-Z. Toda a linha evolutiva parece ter sido baseada em arquivos 3D (Porygon é uma corruptela de "polygon"). Agora, pensem no seguinte: qual Pokémon não evoluído pode se vangloriar de 515 pontos na base de stats? Essa quantidade já explica a presença de Porygon2 em UU, dividindo espaço com Porygon-Z. O fato de ser do tipo normal possibilita um set extremamente amplo e variado.

1 - Chansey


Tipo: Normal

Habilidades:
Normais
- Natural Cure: cura problemas de status quando o Pokémon retorna para a Pokébola.
- Serene Grace: aumenta as chances do efeito secundário de um movimento acontecer.

Oculta
- Healer: pode curar aliados de problemas de status em batalhas duplas e triplas.

Descrições da Pokédex:
OR / AS - Chansey bota ovos excelentes nutritivamente em uma base diária. Os ovos são muito deliciosos, eles são facilmente e vorazmente devorados mesmo por pessoas que perderam seu apetite.

Base de stats:
HP - 250
Ataque - 5
Defesa - 5
Ataque especial - 35
Defesa especial - 105
Velocidade - 50
Total: 450

Essa não é a primeira vez que Chansey em alguma das minhas matérias. Ela já foi destaque no Top 10! de HP e garantiu uma XnálYse. Seu HP e sua defesa especial são indiscutivelmente altos. É quase impossível conseguir derrubar Chansey de forma especialou através de movimentos de status. Sua relação com a restauração (seja por habilidade, Aromatherapy ou Soft-Boiled) impede que caia nessas condições. Mas nada é perfeito e a defesa 5 é vergonhosa. Por mais estranho que pareça, Chansey pode ter sido baseada em uma galinha, principalmente pela postura de ovos. Ela também possui traços da enfermeira Joy. Dizem que os ovos dela são nutritivos e todos desejam comer. Para se proteger, ela corre em uma alta velocidade para não entregar. Normalmente, só aqueles que estão fracos e machucados receberão um ovo de presente. Qualquer treinador que capturá-la se torna muito feliz. É comum encontrar Chansey com Natural Cure (singles) ou Healer (doubles). Seus sets sempre clericais são sua marca. Outros de seus movimentos mais comuns são Thunder Wave, Toxic e Seismic Toss.

Confiram a análise completa de Chansey

Chegamos ao fim de mais um Top 10!, pessoal. Obrigado por lerem e não deixem de comentar com sugestões e acréscimos para o quadro. Na quinta, acompanhem a XnálYse e domingo que vem tem mais Top 10!. Até lá! =D

11 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Bem criativo esse TOP 10. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma ótima ideia pra um Top 10, ficou muito divertido! Acho até que todos esses monstrinhos merecem uma Xnályse própria!
    Sei que já dei uma sugestão semana passada, mas lembrei que você já fez um Top 10! sobre as estratégias mais usadas com pokémons de Kalos. Por que não fazer a mesma coisa com as outras regiões? Você podia até começar por Hoenn e homenagear os jogos OR/AS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu adoraria realmente fazer uma análise de cada um deles, seria ótimo. Principalmente daqueles que adoro e uso sempre (Dusclops e Porygon2). Quem sabe não rola, né!? :P

      Eu já vinha pensando em como organizar mais algumas edições do quadro nesse sentido. É algo que deve aparecer aqui nas próximas semanas, com certeza. Obrigado de novo, Dan!

      Excluir
  3. Cara esqueceu do golbat com eviolite eh destruidor matar esse bicho com roost haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA Eu imagino que ele possa ser terrível. Essa semana, tinha muito Pokémon que eu adoraria usar e falar.

      Excluir
  4. Faz um TOP 10 com os melhores pokemons do Ash

    ResponderExcluir
  5. -Podia fazer um top contrario aos que você já fez(vc fez os pokemon mais velozes e os pokemon mais lentos), podia fazer um top dos pokemon com menor HP, Attack, Defense, Sp. Atk, Sp. Def ou Base status(só com pokemon na ultima evolução e sem evo);
    -Os pokemon que combinam mais com suas abilities, os tornando perfeitos, ex: eelektross(eu já dei essa dica, mas não custa repetir kkk);
    -Os pokemon sem linha evolutiva mais fortes(eu estava sem ideias e pensei nessa, mas eu acho que também vale).
    Bom essas são as minhas dicas....espero que goste!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas sugestões. :P Obrigado pelas dicas todas e já estou preparando algo em torno de tudo. O Top 10! inverso era algo que queria muito fazer. Apesar de ser mais difícil, acredito que seja algo bem legal. A matéria sobre habilidades é algo que eu gostaria muito de fazer e, inclusive, já vinha pesquisando mais a respeito. Obrigado de novo pelas dicas sempre!

      Excluir
  6. Night Slash, Baton Pass, Night Slash

    WTF

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال